Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

154555759601556

Comentários

• @Janice Picchi,

parabéns pela grande conquista!
    Ficamos felizes por ter sido de forma tão rápida. Comemore bastante! :)
  • @Marcia,

Ponta Delgada continua sendo melhor opção para transcrever meu casamento?
  • @Janice, Ponta Delgada e 4ª CRC do Porto
  • Uhuuuuu. Que alegria, @Janice. Parabéns!

Você poderia dizer o endereço exato que enviou ou documentos e vale postal, por favor?
  • @Janice Picchi, muito feliz por você!! Delicia receber uma noticia dessa!! Muito vinho, bacalhau para comemorar!!! Bom demais!! Felicidades!!
  • Olá, pessoal!

Preciso iniciar o processo de atribuição da minha avó (filha de português) e sua respectiva transcrição de casamento.

1) É possível enviar "no mesmo envelope" os 2 kits (um do processo de nacionalidade e outro da transcrição) ou o correto ou recomendável é fazer por etapas?

2) Pelos relatos acima, vale enviar para a ACP de Porto, correto? Mesmo para o caso da transcrição?

Muito obrigado a todos!
  • @Fernando, um processo de cada vez.
  • Obrigado, @Vlad! Farei desta forma.

Mas a ACP de Porto também faz transcrição de casamento ou devo mandar para Ponta Delgada?
  • @Janice Picchi, se importa em dizer qual era a divergência de nome?
  • @Fernando, faça a Transcriçao em Ponta Delgada, e depois de concluida, faça a Atribuiçao em ACP.
  • @Vlad, mas ela ainda é brasileira. Não deve ser primeiro a atribuição dela e só depois a transcrição, nessa ordem?
  • Certo, @Mel. Isto já foi providenciado.
    No caso, falo da transcrição de casamento da minha avó (filha dos portugueses).. Penso que primeiro tenho que pedir a atribuição de nacionalidade para ele e só então faço a transcrição de seu casamento ocorrido no Brasil, correto?
  • @Paula Araujo Oliveira

Endereço do ACP Porto para envio do Vale Postal:

Destinatário:
    IRN - Instituto dos Registos e do Notariado - Arquivo Central do Porto - ACP
    Rua Visconde de Setúbal, 328
    4200-498 PORTO PORTUGAL

Valor 175 Euros
    Finalidade: Manutenção de Residentes

E-mail: arquivocentral.porto@irn.mj.pt

Mandei meu processo pelo correio EMS para o mesmo endereço.
  • @Eneida Melo

Muitas pessoas me diziam que eu precisaria retificar os meus documentos antes de iniciar o processo, até tentei via cartório, mas só seria possível judicialmente o que ficaria muito caro e demorado. Como sou filha do português e ele foi o declarante na minha certidão de nascimento, além da divergência ser no nome da minha avó, resolvi enviar o processo.
    A divergência no nome da minha avó nos meus documentos: O nome dela que consta nos meus documentos brasileiros é CONCEIÇÃO CARDOSO PEDRA e no documento português do meu pai consta MARIA DA CONCEIÇÃO. Na época em que meus avós chegaram no Brasil a vinda era por chamamento, ela já saiu de Portugal com o sobrenome da família dela que a receberia no Brasil, passando a assinar Conceição Cardoso Pedra.
    Entendo que tudo correu bem porque meu pai (o português) foi o declarante na minha certidão, e além disso mandei todos os dados dos assentos de nascimento da minha avó, meu avô e do casamento deles, todos registrados na mesma freguesia.
    É isso.
  • Parabens @Janice Picci. Enviei meu processo dia 09/03.Mas o acp pediu uam certidao de casamento do meu pai (declarante). Não esperava esse contratempo mas providenciei no dia seguinte e remeti.Tenho esperancas que meu aasento esteja próximo de sair.
  • @Janice Picchi

Você fez a Transcrição de casamento do seu Pai para a sua posterior Atribuição?
  • editado May 2017
    @JoãoLuis @Osmir Renato

Já havia transcrito os dois casamentos e o óbito do meu pai pelo Consulado de Portugal em S.Paulo, foi uma exigência do Consulado fazer todas as transcrições, antes de iniciar meu processo. Se tivesse mandado diretamente para Portugal só o casamento dele com minha mãe seria necessário transcrever. (mas isso só soube bem depois). Foi nesse processo que surgiu a divergência no nome da minha avó que eu nem sabia que existia.
    Fui informada que precisaria corrigir a divergência antes de iniciar meu processo de atribuição. Foi então que pesquisando descobri este fórum que muito me ajudou e fui caminhando sozinha.
  • editado May 2017
    @Fernando Cruz ,quando eu disse fazer a Transcriçao primeiro, eu tava me referindo aos portugueses.Se ja foi feita, então primeiro atribuiçao da sua mãe e posteriormente a Transcriçao de casamento dela.
  • @Janice Picchi Em quanto tempo a transcrição do casamento do seu pai através do consulado de São Paulo?
  • Estão pedindo agora transcrição de casamento no porto mesmo o pai português tendo sendo o declarante??
  • @Juliana. No meu caso em que meu pai e declarante, eles nao pediram a transcrição,mas pediram uma certidão de casamento para comprovar a composicao do meu nome.
  • @marcoscoutojrncia
    Iniciei o processo em fev/2016 com a coleta dos doctos necessários. Em razão da divergência do nome da minha avó já relatado acima, o consulado pediu um documento português dele alegando que o nome da mãe não batia com o docto brasileiro. FELIZMENTE consegui com a 2a. esposa dele. Em maio/2016 saiu a transcrição do 1o. casamento do meu pai (o português) com a minha mãe, depois o consulado exigiu a transcrição do 2o. casamento dele e precisei coletar mais doctos o que foi bem difícil e demorou um pouco, e por fim o óbito. Essa parte saiu no final de julho/2016.
  • @Janice Picchi obrigado!
  • rpittarpitta Member
    Boa tarde! Estou com dúvidas sobre o processo de atribuição fora do consulado, pois, era onde iria fazer. Como no consulado a média é de 6 meses por atribuição acabei mudando de ideia.

Meu caso:
    Minha bisavó, falecida, Portuguesa nascida em Valpaços. Vou fazer o processo por atribuição para meu avô, depois para meu pai e finalmente eu. (Se souberem de uma maneira mais curta eu também aceito sugestões)

OBS: Já realizei há 1 ano atrás o processo de transcrição de casamento e óbito dos meus bisavós em Portugal (fiz pelo consulado de SP)

Agora minha dúvida é, como realizar este processo de atribuição em ACP.
    LINK checklist ACP: : http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest

Documentos para atribuição:
    Tipos de certidão aceitas para processos de atribuição e documentos de identificação:

1 Certidão do registo de nascimento do interessado, se possível, de cópia integral e emitida por cópia reprográfica, com firma reconhecida do notário que a assina e apostilada Esta certidão deve provar que a filiação relativamente ao progenitor de nacionalidade portuguesa (pai ou mãe) foi estabelecida durante a menoridade do interessado.

2 Cópia devidamente autenticada do seu documento de identificação (passaporte que contenha filiação ou RG), e apostilada

3 Modelo 1C preenchido e assinado, e assinatura reconhecida presencialmente em consulado ou por autenticidade em cartório.

4 Certidão de nascimento do pai ou mãe portuguesa, ou indicação de seu assento

5 Vale Postal no valor de 175,00 €

São somente estes dois documentos que necessito para dar entrada no processo de atribuição do meu avô?

Desculpa a pergunta básica, mas é que li em alguns tópicos e fiquei em dúvida quanto as documentações.

Poderiam me dar um norte, por favor?

Obrigado
  • @rpitta, ja respondido no outro tópico q vc perguntou.
  • Afinal...alguma conservatória está aceitando somente IT sem a cópia repro?
    Agradeço se me ajudarem pois gostaria de enviar o processo da minha filha no dia 01/07.
  • Amigos(as), Posso mandar 2 processos de atribuição numa mesma postagem?
    Um amigo que trabalha comigo também está pedindo atribuição e pensei em enviar os 2 pedidos via DHL numa mesma postagem.
    Enviaria cada processo em envelope separado e identificado com: "Pedido de atribuição de FULANO DE TAL."
    Será que dá problema?
  • editado May 2017
    @Leo somente processos interdependentes não podem ser enviados no mesmo momento, por exemplo processos de atribuição/transcrição do pai e atribuição do filho, porem processos de irmãos podem ser enviados em conjunto.
    Separe os processos em envelopes diferentes e envie ambos na mesma postagem.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.