Pessoal, boa noite. Para solicitar o cartão cidadão, no site do consulado do RJ, pede certidão de nascimento com averbamento da nacionalidade. O que seria isso exatamente? Como e o que precisa para fazer isso? Obrigada
Texto do site do consulado do RJ: Titular naturalizado Além de respeitar as regras acima descritas, o cidadão naturalizado tem de apresentar uma certidão de nascimento com averbamento de nacionalidade.
Eu paguei o boleto para cartão cidadão urgente e quando a agenda é liberada, me vem mais um boleto de diferença pra ser pago.Aff!, paguei e agora esperar liberar a agenda pra marcação.Acho isso uma falta de respeito com o cidadão.
Prezados, normal o consulado não ter data para agendamento? tem uma semana que estou olhando todo dia. Abriu apenas para o dia 24/06, porém, meu pai não pode nesta data.
Só abre a agenda na segunda a partir das 08 e acaba muito rápido, depois só na próxima segunda. Pode ocorrer de encontrar uma vaga fora desse dia e horário por desistência, mas é muito difícil. As vezes que acessei, mesmo depois de já estar agendado é que abrem vagas pra semana seguinte no geral 2 ou 3 dias, como disse acaba muito rápido. Sugiro que as 08hs da segunda já esteja na tela do consulado, na área de agendamento e vai tentando assim que der 08hs.
Boa tarde! Alguém aqui solicitou o cartão cidadão através da Embaixada de Portugal em Brasília? Podem me dar informações de como funciona e valores se feito na Embaixada?
A respeito de Valores, tanto nos consulados quanto nas Embaixadas são feitas baseadas no valor do Euro do dia, mas para esse mês na Embaixada foi pago 82,30 para solicitar o C.C.
Mas esse valor pode mudar conforme ja dito anteriormente, devido a cotação do Euro. Espero ter ajudado..
Boa tarde Pessoal.... Tenho uma duvida que nem mesmo a Embaixada soube me informar..
Para viajar para Portugal é preciso ter o passaporte brasileiro, mesmo tendo o Português ?
Não me souberam responder, disseram para ligar na PF para me informar mais certo sobre o assunto...Mas confiante que meus colegas aqui já tenham viajado, ou passado por alguma situação do tipo antes do embarque... Gostaria muito que alguém me esclarecesse tal duvida.
Boa tarde pessoal. Alguém, recentemente, já compareceu ao Consulado do RJ somente com o número do assento de nascimento para tirar o Cartão Cidadão e deu certo?
@Pedro, Você pode até viajar. Mas o que pode acontecer é que na hora de sair do Brasil a PF vai scanear teu passaporte português e não vai localizar uma entrada. Eles podem entender que você entrou ilegal no país. O segundo caso possível e bem provável é que no seu retorno ao Brasil, você será encaminhado para a fila de não brasileiros e será questionado sobre a sua "visita". Lembre-se que, com um passaporte português, você será um imigrante. De todo caso, apresentar junto ao passaporte a sua identidade válida pode ajudar.
Você pode sair e entrar no Brasil com o passaporte brasileiro.
Você pode entrar e circular com o Cartão do Cidadão nos países pertencentes à Comunidade Européia.
O passaporte português é interessante para quem quer usar o "visto" ESTA.
Lembro que o passaporte brasileiro custa a metade e tem o dobro da validade do passaporte português.
Deixe para tirar o Cartão do Cidadão e passaporte (português e brasileiro) cerca de 5 a 6 meses antes de viajar para o exterior a fim de aproveitar ao máximo da validade dos mesmos.
Estou com uma dúvida, damos entrada na cidadania da minha esposa e meu filho, mas como vimos os prazos para o cartão cidadão um pouco longo e queremos viajar o quanto antes, pensamos na possibilidade deles irem com o passaporte brasileiro e retirar o cartão cidadão em Portugal, portante talvez não sei se vale muito a pena, pois aí eles entrariam como brasileiros tendo que cumprir todas as exigências de um turista brasileiro além claro de ter passagem de ida e volta e pelas cotações que fizemos eles com uma passagem só de ida e a minha com ida e volta ficaria mais barata que todos indo com ida e volta, Pergunta: Eles indo só com uma passagem de ida e passaporte brasileiro no aeroporto de Lisboa eles conseguem tirar o CC na hora e não precisar mostrar a passagem de volta?
@andersonmagalhaes Bom Dia, não sei qual seu tempo disponivel para organizar tudo, mas voce pode pedir o CC por urgencia, (100,00) a mais e em média 15 a 20 dias para concluir. Voces já pesquisaram valores de passagens , verificaram que geralmente somente a de ida é mais caro que ida e volta? No aeroporto não sei se tira, mas mesmo se tirar(emitir) voces terão antes que passar pela imigração, então já teriam passado como turistas.O lado bom é que conforme a querida @Theresa sempre lembra, em Portugal custa 15 euros um cartão cidadão. Desculpe não encorajá-lo, mas estou na mesma situação e procurando ir com a familia munidos de cartão para evitar maiores problemas, acho que vale a pena.Abraço, boa sorte.
Gente estou preocupada, peguei meu cartão cidadão ontem e quando dei entrada no passaporte eles me disseram se tenho débitos com Portugal? Eu disse não nunca morei em pt, Okay mesmo assim fiz a fotos , assinei e hoje liguei e me disseram que o funcionário me ligaria explicando tudo , aconteceu com vcs ? Preocupada viajo dia 20 julho
estou pensando em tirar meu cartão cidadão na Europa, e gostaria de saber se consigo viajar só com o assento de nascimento. o que me preocupa é se posso viajar sem o seguro saúde, carta convite e passagem ida e volta (obrigatório para turistas)
alguém já viajou e tirou a documentação lá? como fizeram?
viajar somente com a certidão de nascimento não pode. Você terá que viajar com o passaporte brasileiro. E não sairá da fila de imigração, como portuguesa, por ter apenas a certidão em mãos.
E não pode viajar sem o seguro saúde, passagem de ida e volta, uma vez que irá como brasileira.
Quem tira a documentação por lá, viaja nestas condições.
Obs.: apaguei sua outra postagem. Por favor, evite duplicar as mesmas perguntas em tópicos diferentes.
Agendei minha visita ao Consulado de SP para 11/07 tirar o cartão do cidadão (e depois passaporte) ambos urgentes. Quanto tempo será que vai levar até eu poder agendar a 2a visita? Alguém tem uma ideia de prazos pra terminar?
Comentários
Para solicitar o cartão cidadão, no site do consulado do RJ, pede certidão de nascimento com averbamento da nacionalidade.
O que seria isso exatamente? Como e o que precisa para fazer isso?
Obrigada
Texto do site do consulado do RJ:
Titular naturalizado
Além de respeitar as regras acima descritas, o cidadão naturalizado tem de apresentar uma certidão de nascimento com averbamento de nacionalidade.
Se você já tem o número do assento de nascimento, é suficiente pra solicitar o CC.
tem uma semana que estou olhando todo dia. Abriu apenas para o dia 24/06, porém, meu pai não pode nesta data.
Só abre a agenda na segunda a partir das 08 e acaba muito rápido, depois só na próxima segunda. Pode ocorrer de encontrar uma vaga fora desse dia e horário por desistência, mas é muito difícil. As vezes que acessei, mesmo depois de já estar agendado é que abrem vagas pra semana seguinte no geral 2 ou 3 dias, como disse acaba muito rápido. Sugiro que as 08hs da segunda já esteja na tela do consulado, na área de agendamento e vai tentando assim que der 08hs.
Alguém aqui solicitou o cartão cidadão através da Embaixada de Portugal em Brasília? Podem me dar informações de como funciona e valores se feito na Embaixada?
A respeito de Valores, tanto nos consulados quanto nas Embaixadas são feitas baseadas no valor do Euro do dia, mas para esse mês na Embaixada foi pago 82,30 para solicitar o C.C.
Mas esse valor pode mudar conforme ja dito anteriormente, devido a cotação do Euro.
Espero ter ajudado..
Tenho uma duvida que nem mesmo a Embaixada soube me informar..
Para viajar para Portugal é preciso ter o passaporte brasileiro, mesmo tendo o Português ?
Não me souberam responder, disseram para ligar na PF para me informar mais certo sobre o assunto...Mas confiante que meus colegas aqui já tenham viajado, ou passado por alguma situação do tipo antes do embarque... Gostaria muito que alguém me esclarecesse tal duvida.
Não precisa ter o passaporte brasileiro não.
Alguém, recentemente, já compareceu ao Consulado do RJ somente com o número do assento de nascimento para tirar o Cartão Cidadão e deu certo?
Obrigado.
Você pode até viajar. Mas o que pode acontecer é que na hora de sair do Brasil a PF vai scanear teu passaporte português e não vai localizar uma entrada. Eles podem entender que você entrou ilegal no país.
O segundo caso possível e bem provável é que no seu retorno ao Brasil, você será encaminhado para a fila de não brasileiros e será questionado sobre a sua "visita". Lembre-se que, com um passaporte português, você será um imigrante.
De todo caso, apresentar junto ao passaporte a sua identidade válida pode ajudar.
Por via das duvidas e evitar problemas, vamos la fazer o brasileiro também..
Você pode sair e entrar no Brasil com o passaporte brasileiro.
Você pode entrar e circular com o Cartão do Cidadão nos países pertencentes à Comunidade Européia.
O passaporte português é interessante para quem quer usar o "visto" ESTA.
Lembro que o passaporte brasileiro custa a metade e tem o dobro da validade do passaporte português.
Deixe para tirar o Cartão do Cidadão e passaporte (português e brasileiro) cerca de 5 a 6 meses antes de viajar para o exterior a fim de aproveitar ao máximo da validade dos mesmos.
Estou com uma dúvida, damos entrada na cidadania da minha esposa e meu filho, mas como vimos os prazos para o cartão cidadão um pouco longo e queremos viajar o quanto antes, pensamos na possibilidade deles irem com o passaporte brasileiro e retirar o cartão cidadão em Portugal, portante talvez não sei se vale muito a pena, pois aí eles entrariam como brasileiros tendo que cumprir todas as exigências de um turista brasileiro além claro de ter passagem de ida e volta e pelas cotações que fizemos eles com uma passagem só de ida e a minha com ida e volta ficaria mais barata que todos indo com ida e volta, Pergunta: Eles indo só com uma passagem de ida e passaporte brasileiro no aeroporto de Lisboa eles conseguem tirar o CC na hora e não precisar mostrar a passagem de volta?
Muito obrigado!
Bom Dia, não sei qual seu tempo disponivel para organizar tudo, mas voce pode pedir o CC por urgencia, (100,00) a mais e em média 15 a 20 dias para concluir.
Voces já pesquisaram valores de passagens , verificaram que geralmente somente a de ida é mais caro que ida e volta?
No aeroporto não sei se tira, mas mesmo se tirar(emitir) voces terão antes que passar pela imigração, então já teriam passado como turistas.O lado bom é que conforme a querida @Theresa sempre lembra, em Portugal custa 15 euros um cartão cidadão.
Desculpe não encorajá-lo, mas estou na mesma situação e procurando ir com a familia munidos de cartão para evitar maiores problemas, acho que vale a pena.Abraço, boa sorte.
Os passaportes mais novos trazem a filiação do portador, que junto com os demais dados, seria suficiente pra provar a identidade.
É uma hipótese pra quem tem viagem em breve e não consegue emitir o CC.
Não conheço nenhum caso parecido e débitos não são empecilhos para emissão de documentos.
Qual foi o consulado?
Estamos ansiosos para saber o desenrolar dessa tua historia, nos mantenha informados, pois nunca ouvir dizer caso parecido deste que ocorreu contigo.
Como estão os andamentos do pedidos do C.C .... Qual esta sendo o tempo desde o pedido ate a Chegada da Carta Pin..?
Vamos fazer aqui uma media de tempo... colocando cada a data de solicitação até a chegada do mesmo...
estou pensando em tirar meu cartão cidadão na Europa, e gostaria de saber se consigo viajar só com o assento de nascimento. o que me preocupa é se posso viajar sem o seguro saúde, carta convite e passagem ida e volta (obrigatório para turistas)
alguém já viajou e tirou a documentação lá? como fizeram?
obrigada
Amanda
viajar somente com a certidão de nascimento não pode.
Você terá que viajar com o passaporte brasileiro. E não sairá da fila de imigração, como portuguesa, por ter apenas a certidão em mãos.
E não pode viajar sem o seguro saúde, passagem de ida e volta, uma vez que irá como brasileira.
Quem tira a documentação por lá, viaja nestas condições.
Obs.: apaguei sua outra postagem.
Por favor, evite duplicar as mesmas perguntas em tópicos diferentes.
muito obrigada, tava aqui tentando deletar o outro tópico e não conseguia! haha