Vou enviar os documentos da minha atribuição esta semana, gostaria de conferir se esta tudo correto:
- certidão do português (ou indicação do número do assento, se estiver informatizado) - certidão de nascimento da requerente, do tipo reprográfica, apostilada - se ela mudou de nome ao casar, certidão de casamento de inteiro teor, apostilada - modelo 1C preenchido e assinatura dela reconhecida por autenticidade - cópia autenticada e apostilada do Passaporte
@Pedro Bicalho, * a assinatura no 1C é a do requerente (no caso, sua) * a cópia autenticada e apostilada do passaporte é somente se o mesmo tiver validade. Caso contrário, envie a do RG
Olá pessoal, tenho lido bastante o fórum para dar entrada no processo do meu pai que e filho de portugueses de pai e mãe falecidos. Ja conseguimos a certidão de nascimento do meu avô e o número do seu assento e estamos aguardando a certidão de nascimento do meu pai ficar pronta. Como tenho lido bastante comecei a ficar em dúvida se seria necessário a transcrição da certidão de casamento dos meus avós falecidos mesmo o meu avô sendo o declarante na certidão de nascimento do meu pai mas ele casou no Brasil com a minha avó portuguesa. No início quando comecei a ler achava que não mas vi algumas pessoas falando que não precisaria da certidão de casamento transcrita só se ele tivesse casado com uma brasileira, o que não foi o caso de meu avô. Alguém poderia me confirmar por favor?
Estou montando dois processos um para minha mãe e outro para minha esposa. Terei que enviar duas copias de inteiro teor apostilada da certidão de casamento de ambas?
Lembro-me que para o processo da minha vó enviei apenas uma certidão de casamento simples, isso mudou??
A transcrição de minha mãe já esta pronta e ela mudou o nome apos o casamento, eu preciso enviar " se ela mudou de nome ao casar, certidão de casamento de inteiro teor, apostilada".???
No caso ela que é a portuguesa e estou enviando uma copia da certidão dela portuguesa junto ao meu processo.
@csegabriel Tbm estou com esse problema. O ano de nascimento do meu avô está divergente nos documentos brasileiros em 1 ano. Não sei se é fácil retificar isso ...
@apartme se estiver averbada a mudança de nome na certidão de nascimento delas não é necessário enviar a certidão de casamento. Essa certidão serve para comprovar a alteração no nome, pelo casamento, e justificar a divergência entra a certidão de nascimento e o documento de identidade. Se não estiver averbada pode ser solicitado o averbamento antes da emissão da certidão ou mandar a certidão de nascimento inteiro teor, apostilada.
@Pedro Bicalho você está confundindo, a certidão de casamento é necessária para comprovar a alteração do nome do requerente pelo casamento. No seu caso, como sua mãe é a portuguesa, é obrigatória transcrição do casamento dela. Ao final da transcrição será averbado no assento de nascimento de sua mãe essa alteração de nome. Não precisa juntar a certidão de casamento dela pois já estará tudo certo no assento de nascimento português dela.
@erika tentei a retificação no cartório de minha cidade, me disseram que neste caso, apenas judicialmente... por isso estou tentando achar uma alternativa.
Olá novamente, minha mãe ligou para LR (com muita dificuldade) para ter informação sobre o processo do meu avô, uma moça disse a ela que o processo foi concluído, porém na hora de informar o "número do registro do cartão cidadão" meu avô teria que falar, e não minha mãe, e então desligou. A ligação foi tão confusa de acordo com minha mãe que não tenho nem certeza se concluíram o processo em favor do meu avô. Há alguma maneira de consultar esse possível registro online? Tentei pelo portal cidadão sem sucesso. Obrigado
@csgabriel no seu caso vc estaria enviando a certidão de casamento ou óbito somente para comprovar o nome do seu avô na certidão de nascimento dele. Acho q a data de nascimento dele estar diferente nào seja mto relevante nesse caso , mas não posso afirmar se ACP vai aceitar ou não.
Pessoal, me ajudem por favor. Sou filho de pais portugueses, reuni toda a documentação necessária e enviei o processo para a ACP e vale Postal endereçado à IRN, IP no valor de EUR 175,40. Encaminhei tudo no dia 23/01/2018 mas até o momento não recebi nenhum retorno, nem por e-mail, carta, nada... Tentei ligar para a LR no telefone informado, mas não consigo completar a ligação. Será que fiz algo errado? Alguém poderia me ajudar? Obrigado
@EduardoMartins, você tem que ligar 00 (código da operadora) 351 211 95 05 00, por exemplo, se a sua operadora for Oi, ligue 0031351211950500, opção 1 e depois opção 1 novamente. Liguei hoje às 06:10h (horário de Brasília) e 10 minutos depois de ouvir musiquinha me atenderam. Eles pedem nome completo e data de nascimento para consulta. Espero que eu tenha ajudado!
@EduardoMartins Sempre que ligo na LR é via Skype (com compra de créditos). A ligação para Portugal sai a R$ 0,07 o minuto. Só a espera na LR tem variado de 5 a 20 min.
@Márcia! Boa noite! Acho o trabalho dos moderadores fantástico! E de todos que buscam relatar suas experiências mesmo após terem seus processos concluídos! No meu último comentário a intenção foi de relatar uma experiência que deu certo, referente ao preenchimento do formulário usando o nome de solteira e identidade nome de casada. Concordo com vc sobre a responsabilidade que é de orientar as pessoas até pq lidamos com expectativas. Na dúvida eu entendo que o melhor é pecar pelo excesso! Beijos
@erikacaleia, @csegabriel Fiz essa retificação diretamente no cartório...tinha o mesmo problema - divergencia na data de nascimento do meu bisavô e da minha bisavó (ambos portugueses). Eu já havia entrado com um processo judicial há mais de 1 ano e meio atrás para retificar esses dados..mas quando descobri por aqui que havia saído uma lei em setembro que permitia fazer essa alteração diretamente no cartório, cancelei o processo e em dez dias consegui o documento retificado (isso porque fiz em novembro, bem no período dos feriados de 15 e 20/11). Por isso acredito que vocês consigam fazer essa alteração no cartório facilmente. Sou de SP e levei a certidão dos meus bisavós (a copia da certidão que veio de Portugal) e foi o suficiente para a retificação. Minha avó (filha dos portugueses), foi a requerente. (fiz isso em novembro, enviei a documentação em dezembro e em fevereiro já saiu o registro dela!) Espero ter ajudado! Boa sorte!
@csegabriel e @Vlad Pen Qdo eu decidi fazer a atribuição da minha mãe, a primeira coisa que fiz foi entrar em contato com a conservatória da cidade do meu Avô. Através deles descobri que a sua data de nascimento ( na certidão portuguesa) divergia de todos os documentos emitidos no Brasil e fui orientada a retificar a certidão de casamento antes de enviar os documentos para PT. Tive que abrir um processo no cartório de registro civil ( responsável pelo registro de seu casamento munida de certidão de casamento e certidão de nascimento ). Esse processo foi enviado para o juiz de registro civil vinculado ao cartório. A retificação demorou uns 2 meses.
valeu pessoal, vou tentar retificar o ano de nascimento do meu avô antes de transcrever a certidão de casamento. Só estou esperando chegar a certidao dele original de Portugal, acho que eles não vão aceitar a cópia. A certidão de nascimento do meu pai brasileiro pedi pra retififocar pois o nome da minha avó estava Gloria Bernardo e não tinha Maria e o cartório me disse que pode demorar até 30 dias mas eu prefiro mandar tudo certinho pra Portugal.
@claudiallucio Vc transcreveu o casamento dos seus avós? Sabe se é possível fazer isso junto com o processo de atribuição ou preciso esperar essa certidão chegar pra dar entrada na atribuição? Muito obrigada
Comentários
Vou enviar os documentos da minha atribuição esta semana, gostaria de conferir se esta tudo correto:
- certidão do português (ou indicação do número do assento, se estiver informatizado)
- certidão de nascimento da requerente, do tipo reprográfica, apostilada
- se ela mudou de nome ao casar, certidão de casamento de inteiro teor, apostilada
- modelo 1C preenchido e assinatura dela reconhecida por autenticidade
- cópia autenticada e apostilada do Passaporte
**Os documentos eu envio para onde?
***Quais dados para fazer o Vale postal?
* a assinatura no 1C é a do requerente (no caso, sua)
* a cópia autenticada e apostilada do passaporte é somente se o mesmo tiver validade. Caso contrário, envie a do RG
Veja na página principal do fórum, discussões fixas:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos
Veja também:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11501/vale-postal-internacional-suspenso-temporariamente-em-todo-territorio-nacional
Estou montando dois processos um para minha mãe e outro para minha esposa. Terei que enviar duas copias de inteiro teor apostilada da certidão de casamento de ambas?
Lembro-me que para o processo da minha vó enviei apenas uma certidão de casamento simples, isso mudou??
A transcrição de minha mãe já esta pronta e ela mudou o nome apos o casamento, eu preciso enviar " se ela mudou de nome ao casar, certidão de casamento de inteiro teor, apostilada".???
No caso ela que é a portuguesa e estou enviando uma copia da certidão dela portuguesa junto ao meu processo.
Tbm estou com esse problema. O ano de nascimento do meu avô está divergente nos documentos brasileiros em 1 ano. Não sei se é fácil retificar isso ...
Se não estiver averbada pode ser solicitado o averbamento antes da emissão da certidão ou mandar a certidão de nascimento inteiro teor, apostilada.
Você pode pedir a certidão dele pela internet neste link: https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/Certidao/avisoCertificadoOnline.jsp
Custa 10 euros sem ser autenticada. Se foi concluído o processo, a certidão será emitida.
Abraços.
Uma maneira é pelo civilonline, mas é pago (10 euros no cartão de crédito)
Veja em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Sou filho de pais portugueses, reuni toda a documentação necessária e enviei o processo para a ACP e vale Postal endereçado à IRN, IP no valor de EUR 175,40.
Encaminhei tudo no dia 23/01/2018 mas até o momento não recebi nenhum retorno, nem por e-mail, carta, nada...
Tentei ligar para a LR no telefone informado, mas não consigo completar a ligação.
Será que fiz algo errado? Alguém poderia me ajudar?
Obrigado
Sabem me dizer se ACP cai a solitação de transcrição de casamento?
Quais documentos são necessários para transcreve-ló?
Obrigado.
Sempre que ligo na LR é via Skype (com compra de créditos).
A ligação para Portugal sai a R$ 0,07 o minuto.
Só a espera na LR tem variado de 5 a 20 min.
Valeu a dica!
Concordo com vc sobre a responsabilidade que é de orientar as pessoas até pq lidamos com expectativas. Na dúvida eu entendo que o melhor é pecar pelo excesso! Beijos
Fiz essa retificação diretamente no cartório...tinha o mesmo problema - divergencia na data de nascimento do meu bisavô e da minha bisavó (ambos portugueses). Eu já havia entrado com um processo judicial há mais de 1 ano e meio atrás para retificar esses dados..mas quando descobri por aqui que havia saído uma lei em setembro que permitia fazer essa alteração diretamente no cartório, cancelei o processo e em dez dias consegui o documento retificado (isso porque fiz em novembro, bem no período dos feriados de 15 e 20/11). Por isso acredito que vocês consigam fazer essa alteração no cartório facilmente. Sou de SP e levei a certidão dos meus bisavós (a copia da certidão que veio de Portugal) e foi o suficiente para a retificação. Minha avó (filha dos portugueses), foi a requerente. (fiz isso em novembro, enviei a documentação em dezembro e em fevereiro já saiu o registro dela!)
Espero ter ajudado! Boa sorte!
Qdo eu decidi fazer a atribuição da minha mãe, a primeira coisa que fiz foi entrar em contato com a conservatória da cidade do meu Avô. Através deles descobri que a sua data de nascimento ( na certidão portuguesa) divergia de todos os documentos emitidos no Brasil e fui orientada a retificar a certidão de casamento antes de enviar os documentos para PT.
Tive que abrir um processo no cartório de registro civil ( responsável pelo registro de seu casamento munida de certidão de casamento e certidão de nascimento ). Esse processo foi enviado para o juiz de registro civil vinculado ao cartório. A retificação demorou uns 2 meses.
Vc transcreveu o casamento dos seus avós? Sabe se é possível fazer isso junto com o processo de atribuição ou preciso esperar essa certidão chegar pra dar entrada na atribuição? Muito obrigada