Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

13873883903923931461

Comentários

  • @Pedro Antonio Pereira Jr. com certeza rsss! Ainda bem que a possibilidade de pagamento com cartão já está disponível, porém não vi ainda a opção de pagar transcrições por essa opção. Você conhece Pedro ?
  • @blancout uhum, conhecia. Nos processos feitos por aqui eu utilizei o VP, pois na época ainda não havia essa opção no ACP.

    O link para a plataforma de pagamento pelo cartão é esta:
    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
  • @Pedro Antonio Pereira Jr. eu vou utilizar essa opção para atribuições, mas e para transcrições que o valor é 120 euros ? Não tem a opção para alterarmos o valor, como proceder nesse caso ?
  • @blancout ao que me conste esse link para atribuições. E Ponta Delgada, que é a melhor Conservatória para realizar transcrições, não oferece esse tipo de pagamento.
  • editado July 2018
    (Dupla postagem - Editado)
  • @Pedro Antonio Pereira Jr. Ok Obrigado!!
  • Prezados colegas, gostaria da ajuda de vocês para dar início ao processo de atribuição da minha esposa (pai português). Pelo que li até o momento levantei algumas dúvidas.
    Ela é filha de português (ele é declarante na certidão dela) e não é "casado" aqui no Brasil.

    Que documentos mais eu teria que acrescentar para enviar para ACP, além desses ?

    1- Assento de batismo do pai dela -> Assento = certidão de nascimento ? Se for, eu possuo com nome de freguesia, concelho, n° de registro.
    2- Certidão de nascimento (dela) em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada -> (Autenticada e Apostilada, OK ??)
    3- Cópia autenticada e apostilada do RG dela (com validade inferior a 10 anos) -> O documento precisa ter uma data de expedição inferior há 10 anos ?
    4- Formulário 1C assinado com firma reconhecida por autenticidade -
    5- Vale Postal no valor de 175 euros -

    O pai dela tem mais de 70 anos. Tem que fazer a prova de vida ?

    Desde já obrigado galera
  • @Guilherme Calamari quanto à prova de vida, não sei onde você mora, mas fiz da minha mãe aqui no Rio de Janeiro, no Consulado. Foi muito rápido e fácil. Não precisei agendar, nem pagar nada.
  • editado August 2018
    @Leandro vc não precisa enviar a prova de vida do pai da sua esposa e o resto da documentação está correta.
  • @Caroline Araujo eu consegui enviar pela agencia central dos correios, na Primeiro de Março. O atendente foi muito gentil, sabe tudo do assunto, consegui enviar rápida e facilmente.
  • Boa noite, quando enviamos o assento de batismo não vem com o nome completo do português. Qual documento deveria enviar junto para provar que o batismo é mesmo da pessoa em questão?
    E este documento envio de qual maneira. Ex: certidão de casamento inteiro teor apostilada, ou certidão de óbito autenticada.
    Desde já muito obrigado pela ajuda.
  • @LeandroMartinelli você está certo. Para comprovação de nome você envia ou a certidão de casamento ou a de óbito, em inteiro teor por cópia reprográfica apostilada.
  • @Pedro Antônio Pereira Jr obrigado.
  • aurora Santosaurora Santos Member
    editado August 2018
    @caroline Araújo, eu fiz o meu no correio da praia de Botafogo, perto dos cinemas Itaú, tem que falar que é pra residente para o vale com endereço da IRn da ACP e os documentos com o mesmo endereço e para "atribuição de nacionalidade".
  • tava saindo de casa pra enviar os documentos quando li que o IRN entrou em greve e agora li que as conservatorias de portugal tbm, alguem sabe dizer se o IRN em greve atrapalha ou dificulta eu enviar o vale amanha e se o ACP ta em greve tbm atrapalha eu enviar os documentos... no caso seria mais seguro enviar so na segunda?
  • Desisti, gente! Paguei por cartão de crédito mesmo! Vou mandar toda a documentação amanhã!

    Espero MUUUUITO que o trâmite lá não seja mais lento por causa do pagamento em cartão, mas vou atualizando vocês =)

    Boa noite, e boa sorte pra gente hahah
  • @iza070216 Caramba agora também fiquei com dúvida em relação a essa greve. Se pode causar algum problema em enviar os documentos ou fazer o vale postal. Pretendo postar td amanhã .
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Pessoal, greve não significa PARALISIA dos serviços, senão uma ralentização.
    Vamos evitar o sofrimento prévio, enviem suas documentações e vales normalmente e aguardem pacientemente a numeração de vossos processos. Em caso de algum problema, aí sim retornem aqui para ajuda.

  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Além do mais, como recordado acima, ACP já está aceitando pagamento por cartão de crédito internacional.
    Se puderem optar por esta modalidade, quanto melhor, posto que não há risco de devolução e economizam em tempo e dinheiro.
  • editado August 2018
    Pessoal, acabei de ligar na LR e parece que está tudo correndo normal. Eu tinha ligado segunda-feira e o processo ainda não constava como numerado, hoje liguei de novo e informaram que foi numerado dia 27/07 (antes de segunda-feira quando liguei). Parece que hoje os status dos processos na LR deram uma atualizada. Já atualizei a planilha.
    Dica: Liguem as 09:00 am em ponto (05:00 am horário Brasil). Eu aguardei apenas 15 minutos para ser atendida.
  • Completando o que o @David Lima disse sobre a greve, ela vai terminar na sexta-feira. Portanto, não há motivos para alarde ou pensar que haverão atrasos nos processos.
  • @blancout e @PedroAntonio ...bom dia, rapazes!

    Esse problema com o vale postal é somente em algumas agencias mesmo...porque, felizmente, descobri uma agencia perto do meu serviço em SP (zona norte) que o atendente já até me conhece (porque já fiz da minha avó e do meu pai por lá). Até me deu a dica de já fazer o pré-cadastro pelo site dos correios, assim facilita na hora da postagem (porque já digitamos todos os dados no site e deixamos salvo).

    agora, @blancout, verifique no site do Consulado de SP se não vale a pena fazer a transcrição por aqui mesmo. Mandei o processo da minha avó para Ponta Delgada e demorou 1 mês pra chegar lá, mais 20 dias para o processo e mais 20 dias pra voltar pra ca. Estive pesquisando e pelo consulado demora 1 mês, e você já tem a opção de fazer o passaporte e cartão do cidadão junto. E o valor vai dar no mesmo (pq você pagará os 120 euros, mais postagem...etc...etc)...e aqui você já sai com o CC e o passaporte também! Acho que compensa! Verifique se no seu caso é uma opção viável!

    Att,
    Claudia
  • Meus amigos, depois de finalizado o processo quanto tempo demora para receber a cópia do assento pelos correios?
    obrigado!
  • @afreit22 leva de 2 a 3 meses, em média, para chegar na sua casa.
  • Bom dia! Minha situação e dúvida são as seguintes:
    Em fevereiro dei entrada no processo da minha mãe em Braga através de uma procuradora, no entanto desde então não vejo andamento no processo. Uma das alternativas que vejo e pegar as certidões em Braga e dar entrada na ACP, pois tenho proposta de empregos na minha área e ainda tenho que fazer a transcrição de casamento de meus pais e meu processo.
    Assim, estou aqui para pedir um conselho a vocês, dividir experiências e/ou a melhor forma de solucionar esse meu problema.
    Muito obrigado.
  • @Pedro Antonio Pereira Jr.
    Obrigado!
  • @Claudiallucio obrigado pelo lembrete, realmente as vezes ficamos a procura de soluções longínquas sendo que a resposta pode estar ao nosso lado, pertinho. Vou verificar sim essa opção. Valeu !
  • @Pedro Antonio Pereira Jr eu tinha essa copia reprografica ja apostikhada aqui em casa, emitida em 23 de janeiro de 2018. acha que está antiga?
  • @bbotechia ao que me conste eles aceitam documentos do tipo com até 1 ano de validade. Então, seu documento ainda serviria.
  • Bom dia a todos!
    Estou com uma dúvida em relação à minha atribuição. Minha mãe é portuguesa e eu dei entrada na transcrição do casamento dela pelo consulado de São Paulo, e assim que sair a transcrição, vou enviar meus documentos para ACP. Dentre os documentos, vou enviar cópia do assento português dela, porém no mesmo não estará constando a transcrição e o nome dela está como o de solteiro. Tem algum problema?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.