Amigos, estou escrevendo para informar que meu processo pelo ACP foi concluído. Seguem informações que podem ser úteis:
Liguei na LR hoje por volta das 10h e fiquei 1:20h até ser atendido.
Processo: Atribuição sem realizar transcrição de casamento (pai declarante) Data do envio: 26/09/18 Recebimento: 08/10/18 Numeração do processo: 18/10/18 (69xxx/18) Conclusão: 04/01/19
Gastos totais: R$ 1.357
- Certidão por cópia reprográfica: R$ 178 Certidão: R$ 120 Sinal público: R$ 8 Apostila de Haia: R$ 50
- 2° via identidade: R$ 95 Identidade: R$ 37 Cópia autenticada: R$ 8 Apostila de Haia: 50
@Lilianfs13 obrigada. Mas o cartorio falou que é por causa da data do registro, que na epoca não anotavam pois toda mulher obrigatoriamente alterava o sobrenome. E que por isso não tem o que arrumar. E ainda que na certidão breve relato aparece pois como é digitada agora, e hoje em dia as mulheres podem ou não alterar o sobrenome, eles incluem essa informação na hora de emitir, como um "padrão" para todas as certidões antigas que são emitidas. Se eu enviar a certidão breve relato não deve ser aceita msm? Será que se juntar uma carta explicativa do cartorio ou algo assim?
Ligue para outro cartório e se informe, esse atendente está te dando uma informação equivocada. É lei que todas as anotações estavam no livro.
Passei por umas situações dessa que o atendente me passou uma informação para não ter trabalho, porém em outro cartório o atendente me explicou e citou a lei.
@blancout Obrigada! Então, resumindo, eu só preciso colocar esse papel do vale no mesmo envelope, e quando chega lá, eles mesmos madam o vale pro lugar que deve ser descontado?
Outra pergunta: a maneira mais rápida do correio é o Sedex mesmo?
Bom dia pessoal. Meu processo foi finalizado. Sou português. Tive meu registro efetuado ontem 07/01/2019. Foi enviado para registro dia 20/12/2018. Liguei hoje de manhã. Esperei 1h15min26s para ser atendido. Agradecimentos ao nosso Deus, a minha família e a este fórum. P.s: favor atualizar a planilha - me chamo ILLIDIO.
Art. 3º A escrituração será feita em livros encadernados, que obedecerão aos modelos anexos a esta Lei, sujeitos à correição da autoridade judiciária competente. .
TÍTULO II Do Registro de Pessoas Naturais CAPÍTULO I Disposições Gerais
Art. 29. Serão registrados no registro civil de pessoas naturais:
II - os casamentos;
§ 1º Serão averbados:
f) as alterações ou abreviaturas de nomes.
As informações de breve relato são retiradas do LIVRO. De quando é sua certidão de breve relato, onde no seu registro no cartório tem a informação da alteração de nome, as informações que valem são as registradas no livro.
Se vocês solicitar uma certidão de breve relato, como vira a informação do nome?
Acho melhor verificar novamento com outra pessoa no cartório ou em outro cartório.
@MariaHernandes na realidade quando vc paga o vale postal o correio ja faz o envio, porisso tem o endereço do vale e o endereço dos documentos onde muda somente o destinatario. Cuidado ao informar os endereços. O que vai junto dos seus documentos e uma cópia do pagamento do vale postal.
Oi, pessoal. Atribuição do meu avô saiu. Tô dando entrada no do meu pai. Podem conferir os documentos que vou enviar?
- assento de nascimento do meu avô (cópia impressa da certidão do civil on line) - certidão de nascimento do meu pai (inteiro teor) - apostilada - certidão de nascimento do meu pai (reprográfica) - apostilada - cópia da carteira de identidade recente - autenticada e apostilada - cópia da carteira de habilitação - autenticada e apostilada - formulário
@thiago_portuga, dos documentos do seu pai só precisa da certidão reprográfica, não precisa a inteiro teor e cópia de um documento de identidade, o mesmo indicado no formulário, não precisa de dois. Se for pagar por vale postal envie também cópia do comprovante do vale, se for pagar por cartão utilize o formulário que vai receber por e-mail.
Oi gente!! O processo do meu pai numerado dia 18/10 ficou pronto hoje! Agora é tirar o meu, estou morando em NY no momento, vocês sabem se tem como eu fazer as coisas por aqui (apostilar reconhecer firma e tal) ou melhor no Brasil mesmo e ai faço por procuração?
Boa tarde, amigos, O meu processo e de 2 dos meus irmãos (somos 4) foram assinados ontem, dia 07/01 e para despacho. Todos foram enviados por DHL, foram recebidos lá dia 09/10/18 e foram numerados em 30/10/2018. Processos n. 73xxx/18. Fiquei na espera na LR hoje, por quase 1:30h e fui atendida por Natividade. Agora esperando o da 4a. irmã e depois aguardando o registro e número de assento de todos para darmos entrada na próxima geração, nossos filhos. Abraços em todos.
@Lilianfs13 vou tentar novamente no cartório então. Obrigada
Na breve relato sai que ela alterou o nome certinho. Nas de inteiro teor que não sai pois não foi anotado no livro. Como se incluíssem a mão o que quisessem na breve relato..
@blancout Ah, agora entendi como funciona. O vale é só um comprovante então, de que já foi pago. Muito obrigada por esclarecer. Qto tempo é a validade esse vale postal? Agora... se eu pagar com cartão de crédito, como funciona? O preenchimento do vale é o mesmo?
@MariaHernandes o Vale Postal vale por 30 dias, mas as conservatorias podem prorrogar por mais um tempo. O problema é se der algum problema na documentação isso pode comprometer o vale e isso gera algum transtorno. Pagamento com cartão de crédito internacional pode ser feita através de site próprio na internet e esse pagamento gera um formulario 1C já preenchido que e enviado ao seu email para assinatura e reconhecimento de firma por autenticidade. O endereço para pagamento por cartão é
Gente, apenas para registrar que FINALMENTE, após o recebimento da carta questionando a demora do processo e com a copia da exigência cumprida em agosto recebida na segunda feira, meu processo (da minha avo na vdd) foi aprovado hoje!! Esta para registro!
muito obrigada a todos aqui pela ajuda! Agora é partir para os próximos passos; transcrever casamento, enviar dos meu pais, e depois o meu!!!
@blancout Entendi! Tu acha que é mais seguro se eu pagar online então? Pq se der problema nos documentos lá, o valor pago no cartão não vence, certo? Daí eu só teria que reenviar qqr oura coisa exigida.
E se eu pagar por cartão, mando o comprovante de pagamento como?
A unica forma de ter informações do processo é ligando lá?
Mandei a documentação da minha avó em dezembro e pelo site do correio já foi recebido lá. Não queria ligar nem mandar e-mail para não atrapalhar ainda mais os funcionários que devem estar atolados. Alguma outra forma de saber?
Uma outra dúvida: ALguém pode me confirmar se é essa assinatura/carimbo para o formulário 1C? E se sim, tem problema se o carimbo ficou em cima das linhas?
@Tamara Kiefer, informações dos processos são obtidas apenas por telefone: Linha de Registros 00 (351) xx 211 950 500, opção 1 e depois 1 de novo Se for ligar pelo Skype: (+351) 211 950 500, opção 1, opção 1. Atendimento das 9h as 17h, horário de Lisboa.
Comentários
Liguei na LR hoje por volta das 10h e fiquei 1:20h até ser atendido.
Processo: Atribuição sem realizar transcrição de casamento (pai declarante)
Data do envio: 26/09/18
Recebimento: 08/10/18
Numeração do processo: 18/10/18 (69xxx/18)
Conclusão: 04/01/19
Gastos totais: R$ 1.357
- Certidão por cópia reprográfica: R$ 178
Certidão: R$ 120
Sinal público: R$ 8
Apostila de Haia: R$ 50
- 2° via identidade: R$ 95
Identidade: R$ 37
Cópia autenticada: R$ 8
Apostila de Haia: 50
- Requerimento 1c: R$ 8
- Taxa 175 Euros: R$ 926
- Envio Via EMS: R$ 150
Se eu enviar a certidão breve relato não deve ser aceita msm? Será que se juntar uma carta explicativa do cartorio ou algo assim?
Processo numerado em 06/11, número 747xx/2018 ainda em análise
O meu está em Análise 797xx/2018, chegou la 20/11, acredito que tenha sido numerado 12/12 ( foi quando peguei a numeração )
Tomara que comecem as de novembro já já;
Ligue para outro cartório e se informe, esse atendente está te dando uma informação equivocada. É lei que todas as anotações estavam no livro.
Passei por umas situações dessa que o atendente me passou uma informação para não ter trabalho, porém em outro cartório o atendente me explicou e citou a lei.
Então, resumindo, eu só preciso colocar esse papel do vale no mesmo envelope, e quando chega lá, eles mesmos madam o vale pro lugar que deve ser descontado?
Outra pergunta: a maneira mais rápida do correio é o Sedex mesmo?
Foi enviado para registro dia 20/12/2018.
Liguei hoje de manhã. Esperei 1h15min26s para ser atendido.
Agradecimentos ao nosso Deus, a minha família e a este fórum.
P.s: favor atualizar a planilha - me chamo ILLIDIO.
Veja a lei de 1973...
LEI Nº 6.015, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1973.
TITULO I
CAPÍTULO II
Da Escrituração
Art. 3º A escrituração será feita em livros encadernados, que obedecerão aos modelos anexos a esta Lei, sujeitos à correição da autoridade judiciária competente.
.
TÍTULO II
Do Registro de Pessoas Naturais
CAPÍTULO I
Disposições Gerais
Art. 29. Serão registrados no registro civil de pessoas naturais:
II - os casamentos;
§ 1º Serão averbados:
f) as alterações ou abreviaturas de nomes.
As informações de breve relato são retiradas do LIVRO.
De quando é sua certidão de breve relato, onde no seu registro no cartório tem a informação da alteração de nome, as informações que valem são as registradas no livro.
Se vocês solicitar uma certidão de breve relato, como vira a informação do nome?
Acho melhor verificar novamento com outra pessoa no cartório ou em outro cartório.
Atribuição do meu avô saiu. Tô dando entrada no do meu pai.
Podem conferir os documentos que vou enviar?
- assento de nascimento do meu avô (cópia impressa da certidão do civil on line)
- certidão de nascimento do meu pai (inteiro teor) - apostilada
- certidão de nascimento do meu pai (reprográfica) - apostilada
- cópia da carteira de identidade recente - autenticada e apostilada
- cópia da carteira de habilitação - autenticada e apostilada
- formulário
Falta algo?
Obrigado.
Agora é tirar o meu, estou morando em NY no momento, vocês sabem se tem como eu fazer as coisas por aqui (apostilar reconhecer firma e tal) ou melhor no Brasil mesmo e ai faço por procuração?
O meu processo e de 2 dos meus irmãos (somos 4) foram assinados ontem, dia 07/01 e para despacho. Todos foram enviados por DHL, foram recebidos lá dia 09/10/18 e foram numerados em 30/10/2018. Processos n. 73xxx/18. Fiquei na espera na LR hoje, por quase 1:30h e fui atendida por Natividade. Agora esperando o da 4a. irmã e depois aguardando o registro e número de assento de todos para darmos entrada na próxima geração, nossos filhos. Abraços em todos.
Na breve relato sai que ela alterou o nome certinho. Nas de inteiro teor que não sai pois não foi anotado no livro. Como se incluíssem a mão o que quisessem na breve relato..
Agora... se eu pagar com cartão de crédito, como funciona? O preenchimento do vale é o mesmo?
https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
Pena que no momento só pode ser utilizado para atribuições de nacionalidade.
Esta para registro!
muito obrigada a todos aqui pela ajuda!
Agora é partir para os próximos passos; transcrever casamento, enviar dos meu pais, e depois o meu!!!
Tu acha que é mais seguro se eu pagar online então? Pq se der problema nos documentos lá, o valor pago no cartão não vence, certo? Daí eu só teria que reenviar qqr oura coisa exigida.
E se eu pagar por cartão, mando o comprovante de pagamento como?
A unica forma de ter informações do processo é ligando lá?
Mandei a documentação da minha avó em dezembro e pelo site do correio já foi recebido lá. Não queria ligar nem mandar e-mail para não atrapalhar ainda mais os funcionários que devem estar atolados. Alguma outra forma de saber?
obrigada!
O Porto também aceita esse tipo de pagamento? Tô fazendo a atribuição da minha avó por lá.
https://drive.google.com/open?id=19zGfUMHG7arVHB5lKOez0p7ZqFazjNu_
Mas que bom que deu certo. Logo chega a sua vez.
Linha de Registros 00 (351) xx 211 950 500, opção 1 e depois 1 de novo
Se for ligar pelo Skype: (+351) 211 950 500, opção 1, opção 1.
Atendimento das 9h as 17h, horário de Lisboa.