Complementando a resposta do @Daniel Henriques, depois que sair a sua cidadania portuguesa, solicite a transcrição do seu casamento, uma vez que atualização de seu estado civil em Portugal será importante e útil por dois motivos:
1 - Pedido de Cartão Cidadão pelo Consulado ou pessoalmente em Portugal; e 2 - Solicitação de cidadania portuguesa do seu esposo pelo casamento, caso ele queira. Claro, respeitando os demais requisitos.
Sugestão: Depois do deferimento da sua cidadania pela ACP(Porto), peça a transcrição de seu casamento por Ponta Delgada. É o que eu vejo mais a galera sugerindo e fazendo, uma vez que na ACP não tem esse serviço.
1 - A ACP não envia certidão por carta, apenas uma correspondência com número do assento, formalizado o deferimento do pedido de cidadania portuguesa; 2 - Se quiser pode pedir a certidão pelo Civil Online pra instruir o pedido da cidadania da sua mãe, mas se preferir basta informar os dados do assento no campo 1 do Quadro 2 do formulário 1C.
Alguém com processo numerado em dezembro/2018 em fase de registro ou concluído? Por favor, atualize na planilha... As atualizações de hoje foram perdidas porque alguém acabou misturando e deletando vários campos. Agora parece que já está normalizada/corrigida... Abraço.
PS: A planilha é cheia de fórmulas e links, leia atentamente as instruções de preenchimento e, caso tenha alguma dificuldade, peça auxílio para alguém aqui no fórum. Qualquer informação inserida de forma incorreta prejudica o histórico e a previsão de conclusão dos processos dos demais interessados.
Boa noite, poderiam me dizer se a ACP ainda permite fazer atribuição sem precisar transcrever o casamento quando o português é o declarante na certidão ?
Possa ser que eu esteja fazendo a postagem no lugar errado, se for o caso, me desculpem.
Fizemos a nacionalidade do meu pai, ele recebeu uma carta de recenseamento eleitoral, ele quer cancelar, não quer votar, como é o procedimento para cancelar? Tem um pouco mais de 2 semanas que ele recebeu a cartinha, mas só tive tempo de ir atrás agora, vocês poderiam me ajudar?
@jhsfleming o meu também é 11/12 e 856xx e entendo total seu desespero kkkk estou na mesma situação das unhas e tô tentando me segurar pra ligar só na quinta-feira. Mas está desesperador kkkkk
Edit.: estou ligando nesse minuto porque não sei me controlar, aviso aqui qualquer noticia
O meu tbm é 11/12 885xx. Liguei ontem a ainda estava em análise, antes achava que em 2 meses estaria pelo menos em fase de registro. Será q ainda não chegaram no mês de dezembro?
@almeidafabi e @CarolinaAleite Eu mandei o assento da minha mae de solteira mas a transcricao ja foi realizada mes passado. To com medo de eles me pedirem o assento da minha mae atualizado. Eu moro na Inglaterra e tenho que resolver esse assunto antes do brexit - to fritando aqui.
@luizaparada essa semana é MUITO provavel que cheguem em dezembro... só nos resta esperar mesmo! O prazo ainda está excelente, nem temos como reclamar kkk
@jhsfleming caramba haha bom.... no sistema eu sei que é possível eles verificarem a transcrição (eles tendo boa vontade); o do meu namorado eu quase enviei desatualizado, mas no dia que eu ia enviar os docs dele, chegou pra gente a certidao atualizada, mas mesmo assim to rezando pra nao pedirem o assento de casamento... isso tudo dá muito nervoso, mas temos que ter fé kkk boa sorteeee, já deu certo!!!
@CarolinaALeite acabou de acontecer comigo o que houve com você, que raivaa!!!!! depois de 1h20min e faltando 5min falaram que estava indisponivel o sistema!!!
edit.: agora vi seu novo comentário! Jesus amadoooooooo que agonia!
Pqp! De novo! Qndo fui ser atendida, caiu a ligação de novo. Mas dessa vez o Skype que nao conseguiu completar no finalzinho.
Desisto de ligar essa semana. Só jesus na causa.
Deve ser a LR ou o app do skype que anda com bug. A raiva que dá que é só qndo vc já está há mais de 1h no telefone e está prestes a ser atendida q isso acontece.
Edit: @almeidafabi isso é técnica de tortura. Não é possível. Haha Já faz umas semanas que tenho visto um monte de gente com dificuldades em ligar para lá. Tá difícil
ACP está parado... Nenhum processo de dezembro/18 até o momento, nem para registro. Enquanto que os processos de dezembro/2017 levaram uma média de 45 dias (31 dias úteis)... Agora já estamos com uma média de 60 dias (42 dias úteis) e nada... Conseguimos afogar o ACP com processos, virou Tondela...
Comentários
Tentei ligar na LR hj mas a chamada não completava. Estou ansiosa rs
Complementando a resposta do @Daniel Henriques, depois que sair a sua cidadania portuguesa, solicite a transcrição do seu casamento, uma vez que atualização de seu estado civil em Portugal será importante e útil por dois motivos:
1 - Pedido de Cartão Cidadão pelo Consulado ou pessoalmente em Portugal; e
2 - Solicitação de cidadania portuguesa do seu esposo pelo casamento, caso ele queira. Claro, respeitando os demais requisitos.
Sugestão: Depois do deferimento da sua cidadania pela ACP(Porto), peça a transcrição de seu casamento por Ponta Delgada. É o que eu vejo mais a galera sugerindo e fazendo, uma vez que na ACP não tem esse serviço.
Anota essas informações valiosas.
E o da minha mãe tbm
1 - A ACP não envia certidão por carta, apenas uma correspondência com número do assento, formalizado o deferimento do pedido de cidadania portuguesa;
2 - Se quiser pode pedir a certidão pelo Civil Online pra instruir o pedido da cidadania da sua mãe, mas se preferir basta informar os dados do assento no campo 1 do Quadro 2 do formulário 1C.
Segue o link Civil Online pra pedir a certidão de nascimento da sua avó, após a conclusão do processo: https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/secure/cert/CertidaoController?action=semCDO
Anota essas informações valiosas, uma vez que você vai usá-las em breve.
Acredito que essa semana já tenhamos vários processos de dezembro aprovados.
Segue link da planilha pra inclusão dos dados da sua sogra e acompanhamento de deferimento dos processos:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=0
OBS.: Se tiver alguma dificuldade em mexer na planilha, melhor informar os dados no fórum que a gente insere no mapa.
Por favor, atualize na planilha... As atualizações de hoje foram perdidas porque alguém acabou misturando e deletando vários campos. Agora parece que já está normalizada/corrigida...
Abraço.
PS: A planilha é cheia de fórmulas e links, leia atentamente as instruções de preenchimento e, caso tenha alguma dificuldade, peça auxílio para alguém aqui no fórum. Qualquer informação inserida de forma incorreta prejudica o histórico e a previsão de conclusão dos processos dos demais interessados.
Positivo. Não precisa da transcrição de casamento dos pais, quando o português (pai) for declarante.
Possa ser que eu esteja fazendo a postagem no lugar errado, se for o caso, me desculpem.
Fizemos a nacionalidade do meu pai, ele recebeu uma carta de recenseamento eleitoral, ele quer cancelar, não quer votar, como é o procedimento para cancelar? Tem um pouco mais de 2 semanas que ele recebeu a cartinha, mas só tive tempo de ir atrás agora, vocês poderiam me ajudar?
@Roberto depois q a minha ligação caiu, tentei de novo e agora está indisponível tbm
Ontem, tentei o dia todo e tbm estava.
Edit.: estou ligando nesse minuto porque não sei me controlar, aviso aqui qualquer noticia
861xx
Marquei cc no consulado de SP para a sexta (22/02). Estou uma pilha
Eu mandei o assento da minha mae de solteira mas a transcricao ja foi realizada mes passado. To com medo de eles me pedirem o assento da minha mae atualizado. Eu moro na Inglaterra e tenho que resolver esse assunto antes do brexit - to fritando aqui.
@jhsfleming caramba haha bom.... no sistema eu sei que é possível eles verificarem a transcrição (eles tendo boa vontade); o do meu namorado eu quase enviei desatualizado, mas no dia que eu ia enviar os docs dele, chegou pra gente a certidao atualizada, mas mesmo assim to rezando pra nao pedirem o assento de casamento... isso tudo dá muito nervoso, mas temos que ter fé kkk boa sorteeee, já deu certo!!!
@almeidafabi jurava q já fosse estar para registro tbm
P.s.: estou aguardando na LR de novo. Vamos ver se tenho sorte rs
edit.: agora vi seu novo comentário! Jesus amadoooooooo que agonia!
Desisto de ligar essa semana. Só jesus na causa.
Deve ser a LR ou o app do skype que anda com bug. A raiva que dá que é só qndo vc já está há mais de 1h no telefone e está prestes a ser atendida q isso acontece.
Edit: @almeidafabi isso é técnica de tortura. Não é possível. Haha
Já faz umas semanas que tenho visto um monte de gente com dificuldades em ligar para lá. Tá difícil
Agora já estamos com uma média de 60 dias (42 dias úteis) e nada... Conseguimos afogar o ACP com processos, virou Tondela...