Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

158596163641556

Comentários

  • Renato Nunes, ferias das conservatórias sempre na maioria mês de julho e agosto. Eles não param totalmente, os funcionarios tiram ferias e sempre tem 1 ou 2 funcionarios recebendo processos e atendendo o balçao para os casos de nasc, obitos...
  • Bom saber, @Maria Adelaide !

    A transcrição de casamento dos meus pais deve ficar pronto em Ponta Delgada já na próxima semana. Então no dia que sair, já mando o meu processo para o ACP do Porto! Espero que meu processo fique pronto até setembro.......
  • @Andre Henriques,

    A decisão sobre o destino do processo é do autor. Apenas orientamos pelas experiências que já possuímos de anos de fórum. A época de junho até agosto é complicada porque coincide com as férias na Europa. Isso não significa que todos os funcionários das conservatórias entrem de férias ao mesmo tempo. É um de cada vez. Contudo como as CRC estão lotadas de processos e ainda tem a demanda extra dos netos que estão a enviar processos de última hora antes da publicação da regulamentação, sem falar nas pessoas que vão pessoalmente a Portugal, um funcionário em férias faz falta para as conclusões dos processos.

    Realmente em 2015 foi um horror. Quando nos demos conta, uma série de processos amargaram o desvio da ACP Porto para Lisboa. Isso não aconteceu em 2016, ainda bem. Mas ficou a amarga lembrança. Por isso se atentem, analisem, pensem, comparem, acompanhem as postagens para que seja tomada uma decisão segura. Mas a decisão é de vocês, é claro.
  • Pois é, @Theresa .

    Estou agora nessa dúvida cruel. Preciso da minha cidadania até início ou meados de setembro e temo não conseguir se mandar para Vila Nova de Gaia, Tondela ou Ovar, pois nessas conservatórias os prazos estão entre quase 4 meses e 5 meses, ao que parece. A ACP do Porto parece estar numa média de 2 meses, mas tem esse risco que você falou. Estou pensando em ligar para a ACP para perguntar se existe algum risco de mandarem os processos para Lisboa.
  • @renato nunes_gomes se ligar por favor me informe, pois meu medo é o mesmo, estou com tudo em mãos e também seria apenas enviar
  • Boa tarde, pessoal!

    Tenho duas dúvidas sobre o processo de atribuição por Porto. Vou dar entrada na nacionalidade do meu pai e depois na minha.

    1- O ACP de Porto está aceitando receber mais de um processo em dois envelopes diferentes mas ao mesmo tempo (ex: atribuição e transcrição do casamento da mesma pessoa ou atribuição de pai e filho)
    2- Se meu pai for o declarante da minha certidão, preciso fazer a transcrição do casamento dele antes de pedir a minha? Li que anteriormente essa ACP não pedia a transcrição nessa situação específica

    Muito obrigada pela ajuda!
  • @leticia,
    Eu iria mandar a atribuição do meu Pai e do meu primo no mesmo envelope de EMS, fiquei na dívida e mandei a mensagem abaixo para ACP Porto. Me responderam com um econômico, mas esclarecedor: PODE.
    rs

    PODE

    De: leoxxxx@sapo.pt]
    Enviado: segunda-feira, 29 de Maio de 2017 1:21
    Para: Arquivo Central Porto
    Assunto: Recebimento de processo de atribuição por esta ACP.
    Saudações,

    Tenho dois familiares com 2 processos de atribuições distintos.
    Podemos enviar os 2 processos numa mesma postagem pelo correio? Ambos chegarão no mesmo pacote de postagem, mas com envelopes distintos em seu interior, devidamente identificados e com seus respectivos vales postais da taxa de 175 Euros.
    Ressalto que não há conexão entre os 2 processos, totalmente independentes.
    Desde já agradeço a atenção.



  • Obrigada pela ajuda @Mei e @Leo Mendes!
  • Bom dia, pessoal! Gostaria de repassar um caso interessante de uma amiga, que também me gerou dúvidas:

    Ao juntar as certidões para o processo de atribuição de meu pai (filho de português), verifiquei que embora possua uma certidão de casamento dele com minha mãe (brasileira falecida), esta não foi devidamente registrada no livro notarial.
    Dito isto, pergunto:
    1) Para efeito de preenchimento no formulário 1C, o estado civil do meu pai deve ser viúvo ou solteiro?
    2) Se viúvo, juntar a certidão de óbito de minha mãe seria uma forma de suprir a falta deste registro?
    3) De que modo será a transcrição de casamento dele, se necessária, já que a certidão não foi registrada? ACP Porto seria recomendada?
    OBS: O meu pai é o declarante em minha certidão de nascimento e o estado civil dele consta como casado com minha mãe.

    Se alguém puder ajudar, agradeço.
  • @andregmgomes,

    Se ainda estiver por aqui. Aconteceu algo semelhante comigo. Também enviei pelo Mundi, os Correios terceirizam utilizando a DHL. Basta que você envie um email para os Correios com os dados do envio (Código de Rastreio) que irão te passar as informações.

    Eu fiz isso e me responderam 10 minutos depois!

    Abraços
  • Como está o atendimento presencial na ACP? Entra na mesma fila dos correios ou tem fila diferenciada?
  • @mjrjunior,

    Leia isso: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/93230/#Comment_93230

    Não sei o que ela quer dizer com "IRN do Porto". Penso que seja ACP ou a 3ª do Porto.
  • Sobre as férias em ACP Porto, alguma notícia?

    Ainda vale mandar pra lá?
  • Penso que a celeridade da ACP Porto ficará prejudicada diante dos desvios de processos de Tondela face à exigência das Transcrições de Casamento.
    No final de tudo os tempos ficarão equivalentes. A diferença serão as exigências de cada conservatória.
  • editado June 2017
    @Theresa Lima,

    Meu receio de não conseguir minha cidadania até 25 de setembro (data da minha ida a Portugal) se dá justamente por não saber se eu poderei tirar meu CC em Portugal, pois certamente meu assento original será remetido à minha morada no Brasil. Só com o número do assento eu poderia solicitar o CC? Ou teria de pagar um novo assento de nascimento numa conservatória?
  • @mjrjunior Eu fui semana passada na ACP para dar entrada no processo da minha mãe e fui informada que não tem prioridade quem faz pessoalmente não....entra na fila tbm!
  • @Theresa Lima, boa tarde.

    Pretendo enviar meu processo amanhã, no caso para a ACP de Porto.
    Fiquei com uma "simples" dúvida e gostaria muito de sua ajuda, pois li informações divergentes em outros posts aqui.

    A cópia do RG do interessado necessita realmente seja apostilhada ou basta cópia autenticada? Ou isto depende da conservatória?

    Como irei enviar amanhã, acho que cabe ainda mandar pra Porto, certo?

    Obrigado.

  • editado June 2017
    @Fernando Cruz,

    Varia de Conservatória para Conservatória, pelo o que temos ciência, somente Ovar dispensa apostilamento do documento de identificação. ACP exige que seja apostilado.
  • Prezado @fabiomalta
    Fiz como recomendou e enviei uma reclamação no sistema do site dos correios. Me responderam em 10 minutos mesmo, já com a confirmação de dia e hora em que minha documentação foi entregue. Obrigado.
  • Fernando CruzFernando Cruz Member
    editado June 2017
    Certo, @Fabio! Vou mandar mesmo apostilada pra garantir.
    Obrigado.

    Agora surgiu outra dúvida:
    No caso, o português nasceu em 1901, ou seja, só tenho mesmo o assento de batismo dele enviado pela Universidade de Coimbra e sua certidão de transcrição de casamento concluída recentemente.

    No quadro 4 do formulário 1C devo assinalar o campo 2 (certidão do registro de nascimento de mãe/pai nacional português), que equivale ao assento de batismo e marcar também outros documentos e escrever "assento de CASAMENTO do pai português"?

    Além da certidão de casamento do interessado que estou enviando por conta da alteração do nome, há algum "outros documentos" para incluir neste campo?

  • Pessoal, alguém sabe se a CNH é aceita na ACP?

    Obrigada!
  • @Michelle
    Maioria das conservatórias pedem RG, não aceitam a CNH.
  • @Danielle Ferreira,

    Você sabe se dando entrada pessoalmente na ACP, pelo menos meu processo é numerado na hora?

    Obrigado!
  • @RodrigoCHVilela ,

    Não sei se existe essa regra. Eu ouvi relato de uma pessoa que só teve o processo numerado mais de uma semana depois.
  • @Renato Nunes_Gomes

    Entendi, fiz essa pergunta apenas pq estou com medo, pois vai começar as ferias na Europa e não quero de forma alguma que meu processo vá para Lisboa.
  • Alguém com informações sobre as férias da acp?
  • Esse é o meu maior receio, @RodrigoCHVilela
  • editado June 2017
    Pessoal,

    As CRCs não param por causa das férias, é feito rodízio de funcionários. Como em um cartório no Brasil, por exemplo. O que acontece é que fica mais lento o serviço, obviamente, pois tem uma pessoa a menos.

    Os processos ficam parados quando o conservador, no caso de ACP, A Sra Isabel Maria Rocha de Almeida, sai de férias, pois ai, os processos não são concluídos. Penso que foi um fato esporádico que em 2015 tenho sido remetido a Lisboa, porém não há como garantir que não poderá acontecer novamente.
  • Pessoal,

    ontem fui postar um pedido de atribuição e o funcionário dos Correios me informou que eles não renovaram o convênio com Portugal para envio de vale postal.

    Alguém sabe dizer se isto procede e caso positivo, qual seria a solução?

    Grato.
  • Fiz dois vales sexta sem problema. Grupo de Gaia tem gente que fez vale ontem....
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.