@Ewerton As fases do processo são: numeração, análise, despacho, registro Se o processo foi para despacho (favorável) agora é aguardar o conservador assinar, após isso vai para registro, e é feito o assento. Falta pouco.
Boa noite pessoal ! Estou iniciando o processo da minha esposa por ACP, os documentos são: 1) Certidão de nascimento do pai. ( Ele é português por atribuição recentemente ) 2) Certidão de nascimento reprográfica com firma reconhecida e apostilhada. 3) Certidão de nascimento inteiro teor digitalizada e apostilhada. . 4) Cópia da carteira de identidade recente e apostilhada 5) Formulário 1C e 175,00 euros É necessário mandar a certidão de casamento que já consta na certidão de nascimento a alteração do nome e o CPF ? Desde já Obrigado.
Quero deixar aqui o meu agradecimento aos moderadores e demais integrantes que me ajudaram e ajudam muitas pessoas diariamente, pois graças a essa ajuda, hoje a minha esposa já é portuguesa e em breve as minhas filhas também serão! Para atualização do tópico informo:
06/02 - Documentos recebidos na ACP 21/03 - Assento concluído.
Foram 43 dias corridos e 29 dias úteis!
Hoje mesmo já enviei o pedido de Transcrição do nosso casamento e já estou com a documentação da minha filha pronta!
Boa noite!! Hoje liguei para a LR e para minha felicidade a cidadania da minha mãe foi finalizada!! Alguém sabe quanto tempo em média leva pra chegar a carta que eles mandam? Me informaram que a carta foi enviada no final de Fevereiro e até agora nada. Moro no Rio de Janeiro.
Fiz a atribuição de nacionalidade para meu avô por tondela ( já recebi o assento pelos correios e pelo civil online), agora vou fazer o de minha mâe (filha do português e ele quem foi o declarante dela)
1- Preciso fazer a transcrição de casamento do meu avô? 2- Preciso declarar no quadro 2 o número do assento mesmo enviando uma cópia física? 3- A certidão de nascimento da minha mãe precisa ser reprográfica? não precisa de uma de inteiro teor? 4- preciso enviar uma cópia da certidão de casamento da minha mãe por ser casada? 5- A cópia do RG precisa ser apostilada? 6- Só preciso autenticar a assinatura do formulário 1c, não precisa apostilar?
Fico com essas dúvidas, assim não consigo enviar.. Se alguém puder me ajudar com essas dúvidas, pois a primeira vez fiz por Tondela, demorou muito pra ficar pronto, agora estou vendo que acp está bem ligeira.. hahah
1-Se somente ele for o português ,não precisa 2-não precisa 3-precisa 4-precisa..de inteiro teor apostilada 5-precisa 6-reconhecer a assinatura por autenticidade
@wsteles a princípio é somente a reprográfica, mas se esta não estiver 100% legível (por exemplo uma letra difícil de entender, se o registro no livro foi escrito por alguém) então é melhor enviar as duas (reprográfica e digitada) para o caso de eles não entenderem lá na ACP e o processo cair em exigência por isso... é mais uma precaução mesmo.
@PhiLL , eu enviaria a impressão do assento de nascimento scaneado. Eu enviei uma cópia da cópia (meio escura) de um assento impresso originalmente no ano 2000 e não teve problema. Eles só querem ver os dados, para encontrar esse assento no sistema informático.
1 - Vi um comentário do @VladPen dizendo que, caso o cidadão português não seja casado com outro cidadão português, não precisa fazer a transcrição do casamento. É isso mesmo? O meu bisavô foi declarante da minha avó e ele era casado com uma brasileira. Nesse caso, eu preciso fazer a transcrição? 2 - No caso da minha avó, ela também casou com um brasileiro (meu avô), e este brasileiro foi o declarante do meu pai. Quando for fazer a atribuição para o meu pai vai ter que transcrever o casamento, uma vez que o declarante não foi a minha avó (que será a portuguesa atribuída)? 3 - Atualmente é mais negócio fazer a atribuição por Tondela ou Porto?
Bom dia pessoal! Mais um processo concluído, já atualizei na planilha. Gostaria de agradecer aos moderadores e a todos do fórum que ajudaram direta ou indiretamente. Essa boa fé e coleguismo desse fórum refletem a alma luso-brasileira de todos vocês, fico feliz por fazer parte disso.
Sobre os prazos: Enviado via EMS em 22/02/18 Recebido em 01/03/18 Numerado em 07/03/18 Concluído em 26/03/18
Puxei o assento de nascimento hoje (28/03) pelo www.civilonline.mj.pt , mas fiquei com uma dúvida/ curiosidade:
No cabeçalho do assento de nascimento esta como CRC Lisboa (Conservatória de Registro Centrais de Lisboa), mas foi um processo de atribuição de pai para filho feita pela ACP Porto. Pensei que somente os processos de aquisição que eram coordenados pela CRC Lisboa independente da Conservatória pela qual se daria entrada. O assento de mais alguém saiu assim?
Legal, obrigado por avisar e receba meus parabéns @Manuela Vidal! Nada que preocupe, mas me causou estranheza, não sabia que a CRC Lisboa centralizava isso também.
1 - Nesse caso não precisa, porém isso é válido para processos de atribuição solicitados pela ACP Porto até onde posso te afirmar. Não sei afirmar se alguma outra conservatória também aceita sem a transcrição do casamento, porém pelas informações do fórum me parece que não aceitam. Pela ACP Porto tenho certeza que sim pois meu caso foi idêntico ao seu e saiu agora em março.
2 - Sim, precisa transcrever o casamento. Aparentemente Ponta Delgada tem sido a opção mais rápida/simples para a transcrição de casamento.
3 - Consulte as planilhas de prazos, porém te compartilho que ACP Porto tem concluído os processos com extrema agilidade de nos últimos meses.
Pessoal bom dia, Estou preenchendo o formulário e surgiu uma dúvida... O nome do meu Pai é: Alipio josé do Carmo Silva... Então o nome próprio seria Alipio josé e o restante em baixo como apelido?
Comentários
As fases do processo são: numeração, análise, despacho, registro
Se o processo foi para despacho (favorável) agora é aguardar o conservador assinar, após isso vai para registro, e é feito o assento.
Falta pouco.
Então, já irei providenciar os documentos para dar entrada na transcrição do casamento dos meus pais.
Obrigado!
1) Certidão de nascimento do pai. ( Ele é português por atribuição recentemente )
2) Certidão de nascimento reprográfica com firma reconhecida e apostilhada.
3) Certidão de nascimento inteiro teor digitalizada e apostilhada. .
4) Cópia da carteira de identidade recente e apostilhada
5) Formulário 1C e 175,00 euros
É necessário mandar a certidão de casamento que já consta na certidão de nascimento a alteração do nome e o CPF ?
Desde já Obrigado.
Quero deixar aqui o meu agradecimento aos moderadores e demais integrantes que me ajudaram e ajudam muitas pessoas diariamente, pois graças a essa ajuda, hoje a minha esposa já é portuguesa e em breve as minhas filhas também serão! Para atualização do tópico informo:
06/02 - Documentos recebidos na ACP
21/03 - Assento concluído.
Foram 43 dias corridos e 29 dias úteis!
Hoje mesmo já enviei o pedido de Transcrição do nosso casamento e já estou com a documentação da minha filha pronta!
Alguém sabe quanto tempo em média leva pra chegar a carta que eles mandam? Me informaram que a carta foi enviada no final de Fevereiro e até agora nada. Moro no Rio de Janeiro.
Muito feliz por você. Sou testemunha de sua persistência e luta, portanto nada mais natural que colher sucessos. Parabéns!
Boa noite, estou com algumas dúvidas:
Fiz a atribuição de nacionalidade para meu avô por tondela ( já recebi o assento pelos correios e pelo civil online), agora vou fazer o de minha mâe (filha do português e ele quem foi o declarante dela)
1- Preciso fazer a transcrição de casamento do meu avô?
2- Preciso declarar no quadro 2 o número do assento mesmo enviando uma cópia física?
3- A certidão de nascimento da minha mãe precisa ser reprográfica? não precisa de uma de inteiro teor?
4- preciso enviar uma cópia da certidão de casamento da minha mãe por ser casada?
5- A cópia do RG precisa ser apostilada?
6- Só preciso autenticar a assinatura do formulário 1c, não precisa apostilar?
Fico com essas dúvidas, assim não consigo enviar.. Se alguém puder me ajudar com essas dúvidas, pois a primeira vez fiz por Tondela, demorou muito pra ficar pronto, agora estou vendo que acp está bem ligeira.. hahah
Obrigado
1-Se somente ele for o português ,não precisa
2-não precisa
3-precisa
4-precisa..de inteiro teor apostilada
5-precisa
6-reconhecer a assinatura por autenticidade
o assento de nascimento chegou hoje para o meu pai. Mas ele está em outra cidade e me mandou os documentos scaneados por E-mail. É melhor:
1- imprimir os docs scaneados ou
2- preencher o quadro 2 com o número do assento de nascimento (e não enviar o assento de nascimento scaneado)?
Caso preencha o quadro 2 o país fica "em branco", mesmo ele tendo nascido no Brasil. É isso? (ou seja, em branco ficam Freguesia/Concelho/País).
Desculpem as perguntas óbvias... quero preencher tudo certo ...
Abs,
desculpe-me as perguntas óbvias. Quero tentar enviar a documentação amanhã.
O vale postal no valor de 175.00€ deverá ser emitido em nome de:
IRN, IP
Rua Visconde de Setúbal, 328
4200-498 Porto Portugal
É isso mesmo?
Obrigado.
desculpe mas não achei. Tb não achei no topo do post "Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)" ...
achei um link que vai pra essa página ...
Envio do VALE POSTAL:
• IRN, IP
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto - Portugal
Carta para:
• Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto - Portugal
Obrigado!
ATENÇÃO: Endereços para envio de VALE POSTAL e DOCUMENTOS
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos#latest
Algumas questões:
1 - Vi um comentário do @VladPen dizendo que, caso o cidadão português não seja casado com outro cidadão português, não precisa fazer a transcrição do casamento. É isso mesmo? O meu bisavô foi declarante da minha avó e ele era casado com uma brasileira. Nesse caso, eu preciso fazer a transcrição?
2 - No caso da minha avó, ela também casou com um brasileiro (meu avô), e este brasileiro foi o declarante do meu pai. Quando for fazer a atribuição para o meu pai vai ter que transcrever o casamento, uma vez que o declarante não foi a minha avó (que será a portuguesa atribuída)?
3 - Atualmente é mais negócio fazer a atribuição por Tondela ou Porto?
Obrigado!
Mais um processo concluído, já atualizei na planilha. Gostaria de agradecer aos moderadores e a todos do fórum que ajudaram direta ou indiretamente.
Essa boa fé e coleguismo desse fórum refletem a alma luso-brasileira de todos vocês, fico feliz por fazer parte disso.
Sobre os prazos:
Enviado via EMS em 22/02/18
Recebido em 01/03/18
Numerado em 07/03/18
Concluído em 26/03/18
Puxei o assento de nascimento hoje (28/03) pelo www.civilonline.mj.pt , mas fiquei com uma dúvida/ curiosidade:
No cabeçalho do assento de nascimento esta como CRC Lisboa (Conservatória de Registro Centrais de Lisboa), mas foi um processo de atribuição de pai para filho feita pela ACP Porto.
Pensei que somente os processos de aquisição que eram coordenados pela CRC Lisboa independente da Conservatória pela qual se daria entrada. O assento de mais alguém saiu assim?
Abraços
Enviado via EMS 26/02
Recebido 05/03
Numerado 07/03
Concluído 26/03
@gabrielpereira, o meu também é da CRC, acredito que Lisboa que homologa
Nada que preocupe, mas me causou estranheza, não sabia que a CRC Lisboa centralizava isso também.
1 - Nesse caso não precisa, porém isso é válido para processos de atribuição solicitados pela ACP Porto até onde posso te afirmar. Não sei afirmar se alguma outra conservatória também aceita sem a transcrição do casamento, porém pelas informações do fórum me parece que não aceitam.
Pela ACP Porto tenho certeza que sim pois meu caso foi idêntico ao seu e saiu agora em março.
2 - Sim, precisa transcrever o casamento. Aparentemente Ponta Delgada tem sido a opção mais rápida/simples para a transcrição de casamento.
3 - Consulte as planilhas de prazos, porém te compartilho que ACP Porto tem concluído os processos com extrema agilidade de nos últimos meses.
Estou preenchendo o formulário e surgiu uma dúvida...
O nome do meu Pai é: Alipio josé do Carmo Silva...
Então o nome próprio seria Alipio josé e o restante em baixo como apelido?