@Fernando Cruz Enviei recentemente o processo do meu pai para Gaia e tive o mesmo problema nos correios, consegui na terceira tentativa apenas indo em agencia dos correios diferentes na mesma Cidade. insista mudando de correio sem citar o problema na anterior, funcionou pra mim. Abraço
Uma última dúvida com relação ao quadro 4 do formulário 1C:
Como o nascimento do português ocorreu antes de 1911, estou juntando a certidão de assento de batismo e de transcrição do casamento feita.
Devo marcar o item 2 mesmo não possuindo a certidão de nascimento propriamente dita, passando esta a ser substituída pela de assentamento? Ou fica em branco mesmo e escrevo abaixo em outros que junto a de batismo?
Gente, minha sogra esteve hoje na ACP dando entrada no meu processo. Não foi preciso agendar. E eles deram o número do processo na hora. Ah, e o Sr. Mario está de ferias, mas ela disse que foi muito bem atendida e que estava vazio....só ela, no caso, para ser atendida!!!!
Janice, é sim!!! Fiquei aliviada de terem dado na hora o número do processo, mas n deram uma previsão sobre a conclusão! Muito rápido que saiu o seu, que legal! Parabéns! Eu vou postando aqui sim sobre o andamento! Muito obrigada!!
Estou com muitas duvidas para reunir os documentos, gostaria da ajuda de vocês: Vou dar entrada no processo pessoalmente no balcão de nacionalidade e quero levar todos os documentos necessários para não ter problemas:
Atribuição do meu pai: 1) certidão de inteiro teor reprográfica com sinal publico e por autenticidade (Do meu pai), 2) copia simples da CNH autenticada por autenticidade, 3) certidão de nascimento simples do meu avo ou precisa ser de interior teor também? 4) formulário 1c preenchido e autenticado por autenticidade 5) procuração com firma reconhecida
Minha atribuição
1) certidão de inteiro teor reprográfica com sinal publico e por autenticidade ( minha) 2) certidão de nascimento simples do meu pai ou precisa ser de inteiro teor ? 3) formulário 1c preenchido e autenticado por autenticidade
Falta mas algum documento para o processo de atribuição?
@priscilla, Enviei os documentos do meu pai via correios. Fiz por procuração, pois meu pai é deficiente visual e não assina. Precisei, apostilar a procuração original, precisei anexar cópia do meu RG autenticado e apostilado, precisei apostilar a Certidão original de nascimento do meu pai com sinal público, bem como o RG dele, também autenticado. Se seu avô nasceu antes de 1911, precisa anexar a certidão de casamento ou outro documento que comprove a composição do nome completo dele. Se nasceu após 1911, basta indicar o nascimento no campo próprio do 1C. Esse foi meu primeiro pedido que enviei, fiz como os amigos e amigas aqui me instruíram. Pergunta: Você vai pedir a sua atribuição junto com a do seu pai? Creio que precise esperar que ele seja atribuído pra depois solicitar a sua.
@Priscila, Acho q ACP não aceita dois processos simultaneos..um processo de cada vez e todas certidões brasileiras tem q ser de inteiro teor por cópia reprográfica e apostiladas.
Vou pedir uma por vez, vou esperar sair a atribuição do meu pai para depois fazer o meu.
Como vou fazer pessoalmente espero que sai mais rápido do que via correio, pois vamos entrar no período de férias em Portugal e as conservatórias ficam mais lentas pois alguns funcionários entram de férias!
Prezados,bom dia. Estou com algumas dúvidas sobre o processo da minha sogra. Depois de uma longa busca,localizamos o Assento de batismo do pai dela,nascido em 1902.Solicitei e,hoje,recebi. Fiquei em dúvida sobre o envio do mesmo no processo. Devo enviar uma cópia do que recebi ou tem que ser esse que está certificado? Na realidade,o sr.Mário disse que seria a indicação do assento,mas como vi aqui no fórum que a data de nascimento dele interfere,achei melhor solicitar. Além disso,o ACP Porto continua aceitando sem a transcrição do casamento? Muito obrigada pela atenção. São tantas dúvidas...
@Kelly , para assentos de nascimento antigos,( antes de 1911) as conservatórias exigem a copia original certificada e não só um xerox simples.ACP por enquanto não pede a transcriçao de casamento quando o português foi quem declarou a paternidade do filho..mas POR ENQUANTO!!!
@Kelly, Meu avô é de 1902, como recebi orientação de amigos(as) aqui do fórum, eu fiz uma cópia e autentiquei para guardar comigo e enviei o registro original que recebi.
Esqueci de perguntar sobre a certidão de casamento da minha sogra (ela mudou o sobrenome),no email,o sr.Mário colocou "cópia certificada",seria uma cópia autenticada?Desculpem a pergunta,sou muito insegura.
Galera, estarei enviado os documentos do meu pai essa semana para ACP Porto e surgiram duas dúvidas.
1 - Corre o risco dos documentos serem enviados para lisboa nas férias dos funcionários da ACP Porto?
2 - Estou com todos os documentos prontos para enviar, logo abaixo postarei para que alguém que já tenha feito por lá me diga se está tudo certinho. Só que me surgiu a seguinte dúvida, li em alguns posts aqui no fórum que as conservatórias não aceitam RG com mais de 10 anos e a do meu pai é de 1999, ou seja, 18 anos. Então por isso estarei enviando junto com o RG autenticado e apostilado, a CNH também apostilada e autenticada já que foi tirada ano passado, tem algum problema enviar os dois?
@Marcelo, pelo que li, por enquanto ACP Porto não exige transcrição de casamento no caso de o Português ter sido o declarante na certidão de nascimento do requerente e desde que o registro de nascimento tenha sido feito antes de completar um ano de nascimento. Se ambos os pais forem portugueses, a transcrição de casamento é obrigatória para qualquer conservatória.
1- O risco existe sim. Em 2015 isso aconteceu e os processos ficaram 1 ano em Lisboa. Mas em 2016 isso não aconteceu. Ou seja, pode ser que sim ou pode ser que não. Eu resolvi arriscar...
2- O @Vlad disse, acima, que o ACP não aceita CNH. Só aceitam RG ou passaporte contendo a filiação. Se você tiver passaporte já ajuda.
Deve-se SEMPRE transcrever o casamento da mãe portuguesa. É regra em todas as conservatórias. Algumas poucas não exigem a transcrição de casamento do pai português se ele for o declarante. Mas no caso da mãe portuguesa, sendo declarante ou não, deve transcrever. Sugiro que você faça a transcrição da sua mãe por Ponta Delgada ou pela 4ª CRC do Porto. São as mais rápidas. Fiz por Ponta Delgada e ficou pronta em exatos 14 dias. Assim que a conservatória te informar o número do assento de casamento após a conclusão, você já pode enviar o seu processo de atribuição para outra conservatória, pois PD e 4ª CRC do Porto só fazem transcrição de casamento, por isso são tão rápidas. Boa sorte!
Comentários
insista mudando de correio sem citar o problema na anterior, funcionou pra mim.
Abraço
Acabei de seguir a orientação do @William e, por telefone, descobri que em outras o serviço continua regular.
Como o nascimento do português ocorreu antes de 1911, estou juntando a certidão de assento de batismo e de transcrição do casamento feita.
Devo marcar o item 2 mesmo não possuindo a certidão de nascimento propriamente dita, passando esta a ser substituída pela de assentamento? Ou fica em branco mesmo e escrevo abaixo em outros que junto a de batismo?
Deram alguma previsão de prazo para conclusão do seu processo?
Se possível, publique aqui sobre o andamento.
Meu processo foi via correio do Brasil e demorou 54 dias para a conclusão. Assento lavrado em 10/05/2017.
Boa sorte!!
Estou com muitas duvidas para reunir os documentos, gostaria da ajuda de vocês:
Vou dar entrada no processo pessoalmente no balcão de nacionalidade e quero levar todos os documentos necessários para não ter problemas:
Atribuição do meu pai:
1) certidão de inteiro teor reprográfica com sinal publico e por autenticidade (Do meu pai),
2) copia simples da CNH autenticada por autenticidade,
3) certidão de nascimento simples do meu avo ou precisa ser de interior teor também?
4) formulário 1c preenchido e autenticado por autenticidade
5) procuração com firma reconhecida
Minha atribuição
1) certidão de inteiro teor reprográfica com sinal publico e por autenticidade ( minha)
2) certidão de nascimento simples do meu pai ou precisa ser de inteiro teor ?
3) formulário 1c preenchido e autenticado por autenticidade
Falta mas algum documento para o processo de atribuição?
Desde já obrigada
23/06/2017 - Envio para o ACP Porto (via DHL)
Enviei os documentos do meu pai via correios.
Fiz por procuração, pois meu pai é deficiente visual e não assina.
Precisei, apostilar a procuração original, precisei anexar cópia do meu RG autenticado e apostilado, precisei apostilar a Certidão original de nascimento do meu pai com sinal público, bem como o RG dele, também autenticado.
Se seu avô nasceu antes de 1911, precisa anexar a certidão de casamento ou outro documento que comprove a composição do nome completo dele. Se nasceu após 1911, basta indicar o nascimento no campo próprio do 1C.
Esse foi meu primeiro pedido que enviei, fiz como os amigos e amigas aqui me instruíram.
Pergunta: Você vai pedir a sua atribuição junto com a do seu pai? Creio que precise esperar que ele seja atribuído pra depois solicitar a sua.
Muito obrigada pelas informações!
Vou pedir uma por vez, vou esperar sair a atribuição do meu pai para depois fazer o meu.
Como vou fazer pessoalmente espero que sai mais rápido do que via correio, pois vamos entrar no período de férias em Portugal e as conservatórias ficam mais lentas pois alguns funcionários entram de férias!
@Vlad pen
Obrigada pela informações mas vou fazer uma de cada vez'
não aceita.
Estou com algumas dúvidas sobre o processo da minha sogra.
Depois de uma longa busca,localizamos o Assento de batismo do pai dela,nascido em 1902.Solicitei e,hoje,recebi.
Fiquei em dúvida sobre o envio do mesmo no processo.
Devo enviar uma cópia do que recebi ou tem que ser esse que está certificado?
Na realidade,o sr.Mário disse que seria a indicação do assento,mas como vi aqui no fórum que a data de nascimento dele interfere,achei melhor solicitar.
Além disso,o ACP Porto continua aceitando sem a transcrição do casamento?
Muito obrigada pela atenção.
São tantas dúvidas...
Meu avô é de 1902, como recebi orientação de amigos(as) aqui do fórum, eu fiz uma cópia e autentiquei para guardar comigo e enviei o registro original que recebi.
Farei assim então!
De fato,o português foi o declarante.Enviarei logo,então!!Agradeço imensamente!
Como era apenas para comprovar a composição de nome, não precisei apostilar.
Paguei o vale postal de € 175 para o ACP Porto na última sexta-feira. Alguém saberia me dizer quando ele poderá ser sacado pela conservatória?
1 - Corre o risco dos documentos serem enviados para lisboa nas férias dos funcionários da ACP Porto?
2 - Estou com todos os documentos prontos para enviar, logo abaixo postarei para que alguém que já tenha feito por lá me diga se está tudo certinho. Só que me surgiu a seguinte dúvida, li em alguns posts aqui no fórum que as conservatórias não aceitam RG com mais de 10 anos e a do meu pai é de 1999, ou seja, 18 anos. Então por isso estarei enviando junto com o RG autenticado e apostilado, a CNH também apostilada e autenticada já que foi tirada ano passado, tem algum problema enviar os dois?
Se ambos os pais forem portugueses, a transcrição de casamento é obrigatória para qualquer conservatória.
1- O risco existe sim. Em 2015 isso aconteceu e os processos ficaram 1 ano em Lisboa. Mas em 2016 isso não aconteceu. Ou seja, pode ser que sim ou pode ser que não. Eu resolvi arriscar...
2- O @Vlad disse, acima, que o ACP não aceita CNH. Só aceitam RG ou passaporte contendo a filiação. Se você tiver passaporte já ajuda.
Deve-se SEMPRE transcrever o casamento da mãe portuguesa. É regra em todas as conservatórias. Algumas poucas não exigem a transcrição de casamento do pai português se ele for o declarante. Mas no caso da mãe portuguesa, sendo declarante ou não, deve transcrever.
Sugiro que você faça a transcrição da sua mãe por Ponta Delgada ou pela 4ª CRC do Porto. São as mais rápidas. Fiz por Ponta Delgada e ficou pronta em exatos 14 dias. Assim que a conservatória te informar o número do assento de casamento após a conclusão, você já pode enviar o seu processo de atribuição para outra conservatória, pois PD e 4ª CRC do Porto só fazem transcrição de casamento, por isso são tão rápidas. Boa sorte!
Atualizando o meu processo de atribuição:
23/06/17 - Envio do processo (via DHL)
26/06/17 - Recebimento do processo no ACP do Porto