Obrigada @Marcia ! O casamento e o óbito dela já estão transcritos sim.
Uma outra dúvida seria qual a melhor maneira de enviar os documentos. Li algumas coisas aqui sobre o DHL, mas nunca ouvi falar desse serviço. Pesquisei sobre no site deles e encontrei um lugar que faz no centro da cidade. Posso confiar mesmo nesse serviço?
@Nane3006 bom dia. Sou do RJ capital. Final de fevereiro ( acho que dia 21 ) e no início de março ( dia 01 salvo engano ) enviei os docs de casamento e a minha atribuição via EMS - Correios ( custou 151 reais cada) levou 5 dias úteis para chegar no destino ( prazo máximo 11 dias úteis). Se vc tiver muita urgência pensaria em outra alternativa mas avalie o custo/benefício. Ontem eu passei na porta de algumas agências no centro da cidade e estavam trabalhando normalmente....
Bom dia pessoal, Antes de mais nada queria parabenizar à todos que engrandecem esse fórum ajudando uns aos outros. Mas só gostaria de confirmar os documentos que preciso enviar para a minha atribuição pra ACP. Como o processo tem um custo elevado, bate uma certa insegurança.rsrsrs
- Certidão do registro de nascimento do interessado, se possível, de cópia integral e emitida por cópia reprográfica, com firma reconhecida do notário que a assina (sinal público) e apostilada Esta certidão deve provar que a filiação relativamente ao progenitor de nacionalidade portuguesa (pai ou mãe) foi estabelecida durante a menoridade do interessado. - Cópia devidamente autenticada do seu documento de identificação (passaporte que contenha filiação ou RG), e apostilada. - Modelo 1C preenchido e assinado, e assinatura reconhecida presencialmente em consulado ou por autenticidade em cartório. - certidão de nascimento do pai ou mãe portuguesa, ou indicação de seu assento - Vale Postal no valor de 175,00 €
@annehalli Os documentos emitidos por cartório devem apenas ser apostilados. outros documentos como rg ou passaporte devem ser apostilado após reconhecimento de assinatura.
@vaniavieira, Bom dia ! O processo teve exigência igual @JPTeixeira , e já solicitei a certidão online. Quem mandou o Email foi a mesma pessoa que mandou a carta, a conservadora. Segui toda orientação de @Marcia.
@Marcia eu nasci em 1975. O meu pai é o nacional português e declarante em minha certidão de nascimento. Eu preciso comprovar mais alguma coisa para o ACP por ter nascido antes de 78? Mandei a minha certidão inteiro teor reprográfica e apostilada, o meu RG cópia autenticada e apostilada e a certidão do meu pai, e o 1C assinado por autenticidade.
@EduardoMartins Caso você faça a ligação pelo Skype, não tem que colocar o número da operadora. Já aparece o código de Portugal 351, acrescente apenas o número do telefone da LR 211950500.
@viniciusffaria Não sei se já conseguiu, mas tem este e-mail da colaboradora do CTT Português. Ela me respondeu muito rápido sobre o Vale Postal. [EDITADO]
Estou atirando para muitos lugares e espero acertar algum para obter a localização do meu Vale Postal devolvido e outra maneira de enviar o valor, já que há a suspensão atualmente do VPI. Tenho que achar uma alternativa porque os documentos expiram em Maio e estão na ACP (confirmado).
Se puderem me esclarecer estas dúvidas, agradeço imensamente:
1-Alguém já teve a experiência de enviar o valor via Banco (transferência internacional)? Deu certo? Quais são os dados do destinatário para esta transferência? IRN?
2-Vi no site do IRN (crcpagamentos.irn.mj.pt) a possibilidade de pagar com Cartão. Alguém já o fez? Se sim, como é o link entre o pagamento e a Conservatória?
Aprendizado: O Remetente do vale tem que ser o mesmo do requerimento. Experiência diz:" melhor aprender com os erros de outras pessoas" (é a mais fácil). kkkk
O processo da minha esposa (Mona Lisa) foi concluído ontem 13/03/2018. Demos entrada presencialmente na ACP em 07/02/2018 - 34 dias. Amanhã daremos entrada na averbação do casamento para podermos pedir a nacionalidade para as crianças.
Prezados, já fiz a transcrição do casamento dos meus pais, passando a constar o nome de casada da minha mãe, conforme minha certidão de nascimento. Mas depois disso minha mãe se divorciou (no Brasil), voltando a usar o nome de solteira, que é o que consta na minha identidade e passaporte. Para preenchimento do formulário 1C, na parte de filiação, qual nome eu devo colocar para a minha mãe, para que não haja pendência? Tinha entendido que era o nome de casada, para ficar igual ao meu nascimento, mas eles podem encrencar com a minha identidade? E qual certidão da minha mãe devo juntar, o assento de nascimento (nome de solteira) ou a transcrição do casamento (ou ambas)? @Marcia@Mei@Vlad@Mtrin@Claucon, alguém?
Gente, liguei hoje novamente na LR, me deram o número do assento do meu avô, 1xxxx/18. Ainda não caiu a ficha, não tenho palavras suficientes para agradecer a ajuda recebida nesse fórum, não teria conseguido sem vocês, agradeço especialmente a @Marcia, @Vlad Pen. Agora é partir pro processo da minha mãe! Seguirei tirando dúvidas.
@Phpcbio vc vai enviar a cópia do assento português da sua mãe (ela é a portuguesa ..certo?)e uma certidão de casamento dela para comprovar os averbamentos e mudança de nome.No 1C vc preeche o nome atual dela.
@ClauconClaucon Como já disse o Vlad os vales Postais já voltaram a funcionar. O Pagamento com cartão de crédito só para Lisboa, não vale a pena. O remetente do vale postal tem que ser o mesmo do requerimento de cidadania.
@Helio agora entendi, que bom tudo certo agora, boa sorte, a @marcia deveria ganhar uma medalha de honra ao mérito por cada ajuda ,ela é FERA, além dos demais e claro @Vladpen.@Mariza, @MariaAdelaide e tantos outros...
@Vlad Pen, sim ela que é a portuguesa. Já tem inclusive a transcrição do casamento com meu pai feita por PD. Mesmo assim devo mandar a certidão de casamento aqui do Brasil (com averbação do divórcio), para justificar a divergência do nome na documentação? Seria cópia simples, autenticada ou original? Apostilada também?
@Claucon, o meu VPI já foi sacado. Já tenho processo em análise no ACP. Obrigado pela dica!
@Vlad Pen, obrigado! Eu estou ansioso com o meu processo. Tenho outra dúvida de como proceder para a atribuição dos meus filhos. A minha esposa é portuguesa por atribuição, e eu serei - se tudo der certo - português também. Acontece que não somos casados. Vivemos em união estável desde 2000. Temos a certidão dessa união. Pergunto: para fazer a atribuição das crianças terei que averbar o nosso estado civil, certo? Vou ter que me casar ou a certidão de união estável é aceita pelo ACP? Desde já agradeço.
@Pedro Kormann, será? Eu já li, aqui no fórum, sobre a necessidade de se averbar casamento quando os pais são portugueses. Obrigado pela menção ao meu relato. Vou pesquisar mais a respeito.
@RafaelCostaMorgado parabéns pela conquista! Vc tinha pedido a certidão no civil online quando ainda não estava pronta. Quando foi concluído o site enviou o e-mail com a certidão para baixar? Pensei em pedir a certidão do meu pai pelo civilonline já, mesmo não estando concluído ainda. No caso da certidão da sua esposa deu certo?
Comentários
O casamento e o óbito dela já estão transcritos sim.
Uma outra dúvida seria qual a melhor maneira de enviar os documentos.
Li algumas coisas aqui sobre o DHL, mas nunca ouvi falar desse serviço. Pesquisei sobre no site deles e encontrei um lugar que faz no centro da cidade. Posso confiar mesmo nesse serviço?
Obrigada de novo!
Antes de mais nada queria parabenizar à todos que engrandecem esse fórum ajudando uns aos outros.
Mas só gostaria de confirmar os documentos que preciso enviar para a minha atribuição pra ACP. Como o processo tem um custo elevado, bate uma certa insegurança.rsrsrs
- Certidão do registro de nascimento do interessado, se possível, de cópia integral e emitida por cópia reprográfica, com firma reconhecida do notário que a assina (sinal público) e apostilada Esta certidão deve provar que a filiação relativamente ao progenitor de nacionalidade portuguesa (pai ou mãe) foi estabelecida durante a menoridade do interessado.
- Cópia devidamente autenticada do seu documento de identificação (passaporte que contenha filiação ou RG), e apostilada.
- Modelo 1C preenchido e assinado, e assinatura reconhecida presencialmente em consulado ou por autenticidade em cartório.
- certidão de nascimento do pai ou mãe portuguesa, ou indicação de seu assento
- Vale Postal no valor de 175,00 €
Desde já agradeço. Abraços
Os documentos emitidos por cartório devem apenas ser apostilados. outros documentos como rg ou passaporte devem ser apostilado após reconhecimento de assinatura.
a cópia do RG da minha mãe está apenas autenticada e apostilada. Tenho que reconhecer a firma então, certo?
Acredito já está ok, estando autenticada e apostilada. Reconhecer firma por presença é só para o formulário 1C.
Eu preciso comprovar mais alguma coisa para o ACP por ter nascido antes de 78?
Mandei a minha certidão inteiro teor reprográfica e apostilada, o meu RG cópia autenticada e apostilada e a certidão do meu pai, e o 1C assinado por autenticidade.
Caso você faça a ligação pelo Skype, não tem que colocar o número da operadora.
Já aparece o código de Portugal 351, acrescente apenas o número do telefone da LR 211950500.
Não sei se já conseguiu, mas tem este e-mail da colaboradora do CTT Português. Ela me respondeu muito rápido sobre o Vale Postal.
[EDITADO]
Muito obrigada!!!
Estou atirando para muitos lugares e espero acertar algum para obter a localização do meu Vale Postal devolvido e outra maneira de enviar o valor, já que há a suspensão atualmente do VPI.
Tenho que achar uma alternativa porque os documentos expiram em Maio e estão na ACP (confirmado).
Se puderem me esclarecer estas dúvidas, agradeço imensamente:
1-Alguém já teve a experiência de enviar o valor via Banco (transferência internacional)? Deu certo? Quais são os dados do destinatário para esta transferência? IRN?
2-Vi no site do IRN (crcpagamentos.irn.mj.pt) a possibilidade de pagar com Cartão. Alguém já o fez? Se sim, como é o link entre o pagamento e a Conservatória?
Aprendizado:
O Remetente do vale tem que ser o mesmo do requerimento.
Experiência diz:" melhor aprender com os erros de outras pessoas" (é a mais fácil). kkkk
Demos entrada presencialmente na ACP em 07/02/2018 - 34 dias.
Amanhã daremos entrada na averbação do casamento para podermos pedir a nacionalidade para as crianças.
Como já disse o Vlad os vales Postais já voltaram a funcionar.
O Pagamento com cartão de crédito só para Lisboa, não vale a pena.
O remetente do vale postal tem que ser o mesmo do requerimento de cidadania.
Obrigado pela dica!
@Vlad Pen, obrigado! Eu estou ansioso com o meu processo. Tenho outra dúvida de como proceder para a atribuição dos meus filhos. A minha esposa é portuguesa por atribuição, e eu serei - se tudo der certo - português também. Acontece que não somos casados. Vivemos em união estável desde 2000. Temos a certidão dessa união. Pergunto: para fazer a atribuição das crianças terei que averbar o nosso estado civil, certo? Vou ter que me casar ou a certidão de união estável é aceita pelo ACP?
Desde já agradeço.
acredito eu