@Natalie... Vocês rastrearam o envio pelo site do DHL...? Foi confirmado o recebimento pelo ACP....? Se sim...Ligue na LR por volta das 5:00h...(Horário do Brasil)... Liguei ontem nesse horário e a gentil Tereza me atendeu em menos de um minuto e me informou o número do Assento de Nascimento de um primo...(Mateus Hessel)...Que auxiliei com o processo... Se for possível ligar ainda hoje...Tente o contato um pouco antes do encerramento do expediente por lá...(Atualmente Portugal está 4 horas a frente)...Sendo assim....Ligue por volta de 12:45h.
Boa Sorte...
PS....Creio que o processo de seu amigo já esteja finalizado.... O processo do Mateus levou uns 28 dias pra ser concluído...
Olá pessoal. O processo do meu filho foi concluído. Hoje liguei pra lá apenas para saber a numeração do processo. Não sei quando foi numerado, porém os documentos foram enviados no dia 01/03 e recebido 08/03 Obrigado a todos.
Não incluí na planilha, quem puder, por favor, pois tenho medo de fazer algo errado.
Em relação ao cartão cidadão, como faço para agendar no consulado? O que seria o PIN? Desculpem a ignorância Grata.
Aproveito para parabenizar o ACP pela rapidez das últimas atribuições.
E, solicito mais uma vez a todos que evitem ligar e enviar email com as dúvidas corriqueiras, que podemos resolver por aqui. Vamos deixar o pessoal trabalhar nos processos.
Uman duvida pessoal, O processo depois que é numerado significa que tudo estava certo e ele nao vai cair mais em exigencia.? (Depois de numerado é 100℅ de certeza que vai sair?) Pergunto isso pq o meu foi numerado mas a certidão do meu avo tinha o sobrenome errado estava "SouSa DA Mota" e toda familia foi registrada como "SouZa Mota" e o processo foi numerado, então quer dizer que passou? Ou ainda pode cair em exigência?
Olá, Pessoal! Segui os passo por aqui, tirei as dúvidas e encaminhei para o ACP a documentação para a Nacionalização do meu Pai, filho de portugueses. A documentação ainda está a caminho. Vi que vocês tem uma planilha com as entradas do processo, gostaria de por o nome do meu pai para pode contribuir também com o fórum!
Uma dúvida, quando chegar a certidão de nascimento portuguesa do meu pai, eu irei entrar com o meu processo, eu também posso fazer pelo porto, não sendo filho do português nato?
Tomara Márcia, nem foi troca, acho que aqui no Brasil quando registraram meu pai colocaram o nome do meu avo com Z e tiraram o DA Mota pra so Mota. Esse era meu medo, mas foi numerado e ja que vc ta dizendo posso ficar um pouco menos apreensivo
Galera, uma dúvida, Estou ajudando um amigo e já temos tudo pronto. Ele pegou a identidade da avó dele que tem 95 anos, mas vendo bem, a identidade foi emitida pela marinha do Brasil e não pelo Detran, tem filiação e todas a informações. Será que tem problema? Obrigada, desde já!!!
Bom Dia Amigos, Os processos de Cidadania por Atribuição dos meus dois filhos foram numerados na ACP!!! Tudo caminhando bem 1. Em 15-mar-18 a DHL coletou os documentos 2. Em 19-mar-18 a DHL entregou na ACP 3. Em 29-mar-18 liguei na Linha de Registos e a simpática Tereza já me passou os números dos processos 4. Paulo Eduardo - 16xx0/18 e Maurício 16xx7/18 É só segurar a ansiedade e aguardar mais um pouco. Muitos obrigados a todos que com sua dicas e experiências tem ajudado muita gente!!!!! Abraços, Nelson
até uns anos atrás, o ACP só atribuía filhos, quando os pais portugueses tinham nascido em Portugal. Isso mudou. E, o ACP passou a atribuir de geração em geração. Assim, pode enviar seu processo para lá.
o problema não é a questão de ser da Marinha, mas a data de emissão desta identidade. Se for muito antiga, como esta sra é bem idosa, seria interessante solicitar uma nova via. Se não for possível, podem aguardar o pedido de prova de vida (que certamente virá).
Se a identidade tiver dentro da validade, nao ha problema algum. Se tiver fora, vc pode pegar uma procuração no nome dessa senhora e ir no Detran pedir a carteira em casa alegando dificuldade de locomocao da idosa (por incrível que pareça Isao existe e funciona no brasil kkk) Acho que alguem aqui ou em um outro grupo fez isso, no Detran RJ
A questão não é a validade da identidade. Como se trata de uma pessoa muito idosa, é aconselhável pedir nova identidade. Em algumas situações, isso evita a prova de vida.
@Horacio Mota, muito bom esse serviço do DETRAN. Deve existir taxa adicional (espero que não seja exorbitante).
Se nao me engano no RJ é 290 reais a visita do representante. (Fora o valor que ja que tem que pagar pra segunda via) uma outra alternativa é fazer uma procuração e ir no Detran tirar o doc por procuração, so vai precisar das digitais (eles te informam la como é feito)
Boa tarde... se alguém puder atualizar a planilha de processos:
104**/2018 - Eliseu de Mendonça Magdanelo - recebido os documentos dia 19/02/2018 17***/18 - Eliseu de Mendonça Magdanelo - número do meu assento recebido hoje dia 29/03
Sou portuga é isso?
Como faço para solicitar o cartão cidadão e meu passaporte?
Obrigado @vlad por todo o apoio paciência e atenção e a todos que ajudam e me ajudaram nesse forúm.
Poderiam me tirar uma dúvida? Estou preenchendo o formulário e surgiu uma dúvida... O nome do meu Pai é: Alipio josé do Carmo Silva... Então o nome próprio seria Alipio josé e o restante em baixo como apelido? E no caso do RG é DETRAN, como eu escrevo?? e no quadro 2 preencho só o nº do assento e conservatória que foi feito? não precisa preencher conselho, distrito essas coisas?
Boa tarde meus amigos... É com muita alegria e gratidão que venho comunicar a vocês que já sou um TUGA, a ACP esta um tufo, meu processo foi numerado no dia 07/03 e hoje liguei na linha de registros e já me passaram o número do meu assento. O meu muito obrigado a todos que responderam as minhas dúvidas, agora vou transcrever meu casamento e solicitar a cidadania de minha esposa por efeito Base X.
Oi pessoal, super feliz com a agilidade da ACP neste ano!! Liguei hoje para a LR para saber sobre o meu processo.. me informaram que me enviaram uma carta no dia 26 de março e que demoraria em torno de 50 dias para chegar. Esta carta solicita que envie um documento que contenha a minha filiação - só que mandei a cópia do meu passaporte, incluindo a segunda folha onde contém o nome dos meus pais. Como tirei o passaporte no consulado do Brasil em Buenos Aires, essa informação está num adesivo do consulado. Não sei se não viram a informação ou se realmente não aceitam esse tipo de passaporte. Alguém já passou por algum problema parecido? A atendente me indicou mandar um e-mail.. mandei por e-mail uma cópia do meu passaporte para mostrar que a filiação está no documento, acho que agora tenho que aguardar não? O problema é que faz 8 anos que não moro mais no Brasil e já não tenho mais meu RG.. e estes são os únicos documentos aceitos, não? Há outra forma de mostrar a filiação? Obrigada!!
Comentários
Vocês rastrearam o envio pelo site do DHL...?
Foi confirmado o recebimento pelo ACP....?
Se sim...Ligue na LR por volta das 5:00h...(Horário do Brasil)...
Liguei ontem nesse horário e a gentil Tereza me atendeu em menos de um minuto e me informou o número do Assento de Nascimento de um primo...(Mateus Hessel)...Que auxiliei com o processo...
Se for possível ligar ainda hoje...Tente o contato um pouco antes do encerramento do expediente por lá...(Atualmente Portugal está 4 horas a frente)...Sendo assim....Ligue por volta de 12:45h.
Boa Sorte...
PS....Creio que o processo de seu amigo já esteja finalizado....
O processo do Mateus levou uns 28 dias pra ser concluído...
Obrigado a todos.
Não incluí na planilha, quem puder, por favor, pois tenho medo de fazer algo errado.
Em relação ao cartão cidadão, como faço para agendar no consulado? O que seria o PIN? Desculpem a ignorância
Grata.
Muitos novos tugas. Parabéns a todos.
@LeoMendes e @LaraAmaral,
Muito feliz por vcs.
E, solicito mais uma vez a todos que evitem ligar e enviar email com as dúvidas corriqueiras, que podemos resolver por aqui. Vamos deixar o pessoal trabalhar nos processos.
Estamos ligando no Telefone: 21 381-7600, esta certo?
O processo depois que é numerado significa que tudo estava certo e ele nao vai cair mais em exigencia.? (Depois de numerado é 100℅ de certeza que vai sair?)
Pergunto isso pq o meu foi numerado mas a certidão do meu avo tinha o sobrenome errado estava "SouSa DA Mota" e toda familia foi registrada como "SouZa Mota" e o processo foi numerado, então quer dizer que passou? Ou ainda pode cair em exigência?
numerado quer dizer que começou a ser trabalhado, e está entrando em análise.
A exigência só pode ser vista depois de analisado o processo.
A troca do sobrenome do seu avô não constitui um problema "Sousa da" e "Souza".
Segui os passo por aqui, tirei as dúvidas e encaminhei para o ACP a documentação para a Nacionalização do meu Pai, filho de portugueses. A documentação ainda está a caminho.
Vi que vocês tem uma planilha com as entradas do processo, gostaria de por o nome do meu pai para pode contribuir também com o fórum!
Uma dúvida, quando chegar a certidão de nascimento portuguesa do meu pai, eu irei entrar com o meu processo, eu também posso fazer pelo porto, não sendo filho do português nato?
Os processos de Cidadania por Atribuição dos meus dois filhos foram numerados na ACP!!!
Tudo caminhando bem
1. Em 15-mar-18 a DHL coletou os documentos
2. Em 19-mar-18 a DHL entregou na ACP
3. Em 29-mar-18 liguei na Linha de Registos e a simpática Tereza já me passou os números dos processos
4. Paulo Eduardo - 16xx0/18 e Maurício 16xx7/18
É só segurar a ansiedade e aguardar mais um pouco.
Muitos obrigados a todos que com sua dicas e experiências tem ajudado muita gente!!!!!
Abraços,
Nelson
O telefone da Linha de Registros é 351 211 950 500
até uns anos atrás, o ACP só atribuía filhos, quando os pais portugueses tinham nascido em Portugal.
Isso mudou. E, o ACP passou a atribuir de geração em geração.
Assim, pode enviar seu processo para lá.
o problema não é a questão de ser da Marinha, mas a data de emissão desta identidade.
Se for muito antiga, como esta sra é bem idosa, seria interessante solicitar uma nova via.
Se não for possível, podem aguardar o pedido de prova de vida (que certamente virá).
Se tiver fora, vc pode pegar uma procuração no nome dessa senhora e ir no Detran pedir a carteira em casa alegando dificuldade de locomocao da idosa (por incrível que pareça Isao existe e funciona no brasil kkk)
Acho que alguem aqui ou em um outro grupo fez isso, no Detran RJ
@Horacio Mota,
muito bom esse serviço do DETRAN. Deve existir taxa adicional (espero que não seja exorbitante).
211 950 500
Corre ligar que ainda dá tempo de falar com eles hoje...!!!
104**/2018 - Eliseu de Mendonça Magdanelo - recebido os documentos dia 19/02/2018
17***/18 - Eliseu de Mendonça Magdanelo - número do meu assento recebido hoje dia 29/03
Sou portuga é isso?
Como faço para solicitar o cartão cidadão e meu passaporte?
Obrigado @vlad por todo o apoio paciência e atenção e a todos que ajudam e me ajudaram nesse forúm.
Poderiam me tirar uma dúvida?
Estou preenchendo o formulário e surgiu uma dúvida...
O nome do meu Pai é: Alipio josé do Carmo Silva...
Então o nome próprio seria Alipio josé e o restante em baixo como apelido?
E no caso do RG é DETRAN, como eu escrevo??
e no quadro 2 preencho só o nº do assento e conservatória que foi feito? não precisa preencher conselho, distrito essas coisas?
Agradeço desde já!
É com muita alegria e gratidão que venho comunicar a vocês que já sou um TUGA, a ACP esta um tufo, meu processo foi numerado no dia 07/03 e hoje liguei na linha de registros e já me passaram o número do meu assento.
O meu muito obrigado a todos que responderam as minhas dúvidas, agora vou transcrever meu casamento e solicitar a cidadania de minha esposa por efeito Base X.
Liguei hoje para a LR para saber sobre o meu processo.. me informaram que me enviaram uma carta no dia 26 de março e que demoraria em torno de 50 dias para chegar. Esta carta solicita que envie um documento que contenha a minha filiação - só que mandei a cópia do meu passaporte, incluindo a segunda folha onde contém o nome dos meus pais. Como tirei o passaporte no consulado do Brasil em Buenos Aires, essa informação está num adesivo do consulado. Não sei se não viram a informação ou se realmente não aceitam esse tipo de passaporte. Alguém já passou por algum problema parecido? A atendente me indicou mandar um e-mail.. mandei por e-mail uma cópia do meu passaporte para mostrar que a filiação está no documento, acho que agora tenho que aguardar não? O problema é que faz 8 anos que não moro mais no Brasil e já não tenho mais meu RG.. e estes são os únicos documentos aceitos, não? Há outra forma de mostrar a filiação?
Obrigada!!