Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

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Comentários

  • editado January 2019
    @Natalia o processo pode ser entregue por terceiros , mas não será numerado de imediato.Entrará na fila como os outros processos enviados pelo correio.
  • @cynthiamarrafa pode mandar sem problemas. quando passa de pai para filho ou filha não precisa a transcrição em ACP.
  • @Vlad Pen, eu poderia me adiantar e mandar novo documento de identificação? Sendo possível, poderia ser outro documento, como por exemplo o passaporte?
  • @Vlad Pen

    Entendi. A diferença de fazer pessoalmente ou por correios é só a numeraçao sair na hora, entao?! Ainda levaria em torno de 2 meses mais ou menos, entao?
  • Pessoal, boa noite !!

    Meu processo caiu em exigência quanto ao reconhecimento presencial da assinatura no requerimento.

    Poderiam me ajudar?

    A assinatura do requerimento foi realizada em cartório.

    Alguém já teve um problema semelhante? Eu preciso reconhecer a assinatura obrigatoriamente no Consulado?

    Segue a mensagem da carta recebida hoje 07/01:

    " No âmbito do processo em referência notifica-se V. Exª, na qualidade de procuradora do requerente, para no prazo de 20 dias úteis, acrescido de 30 dias úteis de dilatação, suprir as seguintes deficiências.

    1- Não foi acompanhado dos seguintes documentos, necessários para comprovar os factos que constituem o fundamento do pedido (cfr. nº2 do artº 27º do RN):

    1.1 - A assinatura da requerente no impresso/requerimento não se encontra reconhecida presencialmente pelo que deverá apresentar novo impresso com reconhecimento presencial/por autenticidade de assinatura nos termos do artigo 18º, nº 4, alínea d) do RN.

    Informa-se V. Ex.ª que sem as informações/documentos solicitados... "

    Obrigado desde já.

  • @rpjunior95 Provavelmente o reconhecimento de firma saiu "por semelhança". Para todos os processos é obrigatória que a firma seja reconhecida "por autenticidade". Quando for autenticar qualquer documento no cartório, só assine o mesmo quanto o Notário pedir e certifique-se a a etiqueta com a autenticação esteja escrito "Firma Reconhecida por Autenticidade". No cartório, informe que você quer reconhecer a firma por autenticidade.
  • Após enviar os documentos e receber o numero do protocolo, a cobrança do andamento do processo pode ser
    feita por outra pessoa ??? É que estou no Brasil e tenho familia em Portugal...
  • @rpjunior95, em alguns estados na etiqueta sai escrito como "verdadeiro" na etiqueta do cartório, algumas pessoas estão tendo problemas com isso. Verifique no cartório como sai na etiqueta. Parece que se sair escrito que reconhece por verdadeiro pois assinou na minha presença, ou algo semelhante, não ocasiona problemas mas se vier apenas escrito verdadeiro tem casos de exigência de novo formulário.
  • @JCCS, normalmente só passam informações ao titular do processo.
  • Processos de menores tem prioridade? Quanto tempo leva em média?
  • nao tem prioridades
  • @kaole

    Se não me falha a memória a atribuição para menores de idade é melhor de ser feita em Tondela - Viseu.

    Um amigo meu fez e pela experiência dele foi rápido mesmo.

    Moderadores, podem confirmar se é sempre assim para menores de idade lá?
  • Boa noite a todos!
    O processo de atribuição do meu filho maior de idade foi recebido no dia 27 e não recebemos nenhum e-mail.
    O Vale fez um mês hoje.
    Como devo proceder?
    Alguém pode me auxiliar?
    Obrigada.
  • @Gabriela Kraemer,

    Peça para o cartório colocar no livro a mudança de nome de casada, apresente no cartório a certidão de breve relato que você tem com a mudança de nome.
  • Lilianfs13Lilianfs13 Member
    editado January 2019
    @Gabriela Kraemer

    Você precisa acertar as certidões da sua avó aqui no cartório. Principalmente a de casamento, isso foi erro do cartório, no livro do registro de casamento precisa constar a alteração de nome.

    E o próprio cartório do casamento faz um comunicado ao cartório do nascimento para averbar a alteração de nome pelo casamento, essa averbação não é cobrada.
  • @Drika L, a conservatória só vai mandar correspondência em caso de exigência ou na conclusão do processo. Informações sobre os processos são obtidas por via telefônica, é recomendável ligar regularmente (a cada 15 dias, por exemplo) para saber se tem alguma novidade, as vezes os correios demoram meses para entregar a carta em seu endereço.
    Linha de Registros 00 (351) xx 211 950 500, opção 1 e depois 1 de novo
    Se for ligar pelo Skype: (+351) 211 950 500, opção 1, opção 1.
    Atendimento das 9h as 17h, horário de Lisboa.
    Recomendo utilizar Skype pois é comum levar uma hora para ser atendido.

  • @daniel henrique obrigada!

    Precisa tirar uma nova certidão para enviar ou pode ser uma cópia autenticada da certidão original? Ja apostilhei uma cópia autenticada! :(
  • @renatacfgf
    Precisa ser original
  • editado January 2019
    @renatacfgf as conservatórias deixaram de aceitar cópias autenticadas de certidões, todas agora tem que ser inteiro teor ou reprográfica originais. Não são aceitas certidões breve relato.
  • mais alguém com problemas pra ligar na LR?
    aparece como numero não disponivel no skype
  • @Jessica Zambon não use o registro de chamadas do Skype tente discar o numero novamente pra ver se funciona, semana passada aconteceu comigo e assim resolveu.
  • @Jessica esse problema de chamada não disponível está acontecendo comigo desde a semana passada, mas é só insistir na ligação que ela completa.
  • @Daniel obrigada.
    Eu vou enviar a cópia da transcrição porque vi um relato de uma moça dizendo que a conservatória mandou e-mail pedindo a transcrição. Eles disseram que mesmo não sendo obrigatória no caso dela, como a transcrição já havia sido feita, ela deveria enviar.
  • @marcuspergentino, antes de enviar os docs para Portugal, informaram aqui no grupo que para menores no ACP era mais rápido, por isso enviei para lá, agora queria saber a média de tempo para conclusão do processo, mas acho que ninguém sabe informar. Nunca tenho resposta.
    Obrigada por responder.
  • Como esperado, meu processo numerado 22/11 em análise. Liguei como precaução para possível exigência. Tomara que os de novembro comecem logo!
  • @Daniel Henrique , obrigada.
    Mas estou mais preocupada relação ao vencimento do vale postal, já que fez 1 mês ontem..
  • editado January 2019
    Entre 60 e 90 dias, é só olhar a planilha que poderá analisar as estatísticas, eu nunca vi gente falando que ACP dava preferência para menores, já vi citando Tondela,porém mesmo assim acho que a ACP é mais rapida
  • Boa tarde, pessoal. Tudo bem com vocês?

    Alguém pode confirmar se esses são os endereços corretos pra mandar os documentos por Porto, e o vale postal?

    Endereço para o vale postal:

    IRN IP
    Rua do Visconde de Setúbal 328
    4200-292 Porto, Portugal

    Endereço para envio dos documentos:

    Arquivo Central do Porto
    Rua do Visconde de Setúbal 328
    4200-292 Porto, Portugal

    Alguem me disse uma vez (tentei achar no grupo, mas não consegui) que posso enviar o vale postal no mesmo envelope pro Porto. Como seria isso? Eu nunca preenchi um vale, então não sei como é... Em alguma parte dele, há um lugar destinado para o endereço de onde ele vai? Qualquer luz é bem vinda!
  • editado January 2019
    Boa tarde pessoal,

    O sobrenome do Português e de seus pais era GavinA. Porém, quando veio para o Brasil, ele mudou para GavinO (inclusive o sobrenome dos pais dele). Pelo o que li aqui no fórum, via ACP, essa simples alteração não causaria problema na hora de solicitar a atribuição. Essa informação ainda é válida? Preciso juntar algum documento ou um texto explicando essa situação?

    Grato
  • blancoutblancout Member
    editado January 2019
    @MariaHernandes quando você emite um vale postal nas agências dos correios, é impresso um comprovante de pagamento, esse comprovante contém os dados do vale postal, como número, data de pagamento, valor, etc. Esse comprovante você tira uma cópia (nunca mande o original) e essa cópia você envia junto com os outros documentos para o conservatória, mas dê preferência para pagamento em cartão de crédito (nos casos de atribuição) não dá problemas como data de validade, endereço incorreto, etc.
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