Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

12222232252272281497

Comentários

  • @Vlad Pen, também achei super estranho! Porque me certifiquei que estivesse legível na cópia. Espero que eles não tenham se dado conta de que a informação estava aí e me respondam dizendo que serve. Sabe se demoram muito para responder os e-mails? Obrigada!!
  • @marcia, orientei ele sobre isso e ele a levou para emitir uma nova. A data de emissão é 28/02/18, mas eu estava pensando que era RG normal, quando ele me mostrou aí fiquei na dúvida... Ela tem 95, mas é super ativa, assinou o formulário tranquilamente. Muito Obrigada! Só falta emitir o VP e mandar por DHL.
  • Pessoal, a @Natalie postou o telefone do DHL, e não da Linha Registos. :)
  • @JGouvea,

    esta emissão está boa.
    Que bom que é uma sra ativa (raro nessa idade!).
    Boa sorte!
  • @Eliseu,

    parabéns!!! Estão saindo!
  • @JGouvea, @Márcia,

    Desculpas pela intromissão. Mas a carteira de identidade da aeronáutica não serve. Acho que a da Marinha também não. Elas são aceitas apenas em território nacional. Se você tiver de embarcar para o Mercosul por exemplo, só serve a do Detran (ou similar pelo país) ou passaporte.
  • Boa tarde amigos....estou muito feliz, pois minha cidadania saiu.
    Muito obrigada a todos pelas informações postadas aqui. Me ajudaram muito.
    Segue dados para atualização da planilha.

    Enviado pelo correio em 05/02/2018
    Recebido pelo ACP em 15/02/2018
    Numerado em 23/02/2018 (Ana Cristina T Trotta - 104XX/2018)
    Dia 26/02/2018 - fase inicial de analise
    Dia 26/03/2018 - concluido
    Dia 29/03/2018 - ligação para LR com numero do assento.

    Muito obrigada a todos.
  • Pessoal, um aviso:

    Fiz meu Vale Postal na agencia dos correios da ilha do Fundao, Rio de Janeiro.
    Pedi pra colocar 176 Euros com medo da conversao, porem recebi um email 1 semana depois da ACP, dizendo que o vale postal recebido la chegou com valor de 166 euros e solicitaram que eu enviasse o resto.

    Nao sei dizer qual foi o erro, e nem a agencia dos correios soube me dizer tambem.
  • editado March 2018
    @b_levenhagen, com.certeza os correios fizeram a conversão com cotação errada do euro exportação, e não com euro.maior valor que é para vale postal .Ha duas cotações nos correios , não pode ser euro exportação veja link abaixo http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/default.cfm. Sempre que for fazer vale postal tem entrar nos correios ver a cotação do dia do Euro com.maior valor e já converter levar escrito a parte e no ato conferir junto aos correios para não fazerem conversão errada
  • No seu comprovante tem o valor do vale e pra onde foi, tu nao conferiu?
  • @wsteles,

    No meu processo , enviei uma certidão de inteiro teor com firma reconhecida para facilitar a leitura.
  • @Ana Cristina,

    Parabéns pela conquista!!
  • Aqui no rj a certidão é 130 e apostilamento 50.
  • Em SP a certidão sai uns 70 e o apostilamento 109.
  • editado March 2018
    @wsteles , o da minha esposa eu mandei uma cópia sem autenticar de uma certidão antiga autenticada para ajudar caso eles não entendessem a reprográfica que enviei. Não sei se eles utilizaram ou simplesmente jogaram fora. Eu enviaria esta cópia com lente de aumento por minha conta e risco.
    As certidões no cartório que eu vi, tinha preços diferentes de acordo com a idade. Se você fosse mais velho, a certidão seria mais cara.
  • PhiLLPhiLL Member
    @Ana Cristina Trotta PARABÉNS!

    @b_levenhagen fiz o meu vale postal ontem na agência da 1º de março. A pessoa q me atendeu disse q por segurança algumas pessoas enviam 176 euros. Fiz no mesmo valor. O comprovante q ela me deu tem o valor em reais e o valor em euros. Vc pegou este comprovante? Enviou na carta junto ao processo?
  • PhiLLPhiLL Member
    Pessoal,

    conforme falei anteriormente, uma agência dos correios não quis fazer o vale postal pra mim. O @Vlad Pen me indicou uma outra agência e deu certo o envio. Enviei um E-mail para ACP (com o título 175 euros) e para minha surpresa desta vez eles responderam.
    Msg q enviei:

    "Boa tarde.
    Gostaria de saber qual a forma de envio do valor de 175 euros para o processo de cidadania portuguesa.
    Fui informado pelos Correios no Brasil que o vale postal não pode ser realizado em nome de pessoa jurídica (neste caso, IRN, IP).
    Desta forma gostaria de saber qual outra forma posso enviar o valor de 175 euros.

    Obrigado,"

    Resposta do ACP:
    "Exmos. Senhor:

    Informamos que recebemos todos os dias vales internacionais em nome de IRN do Brasil.
    Deverá solicitar noutro local o envio.
    com os nossos cumprimentos,

    Céu Duarte"

    Acho que o título da msg deve ter chamado atenção e eles responderam ... rs

    Abs,
  • Nao precisa enviar o comprovante gente, é ao colocar o numero do vale na ultima pagina. Essa doa 176 euros eu nao sabia, realmente é uma OTIMA dica
  • @PhiLL
    http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/modalidade-de-pagamento-a1-1c/

    neste fórum está informado em vários momentos, que os meios de pagamento são:

    1- Vale Postal Internacional
    2- Cheque (apenas para entidades com representação em Portugal)
    3- Cartão de crédito ou débito (no caso do Brasil, cartão internacional); (neste caso após o pagamento, recebe por e-mail o formulário já com o código do pagamento efetuado); (e repetido aqui no fórum que com pagamento em cartão, o processo somente é feito em Lisboa).

    Para quem vai entregar os documentos pessoalmente, também pode pagar em espécie (Euro).
  • oi gente sou nova aqui e to com umas duvidas... AJUDAAAA favor!
    vou tirar a atribuiçao o meu pai (pai e mae portugueses ja falecidos) atraves do ACP, andei por aqui e vi um link falando de documentos, alguem me confirma se sao esses para a atribuiçao atras do ACP

    Certidão de nascimento do português ( Estado civil att)
    Certidão de nascimento do requerente (De inteiro teor, Emitida há menos de 1 ano Firma do oficial que a assina reconhecida
    Legalizada no consulado português)
    Cópia do RG (Autenticada em cartório)

    Formulário Mod. 1C

    Impresso frente e verso (1 folha apenas)
    Assinatura do requerente
    Reconhecida presencialmente no consulado português
    OU reconhecida por AUTENTICIDADE em cartório brasileiro


    A DUVIDA É:
    sao esses documentos para a ACP atraves da atribuoção?

    nao vejo ai falando sobre o apostilamento de haia, nao precisa? se sim em qual documento?

    pra onde se envia os documentos ( e qual o meio mais seguro)

    pra onde envia o vale de 175 euros?

    agradeço desde ja pela atenção e desculpa por esse texto... ando perdida e com duvidas.... outra coisinha... pela ACP nao precisa de transcriçao de casemento ne? ou sim?7
  • Horacio MotaHoracio Mota Member
    editado March 2018
    Rg e certidão tem que ser apostiladas. O formulário tem quer ser assinado presencialmente no cartorio e o vale postal é feito nos correios no dia do envio, pago em REAIS e somente em dinheiri (a pessoa la vai converter, mas da uns 750 reais por ai) e uns 120 de envio
  • @iza070216

    A certidão de nascimento do requerente de nacionalidade precisa ser reprográfica apostilada.

    As transcrição de casamento de dois portugueses casados no Brasil é obrigatória: certidões de inteiro teor apostiladas. O ACP não faz transcrição, se for o caso envie para PD.

    Nos correios solicite vale internacional de 120 euros. Recomende que não pode ser câmbio de euro exportação .
  • Pessoal, quanto aos vales postais, uma coisa que precisamos observar é que as AGÊNCIAS FRANQUIADAS, não emitem vales postais, somente AGÊNCIAS PRÓPRIAS dos Correios. Essa foi a informação que recebi logo na primeira vez que tentei enviar ano passado. Quem reside ou trabalha perto de algum "Poupa tempo", as agencias de lá, emitem sem problemas. O funcionário é ligeiro como uma tartaruga perneta, mas comigo tem funcionado. No último, praticamente ensinei ao balconista onde clicar. rs
  • @Léo Mendes,

    Também tinha essa informação de que as agências franquiadas não emitiam vales. Mas uma funcionária me informou que elas poderiam, só não têm interesse.
  • @wsteles,
    As franquias não tem Banco Postal. Mas todas as agencias franqueadas estão aptas a realizar vales postais nacionais e internacionais.
    Apenas as agencias próprias tem Banco Postal.
    Essas informações estão no contrato de franquia postal. O que ocorre é que demorou um tempo para o sistema ser atualizado e várias franquias não tem conhecimento.
  • @JGouvea

    Pode usar a identidade militar tranquilamente. Fiz meu processo atribuição em Braga sem nenhum problema. Fiz a atribuição dos meus três filhos, na ACP, e também usei a minha carteira da MB. Para as Conservatórias é necessário um documento de identificação brasileiro, não importa se é militar ou civil.
  • @LéoMendes o meu vale postal enviei de Agencia franqueada.
  • Oi pessoal, mais uma vez preciso de orientação...
    O processo do meu sogro caiu em
    Exigência, como eu não conseguia entender nada do que eles falavam na LR, busquei ajuda aqui. A única coisa que ficou clara foi que precisavam confirmar o nome do progenitor português. A carta foi enviada dia 03/3 e só hj chegou em minha residência.
    Pra adiantar eu enviei o óbito dele apostilado. Pois bem, eram TRÊS exigências:

    - Apresentar certidão de cópia integral por fotocópia do assento original porque a junta do processo é uma conferência de fotocópia. (ALGUÉM ME AJUDA A ENTENDER ISSO???
    - Comprovativo do nome do progênito do português (ENVIEI)
    - Esclarecer as divergência dos sobrenomes dos avós paternos, devendo retificar os assentos de modo que haja coincidência de dados. (Foi acrescentado um sobrenome nO nome do avô dele. Coisas de Brasil)

    Já fiquei sabendo que esse processo vai para promotoria aqui é demora 60 dias custando 400 reais.

    Confesso que chorei hj. Como vou aprontar isso nos dias úteis que a LR pede? O que faço??
  • @Rafaela

    Você não enviou a certidão de nascimento do seu sogro em cópia reprográfica?

    Como estão os nomes no assento do português, no registro de casamento dele e na certidão do filho/ seu sogro?
  • Nao entendi nda Rafaela, explica.
    Vc ta fazendo atribuicao do teu sogro, qual certidão ta errada? A dele (brasileira) ou do pai dele (português)?
    Qual a diferença do sobrenome...? (Quando um portugues vem pro brasil e registra um filho, vira e mexe falta letra ou eles mudam o sobrenome aqui, nao sei pq)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.