Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

18178188208228231460

Comentários

  • @amontenegro seu relato foi de extrema importância pra mim.
    Mandei no mesmo período e ainda estou sem notícias por email.
    Já deixo pra enviar envio mês que vem.

    Muito Obrigado
  • Pessoal, quando o assento sair, será que eles atualizam automaticamente o site de consulta online? Obrigado!!
  • @PedroGaspar muito obrigada pela ajuda! Inclui as informações pendentes atualizando a planilha.
  • @marcuspergentino a intenção foi exatamente essa, colaborar. Vamos acompanhando, não tem mesmo porque ter pressa, os prazos mudaram e temos que nos adaptar e acompanhar os processos. Vai dar tudo certo!! Paciência, perseverança e fé!!!!
  • A demora no processamento das atribuições também está ocorrendo no caso de menores?
  • Bom dia! Li aqui no fórum que a maneira de pedir a atribuição pessoalmente no ACP e a enviada por correio são diferentes. Alguém sabe me dizer se existe diferença nos documentos ou quais as diferenças?
    É possível outra pessoa dar entrada no processo no ACP por procuração?
    Obrigada!!
  • @tomiomatsuoka sim, o site de acompanhamento está atualizado.

    @briana não existe nenhuma diferença nos documentos e é possível sim fazer por procuração. a única diferença prática entre correios e pessoalmente é que o processo será numerado na mesma hora, de resto é tudo igual.
    não esqueça que o formulário 1C deverá estar assinado pelo titular do processo de atribuição e que a firma deve ser reconhecida por AUTENTICIDADE. caso o próprio titular dê entrada pessoalmente na conservatória, é possível assinar o formulário lá mesmo, em frente aos atendentes.
  • @antoniopereira dê uma olhada no tópico específico da CRC de Tondela, ela dá prioridade para atribuição de menores. de maneira geral, a sensação é de que a criação de registros anda um pouco mais lenta, mas a prioridade para menores segue valendo
  • Gente, uma dúvida. Em 2018, graças à incrível ajuda deste fórum, iniciei e conclui o processo de atribuição de cidadania portuguesa de meu pai.

    Agora estou reunindo os documentos para entrar com o pedido da minha cidadania, e fiquei com uma dúvida no preenchimento do formulário do Civil Online para emissão da Certidão do meu pai portugues, pois não sei qual por qual distrito saiu a naturalidade dele.

    O processo dele foi enviado e concluído pela ACP, normalmente, qual o distrito que sai no Assento nesses casos? O próprio Porto?

    Vocês tem mais alguma dica de preenchimento deste formulário?
  • Liane AlegriaLiane Alegria Member
    editado January 2020
    @Caroline Araujo, independente de que Conservatória aprovou o pedido, a certidão sai pela Conservatória de Registos Centrais, CRC - Lisboa
    Como preencher o pedido:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
  • Obrigada, @Liane! Numero/Ano do Registro é o n° do Assento?
  • Pessoal, meu registro saiu. Aooowww, pensem em sujeito feliz, eu fiz um pedido de urgência que foi atendido no mesmo dia em que a correspondência chegou a conservatória!
    Meu processo foi enviado dia 21/06/19
    Numerado no mês 07
    Não me lembro qndo foi aprovado, acho que começo de dezembro e hoje, saiu o registro!
    Sigo no forum, como faco desde o começo contribuindo com o que puder, e hoje ao finalizar mais um processo, eu sou só gratidão!
    Agora é transcrever mais um casamento, depois processo do meu filho, esposa...
  • Pessoal, meu processo recebido no ACP dia 09/09/2019, foi para a bolinha 2 dia 17/01 e hoje foi aprovado!
  • Boa tarde, pessoal!

    Já faz alguns meses que não estou participando ativamente do fórum, mais precisamente após o processo da minha mãe ter sido aprovado e aguardar criação do registro, ocorrido no início mês 09/2019.

    Confesso que estou meio assustado com a demora para sair o registro, até pelo fato de que, na época em que fiz o envio do processo dela, era algo que saia entre 1~2 semanas.

    Seria motivo para eu entrar em contato com a LR? Alguém de vocês sabe de maneira mais concreta a causa dessa lentidão especificamente na criação do registro? Tenho visto muita gente comentando que os despachos estão saindo no tempo padrão (algo em torno dos 4 meses) e isso está me deixando confuso rsrs.

    Abraços!
  • editado January 2020
    @Camimarq,
    Você perguntou quanto tempo leva. Essa é a pergunta de $1M que todo mundo quer saber.

    De fato ainda não se pode estimar com precisão o prazo de conclusão. Mas há alguns indícios no ar.
    Entre a data de Numeração e Despacho (aprovação) tem sido +- 128 dias corridos de forma consistente nos últimos meses.
    Se não tem a data de numeração, acrescente mais uns 10 dias na sua data do AR dos correios ou DHL (o erro será maior, mas não muito).

    Ha um comentário recente no fórum de alguém que foi na ACP e teriam dito que até fins de Janeiro retomariam os registros.
    Tenho observado posts recentes de pessoas com processos de fins de Abril que concluíram 275 dias. Esse é um sinal importante, porque normalmente processos são Concluídos +- em ordem (exceto urg, exig e de menores).
    Ainda não é um volume suficiente pra dizer "sim, agora retomaram os registros", mas a soma de todas essas coisas faz crer que de fato estamos chegando ao novo patamar de normalidade em torno de 280-300 dias desde a numeração.

    Claro, nada disso é garantido, e ao longo de quase 1 ano as coisas podem mudar, podem haver greves, pararem Despachos enquanto fazem Conclusões e outras incertezas.
    Se você pergunta pelo "achômetro" eu diria que o tempo deve ser próximo a 130 dias para Despacho e 1 ano para Registro. Certeza não há. O "achômetro" se baseia no passado recente, não no futuro.
  • Boa tarde, gente.
    Alguém tem alguma data no consulado de santos ou sp pra CC+passaporte e que não usará?
  • o meu processo pulou da bolinha 2 para a 4 hoje a qual esta laranja oque deve significar exigencia certo ? mas a mensagem em baixo e ( O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa.) fiquei confuso alguem ja passou por isso?
  • @mariapaulafernandes tinha agendado para 12/02 para minha mãe, acredito que não vá sair o registro dela até lá, caso queira entre em contato para sincronizarmos o meu cancelamento com seu agendamento.
  • @luan soares

    Vi relatos de gente que apareceu essa mesma mensagem e um ou dois dias depois mudou p/ exigência. Fica de olho.
  • @ferrju, dei entrada há um mês no ACPorto para dois menores, que até onde sei, não exige transcrição de casamento.
  • Pedido aprovadoo! Já tinha checado duas vezes hoje, mas agora foi da bolinha 2 p/ bolinha 5, com a mensagem "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."! Se alguém puder atualizar a planilha, por favor:

    Processo n° 720xx/2019
    Enviado por EMS em 27/08
    Recebido por Isabel Ferreira em 05/09
    Enviei email para rcentrais.admin@irn.mj.pt em 08/10 e recebi a chave de acesso em 17/10
    Bolinha 2 em 17/01/20
    Bolinha 5 em 22/01/20
  • @mariapaulafernandes tenho para o dia 27/01/2020 também estou dependendo do registo. Porém essa data mesmo que eu cancele não abre vaga na agenda eletrônica.
  • @Natália Medeiros o sistema já está com data de início de agendamento para o dia 30/01. Liberei outras datas que eu tinha antes de vencerem e o sistema não liberou nessas condições.
  • @blancout

    Como vc sabe? Sempre que entro, as datas disponíveis sao p/ final de março/começo de abril (com algumas às vezes aparecendo p/ antes disso)... ainda nao entendi direito como funcionam essas datas.
  • @Natalia Medeiros assim que você se loga no sistema e escolhe a cidade de atendimento, no calendário que abre logo abaixo aparece e mês de janeiro de 2020 com os dias escurecidos até o dia 30/01/2020 isso hoje. Isso indica que mesmo que você libere uma agenda que tenha no dia 29/01/2020 o sistema não irá liberar para os usuários.
  • @blancout

    Ahhh, entendi... nao tinha prestado atençao nessa parte, por nao estar procurando uma data próxima. Obrigada.
  • @blancout @nataliamedeiros Ah que pena. Realmente as datas escurecidas não adiantam mais. Mas muito obrigada.


    @RodrigoArraiol eu te mandei uma mensagem direta para conversarmos melhor.
  • luan soaresluan soares Member
    editado January 2020
    @natalia medeiros, eu ja vi esses casos ,temo que aconteça o mesmo comigo pq o seu processo ja foi pra bolinha 5 e o meu e de mesma numeração , a nao ser que processo sem transcriçao de casamento (meu caso ,pai portugues declarante, filho com menos de 1 ano na certidao) va por caminho diferente, segunda vou ligar na LR se nao mudar nada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.