Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

13833843863883891459

Comentários

  • Olá Pessoal,

    Enviei meu processo por DHL para ACP dia 05/07 e chegou dia 09/07. O vale postal foi sacado em 18/07.
    Hoje liguei na LR por volta das 8:50 (hora de SP) e após 1 hora de espera fui informado que meu processo foi numerado em 16/07.
    Já inclui meus dados na planilha.
    Agora é segurar a ansiedade e aguardar...

    Aproveito para parabenizar os novos #tugas!!!
  • @Letícia Marques o meu tbm foi entregue nesta data será que o meu processo tbm já está numerada?
    Nossa tava querendo dar um tempinho pra eu ligar mas agora eu tô curiosa!kkkkk
    Vou ligar lá tbm!!!
    Logo logo o seu e da sua irma sai, Boa sorte!
  • Pessoal, preciso muito de uma ajuda.

    Enviei o processo de atribuição da minha avó, foi recebido e numero dia 12/06.
    a última vez que liguei para saber o andamento, era 19/07 e me informaram que ainda estava em analise.

    Porém hoje recebi uma carta em meu endereço dizendo que preciso informar o ano ou assento de casamento dos pais dela. Minha duvida é, quando os pais foram casados em Portugal, é necessário mesmo assim da certidão de casamento deles?! Fiquei confusa pois sempre li aqui no forum que se os pais foram casados lá, não era necessário apresentar nenhum documento desse casamento. Não sei o que fazer! alguém pode me ajudar?!
    E caso eu encontre essas informações, como eu envio para eles? tenho medo desse prazo curto, sendo que a carta esta com data de 20/07

    Segue o que veio na carta:

    " Nos termnos e para os efeitos previstos na al . a) do n 1 do artugo 41 do regulamento da nacionalidade portuguesa, aprovado pelo decreto lei n 237-A/2006, de 14 de dezembro, fica V Ex. notificado, para, no prazo de 20 dias, acrescido da dilação de 30 dias, suprir as deligencias existentes:

    1 - Promover ao registro em Portugal do casamento contraido entre os pais da interessada, ou caso ja se encontre o registro, informar sobre o ano e número de assento do mesmo, com vista a apreciar do estabelecimento da filiação na menoridade.

    Informa-se que sem as informações/documentos solicitados, não será dado ao procedimento já são necessários a apreciação do pedido.
    Mais se informa que, nos termos do artigo 132 do codigo do procedimento administrativo sera declarado deserto e consequentemente arquivado o procesimento que, por causa imputal ao interessado, esteja paradopor mais de seis meses"


  • Oi Pessoal, tudo bem?
    Vcs podem me tirar uma dúvida rápida?
    Meu pai vai fazer a atribuição dele através da nacionalidade da minna avó, que foi tirada pelo ACP (ela não nasceu em território portugues). Nesse caso, meu pai consegue fazer a dele pelo ACP também (e eu, consequentemente, a minha)? Ou o ACP é só para pais que nasceram em território português?

    Muito obrigada:)
  • @shaianazan vocês poderão fazer o processo de atribuição de vocês sem problema algum por lá. Vocês fizeram a transcrição de casamento dela? Se não fizeram terão de fazer primeiro isso para, aí sim, dar entrada no processo de vocês.
  • @Jessica Zambon
    Isso aconteceu comigo também.. . Eu fiz a atribuição da minha avó e eles pediram em exigência a transcrição do casamento dos pais dela. Só que no meu caso, os pais dela eram ambos portugueses e casados em Portugal, ou seja, já vieram casados de lá. Então eu apenas enviei a certidão de casamento dos pais dela (meus bisas) que consegui junto ao Arquivo da Universidade de Coimbra e foi aceito sem problema.

    Espero ter te ajudado! Um abraço
  • Olá @Pedro Antonio Pereira Jr , boa tarde querido!
    Imaginei que fosse necessária a transcrição de casamento dela mesmo... Creio que dentre os documentos que meu pai vai precisar, este seja o único que terei que correr atrás a partir de agora rsrsrs!
    Mas é muito bom saber que dá pra fazer a nossa pelo ACP também, até porque o prazo é mais convidativo e já estou mais familiarizada com o processo deles.

    Muito obrigada pela ajuda e um forte abraço pra vc!!
  • @shaianazan você estava certa, pois se faz obrigatória a transcrição no caso dela. Faça por Ponta Delgada, pois lá eles levam 30 dias para concluir um processo do tipo.

    Obrigado! Abração pra você também! ;)
  • @JessicaZambon ja lhe respondi no outro tópico q postou.
  • @shaianazan e o prazo deu certo?! O arquivo distrital falou que a resposta pode vim em 30 dias. Por isso estou preocupada. Até abri um tópico perguntando sobre outras medidas de conseguir no de buscar certidões portuguesas. Vou Acompanhar por la se encontro outra forma de ter essa informação.
    Você enviou essa certidão por correio?
    No meu caso, a certidão esta la, eu tenho que esperar chegar aqui para depois enviar pra la?!
  • @saluaribeiro solicitei o cartão aqui em braga mesmo na 3CRC e não precisei agendar
  • @matheusfs103

    parabéns cara!!
  • Galera, alguém aqui já esteve na mesma situação que eu?

    Sou bisneto de portuguesa, mãe de minha avó.

    1- Meu primeiro passo seria a transcrição do casamento dos bisavós mas como uma prima minha já tirou cidadania, acredito que esteja ok, estou correto?

    2- para fazer atribuição via ACP eu só preciso de :
    - certidão nasc. Reprografica de inteiro teor de minha avó, legalizada(apostilhas) no consulado
    - RG da minha avó autenticado
    - formulário 1C com AUTENTICIDADE RECONHECIDA
    - informar data de nascimento e local da minha bisavó

    Gente, por favor. Alguém experiente me diga se isto está certo, fiquei assustado pq no consulado eles pediram muitos outros documentos e achei que estaria icompleta essa relação acima.

    ACP ainda. Está demorando por volta de 30 dias?

    Obrigado
  • @vinicius sua avó ( filha da portuguesa) é viva?Sua prima tem a cópia da transcrição de casamento?
  • Pessoal,
    Não consigo achar o assento de casamento dos meus bisavós, como devo proceder? Achei o passaporte dele, que constava casado e o nome da mulher (bisavo) e da filha…

    Alguma sugestao?
  • @vlad pen

    Sim, minha avó é viva.
    Com relação a a transcrição, minha prima não foi clara sobre isso, ela disse que a documentação da minha bisavó está toda certa no consulado.

    Vlad, estou em dúvida sobre o que realmente é está transcrição! Afinal, acredito que terei que fazer a do meu pai após o processo finalizado da minha avó.

    Do que se trata de fato essa transcrição e como fazer?
  • Pode o status do processo na LR mudar de "análise" pra concluído repentinamente? Meu processo é de 29.06 e meus anteriores diretos na tabela estão com processos concluídos. Pode ser que o meu esteja pra despacho e o sistema não tenha essa info ainda? Fizeram 32 dias, liguei pra LR hoje e continua em análise. Na tabela tem foristas que o processo acabou com menos de 30 dias, ou está pra despacho. Pergunto se tem pendências documentais e LR nega, isso que me preocupa.
  • smonsmon Member
    @Alessandra Müller talvez eles estejam com mais dificuldades no teu processo, ou o funcionário que está analisando o teu processo seja um pouco mais lento :P Mas tem vários processos de antes de 29/06 que a princípio ainda estao em análise.
    Aparentemente agora eles estao lutando para fechar o mes de Junho e comecar Julho. Tente ligar sexta-feira que vem, que já deve ter alguma notícia :) O tempo médio da ACP está sendo cerca de 40 dias mesmo.
  • smonsmon Member
    @vinicius173 O melhor é considerar entre 30 e 60 dias. As férias de verao (principalmente escolares) aqui na Europa só comecam "de verdade" em agosto mesmo, ou seja, "ainda vai piorar antes de melhorar". A tendencia é que em Agosto a análise dos processos fiquem ainda mais lenta, e só em Setembro voltaria ao normal.
    Mas mesmo assim a ACP continua sendo a mais rápida.
  • Obrigada smon, vou ligar outro dia mesmo
  • Obrigada Pedro Antonio Pereira Jr.!!!!
  • bom dia, mandei o processo da minha vó e na linha de registros me avisaram que preciso enviar uma prova de vida junto ao consulado português...alguem sabe como fazer?precisa de agendamento??quais documentos??pq isso foi dia 17 e so me informaram hoje quando liguei(ja tinha ligado duas vezes depois dessa data deles) e so tenho 30 dias para responder, não é isso? obrigada
  • smonsmon Member
    @Bruna Andrade Dá uma procurada no fórum no campo de Pesquisa personalizada sobre a prova de vida. Tem vários casos onde isso acontece.
    A partir de comentários de outros colegas foristas também é possível fazer a prova de vida num cartório.
  • Bem, fui mais uma vítima dos erros tipográficos do pessoal do registro. Eles se esqueceram de adicionar o nome do meu avô materno e colocaram incorretamente o local de nascimento da minha mãe.

    Alguém que passou por isso poderia me dizer como proceder com as correções e para onde devo mandar isso?
  • smonsmon Member
    @Pedro Antonio Pereira Jr. É realmente necessário fazer as retificacoes? Esses erros irao de alguma forma causar algum problema no futuro?
    Se sim, sugiro entrar em contato com o setor de retificações da CRCentrais Lisboa para ver o que pode ser feito.

    rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt
    +351 21 381 7623 (Skype)
    00 xx 351 21 381 7623 (comum)

    Dá também pra mandar uma carta pra ACP e pedir para eles arrumarem. Já vi pessoas corrigindo os assentos das duas formas.
  • @smon sim, pois na minha certidão brasileira consta o nome do meu avô e a localidade de nascimento de minha mãe é outra.

    Vou ver se mando um email para eles semana que vem, pois o IRN se encontra encerrado por causa da greve programada.
  • @bbotechia
    Eu enviei a documentação por correio normal (foi documento prioritário registrado) custou R$26,00.
    Chegou em 11 dias uteis.
  • @Solange4

    Desculpa perguntar, mas você é de onde?
    Eu enviei o meu também e sou do RJ, queria ter uma estimativa... A Atendente do Correios disse que chegaria em torno de no máximo duas semanas.
  • RpquelRpquel Member
    Puxa, @PedroAntonioPereiraJr., que chato... E eu não sabia da greve do IRN...
    Mas não se preocupe: faça como os colegas aqui do fórum já nos ensinaram e tudo dará certo!
  • Pessoal vou contar como foi minha experiencia... Meu processo finalizou e logo em seguida marquei pra fazer o cartão cidadão em SP no consulado. Ficou pronto em 10 dias e recebi em casa pelo correio, mas como já estava de viagem marcada pra Portugal não deu tempo de fazer o passaporte. Chegando em Porto eu fui ate uma "Loja do Cidadão" com meu cartão cidadão e fui atendida em 20 minutos, logo tirei a foto, recolhi as digitais e paguei a taxa de 95 euros para passaporte de emergência. No dia seguinte fui buscar as 2 horas da tarde. Deu tudo certo, desejo boa sorte a todos!!!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.