Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

16146156176196201561

Comentários

  • @Andrevelhodacosta eu não ainda não pedi o meu, pq meu processo está em andamento na ACP, mas minha tia solicitou o dela em novembro, normal e chegou em menos de 1 mês no Consulado de Salvador. Ela ia solicitar urgente, mas a atendente não deixou de jeito nenhum, falou que chegava no mesmo prazo e realmente em menos de 1 mês chegou a carta pin na casa dela para retirar o CC no Consulado.
  • Pessoal , alguém já passou pela seguinte situação : Enviei por EMS , no aplicativo de rastreio dos correios aparece recebido em Portugal , e logo acima num horário posterior aparece Objeto encaminhado ( De Portugal para BR) como se estivesse voltando. Já no site do CTT aparece Receção Internacional (Lisboa) e após Objeto desalfandegado (Lisboa) ... me guio pelo site do CTT ? Nunca aconteceu isso , com essas informações desencontradas.
  • Galera, só reformulando, para atribuição a certidão de nascimento tem que ser de inteiro teor FOTOCÓPIA ou REPOGRAFICA ?
  • @igorelaura, para atribuição, tem q ser inteiro teor por cópia reprográfica.
  • @igorelaura, não entendi ao certo qual sua dúvida.
    Sim, para atribuição tem que ser a certidão de nascimento tem que ser emitida pelo método reprográfico. No cartório peça certidão reprográfica, se chamar de inteiro teor reprográfica o cartório costuma dizer que inteiro teor é uma e reprográfica é outra.

    Fotocópia, reprográfico ou, popularmente conhecido como, xerox são sinônimos.
  • Galera so para confirmar a documentação necessária para atribuição é a certidao do português, a minha certidao de nascimento de inteiro teor por copia repografica apostilada, copia da minha habilitação autenticada e apostilada o formulario 1c e o vale postal esta certo?
  • @Rodrigo Marreiro, o 1C com assinatura reconhecida por autenticidade em cartório. O restante está OK.
  • @luizaparada @CARLOS ROMÃO @Jefferson souza

    Calma que já já sai e boa sorte!
  • @Pessoal Alguém com caso igual ao meu conseguiu a atribuição pela ACP Porto ?
    Minha avó portuguesa tem o nome de solteira Amélia Gouveia mas após o casamento no Brasil passou a se chamar Amélia Gomes, no ato da transcrição de casamento Portugal não atualizou o nome dela porque seguindo as leis portuguesas não pode retirar todos os sobrenomes, então em Portugal ela continua se chamando Amélia Gouveia, me sugeriram mandar o processo para ovar junto com uma certidão de casamento de inteiro teor + apostila, e uma carta explicando a situação, mas como ovar é mais lenta gostaria de saber se alguém enviou algum processo semelhante ao meu para ACP Porto e deu tudo certo.
  • @Anderson acabei de enviar um processo assim mesmo p ACP. Já foi numerado. Enviei junto email da conservatória de Ponta Delgada explicando as razões legais p não mudança do nome. Enviei email da CRCentrais informando q não há nenhum problema na atribuição da nacionalidade do filho por isso. Apenas constará no assento del e português o nome da mãe como está no registro civil português. Fizemos uma declaração com firma reconhecida por autenticidade na qual o filho declara concordar que o nome de sua mãe no assento de nascimento português fique como o registro civil dela. Não há porque ACP criar problemas visto q a transcrição foi feita mas a lei portuguesa não permite a troca do nome. É a brasileira sim. Sendo as 2 leis de estados independentes e soberanos. Mandamos tb cópia apostilada da certidão de casamento dele c a troca do nome. É fizemos uma carta explicando tudo é assinatura reconhecida porvautrnticidade. Isso ocorre muito então não será a primeira vez q recebem um processo assim
  • @Carlos Romao, pegando o gancho da pergunta, dei entrada na cidadania da minha sogra pela ACP, processo foi recebido dia 05/02. É possivel agendar entao o CC antes da finalizacao da atribuicao? Nao é necessario fazer a transcricao do casamento dela antes de pedir? Sabe o prazo medio que esta demorando o agendamento?
    Grato
  • Pessoal, estou juntando a documentação para a atribuição do meu pai, e o cartório onde está o registro de nascimento dele, alegou que não emite certidão em inteiro teor "por cópia reprográfica" apenas a digitada. E no lugar da copia eles emitem uma certidão negativa informando que não faz copia reprográfica, para ser anexa a certidão digitada.

    Alguém já passou por algo parecido?
    ACP aceita apenas por cópia reprográfica, alguém sabe me dizer se tem a possibilidade deles aceitarem a digitada com essa certidão negativa do cartório?
  • @Renato_CPO não é ansiedade .... tenho uma vaga de emprego caso me torne português ... Estou em Lisboa aguardando...
  • @ADRIELAFFONSO , olha, mandei somente a digitada para 3CRC e por fim caiu em exigencia. Me informaram que a certidao reprografica era uma exigencia legal que nao poderiam abrir mao!
    Enviei a reprografica e tudo correu certinho!
    Aconselho ir ao cartorio e exigir a reprografica pois se nao me engano sao obrigados a fornecer!
  • CARLOS ROMÃOCARLOS ROMÃO Member
    editado February 2019
    @Thiago K, boa tarde!

    1 - Sim, é possível, nada impede;
    2 - Também não é necessário, basta informar o estado civil atualizado(casada) no formulário eletrônico de cadastro de pedido do CC, posteriormente, na próxima etapa, se faz o agendamento;
    3 - Muito tempo. Se você pedir neste exato momento pelo Consulado do RJ só aparecerá data disponível para início de agosto. Porém poderá reagendar pra data próximo se fizer consultar diárias, uma vez que o Consulado sempre disponibiliza vagas aleatórias, seja para evitar fraude de reserva de vagas, seja por desistência de agendamentos por parte dos requerentes.
  • @ADRIELAFFONSO até pouco tempo só se emitia a cópia reprografica com autorização de um juiz, mas a lei mudou e hoje em dia é tudo mais simples, basta preencher um requerimento. va até o cartório e conversa melhor com o pessoal la, é comum acontecer em cartórios pequenos. eu tive bastante dor de cabeça pra conseguir uma certidão do meu avô, precisei ir com advogado no cartório.
  • puuts blz, obrigado @Thiago e @Jefferson souza!
  • CARLOS ROMÃOCARLOS ROMÃO Member
    editado February 2019
    @Carlos Bicudo,

    Exatamente, não é brincadeira de criança. A maioria de nós que está nessa luta de obter a cidadania portuguesa tem metas a cumprir e objetivos a serem alcançados, que no conjunto fazem parte de um projeto importante e grandioso de vida. O Meu é estudar e morar, posteriormente ou concomitantemente trabalhar.


    Boa sorte pra nós!
  • @Carlos Bicudo, mas aí acho que você poderia entrar com a solicitação de prioridade!
  • @Carlos Bicudo, esse é um dos únicos motivos pelo qual é concedida urgencia no processo.
    Pegue uma carta com o empregador da promessa de trabalho em que esteja condicionada a apresentação da documentação para contratação e de entrada no pedido de urgência na conservatória.
  • @CARLOS ROMAO, Entrei no consulado preenchi o requerimento do CC. ele ele abre as datas para agendamento, em SP ja aparece data 28/02 porem na parte de baixo onde aparecem horarios fica data indisponivel. Isso acontece sucessivamente com todas as datas mesmo estando selecionaveis.
    Sera bug no sistema?
  • @ninaraminelli nossa, ferrou então kkk tomara que não passe de 90 dias o seu!!! E tomara que o meu também não, vou me mudar dia 08/03, então estou também na torcida dos ansiosos :O

    @Renato_CPO a ansiedade se dá devido a pessoas como eu e muitos aqui que tem planos a curto prazo, com viagem marcada e até algo em mente com relação à europa.
  • @Thiago K, tente fazer em outro navegador, lembro que tive algum problema com o site na época do meu agendamento e mudando de navegador resolveu.
    Quando fiz o meu as datas que apareciam destacadas eram apenas as que tinham horário disponível. Quando agendei atendimento no escritório de Santos tinha para semana seguinte (agendei na quinta e tinha horário pra sexta da outra semana). Em SP costuma ser rápido, não é como no RJ que demora meses aguardando.
  • CARLOS ROMÃOCARLOS ROMÃO Member
    editado February 2019
    @Thiago K,

    Você pode até agendar o pedido de CC agora, nada impede, inclusive é aconselhável até pra ganhar tempo, porém não se esqueça que tem que fazer a transcrição de casamento antes de efetivamente proceder com a entrega dos documentos no dia agendado pelo Consulado.

    Pretende fazer a transcrição de casamento da sua sogra por onde? Consulado de SP ou direto em Portugal?

    Se pelo Consulado for mais rápido, faça por aí mesmo. Me parece que pelo Consulado o assento de casamento sai na hora, mas você tem que testar o agendamento também.

    Agora se decidir fazer direto em Portugal, dizem que Ponta Delgada é o melhor lugar.

    Tem decidir isso tudo levando em consideração o tempo que o processo de sua sogra está em análise na ACP.

    Aqui no Consulado do RJ sei que o assento de casamento (transcrição) sai na hora, de acordo com relatos de colegas do fórum. Porém não tem data prevista de agendamento, isso eu sei por experiência própria, uma vez que fiz o devido cadastro dos dados ano passado e até hoje nada de data disponível pra agendar. Quer dizer, tenho uma solicitação de transcrição de casamento, porém sem agendamento, ou seja, mesma coisa que nada. Diante dessa situação, já me antecipei, aproveitando a ida da minha sogra pro Porto, e envie os docs necessários para o meu sogro protocolar o pedido de transcrição na 4° CRC (Porto), assim que sair a minha cidadania. O cartão cidadão vou tirar por lá também.
  • O tempo de conclusão de processos pela ACP para menores e menor do que o tempo para um adulto?
  • nada dos processos de dezembro?
  • ACP nao da prioridade a menores, @brastuga
  • Boa tarde
    Lendo por aqui os comentários, devo fazer parte dos estressados em breve.....
    Só tenho uma dúvida hoje, que ainda não sei o que seria melhor...
    Tenho toda a documentação, sou filho de portugueses e estou apostilando os documentos para envio...
    A duvida, que até uns amigos aqui, já deram sua opinião, continua a bater na cabeça...
    Fui casado, depois divorciei e casei com outra pessoa.
    Sei que para averbar o meu casamento, não é complicado .....
    O problema é averbar o divorcio e ter que constituir um advogado a distancia,onde sempre aparecem intermediários e cobram os olhos da cara.
    O que pensei em fazer, era não informar que sou casado e depois, estando em portugal, ai sim, faria tudo pessoalmente la . Não sei o que pode acontecer nesse caso... Seria somente ter que tirar o passaporte e o cartão cidadão novamente ??
    Outra opção, seria apenas dizer que sou casado e averbar o primeiro casamento.Só que em algum lugar da minha certidão, vai vir que não casei uma vez somente e ai acho que complica...
    Não queria pagar cerca de 1000/1500 Euros, para constituir um advogado a distancia...
    abs
    @JCCS
  • @JCCS
    você não precisará transcerver o casamento nesse primeiro momento. Nem mesmo seu primeiro casamento.
    Você deve informar que é casado, pois é seu estado civil atual , mas não há necessidade de transcrever o casamento para a solicitação da sua atribuição.
  • Por ora, se você quiser, só precisará transcrever seu casamento após adquirir a atribuição da nacionalidade portuguesa.

    Se você quiser transcrever seu casamento/divórcio/casamento para solicitar a nacionalidade para sua esposa/filhos, poderá fazer isso quando já estiver em Portugal num momento oportuno.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.