Só é interessante transcrever o casamento quando houve mudança de nome, para não ter documentos com nomes diferentes. Se não mudou, não precisa transcrever. O mesmo vale pro seu pai, não altera nada!
1. Acho que não tem problema nenhum. Só agendar e pedir. 2. Depois que sair sua nacionalidade o ideal é transcrever antes de pedir CC e Passaporte sim, pois caso seu marido ou filhos peçam futuramente a nacionalidade, já está correto.
Obrigada @Marcia! É porque no formulário pede o número do cartão cidadão, fiquei em dúvida se ele é usado para o passaporte. No boleto para pagamento do serviço de emissão de passaporte vem: "EFETUAR O PAGTº DESTE BOLETO SOMENTE SE POSSUIR A NACIONALIDADE PORTUGUESA E CARTÃO CIDADÃO VÁLIDO"...
o pessoal andou escrevendo por aqui a questão do valor altíssimo do passaporte português e da curta validade (5 anos, enquanto o brasileiro dura 10 anos). Alguns, disseram que costumam viajar com o passaporte brasileiro e que usam o cartão cidadão para sair da fila de imigração, em Portugal. É um caso a ser pensado!
Não sei se isso é possível em Portugal @Marcia, de qualquer forma penso que não seria possível quando fosse viajar para outros países da União Europeia, o ideal é ter o passaporte mesmo. E depois de toda a dificuldade que foi pra conseguir a cidadania, nem acho que gastar em média 120 reais por ano para ter o passaporte tão absurdo assim... De qualquer forma valeu pela dica!
Sandrafig, Se você, brasileira, viajar para a Argentina, Uruguai e Paraguai também não necessitará do passaporte. Basta o RG. Muito provavelmente o Cartão do Cidadão servirá para se transitar dentro da Comunidade Européia. Lembrando que os países europeus não pertencentes à comunidade, vão te exigir o passaporte.
Dentro da união Européia, só precisa do cartão cidadão para transitar. Vou procurar o relato de uma moça que mora na Alemanha e que viaja constantemente pela Europa com o CC, e te mando.
Se eu estiver saindo do brasil com destino a portugal não preciso do passaporte português...é isso? E se estiver saindo do brasil para um outro país da união europeia?
Eu ainda não tenho certeza. Dentro da união europeia com certeza não precisa, eu já havia confirmado com o meu marido que é europeu. Mas saindo do Brasil para a Europa ainda tenho dúvida, principalmente após os atentados. Se for apresentar o passaporte brasileiro, vai ter que passar pela imigração.
Meus pais estiveram em Portugal em setembro. No aeroporto de Lisboa, uns amigos usaram o cartão cidadão e saíram da fila de imigração, porque mostraram que eram portugueses (mesmo sem estarem portando o passaporte português).
Eu achei que isso tinha acontecido por serem da terceira idade, mas lendo o tópico que mencionei e conversando com algumas pessoas, vi que isso é prática entre os brasileiros que possuem dupla cidadania.
Segundo essas pessoas, isso funciona não só quando se entra na Europa por Portugal. Acho que é uma decisão pessoal. Afinal depois de tanto sufoco para se conseguir a cidadania, tem gente que faz questão de ter tudo que tem direito. E com toda a razão, não é?
Márcia, o problema é que depois dos atentados eles devem reforçar os controles, mas como antes não checavam nada, pode ser que agora passem a checar o passaporte ou a identidade/cartão cidadão.
aqui no RJ, o consulado me ofereceu pedir os dois juntos. E, quanto à carta PIN, está ultrapassando o limite de dias estipulado pelo consulado. Está demorando muito, muito mesmo.
Por curiosidade, quanto tempo está levando para tirar o CC?
Pelo que entendi, o precedimento é esse:
1- Ir no consulado para coleta dos dados e digitais. 2- Esperar a chegada da carta PIN na sua residencia. 3- Levar a carta e agendar uma nova visita no consulado para pegar o cartão.
1- Entrar no site do Consulado e gerar boleto de pagamento.Depois de uns 2 ou 3 dias volar no site para agendar dia e hora.
2- No dia agendado ir no consulado para coleta dos dados e digitais.
3- Esperar a chegada da carta PIN na sua residencia.
4- Levar a carta e pegar o cartão.
*não tenho certeza se precisa ou não fazer novo agendamento para pegar cartão.esperar alguem aqui pra te informar ou lá mesmo no Consulado vc se informa.
Maria Nélida, sabe dizer quanto tempo demora entre a , coleta dos dados e digitais, até a chegada do Cartão de Cidadão? E outra pergunta: Como funciona se eu fizer pedir CC com urgência, quanto tempo de diferença entre com urgência e sem?
Eu acho que pedir CC com urgência no Consulado só vai fazer vc gastar mais dinheiro. Nada pro Consulado é urgente, tudo com eles demora um tempo muito maior... É inexplicável. Colhem digitais, fotos, assinatura tudo localmente, mas dependem de uma carta que vem do outro lado do globo para liberar uma senha e bla bla bla... Porque o sistema não é integrado e a tal da senha não é impressa na hora? Porque PT tá cagando para os que vivem fora de lá, só querem $$$$. Um CC em no Consulado custa 114 reais! Em Portugal são 15 euros = 67,50 (com euro a 4,50). Ou seja, aqui custa quase o dobro...
Pessoal, Esse cartão possui um chip e é impresso de forma centralizada, certamente por questões de segurança, como no caso do passaporte, já que o mesmo dá direito ao livre acesso à Portugal, e também aos países membros da União Europeia. A emissão da senha deve ser no mesmo sistema de cartões de crédito bancário: ela é emitida quando o cartão é impresso, e por motivo de segurança enviada ao usuário sem o cartão, que deverá ser "resgatado" no consulado. O consulado afirma que o cartão e senha são enviados prontamente, mas o serviço dos Correios seria lento na entrega. No caso do cartão ser emitido com urgência, o envio deve ser expresso.
Quanto a ser mais caro no consulado, imagino que deva ser para cobrir os custos desses serviços prestados em outros países. Mas hoje em dia nosso grande problema é o real estar muito desvalorizado frente ao euro.
Comentários
Só é interessante transcrever o casamento quando houve mudança de nome, para não ter documentos com nomes diferentes. Se não mudou, não precisa transcrever. O mesmo vale pro seu pai, não altera nada!
1. Acho que não tem problema nenhum. Só agendar e pedir.
2. Depois que sair sua nacionalidade o ideal é transcrever antes de pedir CC e Passaporte sim, pois caso seu marido ou filhos peçam futuramente a nacionalidade, já está correto.
o pessoal andou escrevendo por aqui a questão do valor altíssimo do passaporte português e da curta validade (5 anos, enquanto o brasileiro dura 10 anos). Alguns, disseram que costumam viajar com o passaporte brasileiro e que usam o cartão cidadão para sair da fila de imigração, em Portugal. É um caso a ser pensado!
Se você, brasileira, viajar para a Argentina, Uruguai e Paraguai também não necessitará do passaporte. Basta o RG.
Muito provavelmente o Cartão do Cidadão servirá para se transitar dentro da Comunidade Européia. Lembrando que os países europeus não pertencentes à comunidade, vão te exigir o passaporte.
Dentro da união Européia, só precisa do cartão cidadão para transitar. Vou procurar o relato de uma moça que mora na Alemanha e que viaja constantemente pela Europa com o CC, e te mando.
Da uma olhada no resto dos comentários. Bem interessante.
https://www.cartaodecidadao.pt/index.php_option=com_content&task=view&id=45&Itemid=35&lang=pt.html
http://europa.eu/youreurope/citizens/travel/index_pt.htm
Eu achei que isso tinha acontecido por serem da terceira idade, mas lendo o tópico que mencionei e conversando com algumas pessoas, vi que isso é prática entre os brasileiros que possuem dupla cidadania.
Segundo essas pessoas, isso funciona não só quando se entra na Europa por Portugal.
Acho que é uma decisão pessoal. Afinal depois de tanto sufoco para se conseguir a cidadania, tem gente que faz questão de ter tudo que tem direito. E com toda a razão, não é?
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/11/uniao-europeia-decide-reforcar-o-controle-das-fronteiras-apos-ataques.html
http://www.nytimes.com/2015/11/21/world/europe/paris-attacks-force-european-union-to-act-on-border-controls.html?_r=0
aqui no RJ, o consulado me ofereceu pedir os dois juntos.
E, quanto à carta PIN, está ultrapassando o limite de dias estipulado pelo consulado.
Está demorando muito, muito mesmo.
Luizaregina, Esses documentos ao qual vc se referiu, é o Cartão de Cidadão?
Com urgência chegou em 3 dias, é isso?
Pelo que entendi, o precedimento é esse:
1- Ir no consulado para coleta dos dados e digitais.
2- Esperar a chegada da carta PIN na sua residencia.
3- Levar a carta e agendar uma nova visita no consulado para pegar o cartão.
É isso?
os documentos que a Luiza referiu foram as certidões legalizadas.
1- Entrar no site do Consulado e gerar boleto de pagamento.Depois de uns 2 ou 3 dias volar no site para agendar dia e hora.
2- No dia agendado ir no consulado para coleta dos dados e digitais.
3- Esperar a chegada da carta PIN na sua residencia.
4- Levar a carta e pegar o cartão.
*não tenho certeza se precisa ou não fazer novo agendamento para pegar cartão.esperar alguem aqui pra te informar ou lá mesmo no Consulado vc se informa.
E outra pergunta: Como funciona se eu fizer pedir CC com urgência, quanto tempo de diferença entre com urgência e sem?
Sou sim, futuramente vou tirar o CC por isso a curiosidade. Parece demorado o processo por isso queria saber se alguem o fez recentemente.
talvez aqui vc encontre algo sobre isso.
http://www.consuladoportugalrj.org.br/servicos_consulares/prazos-de-entrega-do-cartao-de-cidadao/
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/31653/#Comment_31653
Esse cartão possui um chip e é impresso de forma centralizada, certamente por questões de segurança, como no caso do passaporte, já que o mesmo dá direito ao livre acesso à Portugal, e também aos países membros da União Europeia. A emissão da senha deve ser no mesmo sistema de cartões de crédito bancário: ela é emitida quando o cartão é impresso, e por motivo de segurança enviada ao usuário sem o cartão, que deverá ser "resgatado" no consulado. O consulado afirma que o cartão e senha são enviados prontamente, mas o serviço dos Correios seria lento na entrega. No caso do cartão ser emitido com urgência, o envio deve ser expresso.
Quanto a ser mais caro no consulado, imagino que deva ser para cobrir os custos desses serviços prestados em outros países. Mas hoje em dia nosso grande problema é o real estar muito desvalorizado frente ao euro.
Abraços a todos
Sandra