@ronaldorj A diferença é que não tem vagas para SP por conta da alta demanda e por conta da máfia de vagas, o agendamento e global porém depende das vagas do local para agendar, se um local não tem vaga significa que ocuparam ela e não tem como fazer um agendamento por cima se ninguém cancelar, se você procurar vagas em qualquer outro consulado terá mais facilidade de encontrar vagas por conta da baixa demanda, se o próprio consulado emitiu aviso sobre não ir pelas assessorias significa que o número de vagas falsas são alto e eles perdem o tempo chamando pessoas que não estão presente... obviamente as assessorias tem dados de cidadãos portugueses para preencher as vagas e como não tem punição por não comparecer eles só cancelam a visita.
@aurok2 Sim, Porto ainda é mais rápido que Lisboa e o site ainda é o mesmo que enviam pelo e-mail junto ao código de acesso.
@detleypestana arqcentral.porto@irn.mj.pt entre em contato e se milagrosamente tiver resposta eles irão te falar que foi emitido o assento e pode ser que passem os números do assento ou se não responderem entre no civil online e solicite, pagará 10 euros mas receberá rápido.
Depois desta mensagem horrorosa da Carla Ribeiro indicando que deixariam de atender aos pedidos de averbamento, ao menos assim entendi e acho que outros colegas tb, resolvi enviar um e-mail solicitando a correção no meu assento.
O meu foi gerado automaticamente em 08/05 e veio com o nome e apelido no local correto, mas sem a naturalidade e sem o nome dos avós.
Outras falhas tb, como hora de nascimento e naturalidade dos pais, mas estas eu não pedi, só o que reputo importante importante.
Como eu já havia dito que faria, recebi agora uma singela mensagem da Carla dizendo que foi feita as correções que apontei.
Colo a mensagem dela a um forista indicando que não faria o averbamento e, em seguida, colo a resposta dela para meu e-mail e parte do meu e-mail com o pedido.
"Exmo
Junto se envia cópia informativa do assento de nascimento, ao abrigo do n.º 4, do artigo 50º do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa, na redação introduzida pelo Decreto-Lei nº 26/2022, de 18 de março.
Para agendar o pedido de cartão de cidadão aceda a https://agendamento.irn.mj.pt/. Escolha o local, dia e hora que lhe for mais conveniente.
Mais informo que para efetuar o primeiro Cartão de Cidadão numa loja, Conservatoria ou Secção Consular, abrangido pelo descrito no respetivo Flash n.º 69/2024 - Despacho do CD - Nova Plataforma da Nacionalidade e que conste o nome do cidadão corrido e/ou conste só a designação do país, deve ser solicitado o complemento dos dados, ao cidadão, com o preenchimento do documento no momento do pedido do cartão do cidadão facultado pelo próprio serviço.
Esta situação, deve-se ao facto de no fluxo do pedido no CVCC, no que se refere aos campos, (apelidos, nome próprio e naturalidade) existirem campos complementares para serem preenchidos obrigatoriamente.
Os registos automáticos são elaborados com a informação estritamente necessária à submissão do pedido de emissão do cartão de cidadão"
Faz 1 ano que o processo do meu irmão por atribuição na ACP foi concluído. Bolinha 7 vermelha (terminado). Em Agosto de 2023 obtive a informação que estavam distribuindo os processos pelas conservatórias para agilizar o assentamento e até agora nada. Data de entrada no processo: 2022-04-08. Vivemos em Portugal a mais de dez anos e o meu irmão tem cartão de residência permanente.
Muito provavelmente o assento de nascimento já foi criado, mas não foram comunicado do fato.
Ao consultar o processo no "site das bolinhas", o que consta? Em que conservatória está o processo (isso parece abaixo do número do processo; para saber se foi realmente redistribuído para outro lugar. O meu foi; os de meus irmãos não foram).
As bolinhas em si desse site muitas vezes não estão mais atualizadas. Muita gente já estava com o assento na mão e a bolinha 7 não havia mudado para verde.
Como moram em PT, podem ir em alguma conservatória e pedir uma cópia, passando os dados todos. Se não me engano, custa 2 euros dessa forma.
Venho trazer boas notícias. O processo do meu avô foi aprovado depois de cair em exigência. Agora estamos esperando o assento dele ser emitido para eu dar entrada na cidadania do meu pai e o meu por apensação. Levou basicamente 1 ano. Creio que se nao tivesse caído em exigência, teria sido aprovado um pouquinho antes.
Cronologia do processo do meu avô (filho de portugues):
- 22/05/2023 os documentos foram enviados do Rio de Janeiro para o Arquivo Central do Porto via DHL
- 29/05/2023 a chave de acesso chegou no e-mail
- 06/03/2024 foi da bolinha um para a dois
- 11/03/2024 foi para a bolinha 4 marrom
- 18/05/2024 foi para bolinha 4 amarela (caiu em exigência)
- 07/05/2024 o documento da exigência foi enviado via DHL
- 21//05/2024 foi para a bolinha 7 marrom (agora esperando o assento dele ser emitido)
Eu tenho pra mim que já li em algum lugar deste forum um relato que poderia me ajudar, mas não acho onde.
Pretendo fazer o registro por inscrição com a chave móvel digital do nascimento de minha filha.
Até um ano é possível fazer o registro e o CC pela internet.
Ao que parece minha esposa, depois ou até mesmo antes da transcrição de casamento, precisa ir ao Consulado fazer uma Chave Móvel Digital pra ela.
Eu faço o registro da minha filha pelo sistema e eles mandam um e-mail pra minha esposa confirmar.
Até aí parece tudo certo.
Minha dúvida, e eu queria saber quem foi que já fez esse procedimento, é: eu tenho que juntar a Certidão de Nascimento dela digitalizada e , ao que parece a Declaração da Maternidade de Nascido Vivo.
Pois bem.
1- A Declaração é um documento do MS bem simples, sem assinatura, eu queria saber se é este documento que consta na página do IRN sobre o tema?
2 - E a segunda dúvida, a Certidão de Nascimento pode ser simples e pode ser sem apostila?
Eu pergunto pois na pagina do IRN que fala de atribuição de filho maior e menor, diz que tem que ter apostila, mas na parte que fala nessa inscrição pra recém-nascido, parece bem menos burocrático e não fala expressamente em apostila nem certificação.
Então gostaria de saber quem já fez e se pode compartilhar. Se alguém lembrar quem fez ou souber onde esta o tópico, eu agradeço.
Até agora o único consulado que estava fazendo a CMD para estrangeiros é o do Rio. Mas é sempre bom, no caso da pessoa não puder ir ao Rio, contatar o consulado da região que vive para indagar se já estão fazendo.
Boa tarde pessoal. Tudo bem? No preenchimento do requerimento no site existe um campo para preenchimento de dados bancários para restituição de valores. Podemos preencher com IBAN/SWIFT de conta no Brasil mesmo ou existe algum problema?
Pessoal boa tarde. Acessei hoje meu processo (1C MAIOR) e se encontra "Terminado" (quase 10 meses desde recebimento pelo ACP)!!!! Planilha atualizada.
Li os últimos dias aqui no Fórum e vi que a maioria está aguardando em torno de 30 dias para entrar no Civil Online e verificar se o assento foi emitido. Poucos recebem email com a chave para acesso. É isso mesmo?
Agora é aguardar o assento, rezando para que não venha com erros, e preparar a documentação da filha (1C MENOR).
Aproveito e deixo o meu agradecimento a todos que prontamente estão respondendo as dúvidas aqui postadas. É isso aí, grupo unido e todos seguem caminhando para frente e juntos!! Parabéns a todos e obrigado!!!
Estou preparando a documentação para o processo de atribuição 1C MENOR e li sua instrução em "Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Menores Formulário 1C" e está muito bom mas fiquei com algumas dúvidas, que talvez você ou alguém do Fórum possa me ajudar.
1) Quadro 2 - Declarações: se eu juntar uma cópia simples do meu assento português, preciso preencher o campo 1 (Data nascimento, assento nº, por ex)? Pergunto pois no meu processo de atribuição, aprovado recentemente, utilizei o formulário Rosa e tinha muito vídeo no Youtube ajudando e não sei se a instrução em deixar em branco, como eu tinha feito, continua válido.
2) Não encontrei nas instruções mas é possível preencher o formulário em caneta azul/preta?
Bom dia senhores, preciso de uma ajuda. Minha amiga está fazendo esse processo de atribuição de filho, o form C e estamos com algumas duvidas:
A primeira, O formulário foi pago por sua mãe, dai eh o nome da mãe que esta no cabeçalho, além disso, ela imprimiu o formulário sem ser frente e verso, isso afeta alguma coisa? Lembro que antes era obrigatório só que agora com aquele quadro de reembolso eu fiquei em duvida pq a área da assinatura, de qualquer forma, acaba ficando em uma nova folha.
Agora, a mãe dela era casada, registrou a filha como casada, no rg da filha (minha amiga) esta com o nome da mãe de casada. Porem, quando a mãe dela fez o processo de atribuição, no caso ela eh a progenitora portuguesa, e ela fez uma averbação do divorcio e o processo correu bem e ela concluiu com o nome de solteira. O que esta deixando a gente em duvida eh esse nome de casada da mãe no RG dela. O que eu faço?
Eu acho que devo enviar uma certidão de casamento da mãe com a averbação do divorcio para reforçar isso, mas não tenho certeza e estou com receio de enviar os documentos errados ou faltantes.
Finalmente, peguei meu assento. Foi pelo Civil Online, mesmo. Foi emitido no dia 8 deste mês, ou seja, umas 6 semanas depois de meu processo ter ido para a 7 marrom. Só para saberem do timing. O sistema das bolinhas não atualizou para 7 verde. (Já atualizei a planilha).
Enfim, MUITO OBRIGADO a todos aqui pela troca de valiosas informações! Foram 4 anos de "sofrência", cheios de altos e baixos, contando com o processo de minha mãe e o meu. Mas valeu a pena!
Colegas que estão no caminho, não desistam nem desanimem! O caminho é duro, mas com paciência, todos chegamos lá.
Comentários
@ronaldorj tem a ver com a oferta e demanda. Temos muitas pessoas em SP que conseguiram e conseguem a cidadania portuguesa
Obrigado @Destefano
Obrigado @geluk
@ronaldorj A diferença é que não tem vagas para SP por conta da alta demanda e por conta da máfia de vagas, o agendamento e global porém depende das vagas do local para agendar, se um local não tem vaga significa que ocuparam ela e não tem como fazer um agendamento por cima se ninguém cancelar, se você procurar vagas em qualquer outro consulado terá mais facilidade de encontrar vagas por conta da baixa demanda, se o próprio consulado emitiu aviso sobre não ir pelas assessorias significa que o número de vagas falsas são alto e eles perdem o tempo chamando pessoas que não estão presente... obviamente as assessorias tem dados de cidadãos portugueses para preencher as vagas e como não tem punição por não comparecer eles só cancelam a visita.
@welinty
Não entendi nada! Deixa quieto! Obg.
@ronaldorj Simples
Não tem vaga = todas as datas preenchidas
motivo de todas vagas estarem preenchidas? assessorias agendam todos os dias e horarios abertos para ficar sem vaga e vende a vaga para clientes.
Pessoal boa tarde
Finalizei o processo da minha mãe (nascimento e transcrição de casamento).
Irei dar entrada na minha e gostaria de saber se o processo de filho mudou algo desde 2022?
Fazer pelo ACP Porto continua mais rápido que Lisboa?
O processo continua apostilar os documentos, preencher o 1C e enviar por correios?
Se algum tiver um passo a passo atualizado e puder compartilhar agradeço
ta precisando mandar a certidao nascimento reprográfica + inteiro teor??
salvo engano eu mandei da minha mae reprografica ai pediram para enviar tb inteiro teor
@aurok2 As instruções.
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C
@welinty obrigado
E para dar entrada no processo via Porto continua mais rápido que Lisboa?
sabem se pararam de atualizar o acompanhamento por aqui?
Boa tarde!
Meu processo e de meu irmão já está na bola 7 e em verde tem mais de 15 dias - ACP Porto.
Gostaria de saber o e-mail para entrar em contato com eles, por favor. Pois nada recebi até a momento.
Desde já, obrigada.
@aurok2
Onde você fez a transcrição de casamento? Obrigada.
@aurok2 Sim, Porto ainda é mais rápido que Lisboa e o site ainda é o mesmo que enviam pelo e-mail junto ao código de acesso.
@detleypestana arqcentral.porto@irn.mj.pt entre em contato e se milagrosamente tiver resposta eles irão te falar que foi emitido o assento e pode ser que passem os números do assento ou se não responderem entre no civil online e solicite, pagará 10 euros mas receberá rápido.
@Destefano e demais colegas.
Depois desta mensagem horrorosa da Carla Ribeiro indicando que deixariam de atender aos pedidos de averbamento, ao menos assim entendi e acho que outros colegas tb, resolvi enviar um e-mail solicitando a correção no meu assento.
O meu foi gerado automaticamente em 08/05 e veio com o nome e apelido no local correto, mas sem a naturalidade e sem o nome dos avós.
Outras falhas tb, como hora de nascimento e naturalidade dos pais, mas estas eu não pedi, só o que reputo importante importante.
Como eu já havia dito que faria, recebi agora uma singela mensagem da Carla dizendo que foi feita as correções que apontei.
Colo a mensagem dela a um forista indicando que não faria o averbamento e, em seguida, colo a resposta dela para meu e-mail e parte do meu e-mail com o pedido.
"Exmo
Junto se envia cópia informativa do assento de nascimento, ao abrigo do n.º 4, do artigo 50º do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa, na redação introduzida pelo Decreto-Lei nº 26/2022, de 18 de março.
Para agendar o pedido de cartão de cidadão aceda a https://agendamento.irn.mj.pt/. Escolha o local, dia e hora que lhe for mais conveniente.
Mais informo que para efetuar o primeiro Cartão de Cidadão numa loja, Conservatoria ou Secção Consular, abrangido pelo descrito no respetivo Flash n.º 69/2024 - Despacho do CD - Nova Plataforma da Nacionalidade e que conste o nome do cidadão corrido e/ou conste só a designação do país, deve ser solicitado o complemento dos dados, ao cidadão, com o preenchimento do documento no momento do pedido do cartão do cidadão facultado pelo próprio serviço.
Esta situação, deve-se ao facto de no fluxo do pedido no CVCC, no que se refere aos campos, (apelidos, nome próprio e naturalidade) existirem campos complementares para serem preenchidos obrigatoriamente.
Os registos automáticos são elaborados com a informação estritamente necessária à submissão do pedido de emissão do cartão de cidadão"
Faz 1 ano que o processo do meu irmão por atribuição na ACP foi concluído. Bolinha 7 vermelha (terminado). Em Agosto de 2023 obtive a informação que estavam distribuindo os processos pelas conservatórias para agilizar o assentamento e até agora nada. Data de entrada no processo: 2022-04-08. Vivemos em Portugal a mais de dez anos e o meu irmão tem cartão de residência permanente.
Alguém sabe o por que de tanta demora?
@nevesninha
Muito provavelmente o assento de nascimento já foi criado, mas não foram comunicado do fato.
Ao consultar o processo no "site das bolinhas", o que consta? Em que conservatória está o processo (isso parece abaixo do número do processo; para saber se foi realmente redistribuído para outro lugar. O meu foi; os de meus irmãos não foram).
As bolinhas em si desse site muitas vezes não estão mais atualizadas. Muita gente já estava com o assento na mão e a bolinha 7 não havia mudado para verde.
Como moram em PT, podem ir em alguma conservatória e pedir uma cópia, passando os dados todos. Se não me engano, custa 2 euros dessa forma.
Ou então podem pedir online, custo 10 euros:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Oi, gente, tudo bem?
Venho trazer boas notícias. O processo do meu avô foi aprovado depois de cair em exigência. Agora estamos esperando o assento dele ser emitido para eu dar entrada na cidadania do meu pai e o meu por apensação. Levou basicamente 1 ano. Creio que se nao tivesse caído em exigência, teria sido aprovado um pouquinho antes.
Cronologia do processo do meu avô (filho de portugues):
- 22/05/2023 os documentos foram enviados do Rio de Janeiro para o Arquivo Central do Porto via DHL
- 29/05/2023 a chave de acesso chegou no e-mail
- 06/03/2024 foi da bolinha um para a dois
- 11/03/2024 foi para a bolinha 4 marrom
- 18/05/2024 foi para bolinha 4 amarela (caiu em exigência)
- 07/05/2024 o documento da exigência foi enviado via DHL
- 21//05/2024 foi para a bolinha 7 marrom (agora esperando o assento dele ser emitido)
Obrigada, @isabelfaia
@geluk @texaslady @Destefano e demais colegas.
Eu tenho pra mim que já li em algum lugar deste forum um relato que poderia me ajudar, mas não acho onde.
Pretendo fazer o registro por inscrição com a chave móvel digital do nascimento de minha filha.
Até um ano é possível fazer o registro e o CC pela internet.
Ao que parece minha esposa, depois ou até mesmo antes da transcrição de casamento, precisa ir ao Consulado fazer uma Chave Móvel Digital pra ela.
Eu faço o registro da minha filha pelo sistema e eles mandam um e-mail pra minha esposa confirmar.
Até aí parece tudo certo.
Minha dúvida, e eu queria saber quem foi que já fez esse procedimento, é: eu tenho que juntar a Certidão de Nascimento dela digitalizada e , ao que parece a Declaração da Maternidade de Nascido Vivo.
Pois bem.
1- A Declaração é um documento do MS bem simples, sem assinatura, eu queria saber se é este documento que consta na página do IRN sobre o tema?
2 - E a segunda dúvida, a Certidão de Nascimento pode ser simples e pode ser sem apostila?
Eu pergunto pois na pagina do IRN que fala de atribuição de filho maior e menor, diz que tem que ter apostila, mas na parte que fala nessa inscrição pra recém-nascido, parece bem menos burocrático e não fala expressamente em apostila nem certificação.
Então gostaria de saber quem já fez e se pode compartilhar. Se alguém lembrar quem fez ou souber onde esta o tópico, eu agradeço.
@viniciusmrocha ,
Até agora o único consulado que estava fazendo a CMD para estrangeiros é o do Rio. Mas é sempre bom, no caso da pessoa não puder ir ao Rio, contatar o consulado da região que vive para indagar se já estão fazendo.
O tópico aqui do fórum onde pelo menos 2 foristas já conseguiram, e poderiam de ajudar, é: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/25238/filha-menor-de-1-ano#latest
Boa tarde pessoal. Tudo bem? No preenchimento do requerimento no site existe um campo para preenchimento de dados bancários para restituição de valores. Podemos preencher com IBAN/SWIFT de conta no Brasil mesmo ou existe algum problema?
Obrigado @texaslady
Curioso que no site do e-Portugal diz que o único consulado que faz p estrangeiro no Br é São Paulo. Mas eu acho que Rio faz sim.
Pessoal boa tarde. Acessei hoje meu processo (1C MAIOR) e se encontra "Terminado" (quase 10 meses desde recebimento pelo ACP)!!!! Planilha atualizada.
Li os últimos dias aqui no Fórum e vi que a maioria está aguardando em torno de 30 dias para entrar no Civil Online e verificar se o assento foi emitido. Poucos recebem email com a chave para acesso. É isso mesmo?
Agora é aguardar o assento, rezando para que não venha com erros, e preparar a documentação da filha (1C MENOR).
Aproveito e deixo o meu agradecimento a todos que prontamente estão respondendo as dúvidas aqui postadas. É isso aí, grupo unido e todos seguem caminhando para frente e juntos!! Parabéns a todos e obrigado!!!
@texaslady e demais boa noite.
Estou preparando a documentação para o processo de atribuição 1C MENOR e li sua instrução em "Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Menores Formulário 1C" e está muito bom mas fiquei com algumas dúvidas, que talvez você ou alguém do Fórum possa me ajudar.
1) Quadro 2 - Declarações: se eu juntar uma cópia simples do meu assento português, preciso preencher o campo 1 (Data nascimento, assento nº, por ex)? Pergunto pois no meu processo de atribuição, aprovado recentemente, utilizei o formulário Rosa e tinha muito vídeo no Youtube ajudando e não sei se a instrução em deixar em branco, como eu tinha feito, continua válido.
2) Não encontrei nas instruções mas é possível preencher o formulário em caneta azul/preta?
Obrigado.
@mcabrita
Pergunta 1 - Pode deixar em branco se estiver mandando uma cópia do seu assento. Apenas marque X na opção pai ou mãe portuguesa
Pergunta 2 - Tanto faz preencher no computador ou com caneta azul/preta.
Bom dia senhores, preciso de uma ajuda. Minha amiga está fazendo esse processo de atribuição de filho, o form C e estamos com algumas duvidas:
A primeira, O formulário foi pago por sua mãe, dai eh o nome da mãe que esta no cabeçalho, além disso, ela imprimiu o formulário sem ser frente e verso, isso afeta alguma coisa? Lembro que antes era obrigatório só que agora com aquele quadro de reembolso eu fiquei em duvida pq a área da assinatura, de qualquer forma, acaba ficando em uma nova folha.
Agora, a mãe dela era casada, registrou a filha como casada, no rg da filha (minha amiga) esta com o nome da mãe de casada. Porem, quando a mãe dela fez o processo de atribuição, no caso ela eh a progenitora portuguesa, e ela fez uma averbação do divorcio e o processo correu bem e ela concluiu com o nome de solteira. O que esta deixando a gente em duvida eh esse nome de casada da mãe no RG dela. O que eu faço?
Eu acho que devo enviar uma certidão de casamento da mãe com a averbação do divorcio para reforçar isso, mas não tenho certeza e estou com receio de enviar os documentos errados ou faltantes.
Desde já obrigado pelo suporte!
Pessoal, consegui!
Finalmente, peguei meu assento. Foi pelo Civil Online, mesmo. Foi emitido no dia 8 deste mês, ou seja, umas 6 semanas depois de meu processo ter ido para a 7 marrom. Só para saberem do timing. O sistema das bolinhas não atualizou para 7 verde. (Já atualizei a planilha).
Enfim, MUITO OBRIGADO a todos aqui pela troca de valiosas informações! Foram 4 anos de "sofrência", cheios de altos e baixos, contando com o processo de minha mãe e o meu. Mas valeu a pena!
Colegas que estão no caminho, não desistam nem desanimem! O caminho é duro, mas com paciência, todos chegamos lá.
Vou continuar checando aqui por uns tempos ainda.
Valeu, pessoal!
ABRAÇOS!!