@gandalf , essas bolinhas nao funcionam ontem meu processo pulou da 2 para 4 a qual ficou vermelha ,logo exigencia, mas hoje pulou da 4 pra 7 aprovado e aguarda registro .oque vale e realmente o texto as bolinhas so nos confundem ou nao entendemos o real funcionamento delas .
OBS: meu caso foi sem transcrição mas acredito que nao seje diferente e deveria pular da 2 para a 5 verdes como todos os outros
@luan soares, Parabéns ao novo tuga então. Põe um bigodão grosso e vai comemorar. :-) Seu caso, com o pai português, declarante na menoridade, a transcrição não seria obrigatória.
As bolinhas são um mistério. E a bolinha amarela então, que dizem que existe mas ninguém vê, igual cabeça de bacalhau?
@luizaparada, mais uma vez o que deveria ser exigencia se tornou despacho, essas bolinhas nao funcionam, ou isso acontece com todos mas poucos percebem devido a mudar do 4 pro 5 em 1 unico dia .
@gandalf Ahh entendi. Mas quando as pessoas aqui falam que estão na bolinha 2 estão na bolinha 3 entao correto? Pq a minha bolinha 1 ficou verde logo dps que numeraram o processo hahaha
@Natália Medeiros muito!! @gandalf, pois é, acho que foi isso! Além de ter ido assinar presencialmente, ele teve de fazer nova carteira de identidade, porque a que tinha tava muito antiga, ou seja, mais do que provou que tá vivo! kkkk Sobre a idade, ele tem mais de 90, mas a saúde melhor que a nossa haha
@felipe belem, nossos pedidos chegaram praticamente juntos! e mudaram praticamente juntos de status tb Vamos rezar pra mudar pra bolinha 5 em alguns dias!!!!!!
estou fazendo a busca da cetdião do meu avô - 15-02-1903, porém em sua certidão de casamento brasileira, diz que ele é natural de Beira, mas há um documento antigo dele que está escrito como Arouca - Aveiro. Algém pode me dar uma luz de como fazer essa busca?/
Pessoal, to na fila aguardando que seja criado o Registro de Cidadão Português do meu avô e surgiram algumas dúvidas:
1) Quando sei que o registro foi criado? Será via carta ou pelo site mesmo? 2) O que fazer depois do registro criado? 3) É preciso tirar a Carta Cidadão (CC) do meu avô para dar sequência ao pedido de nacionalidade de minha mãe? 4) Como obter os dados do registro? 5) O pedido já foi aprovado e está apenas aguardando a criação do registro, então mesmo que meu avô venha a falecer durante esse status do processo, ele será considerado Português ou ainda precisa de alguma finalização dele em vida?
https://pt.wikipedia.org/wiki/Beira_(Portugal) "A Beira foi uma das seis divisões - comarcas, depois províncias - em que se dividia, Portugal, até ao século XIX. Enquanto região de Portugal (NUTS 2), é a área que corresponde, aproximadamente, aos distritos de Castelo Branco, Viseu, Guarda, Coimbra e Aveiro. Está integrada atualmente na região do Centro."
Então é bem capaz que a informação de Aveiro esteja correta e mais atual. Procurei por uma conservatória em Arouca-Aveiro e achei essa:
Conservatória dos Registos Civil e Predial R. Dr. Gil Costa 4540-134 Arouca Telefone: 256944138 Arouca – Aveiro – Portugal crcpcom.arouca@dgrn.mj.pt
Mas, como o nascimento dele é de 1903, talvez não exista certidão de nascimento em Portugal e somente a certidão de batismo, então creio que você teria que procurar aqui nas paróquias de Arouca: http://adavr.dglab.gov.pt/fundos-e-coleccoes/paroquiais/
Mas, não tenho nenhuma experiência nessa área, estava só curioso mesmo, vamos ver se alguém com mais experiência tem mais informações para te dar.
@pprado, você pode acompanhar o registo pelo site. Uns 10 a 15 dias depois, chegará uma carta no endereço colocado no Formulário 1C. Mas, assim que você tomar conhecimento de que o registo foi criado, peça uma certidão pelo civil online. Custa 10 euros (uns 54 reais). Você recebe uma chave por email e imprime. É bom conferir para ver se todos os dados estão corretos. Não precisa tirar o cartão cidadão para o processo de nacionalidade de sua mãe. Se o pedido só está aguardando a criação do registo, não haverá problema, em relação à nacionalidade, se seu avô vier a falecer (Deus o livre, saúde para ele!)
@Liane Alegria obrigado pela explicação! Se Deus quiser, vovô ainda visitará Portugal como português
Eu pedi a certidão de nascimento do meu bisavô, pai do meu avô em questão, pelo sistema online, mas lembro de na época ter que informar o número do assento, data de nascimento, local etc. O número do assento será mostrado no site de acompanhamento de nacionalidade ou só virá na carta?
@luan soares, Felipe Belem, Pra entender melhor como funcionam as bolinhas olhem na planilha o TAB "Instruções de preenchimento". No inicio e no final tem um ensaio sobre o que podem ser as bolinhas e como se mapeiam. Nem assim não fica claro.
Felipe, a bolinha 3 é uma exceção, e você não quer que caia nela, porque seria Exigência. Por isso ela aparece no final, fora de ordem. Na verdade o processo em qualquer fase pode se voltar pra bolinha 3 se cai em exigência. Se não me engano ela muda pra vermelha ou amarela. (alguém que caiu em exigência pode dizer melhor. pq eu nunca vi)
Em toda essa descrição abaixo, a bolinha em questão deve estar branca quando o processo está nesse estado, e verde quando tiver passado com sucesso. Você só consegue acompanhar depois que tem o numero de processo: Então, passando a bolinha 1 verde, a bolinha 2 branca, significa que "Foi registado", e recebeu o número de processo. Daī escaneia os documentos, e move pra fase de Análise preliminar, que corresponde a bolinha 4. (pula a 3) Depois para a Análise detalhada pelo Conservador na bolinha 5. O Despacho é a assinatura do Conservador que conferiu o processo e diz que ele está aprovado. A bolinha 5 fica verde. Daí vai pra ser Registado e receber o assento. (essa é a fase que demorava 1 semana, e agora está levando 5 meses) Quando recebe o assento, as bolinhas 6 e 7 ficam verdes juntas.
E como já disse o Nilton Hessel, cada conservatória tem um critério diferente para as bolinhas, mas em linha geral é isso.
@mariapaulafernandes, Não entendi sua pergunta. Se você fizer a primeiro agendamento em Santos, o seu CC será enviado pra lá direto da Embaixada. A carta PIN é enviada para o seu endereço, pelo correio, direto da Embaixada em Brasília. Você recebe o PIN pelo correio e o consulado (de Santos) recebe o CC inativo pela mala diplomática. Quando você junta os dois no segundo agendamento, você ativa o CC com o seu PIN e fica com o documento.
@pprado, 1) pelos dois. o site diz que o processo foi concluído e o assento foi criado (mas não diz o numero do assento). Depois normalmente você deve receber o assento pelo correio em casa (eu nunca recebi, e pedi pelo o meu civil-online). 2) Se quiser, pode tirar o Cartão do Cidadão (CC) no consulado se quiser ter um RG português. Veja no site do consulado. 3) Não precisa. Basta uma cópia simples do assento para anexar ao processo dos descendentes. 4) Pode receber pelo correio dentro de 30 dias, ou solicitar pelo civil online e receber em 24 horas. http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/16070/certidao-de-copia-integral-do-assento-de-atribuicao http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1 5) Está garantido. Ele receberá o assento e assim que sair os descendentes poderão aplicar também.
@andrezza, Devia ter postado no tópico "Busca de certidões portuguesas" que receberia a resposta em pouco tempo. Vale a pena fazer um cross-posting no seu caso. Veja no canto direito superior da pagina e vai achar o tópico. Oops... o Pedro Gaspar ja te respondeu e eu não vi.
Ola! Mudaram meu processo hoje pra bolinha 6, mas ela tá laranja... Os dizeres embaixo são: “ Está a ser avaliado se o seu pedido cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa e o seu pedido aguarda agora a decisão final e o respetivo despacho.” Eu achava que esse era o texto da bola 4, não? To preocupado agora
@MagnoMM, a bolinha 6 está laranja porque é o próximo passo. No momento, estão analisando seus documentos. Logo, logo, a bolinha 6 ficará verde e a seguinte (criação do registo) é a que ficará laranja. Tenha calma, não fique preocupado!
No meu a bolinha 7 tá laranja mas com a bolinha branca, e nao verde, mas o texto "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.2
@Pessoal, notem que a cor das "bolinhas" varia muito (parece que depende de algo feito no sistema pela conservatória), tem relatos de diversas pessoas na mesma fase do processo com cores diferentes, e até em "bolinhas" diferente.... Como já avisado diversas vezes pelos colegas foristas o melhor é se guiar pelo texto que informa o andamento do processo, estar com determinada "boolinha" verde,laranja, vermelha, etc... pode não significar muita coisa.
Olá, vim agradecer as pessoas que me ajudaram a resolver a exigência do processo do meu pai.
O processo caiu em exigência pois o nome da avó estava diferente na certidão do requerente (meu pai) com a do português. Tinha que retificar no Brasil e o cartório me pediu um documento da avó, pois eu não encontrei, pq ela nunca usou este nome. Lembrando que faltava um apelido somente. Seguindo o conselho dos colegas, fui hoje a conservatória, pois somente agora consegui reunir todas as certidões (Batismo, casamento e óbito) certificadas da avó, e entreguei na Acp com uma carta simples, nem assinada estava, somente expliquei e disse que se tratava da mesma pessoa, mesmo ela usando nomes diferentes durante sua vida, o que acarretou divergência nos registros e como prova estava as certidões e que poderião comparar os nomes de seus pais, que eram os mesmos em todas elas. Ao chegar em casa, consultei o processo e agora aguarda ser criado registo.
Muito obrigada por tudo! @ninadel @Nilton Hessel por expor sua experiência e me instruir. @gandalf por instruir a fazer o requerimento e buscar através das leis. Usei as frases que indicou.
Agora é aguardar o assento!
As vezes é simples e a gente complica, quase desisti porque achei que não havia solução e este portal é o máximo... sempre ajudando desde o início do processo do meu. Wlooo!!
Comentários
OBS: meu caso foi sem transcrição mas acredito que nao seje diferente e deveria pular da 2 para a 5 verdes como todos os outros
Que bom que acabou nao caindo em exigência!
Parabéns ao novo tuga então. Põe um bigodão grosso e vai comemorar. :-)
Seu caso, com o pai português, declarante na menoridade, a transcrição não seria obrigatória.
As bolinhas são um mistério. E a bolinha amarela então, que dizem que existe mas ninguém vê, igual cabeça de bacalhau?
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=0
@Eomine que ótimo!!! Ficarei esperta em uma data em Santos e posteriormente outra pra depois dos 30 dias.
Obrigado pela correção!
@gandalf, pois é, acho que foi isso! Além de ter ido assinar presencialmente, ele teve de fazer nova carteira de identidade, porque a que tinha tava muito antiga, ou seja, mais do que provou que tá vivo! kkkk
Sobre a idade, ele tem mais de 90, mas a saúde melhor que a nossa haha
Vamos rezar pra mudar pra bolinha 5 em alguns dias!!!!!!
1) Quando sei que o registro foi criado? Será via carta ou pelo site mesmo?
2) O que fazer depois do registro criado?
3) É preciso tirar a Carta Cidadão (CC) do meu avô para dar sequência ao pedido de nacionalidade de minha mãe?
4) Como obter os dados do registro?
5) O pedido já foi aprovado e está apenas aguardando a criação do registro, então mesmo que meu avô venha a falecer durante esse status do processo, ele será considerado Português ou ainda precisa de alguma finalização dele em vida?
[]'s
https://pt.wikipedia.org/wiki/Beira_(Portugal)
"A Beira foi uma das seis divisões - comarcas, depois províncias - em que se dividia, Portugal, até ao século XIX. Enquanto região de Portugal (NUTS 2), é a área que corresponde, aproximadamente, aos distritos de Castelo Branco, Viseu, Guarda, Coimbra e Aveiro. Está integrada atualmente na região do Centro."
Então é bem capaz que a informação de Aveiro esteja correta e mais atual.
Procurei por uma conservatória em Arouca-Aveiro e achei essa:
Conservatória dos Registos Civil e Predial
R. Dr. Gil Costa
4540-134 Arouca
Telefone: 256944138
Arouca – Aveiro – Portugal
crcpcom.arouca@dgrn.mj.pt
Mas, como o nascimento dele é de 1903, talvez não exista certidão de nascimento em Portugal e somente a certidão de batismo, então creio que você teria que procurar aqui nas paróquias de Arouca:
http://adavr.dglab.gov.pt/fundos-e-coleccoes/paroquiais/
Mas, não tenho nenhuma experiência nessa área, estava só curioso mesmo, vamos ver se alguém com mais experiência tem mais informações para te dar.
Não precisa tirar o cartão cidadão para o processo de nacionalidade de sua mãe.
Se o pedido só está aguardando a criação do registo, não haverá problema, em relação à nacionalidade, se seu avô vier a falecer (Deus o livre, saúde para ele!)
Eu pedi a certidão de nascimento do meu bisavô, pai do meu avô em questão, pelo sistema online, mas lembro de na época ter que informar o número do assento, data de nascimento, local etc. O número do assento será mostrado no site de acompanhamento de nacionalidade ou só virá na carta?
[]'s
Pra entender melhor como funcionam as bolinhas olhem na planilha o TAB "Instruções de preenchimento". No inicio e no final tem um ensaio sobre o que podem ser as bolinhas e como se mapeiam. Nem assim não fica claro.
Felipe, a bolinha 3 é uma exceção, e você não quer que caia nela, porque seria Exigência. Por isso ela aparece no final, fora de ordem. Na verdade o processo em qualquer fase pode se voltar pra bolinha 3 se cai em exigência. Se não me engano ela muda pra vermelha ou amarela. (alguém que caiu em exigência pode dizer melhor. pq eu nunca vi)
Em toda essa descrição abaixo, a bolinha em questão deve estar branca quando o processo está nesse estado, e verde quando tiver passado com sucesso. Você só consegue acompanhar depois que tem o numero de processo:
Então, passando a bolinha 1 verde, a bolinha 2 branca, significa que "Foi registado", e recebeu o número de processo.
Daī escaneia os documentos, e move pra fase de Análise preliminar, que corresponde a bolinha 4. (pula a 3)
Depois para a Análise detalhada pelo Conservador na bolinha 5.
O Despacho é a assinatura do Conservador que conferiu o processo e diz que ele está aprovado. A bolinha 5 fica verde.
Daí vai pra ser Registado e receber o assento. (essa é a fase que demorava 1 semana, e agora está levando 5 meses)
Quando recebe o assento, as bolinhas 6 e 7 ficam verdes juntas.
E como já disse o Nilton Hessel, cada conservatória tem um critério diferente para as bolinhas, mas em linha geral é isso.
Não entendi sua pergunta.
Se você fizer a primeiro agendamento em Santos, o seu CC será enviado pra lá direto da Embaixada.
A carta PIN é enviada para o seu endereço, pelo correio, direto da Embaixada em Brasília.
Você recebe o PIN pelo correio e o consulado (de Santos) recebe o CC inativo pela mala diplomática.
Quando você junta os dois no segundo agendamento, você ativa o CC com o seu PIN e fica com o documento.
Veja como preencher aqui. Se tiver dúvidas, pergunte, sem problemas!
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
@Diego Bayma, não precisa agradecer. Aqui é um Forum de ajuda! Só retribuo, no que é possível, o que já recebi!! Um dia, você fará o mesmo!
@gandalf é bem confuso mesmo hahaha. Muito obrigado pela explicação! Tomara que de tudo certo no meu processo
1) pelos dois. o site diz que o processo foi concluído e o assento foi criado (mas não diz o numero do assento). Depois normalmente você deve receber o assento pelo correio em casa (eu nunca recebi, e pedi pelo o meu civil-online).
2) Se quiser, pode tirar o Cartão do Cidadão (CC) no consulado se quiser ter um RG português. Veja no site do consulado.
3) Não precisa. Basta uma cópia simples do assento para anexar ao processo dos descendentes.
4) Pode receber pelo correio dentro de 30 dias, ou solicitar pelo civil online e receber em 24 horas.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/16070/certidao-de-copia-integral-do-assento-de-atribuicao
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
5) Está garantido. Ele receberá o assento e assim que sair os descendentes poderão aplicar também.
Devia ter postado no tópico "Busca de certidões portuguesas" que receberia a resposta em pouco tempo.
Vale a pena fazer um cross-posting no seu caso. Veja no canto direito superior da pagina e vai achar o tópico.
Oops... o Pedro Gaspar ja te respondeu e eu não vi.
“ Está a ser avaliado se o seu pedido cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa e o seu pedido aguarda agora a decisão final e o respetivo despacho.”
Eu achava que esse era o texto da bola 4, não? To preocupado agora
Tenha calma, não fique preocupado!
No meu a bolinha 7 tá laranja mas com a bolinha branca, e nao verde, mas o texto "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.2
Como já avisado diversas vezes pelos colegas foristas o melhor é se guiar pelo texto que informa o andamento do processo, estar com determinada "boolinha" verde,laranja, vermelha, etc... pode não significar muita coisa.
O processo caiu em exigência pois o nome da avó estava diferente na certidão do requerente (meu pai) com a do português. Tinha que retificar no Brasil e o cartório me pediu um documento da avó, pois eu não encontrei, pq ela nunca usou este nome. Lembrando que faltava um apelido somente. Seguindo o conselho dos colegas, fui hoje a conservatória, pois somente agora consegui reunir todas as certidões (Batismo, casamento e óbito) certificadas da avó, e entreguei na Acp com uma carta simples, nem assinada estava, somente expliquei e disse que se tratava da mesma pessoa, mesmo ela usando nomes diferentes durante sua vida, o que acarretou divergência nos registros e como prova estava as certidões e que poderião comparar os nomes de seus pais, que eram os mesmos em todas elas.
Ao chegar em casa, consultei o processo e agora aguarda ser criado registo.
Muito obrigada por tudo!
@ninadel
@Nilton Hessel por expor sua experiência e me instruir.
@gandalf por instruir a fazer o requerimento e buscar através das leis. Usei as frases que indicou.
Agora é aguardar o assento!
As vezes é simples e a gente complica, quase desisti porque achei que não havia solução e este portal é o máximo... sempre ajudando desde o início do processo do meu. Wlooo!!