Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

14584594614634641546

Comentários

• @carolinemmpereira, que bom! Parabéns! Só gostaria de entender o critério do ACP... processos anteriores de 4 e 5 de julho, numerados, continuam em analise inicial e processos posteriores, até de 17/7 já sairam... A gente pensa, será que tá em exigência, mas na LR dizem que não consta nada de exigência, apenas que ainda estãoem analise. Fica complicado eles não seguirem a ordem da numeração dos processos. Meu medo é que tenham feito alguma besteira com os documentos dessas das 4 e 5 de julhos...e não estejam falando nada... Daqui a pouco saem processos de agosto e setembro e esses nada..
  • @TeresaFarias17 saiu um do dia 04 pra despacho. Acho que depende de quem ta analisando os documentos..
  • @Nilton Hessel muito obrigado pelas informações.
  • Alguém no fórum teve o processo recebido por Glória Costa ?
  • Gente boa tarde, no começo do ano fiz o processo de atribuição para a minha mãe pelo ACP, hoje ao receber o assento dela que eu solicitei pelo serviço do site http://www.civilonline.mj.pt, para dar inicio a transcrição do casamento, notei que o pai dela (Também conhecido como meu avo) foi registrado como natural de Viradouro - São Paulo - República da Lituânia (Ao invés de República Federativa do Brasil), alguém já passou por isso? Sabe me dizer se pode trazer algum problema para a transcrição? E caso positivo o que devo fazer? Valeuuuu.
  • @rcostadouglas Várias pessoas, algumas sinalizaram na planilha
  • @carolinemmpereira, que ótima notícia! Parabéns para sua avó e à você pela importante conquista! Que saudades que eu estava de falar isso!
  • @AlineXavier Obrigado pela informação.
  • @rcostagouglas Por nada. Fica tranquilo que ela é de lá mesmo.
  • eliasfsjunioreliasfsjunior Member
    editado October 2018
    @PessoALL Vamos com calma, muita gente reclamando sobre a ACP, mas vale lembrar que no momento, só temos uma única conclusão para o mês de Julho, que só ocorreu porque teve um pedido de prioridade do Pedro K. Ou seja, se ele não tivesse pedido prioridade, o processo dele estaria na mesma situação que o nosso, em análise, ou indo para despacho.

De todo modo, é bom saber que a ACP voltou a andar, e que os processos de Julho começaram a sair para despacho. Temos que considerar que a ACP é uma conservatória grande, com mais de uma dúzia de conservadores, logo, nossos processos podem estar espalhados entre vários deles. ACP segue a numeração, mas como são conservadores diferentes, acredito que possa acontecer alguma diferença mínima no prazo. Por exemplo, o processo número 2, pode sair com uns dias de antecedência do 1, porque estava na mesa de outro conservador.
  • Olá pessoal :D

Enviei meu processo pra ACP dia 29/06, chegou dia 12/07 e para minha felicidade hoje liguei na Linha de Registros e o processo foi APROVADO ((((((: ainda não tem número de assento, falaram que não tem previsão da numeração ainda, mas, o processo foi aprovado com sucesso. Assim que darem o número, aviso todo mundo. ACP tá demorando mais do que o normal, mas estão fazendo sim :D
  • rafaelaeliasrafaelaelias Member
    editado October 2018
    @DanielaCristovao no caso então seu processo foi despachado?
  • Parabéns Dani, eu mandei no mesmo dia q você, quem sabe eu n tenho a mesma reposta em alguns dias!
  • Ótimas notícias! Parabéns aos que tiveram processo despachado. Aguardando o meu de 27/07.
  • Alguém poderia me informar se na planilha consta o nome do José Carlos Pinheiro Mendes !?

• @ViniciusCampos envie um e-mail para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt e informe o problema.
  • Oi gente, boa tarde!
    Mandei por EMS para a ACP dia 27/09, e chegou hoje, dia 09/10, recebido por Isabel Ferreira, vou por na planilha. Como está demorando e também pra não atrapalhar eles, vocês me aconselham a ligar lá daqui a quanto tempo? 1 mês, 2 meses? Obrigada mesmo, vocês foram fundamentais, sabemos o quão caro é fazer com alguém.
  • @Daniela Cristovao, parabéns pela conquista!
  • Gente, enquanto não sai o assento da minha avó, estou pesquisando sobre como fazer a transcrição do casamento dela. Envio para Portugal ou peço pelo consulado mesmo? Lembro de ter lido em algum lugar que seria interessante pedir pelo consulado junto com o cartão cidadão. Isso procede? Obrigada.
  • @carolinemmpereira se sua avó deseja o cartão do cidadão, realmente pelo consulado é mais interessante, pois a transcrição é praticamente no mesmo prazo de Ponta Delgada.
  • Peço desculpas @RafaelMartins1489 ...Só li sua questão agora...
    E também vi que a @Maria Nélida já te mandou mensagem inbox sobre o assunto...
  • Complementando @eliasfsjunior, também deve haver diferenças de prazo em função das dificuldades inerentes a cada processo. Por exemplo, quando há mais documentos a serem analisados, quando há certidões antigas e não informatizadas, etc. Já vi inclusive diferenças de prazo em processos de irmãos... Mas estou muito feliz em perceber que os processos estão a evoluir... Mesmo em período "pós-férias" e com possibilidade de greve, ACP continua com um excelente ritmo em minha opinião... Os processos de julho do ano passado, pelo que informa a planilha, começaram a ser finalizados apenas em novembro...
  • @blancout Você sabe mais ou menos quanto tempo está demorando? Se for relativamente rápido já vou pedir todos os documentos para o cartório, tanto as certidões para transcrição quanto as que precisarei para fazer a atribuição da minha mãe e meu tio (assim que a transcrição ficar pronta). Várias estão no mesmo cartório, aí eu já economizo no Sedex rs Obrigada.
  • @carolinemmpereira as transcrições no consulado estão sendo efetivadas entre 30 a 40 dias corridos. O cartão cidadão após a transcriçao se pedido com urgência leva mais 15 dias depois da coleta das digitais. As atribuições no consulado estão sendo concluídas em torno de 11 meses.
  • @blancout Legal! Então já dá pra providenciar tudo de uma vez só, já que eles aceitam certidões com até 1 ano. Assim que a transcrição ficar pronta já envio os processos da próxima geração para a ACP! Logo chega a minha vez :) Muito obrigada!
  • blancoutblancout Member
    editado October 2018
    @prigarcia Portugal exige que o estado civil dos cidadãos portugueses esteja atualizado para a confecção do cartão cidadão. No caso da outra pessoa imagino que ela terá que transcrever o casamento da mãe ou da avó porquê o declarante foi o pai ou avô. Caso você não vá precisar do cartão cidadão ou não vá fazer a atribuição de um filho não precisa ir até o consulado e pode fazer tudo pelo correio.
  • @blancout
    @prigarcia
    Somente para agregar na discussão, segue o link do nosso próprio forum, sobre necessidade ou não de atualização do estado civil para a confecção do cartão cidadão.

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/13900/transcricao-de-casamento-e-obito#latest

Lá você poderá ver minha pergunta e as respostas ( ajudas ).
  • Boa noite pessoal,

Solicitei a minha certidão de nascimento reprográfica mas descobri que o livro foi originalmente datilografado (me parece em uma máquina de escrever) e não escrito a mão como normalmente acontece. Não cheguei a ver nenhum caso parecido aqui no grupo, por isso bateu aquela insegurança... Isso é normal?? Seria um problema?

Mais uma vez obrigado pelo ajuda
  • Liguei hj. Processo numerado em 27/07. Em análise.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.