Olá pessoal, estou pretendendo entrar com o processo de atribuição pelo correio ( modelo 1C) pela ACP, já que me disseram que ela é pouco rígida com relação a casamento, pois meu pai portugues era casado com outra mulher que não era minha mãe no momento que eu nasci e nunca se casou com minha mãe. Eu imagino que isso possa dar algum tipo de problema. Mas gostaria de saber se ACP é pouco rígida com essa parte mesmo ou se tem alguma conservatória menos rígida com relação a casamentos. Eu mandei e mail na ACP faz dois dias mas não fui respondido. O email deles é esse mesmo? arqc.porto@dgrn.mj.pt
Boa noite, Vou dar entrada no processo de atribuição da minha avó sem averbar o casamento do meu bisavô. Porem, lendo os comentários me surgiu uma duvida. Pra fazer a atribuição dela, eu preciso enviar, dentre outros documentos, a certidão de nascimento (nome de solteira), copia da identidade (nome de casada) e preencher o documento 1C (casada ou solteira?).
Pessoal, se nao me engano eu li essa informação aqui no fórum ou em alguma página no facebook, relacionada. Enfim, o ACP aceita dois processos de atribuição simultâneos?
@rodrigoiferreira, A ACP me respondeu uma vez, que eu poderia mandar 2 processos de pedido de atribuição num mesmo envelope, de duas pessoas diferentes, desde que um não dependesse do outro, ou seja, vc poderia mandar os pedidos de atribuição do seu pai e do seu tio, irmão do seu pai na mesma remessa, mas dentro do envelope, teria que haver 2 envelopes, cada um com a documentação relativa a cada pedido de cada pessoa diferente, devidamente identificado. O que eu li que não estavam aceitando é mandar 2 processos do tipo: A atribuição do seu pai e o seu pedido de atribuição pra quando seu pai fosse atribuído. Nesse caso, vc mandaria o do seu pai, esperaria publicar a atribuição dele e só depois enviar o seu
@LuizCampo Grande acho melhor nem fazer esse tipo de pergunta para a Conservatória ou vão começar a exigir coisas que normalmente não exigiriam..essa é uma opinião pessoal minha.Peço que peça uma opinião para as Moderadoras @Marcia ou a @TherezaLima para ver o que elas dizem.
@rodrigoiferreira Ovar sei que aceita, mandei o meu e da minha irmã, mas tem que ser os dois em envelopes separados, cada um com suas respectivas certidões e vales postais tb separados. Pode juntar os dois envelopes(com o nome de cada requerente) em um envelope maior.Acredito que ACP aceita tb..se forem irmão, irmã, primo prima, Agora se for pai e filho, acredito que não.Vi o post de uma menina aqui que disse que mandou o da mãe e o dela e VNGaia aceitou.
@Luis, essa pergunta sobre se o processo de ACP pode ser encaminhado para Lisboa eu não posso te responder..Vc que tem que decidir!! Na dúvida, mande para Gaia.
Estou em Lisboa e pronta para sair daqui de carro para ir para o Porto ou Vila Nova de Gaia, para dar entrada no processo de atribuição, pela nova lei. Vocês sabem dizer se essas duas CRCs ainda estão aceitando atribuição sem precisar da transcrição do casamento, sendo que o avô português foi o declarante na certidão de nascimento da mãe? Obrigada
Vou pedir atribuição pela ACP Porto por não exigirem transcrição de casamento do meu pai (português atribuído e declarante no meu nascimento), a dúvida que resta é se existe alguma exigência específica dessa conservatória?
Os documentos que vou preparar são:
1) O vale postal (175,00 euros) e o endereço de envio serão: IRN, IP Rua Visconde de Setubal, nº 328 4200-498 – Porto
2) O formulário 1C será reconhecido por autenticidade e não será apostilhado 3) Minha cópia de identidade será reconhecida por autenticidade e será apostilhada 4) Minha certidão de nascimento será inteiro teor por cópia reprográfica e será apostilhada 5) Não preciso da transcrição de casamento de meu pai. Ele é português atribuído e declarante no meu nascimento. Conforme disseram aqui no fórum, tanto ACP quanto VNG não exigem a transcrição.
Essas informações procedem? Preciso apostilhar o item 2 ou reconhecer por autenticidade o item 4? Alguma coisa que esteja esquecendo?
Amigos(as), bom dia! Um amigo me pediu informações sobre atribuição de menor, ele fará via ACP Porto. Mas fiquei com dúvidas na documentação. Podem me Confirmar se são estas? 1 - Assento do português genitor. 2- Certidão inteiro teor apostilada do menor. 3- Cópia autenticada e apostilada do menor, se for maior de 14 anos. 4-Rgs autenticados e apostilados de ambos os pais. 5-formulário1C preenchido e com.aassinaturade ambos os pais reconhecidas por autenticidade.
@Vlad, Baixei esse mesmo. O arquivo 1c para menoresPDF Quantos aos docs, a lista está certa? Tô preocupado de transmitir alguma informação errada. Grande abraço
Alguém sabe informar se existe alguma forma de verificar as informações da transcrição de casamento, por exemplo foi realizado a transcrição do casamento + óbito do meu bisavô, nascido a mais de 100 anos, sabem responder se essa averbação vai constar no livro de batismo dele de 1907 ou é criado algo novo, tipo uma certidão informatizada (atual) com as informações do casamento, óbito, etc, como eu consulto isso?
@Priscila, não exige se o portugues ou portugues atribuido foi quem reconheceu a paternidade do filho.Do contrário tem transcrever e se os dois forem portugueses(casal) tb.
@apartme envie um email para crcentrais@dgrn.mj.pt
Comentários
Mas gostaria de saber se ACP é pouco rígida com essa parte mesmo ou se tem alguma conservatória menos rígida com relação a casamentos.
Eu mandei e mail na ACP faz dois dias mas não fui respondido. O email deles é esse mesmo? arqc.porto@dgrn.mj.pt
Vou dar entrada no processo de atribuição da minha avó sem averbar o casamento do meu bisavô. Porem, lendo os comentários me surgiu uma duvida. Pra fazer a atribuição dela, eu preciso enviar, dentre outros documentos, a certidão de nascimento (nome de solteira), copia da identidade (nome de casada) e preencher o documento 1C (casada ou solteira?).
A ACP me respondeu uma vez, que eu poderia mandar 2 processos de pedido de atribuição num mesmo envelope, de duas pessoas diferentes, desde que um não dependesse do outro, ou seja, vc poderia mandar os pedidos de atribuição do seu pai e do seu tio, irmão do seu pai na mesma remessa, mas dentro do envelope, teria que haver 2 envelopes, cada um com a documentação relativa a cada pedido de cada pessoa diferente, devidamente identificado.
O que eu li que não estavam aceitando é mandar 2 processos do tipo: A atribuição do seu pai e o seu pedido de atribuição pra quando seu pai fosse atribuído. Nesse caso, vc mandaria o do seu pai, esperaria publicar a atribuição dele e só depois enviar o seu
04/07/2017 - Envio do processo para o ACP do Porto (Via EMS)
Você acha melhor fazer o processo pela ACP ou VNGaia? ACP corre o risco do processo ser encaminhado pra Lisboa?
Obrigada
Vou pedir atribuição pela ACP Porto por não exigirem transcrição de casamento do meu pai (português atribuído e declarante no meu nascimento), a dúvida que resta é se existe alguma exigência específica dessa conservatória?
Os documentos que vou preparar são:
1) O vale postal (175,00 euros) e o endereço de envio serão:
IRN, IP
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
2) O formulário 1C será reconhecido por autenticidade e não será apostilhado
3) Minha cópia de identidade será reconhecida por autenticidade e será apostilhada
4) Minha certidão de nascimento será inteiro teor por cópia reprográfica e será apostilhada
5) Não preciso da transcrição de casamento de meu pai. Ele é português atribuído e declarante no meu nascimento. Conforme disseram aqui no fórum, tanto ACP quanto VNG não exigem a transcrição.
Essas informações procedem? Preciso apostilhar o item 2 ou reconhecer por autenticidade o item 4? Alguma coisa que esteja esquecendo?
Desde já agradeço aos que puderem ajudar!
Li que ACP precisa de registros criminais apostilhada. VNGaia também?
28/06/17 - Envio do processo para o ACP Porto (via Sedex)
05/07/17 - Recebimento do processo no ACP Porto pela Sra. Glória
Como @mei disse em outro tópico, já sabemos de 2 funcionarios trabalhando no período de férias (Sra. Glória e sr. Mário), isso é bom!
Minha amiga deu entrada em meu processo pessoalmente com procuração que dei para ela, o processo foi numerado na mesma hora.
Data da entrada 28/06/17
Numero 28xxx/2017
Um amigo me pediu informações sobre atribuição de menor, ele fará via ACP Porto. Mas fiquei com dúvidas na documentação.
Podem me Confirmar se são estas?
1 - Assento do português genitor.
2- Certidão inteiro teor apostilada do menor.
3- Cópia autenticada e apostilada do menor, se for maior de 14 anos.
4-Rgs autenticados e apostilados de ambos os pais.
5-formulário1C preenchido e com.aassinaturade ambos os pais reconhecidas por autenticidade.
Esqueci algo?
Grato
Baixei esse mesmo. O arquivo 1c para menoresPDF
Quantos aos docs, a lista está certa?
Tô preocupado de transmitir alguma informação errada.
Grande abraço
@apartme envie um email para crcentrais@dgrn.mj.pt