Comecei a juntar os documentos da atribuição da minha avó, já peguei quase tudo, só falta a do pai dela que está vindo de Portugal, gostaria de tirar uma dúvida, no formulário 1c, no estado civil dela eu coloco o que? Na certidão reprografica dela está divorciada, se eu colocar divorciada no formulário da algum problema? E depois que ela virar portuguesa, preciso transcrever o casamento dela, pra transcrever preciso de uma certidão portuguesa dela ou a brasileira de inteiro teor dnv?
@Israel Teles, o mesmo caso que a minha tia. Coloquei estado civil como divorciada mesmo (que é o real estado civil dela). Não mandei a certidão de casamento dela porque o nome dela voltou ao de solteira depois que separou (no RG atual está como o nome de nascimento) - acredito que se o nome dela atual dela não é o de solteira, ela terá que enviar a certidão de casamento inteiro teor e apostilada para comprovar a mudança do nome também. Depois que ela virar portuguesa, se o seu avô foi o declarante da certidão de nascimento do seu mãe/pai, aí para tirar a atribuição deles, você vai precisar transcrever o casamento da sua avó. E, neste caso, você precisará do assento de nascimento dela português, certidão de casamento brasileira inteiro teor apostilada e certidão de nascimento brasileira inteiro teor apostilada do cônjuge.
Como disse, respondi com base no meu caso, acho que seria melhor se algum moderador te confirmasse.
@Simone Carvalho exato! O processo dele sairá na faixa.
Eis o você irá precisar para o processo dele:
- Cópia simples do seu assento de nascimento português - Certidão de nascimento em inteiro teor digitada e apostilada do seu filho - Cópia autenticada do RG seu e do pai dele (e o do seu filho, caso ele seja maior de 14 anos) - Formulário 1C preenchido e assinado por você e pelo pai (reconhecido por autenticidade)
Pessoal, a cidadania e transcrição do processo da minha mãe ficou pronta e agora quero começar a dar início no meu. Todo o processo dela foi feito por Ovar mas, devido a demora que levou, gostaria de fazer o meu por outra e estava pensando em Porto. Alguém saberia me indicar o tempo que está levando e qual a documentação necessária? Bem como dados da conservatória para envio, por gentileza. Agradeço desde já!
@julianafernandes__ para o seu processo de atribuição você precisará dos seguintes documentos:
- Cópia simples do assento de nascimento português da sua mãe (ou o número de registro anotado no formulário 1C) - Sua certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada - Cópia autenticada e apostilada do seu RG (serve também a CNH ou o passaporte, desde que este último tenha a filiação) - Formulário 1C preenchido, assinado e reconhecido por autenticidade - Pagamento de 175 euros por vale postal ou cartão de crédito
O Arquivo Central do Porto é, de facto, o mais rápido para realizar atribuições. Eles levam de 30 a 60 dias para concluir um processo do tipo. O endereço de envio para lá é:
Arquivo Central do Porto Rua Visconde de Setúbal, 328 4200-498 Porto
Se for pagar por vale o endereço é o mesmo, mudando apenas o nome do destinatário. Ao invés de Arquivo Central do Porto você usa IRN, IP. Se lhe perguntarem o motivo diga que é para "manutenção de residentes".
Já para pagamentos por cartão de crédito você acessa esse link: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C. Eles lhe enviam um email com o formulário, no qual você edita com os seus dados e procede normalmente com o reconhecimento da assinatura.
Contatos para saber sobre o andamento do processo somente pela linha de registro, a LR.
Pessoal, uma pergunta. Enviei os documentos para ACP semana passada via Correios EMS. Estou vendo algumas pessoas falando de RG autenticado e apostilhado. É isso mesmo? Pois enviei o meu apenas autenticado. Se tivesse que ser apostilhado, cai em exigência?
Gente! Enviei hoje o processo de atribuição do meu pai! Quando postei (EMS - Correios), não coloquei nem o telefone nem o email do Arquivo Central do Porto, porque nao sabia. Galera que mandou por EMS tbm ta colocando? Será que terei problemas? =(((
@DIOGO IGREJA somente em processos de menor é que não se apostila o RG. No seu caso, conforme o xará mencionou acima, é bem provável que ele cairá em exigência. Me lembro de ter visto, aqui mesmo neste tópico, o caso de alguém que enviou os documentos, mas sem apostilar o RG. No fim, deu tudo certo. Claro que isso foi uma exceção.
Pessoal, saiu da minha avó. Numerada em 28/06, assento em 31/07. Algumas observações. Ela tem 81 anos, nao enviei prova de vida. O formulario 1C foi assinado em 28 de fevereiro e o RG emitido em 2016. Nao questionaram diferença de sobrenome Correia para Correa. Vou atualizar a planilha....uhuuu obrigada gente, o grupo me ajudou muito...foram anos a família dizendo que nao dava para tirar a cidadania pq os documentos todos haviam sido queimados. Minha busca comecou em agos/2017 e hj minha avó é portuguesa!! Comecei do zero, nao tinha nada!
Alguem que já tenha realizado pagamento por cartão de crédito poderia me tirar uma dúvida? Quando realizamos o pagamento por vale postal, costumamos enviar uma cópia do comprovante do vale postal junto com a documentação... No caso de pagamento pro cartão de crédito também é necessário enviar algum comprovante? Tenho essa dúvida visto que no formulário que recebemos por e-mail já consta os dados da transação do pagamento no topo. Caso não precise enviar um comprovante, os documentos que eu estou mandando são os seguintes:
-Certidão de nascimento de inteiro teor por cópia repográfica, apostilada -Cópia autenticada e apostilada do RG -Cópia simples do assento de nascimento da minha mãe -Formulário 1C (Visa) onde consta as informaçães da transação do pagamento com cartão no topo,com firma reconhecida por autenticidade
@PEDRO ANTONIO, pior que quando fui apostilhar a certidão de nascimento quase inclui o RG e acabei não fazendo. Enfim, agora vou aguardar os documentos chegarem lá para ver o que acontece. De qualquer forma já vou pedir pro meu pai tirar uma cópia autenticada pra mim e fico de standby caso necessite. Tomara que dê tudo certo. Enfim quando estiver com a numeração do processo vou colocar aqui e informo o que aconteceu. abços
@DIOGO IGREJA eu compreendo. Vamos esperar para ver o que acontece. É bom que você já vai providenciar a cópia autenticada do RG. Mas, dessa vez, não se esqueça de apostilar ela.
@Diogo aconselho a se antecipar e enviar o R.G apostilado antes q peçam. Aguarde somente o processo ser numerado para ser possível localizar o processo e ser anexado o novo documento.
@Jessika R eu fiz por Cartão de Crédito. Eu creio que nao seja necessário enviar nenhum comprovante, pois quando eles te encaminham o email (imediatamente apos o pagamento) com o formulário 1C que voce deverá preencher, vem um cabeçalho digitado por eles com o nome e email do Requerente, e o n° de confirmação do pagamento.
Eu sou meio desesperada, então acabei enviando impresso o próprio email de confirmação que eles mandam, mas creio que nao seja necessário.
@DiogoIgreja, veja meu caso, caiu em exigencia e só soube bem perto da carta chegar, e remeti o doc exigido, chegando lá em 09.07.18, liguei agora na LR e continua na mesma, e eu já tenho agendado o CC. Siga conselho do @vlad Pen.
@Roseli Sarti adicionei os dados dos seus processos na planilha. Poderia apenas me informar quando você postou os documentos e por quem você os enviou?
Comentários
Depois que ela virar portuguesa, se o seu avô foi o declarante da certidão de nascimento do seu mãe/pai, aí para tirar a atribuição deles, você vai precisar transcrever o casamento da sua avó. E, neste caso, você precisará do assento de nascimento dela português, certidão de casamento brasileira inteiro teor apostilada e certidão de nascimento brasileira inteiro teor apostilada do cônjuge.
Como disse, respondi com base no meu caso, acho que seria melhor se algum moderador te confirmasse.
Eis o você irá precisar para o processo dele:
- Cópia simples do seu assento de nascimento português
- Certidão de nascimento em inteiro teor digitada e apostilada do seu filho
- Cópia autenticada do RG seu e do pai dele (e o do seu filho, caso ele seja maior de 14 anos)
- Formulário 1C preenchido e assinado por você e pelo pai (reconhecido por autenticidade)
O formulário para o processo dele pode ser baixado aqui: http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/ (menor de idade)
- Cópia simples do assento de nascimento português da sua mãe (ou o número de registro anotado no formulário 1C)
- Sua certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada
- Cópia autenticada e apostilada do seu RG (serve também a CNH ou o passaporte, desde que este último tenha a filiação)
- Formulário 1C preenchido, assinado e reconhecido por autenticidade
- Pagamento de 175 euros por vale postal ou cartão de crédito
O Arquivo Central do Porto é, de facto, o mais rápido para realizar atribuições. Eles levam de 30 a 60 dias para concluir um processo do tipo. O endereço de envio para lá é:
Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setúbal, 328
4200-498
Porto
Se for pagar por vale o endereço é o mesmo, mudando apenas o nome do destinatário. Ao invés de Arquivo Central do Porto você usa IRN, IP. Se lhe perguntarem o motivo diga que é para "manutenção de residentes".
Já para pagamentos por cartão de crédito você acessa esse link: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C. Eles lhe enviam um email com o formulário, no qual você edita com os seus dados e procede normalmente com o reconhecimento da assinatura.
Contatos para saber sobre o andamento do processo somente pela linha de registro, a LR.
http://consuladoportugalrj.org.br/servicos-consulares/cartao-do-cidadao/como-solicitar-o-cartao-de-cidadao/
Se tivesse que ser apostilhado, cai em exigência?
abço
Algumas observações. Ela tem 81 anos, nao enviei prova de vida. O formulario 1C foi assinado em 28 de fevereiro e o RG emitido em 2016. Nao questionaram diferença de sobrenome Correia para Correa.
Vou atualizar a planilha....uhuuu
obrigada gente, o grupo me ajudou muito...foram anos a família dizendo que nao dava para tirar a cidadania pq os documentos todos haviam sido queimados. Minha busca comecou em agos/2017 e hj minha avó é portuguesa!! Comecei do zero, nao tinha nada!
-Certidão de nascimento de inteiro teor por cópia repográfica, apostilada
-Cópia autenticada e apostilada do RG
-Cópia simples do assento de nascimento da minha mãe
-Formulário 1C (Visa) onde consta as informaçães da transação do pagamento com cartão no topo,com firma reconhecida por autenticidade
Vou dar inicio no processo da minha Tia.
O pai dela nasceu em 1910 em Ilhavo, consegui o registro dele pela AC Aveiro.
Pergunta:
Tenho o número do assento é o ano de nascimento
No formulário 1C como eu preenchi?
Freguesia??? (Só consta paróquia do Ilhavo)
Seleciono conservatória do registro civil
Ou
Conservatória dos Registros Gerais???
Me desculpem se não fui claro.
Obrigado
Eu sou meio desesperada, então acabei enviando impresso o próprio email de confirmação que eles mandam, mas creio que nao seja necessário.
"Confirmação de Pagamento recebido
Nome de Cliente: Marco Antonio de Araujo
Email de Cliente: marcXXX@gmail.com
Pagamento Nr. 20XXX
Montante 175,00
Data de Pagamento 2018-08-01 04:10:33
Descrição de Pedido Artigo 1-C (visa)"
E em anexo eles enviam o formulário 1C com aquele cabeçalho que mencionei
Alguém pode colocar meus dados na panilha...
Chegou no Porto dia 24/07 e dia 25/07 entrou em processo:
Roseli Duarte Pereira sarti
N°38xxx-18 análise
Sueli Pereira Lima
N°38xxx-18 análise
Agora é só aguardar e acalmar a ansiedade!
Obrigada desde já!
Acho que vou fazer pela do Porto mesmo. Obrigada!!!