Essa demanda crescente aconteceu também no mês de julho do ano passado. A ACP recebeu muitos processos de Lisboa, antes disso, ou seja, nos meses anteriores, a nacionalidade ficava pronta em 30 dias. São muitos pedidos de brasileiros. Outro motivo que justifica o aumento da demanda e a imensa quantidade de pedidos dos Venezuelanos, por conta da crise na Venezuela. O número de pedidos de nacionalidade portuguesa de cidadãos venezuelanos nos Consulados de Caracas e Valência, e nos oito departamentos públicos honorários espalhados pela Venezuela de janeiro a outubro do ano passado (2018) fixou-se em 8.299. Corresponde aumento de 82,6% relativamente a 2017, segundo dados do Instituto dos Registos e Notariado.
Precisamos focar no nosso objetivo, pensamento positivo.
@flavia_s_r esses adEvogados... rs Muito obrigado pelas informações!!
@Pessoal uma dúvida: Em 15 dias estou indo para lisboa, enviei o processo para a ACP, será que eu consigo consultar seu andamento em algum lugar de lisboa ou preciso ir pessoalmente até a ACP?
ACP sempre deu esse prazo mesmo quando era rápida. Então ficamos na mesma aqui hahaha meu processo já está com 70 dias, então espero que não chegue a 90 não hahaha
Um barato ver o pessoal quase surtando de ansiedade por causa dos 3 meses de espera para sai o processo kkkk Queria ver vocês esperando pelos Consulados que dão prazo de 12 meses e ainda mandam para CRC Lisboa. Eu dei entrada pelo CH de Santos SÓ demorou 8 meses, COMEMOREI PRA CARAMBA! 3 MESES??? É FESTA! KKKKK
@renato_CPO não é ansiedade, muitos de nós temos algum planejamento e por isso enviamos para ACP, porque la a estimativa de prazo sempre foi melhor, se você enviou para o consulado é porque ou não tem pressa, ou nenhum planejamento a curto prazo
Oh Renato, eu estou nessa saga há 5 anos, por isso a ansiedade. O processo de minha avó demorou 3 anos pq contratei uma assessoria q deu entrada e sumiu no mundo deixando o processo parado. Corri para finalizar e depois enviei o de minha mãe para a 3ª CRC do Porto que na época finalivaza o processo em 2 meses. Acabou q foi transferido para Vila do Conde e finalizou 7 depois do prazo que eu previ. Agora enviei o meu para ACP e novamente vou esperar mais do que previsto. São 5 anos esperando! Não vejo a hora de agar essa saga!!!! rsrsrsrs
Isso mesmo, Jefferson, é a questão da expectativa. Se soubesse q ACP ia demorar 8 meses, estaria bem tranquila agora. Acontece q ACP já chegou a finalizar em menos de um mês no ano passado. Ultimamente a média era de 2 meses, então fiquei 2 meses esperando. Agora q passou desse tempo, a ansiedade aumenta pq superou o prazo estimado e não temos nenhuma notícia de qdo será finalizado. Tenho CC agendado para 14/03 em SSA, q agendei em 14/12 pq achei q daria tranquilamente para o processo ser concluído. Agora se ñ sair, só vou conseguir agendar para maio ou junho.
Pessoal, é o seguinte Já estou com a documentação da minha esposa para enviar pro ACP, sendo que só falta a transcrição do casamento da mãe. O processo de transcrição está tramitando no consulado de SP há mais de 1 mês e deve sair em breve.
Como o ACP vai levar pelo menos uns 3 meses pra analisarem, com certeza a transcrição já vai ter saído e deverá constar no sistema. Vcs veem algum problema de enviar nessa situação? É que devemos ir de mudança pra Europa em agosto/setembro e seria ótimo já ir com essa atribuição...
Caso dê algo errado e atrase a transcrição ou acelere muito o ACP, como funciona a exigência? Volta pra estaca zero? Obs: As documentações estão todas cristalinas...
Eles olham a papelada já no momento da numeração?? Se sim, melhor eu não arriscar...
Se alguém puder comentar o que pode dar errado agradeceria muito!
de ontem para hoje esse tópico ganhou 91 novos comentários, acho que é o mais movimentado daqui... se a demanda no ACP subiu igual a qtde de pessoas comentando aqui então é provável que eles já devem estar carregados
A transcrição do casamento da minha avó acaba de ficar pronta. Ela é portuguesa por atribuição, ou seja, nascida no Brasil. Tenho o assento de nascimento dela pelo Civil Online (sem a transcrição do casamento). Agora estou providenciando a atribuição da minha mãe e estou em dúvida sobre como preencher o formulário 1C. Como eu preencho o quadro 2? Deixo os campos freguesia e concelho em branco? Ou é melhor não preencher nada e pagar uma nova certidão (atualizada com a transcrição do casamento) pelo Civil Online? Obrigada.
Pela planilha, os processos de novembros ja foram na sua maioria concluidos portanto a qualquer momento eles tem que comecar a liberar os de dezembro, certo?
1 - eu não mandaria a certidão de casamento da requerente, você vai precisar dela na hr de transcrever o casamento. (Minha avó mudou o nome depois de casada, portanto está diferente do nome registrado na certidão de nascimento da mesma)
2 - sua avó tem mais de 70 anos? se a resposta for sim, falta a prova de vida, sugiro fazer no consulado, é gratuita e não é necessario apostilar. (Sim, mais de 90, só posso fazer a prova de vida quando eles me solicitarem? )
3 - cópias reprograficas estão legiveis? se a resposta for não, entao você deve mandar a certidão por inteiro teor digitada pra auxiliar na leitura, eu mandaria apostilado. (Estão todas legíveis, irei mandar todas apostiladas)
4 - o casamento do portugues foi no brasil? se a resposta for sim você esta acertando em mandar a certidão de casamento do portugues (ok, foi no Brasil)
@luizaparada estou na mesma situação, também mandei para 3 do Porto e toda a demora e a transferência do processo para vila do conde no processo do meu pai, agora mandei o meu processo para ACP e pelo jeito vai demorar
Eu estou nessa saga já tem uns 5 anos. Foi muito sofrido pra mim desvendar o Concelho e a Freguesia de batismo do meu avô. Ninguém da minha família tinha essa informação. Eu só sabia que meu avó tinha vindo do Porto de navio e que a documentação dele que estava com a minha tia tinha sido devorada pelos cupins. Eu não tinha nada dele. Nem o arquivo Nacional do Brasil tem a documentação dele, apenas uma ficha. Tive que me cadastrar no arquivo Central do Porto e olhar página por página vários livros gigantescos de batismo de freguesias de vários Concelhos. Olha que são muitas. Confesso que já tinha até desistido, mas voltei a procurar e com a ajuda da minha esposa finalmente achei o livro. Já tirei a cidadania do meu pai, agora estou na expectativa da minha. Não tem como ficar tranquilão.
Outra coisa, eu tenho viagem marcada em abril pra Portugal apenas com passagem de ida comprada, justamente por conta da expectativa de conseguir a nacionalidade Europeia...rsrsrrs.. Se eu não conseguir a cidadania a tempo, fatalmente vou ter que comprar a passagem de volta também no laço e mais cara, pois a TAP não vai me deixar embarcar somente com a de ida tendo apenas a nacionalidade brasileira. E mesmo que eu consiga embarcar só com a de ida, chegando em Portugal a imigração vai me questionar, logo vou ter que gastar mais dinheiro a toa com uma passagem de volta, que nem sei se vou usar esse ano.
Alguém pode me explicar como é a questão do agendamento para entrevista no consulado para tirar cartão cidadão? eu consigo/devo agendar antes do meu processo ser concluído? A agenda do consulado fecha para entrevistas? Se sim, quando abre? (meu estado é minas) Eu posso ir pra Portugal pra morar e tirar o cartão cidadão lá?
1 - Tem que fazer cadastro de informações pessoais e agendar atendimento no site para apresentação de documentos e coleta de dados biométricos (fotografia, altura, impressões digitais e assinatura) no Consulado;
2 - Processo de cidadania em andamento não é impeditivo pra se antecipar e fazer logo o agendamento de atendimento no Consulado. Inclusive é aconselhável que se faça isso até pra você ganhar tempo, uma vez que normalmente somente se consegue data de atendimento de meses pra frente.
3 - Não podemos considerar o atendimento no Consulado como se fosse uma entrevista, uma vez que não se trata de pedido de visto, apenas solicitação de cartão cidadão. Muito tranquilo.
4 - Pode morar em Portugal apenas com a nacionalidade brasileira usando o visto automático de turismo pelo prazo de 3 meses; e tirar o cartão cidadão por lá assim que sair a sua cidadania. Ou esperar sair a cidadania e depois viajar pra Portugal pra fazer o procedimento. Só ficar esperto que se você for penas com a nacionalidade brasileiro, vai ter que comprar passagem de volta, fazer seguro viagem e provar ter dinheiro pra se sustentar, uma vez que a Europa em geral exige isso de qualquer cidadão que não tenha nacionalidade de países do bloco Europeu (União Europeia). Só como exemplo, existem colegas que postam nesse fórum que moram em Lisboa ou Porto e estão esperando sair a cidadania; e outros, como eu, que só está esperando deferir o processo pra meter o pé pra terra dos Tuga. A escolha é sua.
Segue link do Consulado Geral de Portugal em Belo Horizonte com a lista de documentos e procedimentos que você deverá adotar para tirar o seu cartão cidadão:
@Marcelo Machado 1. quando você diz que ela mudou de nome, você quer dizer que ela acrescentou o sobrenome do conjuge, é isso? se for, é como eu falei, você não manda a de casamento agora, se você ler a certidão de nascimento, no final consta uma anotação que se refere ao casamento, essa é a sequencia do processo, minha avó foi assim tambem.
2. a prova de vida você pode e deve fazer ja, prova de vida para pessoas com mais de 70 anos é um exigencia do processo.
@Marcelo Machado 3. ok 4. essa você esta acertando, eu cai em exigencia nisso, depois pra cumprir a exigencia mandei a de óbito do portugues, mais poderia ser a de casamento.
@carlos romão depois de finalizado o processo, com o assento de nascimento provando a dupla nacionalidade em mãos, ainda assim você acha que exigem passagem de ida e volta? eu tava torcendo por isso, pra que essa certidão fosse valida.
A minha ideia e viajar somente com passagem de ida e levando várias provas de cidadania europeia em mãos, como cópia de livro de batismo dos avós e bisavós; cópia de assento e cartão cidadão do meu pai; e o principal, minha cópia de certidão portuguesa. Com essa pilha de documentos eu provo ou não que sou europeu? Não podem impedir entrada de nacional do país deles. Se perguntarem o que vou fazer em Portugal, apenas direi que vou tirar meu NIF, cartão cidadão e depois estudar. Tudo verdade.
@Jefferson souza, @CARLOS ROMÃO, Se a entrada for por Portugal vocês conseguem entrar apenas com o assento de nascimento, diversas vezes em que o SEF foi questionado a resposta é que não é barrada e entrada de nacional Português. Não tem nessecidade de levar uma porção de documentos, seu passaporte brasileiro e o assento português são o suficiente. Claro que o ideal é ter o cartão do cidadão mas se não tiver como providenciar no Brasil... Isso entrando direto por Portugal, não acredito que fazendo a imigração em outro país eles irão ter acesso ao sistema para verificar se você é nacional português ou não. E também ninguém garante que terão boa vontade de fazer isso. Quanto a passagem aérea quem pode causar problema é a companhia aérea que pode exigir a passagem de volta quando for fazer o check in. Recomendo consultar, de preferência por e-mail, a companhia sobre a necessidade de compra da passagem de volta e levar o e-mail de resposta deles para garantir que não terão problemas ao embarcar.
Sei que o assento português é o suficiente, mas vou levar mais coisas só pra não ter dúvidas; com certeza a primeira barreira é a TAP. Claro, vou direto pra Portugal. Não posso me arriscar em fazer conexão em outros países. Mas com o assento em mãos Portugal não pode questionar.
Comentários
Consulado do RJ.
Pesquisando eu vi que outras conservatorias levam de 12 a 18 meses para concluir os processos
Essa demanda crescente aconteceu também no mês de julho do ano passado. A ACP recebeu muitos processos de Lisboa, antes disso, ou seja, nos meses anteriores, a nacionalidade ficava pronta em 30 dias. São muitos pedidos de brasileiros. Outro motivo que justifica o aumento da demanda e a imensa quantidade de pedidos dos Venezuelanos, por conta da crise na Venezuela. O número de pedidos de nacionalidade portuguesa de cidadãos venezuelanos nos Consulados de Caracas e Valência, e nos oito departamentos públicos honorários espalhados pela Venezuela de janeiro a outubro do ano passado (2018) fixou-se em 8.299. Corresponde aumento de 82,6% relativamente a 2017, segundo dados do Instituto dos Registos e Notariado.
Precisamos focar no nosso objetivo, pensamento positivo.
Muito obrigado pelas informações!!
@Pessoal uma dúvida: Em 15 dias estou indo para lisboa, enviei o processo para a ACP, será que eu consigo consultar seu andamento em algum lugar de lisboa ou preciso ir pessoalmente até a ACP?
Obrigado
Tem que ligar para linha de registros e esperar 1h no telefone mesmo, Rs
Estou morando aqui em Lisboa e fico nessa saga também.
"É que a ACP tendia a ser mais ágil... Principalmente, para processos entregues presencialmente. Mas a gente se vira até lá! Hahahhah"
4 meses passa voando.. hehe
Queria ver vocês esperando pelos Consulados que dão prazo de 12 meses e ainda mandam para CRC Lisboa. Eu dei entrada pelo CH de Santos SÓ demorou 8 meses, COMEMOREI PRA CARAMBA!
3 MESES??? É FESTA! KKKKK
Como o ACP vai levar pelo menos uns 3 meses pra analisarem, com certeza a transcrição já vai ter saído e deverá constar no sistema. Vcs veem algum problema de enviar nessa situação?
É que devemos ir de mudança pra Europa em agosto/setembro e seria ótimo já ir com essa atribuição...
Caso dê algo errado e atrase a transcrição ou acelere muito o ACP, como funciona a exigência? Volta pra estaca zero?
Obs: As documentações estão todas cristalinas...
Eles olham a papelada já no momento da numeração?? Se sim, melhor eu não arriscar...
Se alguém puder comentar o que pode dar errado agradeceria muito!
se a demanda no ACP subiu igual a qtde de pessoas comentando aqui então é provável que eles já devem estar carregados
1 - eu não mandaria a certidão de casamento da requerente, você vai precisar dela na hr de transcrever o casamento.
(Minha avó mudou o nome depois de casada, portanto está diferente do nome registrado na certidão de nascimento da mesma)
2 - sua avó tem mais de 70 anos? se a resposta for sim, falta a prova de vida, sugiro fazer no consulado, é gratuita e não é necessario apostilar.
(Sim, mais de 90, só posso fazer a prova de vida quando eles me solicitarem? )
3 - cópias reprograficas estão legiveis? se a resposta for não, entao você deve mandar a certidão por inteiro teor digitada pra auxiliar na leitura, eu mandaria apostilado.
(Estão todas legíveis, irei mandar todas apostiladas)
4 - o casamento do portugues foi no brasil? se a resposta for sim você esta acertando em mandar a certidão de casamento do portugues
(ok, foi no Brasil)
Outra coisa, eu tenho viagem marcada em abril pra Portugal apenas com passagem de ida comprada, justamente por conta da expectativa de conseguir a nacionalidade Europeia...rsrsrrs.. Se eu não conseguir a cidadania a tempo, fatalmente vou ter que comprar a passagem de volta também no laço e mais cara, pois a TAP não vai me deixar embarcar somente com a de ida tendo apenas a nacionalidade brasileira. E mesmo que eu consiga embarcar só com a de ida, chegando em Portugal a imigração vai me questionar, logo vou ter que gastar mais dinheiro a toa com uma passagem de volta, que nem sei se vou usar esse ano.
Obrigado desde já!
Segue abaixo resposta das suas perguntas:
1 - Tem que fazer cadastro de informações pessoais e agendar atendimento no site para apresentação de documentos e coleta de dados biométricos (fotografia, altura, impressões digitais e assinatura) no Consulado;
2 - Processo de cidadania em andamento não é impeditivo pra se antecipar e fazer logo o agendamento de atendimento no Consulado. Inclusive é aconselhável que se faça isso até pra você ganhar tempo, uma vez que normalmente somente se consegue data de atendimento de meses pra frente.
3 - Não podemos considerar o atendimento no Consulado como se fosse uma entrevista, uma vez que não se trata de pedido de visto, apenas solicitação de cartão cidadão. Muito tranquilo.
4 - Pode morar em Portugal apenas com a nacionalidade brasileira usando o visto automático de turismo pelo prazo de
3 meses; e tirar o cartão cidadão por lá assim que sair a sua cidadania. Ou esperar sair a cidadania e depois viajar pra Portugal pra fazer o procedimento. Só ficar esperto que se você for penas com a nacionalidade brasileiro, vai ter que comprar passagem de volta, fazer seguro viagem e provar ter dinheiro pra se sustentar, uma vez que a Europa em geral exige isso de qualquer cidadão que não tenha nacionalidade de países do bloco Europeu (União Europeia). Só como exemplo, existem colegas que postam nesse fórum que moram em Lisboa ou Porto e estão esperando sair a cidadania; e outros, como eu, que só está esperando deferir o processo pra meter o pé pra terra dos Tuga. A escolha é sua.
Segue link do Consulado Geral de Portugal em Belo Horizonte com a lista de documentos e procedimentos que você deverá adotar para tirar o seu cartão cidadão:
https://www.consuladoportugalbh.org.br/subitem2.asp?idmenu=&idsubitem=3&idsubitem2=4
Espero ter ajudado,
Boa sorte!
1. quando você diz que ela mudou de nome, você quer dizer que ela acrescentou o sobrenome do conjuge, é isso? se for, é como eu falei, você não manda a de casamento agora, se você ler a certidão de nascimento, no final consta uma anotação que se refere ao casamento, essa é a sequencia do processo, minha avó foi assim tambem.
2. a prova de vida você pode e deve fazer ja, prova de vida para pessoas com mais de 70 anos é um exigencia do processo.
3. ok
4. essa você esta acertando, eu cai em exigencia nisso, depois pra cumprir a exigencia mandei a de óbito do portugues, mais poderia ser a de casamento.
depois de finalizado o processo, com o assento de nascimento provando a dupla nacionalidade em mãos, ainda assim você acha que exigem passagem de ida e volta?
eu tava torcendo por isso, pra que essa certidão fosse valida.
A minha ideia e viajar somente com passagem de ida e levando várias provas de cidadania europeia em mãos, como cópia de livro de batismo dos avós e bisavós; cópia de assento e cartão cidadão do meu pai; e o principal, minha cópia de certidão portuguesa. Com essa pilha de documentos eu provo ou não que sou europeu? Não podem impedir entrada de nacional do país deles. Se perguntarem o que vou fazer em Portugal, apenas direi que vou tirar meu NIF, cartão cidadão e depois estudar. Tudo verdade.
Se a entrada for por Portugal vocês conseguem entrar apenas com o assento de nascimento, diversas vezes em que o SEF foi questionado a resposta é que não é barrada e entrada de nacional Português. Não tem nessecidade de levar uma porção de documentos, seu passaporte brasileiro e o assento português são o suficiente. Claro que o ideal é ter o cartão do cidadão mas se não tiver como providenciar no Brasil...
Isso entrando direto por Portugal, não acredito que fazendo a imigração em outro país eles irão ter acesso ao sistema para verificar se você é nacional português ou não. E também ninguém garante que terão boa vontade de fazer isso.
Quanto a passagem aérea quem pode causar problema é a companhia aérea que pode exigir a passagem de volta quando for fazer o check in. Recomendo consultar, de preferência por e-mail, a companhia sobre a necessidade de compra da passagem de volta e levar o e-mail de resposta deles para garantir que não terão problemas ao embarcar.
Sei que o assento português é o suficiente, mas vou levar mais coisas só pra não ter dúvidas; com certeza a primeira barreira é a TAP. Claro, vou direto pra Portugal. Não posso me arriscar em fazer conexão em outros países. Mas com o assento em mãos Portugal não pode questionar.
@luizaparada você fez o pedido do seu cartão cidadão como urgente ou normal?