@mei obrigada mais uma vez! sabe me dizer se a copia do assento de nascimento do progenitor portugues tambem ja basta? é o que tenho! a transcriçao de obito tambem é necessaria?
falando da procuração a rogo por instrumento público, é necessário tirar cópia autenticada do RG de 3 testemunhas e apostilar?Se sim, posso colocar os 3 documentos numa única folha para que seja cobrado apenas 1 apostilamento?
@mei@caiodib@vlad pen : Surgiu mais uma dúvida! Para o meu trabalho, eu preciso do Passaporte Português.... Estava olhando pelo consulado, e para solicitar o Passaporte por lá eu preciso antes pedir meu cartão cidadão. Uma vez que eu conclua o processo da cidadania junto a ACP Porto, qual é o processo mais rápido para eu tirar meu passaporte português, vocês sabem dizer?
@Thiago Rosinhole, assim que o processo for concluído, e tiver o número do assento de nascimento, poderá agendar o Cartão do Cidadão no Consulado. Assim que receber a carta PIN, agende a retirada do CC, e a feitura do Passaporte. Este processo leva uns 30 dias. Outra opção que tem, é assim que o processo de atribuição for concluído, poderá ir a Portugal, e fazer os documentos em Lisboa, que deverá demorar 3-5 dias para fazer os dois. Lembro que esta segunda opção, terá de ter o passaporte brasileiro válido, entrará como brasileiro em Portugal, e terá de comprovar todas as exigências (seguro, dinheiro, hospedagem etc…), e terá de comprar passagem de volta, mesmo que não vá usá-la.
@Fernando Cruz Mandei o pedido de atribuição do meu pai com procuração à rogo. Precisei de levar as testemunhas ao cartório onde fiz a procuração. Levei meu pai + as testemunhas. Apostilei a procuração original e enviei o RG do meu pai Apostilado e meu RG apostilado e quem assinou o formulário 1C foi eu.
@Thiago Rosinhole, Você foi registrado antes de 1 ano de idade? O casamento da sua mãe já está transcrito, é isso? Se as respostas forem positivas, não tem diferença nenhuma ser atribuida ou nascida em Portugal vc tem o direito e ponto. Não interfere no tempo para a sua cidadania. Você pode escolher ACP ou OVAR. Sendo que eles vão parar em agosto por conta das férias. Pessoalmente demora um pouquinho, não fica na hora. Ovar só atende pessoalmente agendando e no momento só estão agendando para outubro.
Boa noite. Gostaria de contar com a ajuda deste fórum para esclarecer uma dúvida. Estou terminando minha atribuição por Tondela e posteriormente pretendo iniciar a atribuição dos meus filhos. Tondela está exigindo a transcrição do casamento e está um pouco demorado em razão da alta demanda. Não queria fazer a transcrição do casamento neste momento, tanto para ganhar tempo, como economizar dinheiro. Li no tópico que o ACP está bem rápido. No ACP eles exigem a transcrição sendo que sou o declarante e meus filhos foram registrados logo após o nascimento.
@Marco , se seu processo já esta em andamento em Tondela, não ha pq vc mudar para outra Conservatória. Faça a transcriçao de casamento em Tondela mesmo , caso contrário seu processo vai ficar suspenso e se vc cancelar Tondela, vc perde tudo q pagou. Depois do seu processo concluido dai sim vc pode mudar para outra Conservatória para fazer o processo dos seu filhos.
@Vlad Pen, obrigado pela resposta mas acho que não me fiz entender direito. Pretendo concluir meu processo em Tondela, porém não quero fazer dos meus filhos lá pelos motivos expostos, daí minha pergunta se no ACP exige que eu transcreva o casamento com brasileira, sendo o declarante.
@Marco, agora entendi, vc pode fazer o Processo dos seus filhos em ACP sem a transcriçao de casamento ,desde q a paternidade deles tenha sido declarada até 1 ano de idade.
Pessoal, sei que muitas conservatórias só aceitam certidões emitidas de até 180 dias, como o caso de Tondelae 4ª CRC Porto. Também sei que o consulado e Ponta Delgada aceitam até 1 ano.
Mas e a ACP ? Eu emiti minha certidão de nascimento no dia 28/11/2016. Alguém sabe se ACP já aceitou certidões com mais de 6 meses?
Pelo visto a ACP é a bola da vez. Pelas declarações tem sido mais rápida nas conclusões (caso até de 2 meses) e informaram que já estão analisando os processos de início de maio além de não exigir a transcrição quando o português é o declarante.
Vamos aguardar novos foristas a darem o retorno da ACP.
E com essa questão das exigências de transcrição de casamento por parte agora de Tondela, Ovar e Mangualde já exigiam, ACP VNG tem sido boas opções e esperamos sinceramente que não mudem as regras dos processos já em andamento quanto averbar o casamento como aconteceu com Tondela.
Boa noite, gente! Vou começar o processo de atribuição do meu pai para depois fazer o meu... Iria fazer em Vila Nova de Gaia, pelo fato de não pedirem a transcrição de casamento. Mas o meu avô (português) declarou o nascimento do meu pai logo no nascimento. E o mesmo se dá com meu pai e eu. Pelo que li acima, então poderia fazer pelo ACP do Porto sem transcrição de casamento, procede?
@Thamiris ACP tb não esta exigindo Transcriçao de casamento no seu caso...POR ENQUANTO !!!! Obs: Se os os dois avós forem portugueses e casaram no Brasil , é obrigatória a transcriçao.
@Vlad Pen Nossa, obrigada! Bom saber! Você recomendaria fazer então pela ACP do Porto ou por VNG mesmo? Só o meu avô era português. Casou no Brasil com minha avó brasileira.
Pessoal, fiz a pergunta para o ACP se era obrigatória a Transcrição do casamento (Pai Português declarante na certidão) e obtive a resposta abaixo: "Só analisando o processo. Com os melhores cumprimentos, GS
Eu fiquei com medo, não quis arriscar, enviei atribuição semana passada para o VNG mesmo, apesar de demorar mais.
Comentários
a transcriçao de obito tambem é necessaria?
falando da procuração a rogo por instrumento público, é necessário tirar cópia autenticada do RG de 3 testemunhas e apostilar?Se sim, posso colocar os 3 documentos numa única folha para que seja cobrado apenas 1 apostilamento?
Outra opção que tem, é assim que o processo de atribuição for concluído, poderá ir a Portugal, e fazer os documentos em Lisboa, que deverá demorar 3-5 dias para fazer os dois. Lembro que esta segunda opção, terá de ter o passaporte brasileiro válido, entrará como brasileiro em Portugal, e terá de comprovar todas as exigências (seguro, dinheiro, hospedagem etc…), e terá de comprar passagem de volta, mesmo que não vá usá-la.
Mandei o pedido de atribuição do meu pai com procuração à rogo.
Precisei de levar as testemunhas ao cartório onde fiz a procuração. Levei meu pai + as testemunhas.
Apostilei a procuração original e enviei o RG do meu pai Apostilado e meu RG apostilado e quem assinou o formulário 1C foi eu.
Se as respostas forem positivas, não tem diferença nenhuma ser atribuida ou nascida em Portugal vc tem o direito e ponto. Não interfere no tempo para a sua cidadania.
Você pode escolher ACP ou OVAR. Sendo que eles vão parar em agosto por conta das férias.
Pessoalmente demora um pouquinho, não fica na hora. Ovar só atende pessoalmente agendando e no momento só estão agendando para outubro.
Gostaria de contar com a ajuda deste fórum para esclarecer uma dúvida.
Estou terminando minha atribuição por Tondela e posteriormente pretendo iniciar a atribuição dos meus filhos.
Tondela está exigindo a transcrição do casamento e está um pouco demorado em razão da alta demanda.
Não queria fazer a transcrição do casamento neste momento, tanto para ganhar tempo, como economizar dinheiro.
Li no tópico que o ACP está bem rápido.
No ACP eles exigem a transcrição sendo que sou o declarante e meus filhos foram registrados logo após o nascimento.
Mas e a ACP ? Eu emiti minha certidão de nascimento no dia 28/11/2016.
Alguém sabe se ACP já aceitou certidões com mais de 6 meses?
Muito obrigado.
Pelas declarações tem sido mais rápida nas conclusões (caso até de 2 meses) e informaram que já estão analisando os processos de início de maio além de não exigir a transcrição quando o português é o declarante.
No meu caso de atribuição foram apenas 54 dias. Assento lavrado em 10/052017.
Excelente!!!
Vamos aguardar novos foristas a darem o retorno da ACP.
E com essa questão das exigências de transcrição de casamento por parte agora de Tondela, Ovar e Mangualde já exigiam, ACP VNG tem sido boas opções e esperamos sinceramente que não mudem as regras dos processos já em andamento quanto averbar o casamento como aconteceu com Tondela.
Obs: Se os os dois avós forem portugueses e casaram no Brasil , é obrigatória a transcriçao.
Só o meu avô era português. Casou no Brasil com minha avó brasileira.
Muito obrigada pela ajuda!
"Só analisando o processo.
Com os melhores cumprimentos,
GS
Eu fiquei com medo, não quis arriscar, enviei atribuição semana passada para o VNG mesmo, apesar de demorar mais.
Alguém poderia me informar se a certidão de nascimento do requerente que ACP exige é por cópia reprográfica ou se a de inteiro teor "comum" basta?
Precisa ser cópia reprográfica e apostilada.