Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

12202212232252261524

Comentários

  • HelioHelio Member
    Boa tarde,
    @ Vlad Pen ! Já consta na certidão de nascimento. Colocaram um adendo informando a mudança de nome, data do casamento , onde foi realizado e número do CPF. É necessário assim mesmo? Se for é melhor do que cair em exigência.

  • @Helio se ja foi averbado na certidão de nascimento, não tem necessidade de enviar.
  • HelioHelio Member
    @Vlad Pen,
    Obrigado. Na verdade terei que tirar para averbar o casamento , só que estava deixando para quando sair a atribuição e iniciar o processo das minhas filhas.
  • Boa tarde pessoal...
    Caso é o seguinte, estou fazendo o processo de cidadania para minha avó...o cartório de nascimento dela não emite a reprografica por falta de equipamentos necessários... disseram que emitem uma declaração explicando nesses casos... alguém já viu isso ou teve essa experiência ?
  • PhiLLPhiLL Member
    @Vlad Pen,

    acabei indo pessoalmente à agência dos correios na primeiro de março. Obrigado pela indicação.
    A atendente me informou que diversas agências não estão mais fazendo o vale postal (pois aparecem apenas duas opções: manutenção de estudante ou manutenção de residente, e nenhuma das duas condiz com o real, quando se trata de vale postal para pessoa jurídica, neste caso a IRN, IP).

    Porém, mesmo assim, a agência na primeiro de março ainda continua fazendo este vale postal (só não sabem até quando).

    Portanto, consegui enviar os documentos e fazer o vale postal hoje.

    Tomei um susto e compartilho com vcs: uma pessoa dos correios foi pegar uma caixa no meu guichê de atendimento, só que ela estava com uma garrafa de água na mão .... a tampa caiu e derramou água em cima dos meus documentos ... por sorte, era o formulário 1C de back up e uma folha de anotações.

    Portanto, fica a observação: TODO CUIDADO COM SEUS DOCUMENTOS!

    Abs a todos!

  • Boa tarde pessoal,

    Estou fazendo minha atribuição, mas surgiu a seguinte situação: eu tive que retificar minha certidão de nascimento porque o nome da minha mãe (portuguesa) estava errado. Então, na certidão de inteiro teor digitada ficou tudo certo, mas na reprográfica continua errado. Como o ACP exige reprográfica, o que devo fazer? Mandar as duas?

    Muito obrigado!
  • PhiLLPhiLL Member
    @Gustavo Mendes,

    tive q fazer correções da certidão de nascimento do meu pai (para corrigir nome da minha avó portuguesa, e outros detalhes).
    Ao fazer as correções, no livro original ficam escritas ao lado as correções feitas. E na certidão em inteiro teor já sai o texto corrigido, porém com citação que houve correção.

    Na sua cópia reprográfica (e no livro original) aparecem as correções ao lado?

    No meu caso enviei a cópia reprográfica mais a certidão de inteiro teor corrigida (pois a reprográfica em alguns lugares poderia gerar dúvida em relação à escrita) e deu tudo certo (no meu caso foi para Tondela).
  • Obrigado @Vlad Pen. Não sei se esta dúvida é pra este tópico, mas no preenchimento do quadro 4 há apenas um espaço para "outros documentos", e preciso enviar a certidão de casamento inteiro teor e apostilada de minha bisavó, e também a certidão de casamento de minha avó(devido a alteração no nome). Devo preencher dois formulários?
    A certidão casamento de minha avó (somente pra justificar a alteração do nome) deve ser inteiro teor e apostilada?
  • PhiLLPhiLL Member
    Obrigado, @Mei
  • editado March 2018
    @PauloCastanheira no quadro 4 item "outros documentos" existe espaço suficiente para colocar as duas certidões..da sua bisavó e da sua avó .Se no assento de nascimento da sua bisavó constar o nome inteiro dela vc não precisará enviar a certidão de casamento.
  • Boa noite,

    Estou com uma dúvida que escutei de um amigo.
    Caso minha mãe (brasileira) casada com meu a mais de 3 anos pai com nacionalidade portuguesa (por atribuição), quiser tirar sua nacionalidade portuguesa através do casamento deles, nesse caso ela perde a nacionalidade brasileira?

    Obrigado.
  • Na verdade, segundo a constituição, quem tem direito à nacionalidade portuguesa originária (filhos) fica com dupla nacionalidade, mas aqueles que pedem a naturalização (casamento, residência) perdem a nacionalidade brasileira.
  • Boa noite a todos! Com muita felicidade informo que já sou uma tuga! E vcs colaboradores deste fórum foram primordiais para o sucesso desse meu processo. Enviei os documentos em 25/1, foi numerado em 19/1 e concluído em 26/3. Soube hj ao ligar para a LR. Foi realmente muito rápido pelo ACP! Se tivesse insistido pelo Consulado aqui no RJ não teria nem conseguido ainda o agendamento. Valeram as dicas amigos! Vou atualizar na planilha pra servir de estímulo pra galera!
  • Para perder a nacionalidade tem que haver um processo. Até hoje, apenas uma brasileira perdeu a nacionalidade, por um processo de extradição dos Estados Unidos, pois ela tinha uma condenação criminal lá, e que inclusive pra ela obter a nacionalidade americana, ela teve que jurar a bandeira e renegar outra nacionalidade. Existem milhares de brasileiros com outra nacionalidade por naturalização.
  • Amigos, fui comemorar a atribuição de meu filho e minha irmã e acabei sendo pego pelo pé. Uma grande amiga me pediu ajuda. Como fui muito ajudado, quero ajudar também.
    Mas ainda preciso muito da ajuda de vocês.
    Essa amiga filha de português, me apresentou uma CERTIDÃO DE NARRATIVA SIMPLES DE NASCIMENTO - CONSERVATÓRIA DO REGISTO CIVIL DE FELGUEIRAS. Nessa certidão, do ano de 1959, consta ao lado da página o ano, o livro e o número do registo e no canto superior direito, conta o seguinte:
    " Registada no livro de emolumentos sob o número 76XX"

    Minha dúvida, ela poderá enviar somente uma cópia desta certidão ou terá que pedir uma certidão através do civil on line?
    Obrigado!
  • Alguem pode me orientar se agora que foi concluido o meu processo de atribuição posso pedir para os meus filhos apenas com o numero do assento ou tenho q esperar a certidão chegar? Obrigada!
  • @Leo Mendes , é importante que tenha o número do registo e o ano legível. Eu enviei uma cópia da cópia (meio escura) de um assento impresso originalmente no ano 2000 e não teve problema. Era um papel tipo uma cópia reprográfica com os dados escritos à mão. Não foi recusado. Eles só querem ver os dados, para encontrar esse assento no sistema informático. Mas caso não queira ficar com a pulga atrás da orelha, pegue uma no Civil Online, e você fica confirmado que o assento realmente está informatizado. Para um registro de 1959, deve estar sim informatizado.
  • @wsteles ACP ta exigindo certidão de inteiro teor apostilada.
  • @sidneioliveira
    Nessa certidão está tudo bem nítido, principalmente esses números a que me referi.
    Minha dúvida é sobre essa parte de estar ou não no sistema informatizado mesmo sendo de 1959.
    Como na certidão há dois números (um na margem da folha com ano, folha e Nº registo de apenas 2 algarismos e outro no canto superior com um número de 4 algarismos), não sei dizer a ela, qual o número do assento.
  • Boa noite pessoal,estou tirando a cidadania do meu pai,minha dúvida é a seguinte. Além do formulário 1c colorido a xerox do rg também precisa ser colorida?
    E como no caso do meu avô é certidão de batismo eu solicitei na conservatória e eles me enviaram a copia do livro da certidão dele,com esse documento consigo dar entrada por ACP ?
    O restante dos documentos já possuo e quero mandar semana que vem já.
    Desculpem pela ignorância, obrigado a todos!
  • @Leo Mendes , no assento do meu sogro que é de 1930, tem um número no canto superior direito, que entendo que é o número do assento. Atrás tem umas anotações que tem outro número de 4 dígitos e acho que deve ser o número do processo de informatização, não sei, e com a data do ano 2000, que talvez a família tenha pedido no consulado para algum procedimento nessa altura. Eu enviei uma cópia desse documento porque fiquei inseguro quais dados informar no formulário. Não houve problema com esta cópia. Na época eu não conhecia o Civil Online.
  • @PedroBicalho EStou nessa também... sem atualização desde 23/03.
  • Pessoal...
    depois do pagamento da certidão pelo civil online, eles enviam o código?
    Estranho pq paguei pelo cartao de crédito ontem, foi aprovado e nao recebi esse bendito código ainda.
  • @PhiLL desculpa não ter te respondido mas não acessei o fórum. Me atualizando
  • @Vlad Pen tenho uma curiosidade. A ACP faz atribuição para neto? Meu primo soube que eu sou Tuga e tb quer mas o pai já faleceu!
  • @Rafaela...
    Quando você finaliza a solicitação...É gerado um número de processo...Que após a confirmação do pagamento muda de *Status* para...(PAGO)
    Normalmente eles enviam a chave numérica em um ou dois dias depois dessa confirmação do pagamento...
    São enviadas notificações dessas mudanças de Status para o email que você cadastrou no ato da solicitação da Certidão...
  • @LaraAmaral somente CRC de Lisboa faz atribuição para netos.
  • PhiLLPhiLL Member
    OK, @Lara Amaral. Obrigado ... O pessoal aqui sempre ajuda ... no final das contas enviei os documentos hoje, depois de passar por um sufoco ... rs
  • @Rafaela Patricio o meu teve atualização pelo site do CTT hoje.
  • Bom dia, por favor, um amigo enviou processo via DHL ao ACP dia 08/02/2018, não estamos conseguindo ligar na Linha de Registros, vi que alguns que foram enviados depois que o dele já foram concluídos, tem outro meio para contato?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.