Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

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Comentários

  • editado March 18

    @viniciusmrocha Acabaram de me enviar o código de rastreio, o mesmo já está na minha cidade com data prevista de entregue hoje. Havia postado dia 15.

    Então aparentemente está tudo bem, foi so a falta do código de rastreio que gerou essa preocupação mas tudo bem agora.

    Parabééns daqui uns dias ou semanas deve sair o assento!! pelo menos agora não está mais aquela loucura de ter que esperar 7 meses mais kk

  • texasladytexaslady Beta
    editado March 18

    @Destefano ,

    o seu comentário me fez perceber que muitas vezes a linguagem realmente pode causar maus entendidos. Eu já estou fora do Brasil a muito tempo e algumas vezes sinto certa dificuldade me expressando. Enfim, mas seu comentário me alertou para isso, para que eu preste mais atenção. Mas com certeza não falo de privilégio da forma prejorativa no sentido de vantagem, mas sim como um "direito especial" que foi concedido e pelo qual minha familia e eu somos gratos. Se não não fosse meus irmãos e eu termos este "privilégio", os futuros descendentes não teriam este "direito". Mas o conceito ''direito vs privilégio" daria uma boa discussão se não fosse um assunto off tópic.

  • @texaslady sim... Eu te entendi. Tanto é que fiz questão de começar pelo seu assunto para explicar o que eu tinha entendido. Acho que ficou claro para os demais colegas sobre o que está sendo afirmado sobre o assunto abordado por vc.

  • JNashJNash Member

    Boa noite a todos!

    Sobre a história da mudança de cor pra bolinha 7 pra verde (criação do registro + emissão da certidão), confesso que não entendi.

    Pelas mensagens aqui, parece que não se confirmou essa história. Mas quando vejo a planilha de acompanhamento, tem pelo menos 2 pessoas que citam que foram ao civilonline e conseguiram a certidão, mesmo sem ter recebido e-mail e com a bolinha 7 ainda estando marrom. Outras falam que questionaram por e-mail e receberam a certidão (e a danada da bolinha, marrom).

    Afinal, tem chance do assento ter sido criado e estar lá vagando em algum lugar.... aguardando pela sua hora de trazer a felicidade pra alguém rsrs... e de esse assento ser resgatado na "força bruta"? (pelo civilonline ou por e-mail pra ACP)

    Obrigado!

  • @viniciusmrocha Não entendi sua situação, foi aprovado e já emitiu de imediato ou foi despachado para ser emitido? e meus parabéns também né kkkk espero que o meu conclua o quanto antes.

  • Pessoal é so aqui que o site de agendamento do consulado do Rio de Janeiro está com problema para efetuar o login?

  • JNash bom dia!

    O site não está atualizando, então teve os 2 casos, galera que mandou e-mail(arquivocentral.porto@irn.mj.pt) e teve o retorno com o assento e o pessoal que solicitou via civilonline e também recebeu o assento. Eu tentei das 2 formas, e o meu ainda não está pronto. Se o seu processo ficou recentemente 7 marrom, eu sugeriria que aguardasse mais um pouco ou apenas mandasse um e-mail.

  • editado March 19

    @raphafcruz Então, esta é de fato uma questão preocupante e, não fosse somente esta, temos também as dúvidas de como sairá o assento: cheio de erros, ou já terão melhorado a aplicação?

    De todo modo, temos umas questões. O @geluk sempre está a nos trazer informações muito importantes e que nos permitem o contraditório.

    De um lado temos uma advogada que ele mencionou, sem violar as regras do grupo e, eu também não o farei, mas que é uma profissional muito experiente e está a afirmar que todos os processos aprovados já terão o assento automaticamente criados.

    Possível é! Ainda não vimos nenhuma evidência, contudo.

    De outro temos a fonte do Geluk que tem informado algo mais real e que vemos acontecer. Tivemos um "boom" de assentos e que estão transitando por segmentação. Deveremos ter um retorno da aplicação em breve para os novos assentos de filhos, mas neste caso, ao que parece será novamente em blocos (grande volume), e aí sim, no futuro, como a fonte do Geluk mencionou,termos então a emissão automática mais adiante, mas não agora.

    Eu vou tentar mandar um e-mail para a conservadora que analisou meu caso e havia me respondido antes (eu até postei no grupo a resposta dela) e tentar testar esta informação da advogada. De todo modo, confio mais no que está vindo do Geluk.

    Mas de fato suas ponderação são corretas. Vivemos um dilema. Quando pedir o assento no Civil OnLine sem saber se a aplicação integra com o sistema de acompanhamento das bolinhas?

    @JohnA Então irá para sua casa? Ótimo, faz mais sentido. Espero que no intervalo de tempo que se justifique o preço pago pela urgência. Meu pai pediu COM urgência. Ele foi ao consulado em 13/03/23 e chegou em 01/04/23 na casa dele. Niterói - RJ.

    @leonardocouto Obrigado.

    @welinty Até agora só tenha a notícia da aprovação. Nenhum notícia do assento. Obrigado.

  • @viniciusmrocha Oi, pessoal só atualizando.

    A informação que a advogada passou já foi refutada por ela mesmo. Existem processos que já estão com o assento emitido mas não são todos.

    O único jeito de saber é mandar e-mail para conservatória (filhos e netos). Os outros artigos a que tudo dar a entender vão ser emitidos no final da implementação do sistema/refinamento/ajustes. Acredito que isso deva ocorrer até final de Março.

    Existe à possibilidade de ir pelo civil on-line também e pagar 10 euros, mas daí é por a conta em risco.

    Outro ponto é a ferramenta não está emitindo o assento de forma automática após aprovação. Isso deve ocorrer só depois do final da implementação que deve ser final deste mês. Se seu caso acabou de ser aprovado à não ser que receba um e-mail automático com o assento, não envie e-mail ou peça no civil on-line pq provavelmente não está pronto e vai somente sobrecarregar o serviço.

    Abs

  • @geluk Isso significa que a implementação total já está certa a ocorrer até o fim de março? Neste caso só faltam mesmo os artigos tempo de residência, serfadita, casamento e netos?

  • @ddosoares sistema ainda está em implementação, na semana passada estavam ajustando pois houve alguns erros de emissão. A conta era de 23 mil assentos. Eles pegaram filhos e netos primeiro para implementar/testar/ajustar a ferramenta. Não foi emitido todos assentos de filhos e netos ainda.

    O que tudo indica que a emissão do restante dos artigos vem assim que a ferramenta estiver 100% acredito que vai ser emissão massiva.

    Isso deve estar próximo, já que o secretário falou há duas semanas para mim que “nos próximos dias às pessoas com assento emitido, devem receber notificação com o assento anexo no e-mail”. O problema que esses erros que tiveram ai, atrasam mais ainda as coisas.

    Eu solicitei um acompanhamento esses dias mas eles não me responderam, deve estar corrido depois do evento do novo CC.

  • @geluk Ou seja, mesmo quem teve o assento emitido lá trás ( 09/02 e 26/02 ) NÃO é para ficar solicitando por E-mail, pois a plataforma vai gerar a notificação automaticamente e enviar pelo E-mail do requerente ?

  • @jpvecchi se for processo de filho e neto, pode mandar e-mail perguntando a cada uma semana para quem é lá de trás. Mas assim que estiver redondo todas pessoas serão notificadas.

    o workflow do sistema é:

    aprova - sistema registar assento no registro geral - gera o PDF - manda para o e-mail cadastro da pessoa no IRN.

    O problema que eles não terminaram isso ainda. Estão ajustando a parte de registro e emissor PDF. Mas o envio está sendo construído, só que vai rodar assim que estiver redondo.

  • @geluk Ah não. Agora peguei o " fio da meada ". Perfeito.

    De toda e qualquer maneira, todas as pessoas serão notificadas. Já que o site ainda não " saiu da versão beta das bolinhas " para algo mais intuitivo.

    + uma vez, muito obrigado por colaborar conosco no grupo!

  • Bom dia,


    Alguém sabe algum cartório no Rio de Janeiro que faça apostila Haia do requerimento de transcrição de casamento emitido pelo Consulado do Rio de Janeiro, pois alguns alegam ser um documento português, não sendo possível apostilar


    Obrigado,


    Abcs

  • @jpvecchi sim, se Deus quiser logo teremos novidades.

    Desculpem os erros gramaticais ai, mas muita das vezes to escrevendo na correria do dia a dia. Abs

  • @geluk faltou neste fluxo inserir uma etapa de atualização da bolinha 7. Iria facilitar muito.

  • @viniciusmrocha estou à espera do assento há 8 meses e até agora nada. Boa sorte pra vc!!

  • @erikamachadoturismo vc é qual artigo? está bolinha 7 marrom?

  • @viniciusmrocha isso também está sendo visto. Eles vão melhorar o site de acompanhamento, só que quando não sei para te dizer a verdade. Já perguntei duas vezes sobre isso e não me responderam

  • INFORMAÇÃO

    Para quem não tem pressa na emissão do Cartão Cidadão (ou até mesmo o passaporte) e puder aguardar até 10 de junho de 2024, terá acesso ao novo CC, que segundo o IRN será mais completo, mais seguro e mais digital.

    Assim, será assegurada maior segurança física e eletrônica, através de um segundo chip com tecnologia contactless, sem contacto, que permitirá alavancar a sua utilização em diversas situações, quer nos serviços públicos, quer no setor privado, sem necessidade de utilização de leitor de cartões.

    O novo Cartão de Cidadão vai poder ser usado como título de transporte em todo o país, possibilitará associar bilhetes eletrônicos para espetáculos, além de servir de meio para se autenticar num serviço digital ou presencial.



    https://youtu.be/S3mVFa-s8xc?si=kj4nzoZLpo5hMNp7

  • Pessoal, uma dúvida. Todas as pessoas que conseguiram o registo recentemente tiveram que entrar em contato e solicitar (por email ou pelo site)? Ou ainda existem alguns casos em que está sendo enviado automaticamente quando fica pronto?

    Uma dúvida relacionada à pergunta acima: o site "das bolinhas" está avançando para a bolinha 7 verde ainda? Ou o máximo que tem avançado é até a bolinha 7 marrom (enquanto o novo sistema em tempo real não é implementado)?

  • @frbs O meu processo foi para a bolinha 7 marrom em outubro de 2023. Esse mês mandei um email perguntando do assento e recebi uma mensagem automática com o assento com a data de emissão de 14/02. E no site ainda consta bolinha 7 marrom.

  • @Fabio_mlima

    Se dirija ao 12 oficio de notas, na rua do Rosário, que eles apostilam!!!

  • editado March 19

    @viniciusmrocha Recebi hoje pela manhã o meu cc em casa.

  • @JohnA, a alguns dias tenho tentado entrar na área de agendamento no Consulado de BH e aparece a seguinte mensagem: "Ocorreu um erro ao iniciar a sessão".

  • editado March 19

    Alguém saberia me tirar essa dúvida?

    Eu tenho uma dúvida se eu preciso ativar algo após ter recebido o cc... pois junto ao cartão cidadão veio a seguinte mensagem:

    "O consulado geral de Portugal no Rio de Janeiro" apresenta os seus melhores cumprimentos e informa que este cartão de cidadão, que agora recebe, será ativado assim que seja confirmada a entrega.

    Por outro lado se necessitar a autenticação ou assinatura eletronica pode fazer a ativação das componentes eletrônicas do seu cartao agendando o atendimento presencial para a ativação através do site do consulado, para ativar a sua chave móvel digital. "

    Sabe me dizer se é necessário fazer a autenticação ou assinatura eletrônica para fins de emprego? por exemplo uma empresa Portuguesa ou Europeia me contrate, caso eu precise fazer assinatura digital para assinar contrato etc, eu preciso fazer essa autenticação e/ou assinatura eletrônica?

    Detalhe: Recebi o cartão cidadão, mas não recebi a carta pin ainda.

  • @Marceugenio Sim, é esse mesmo erro, aqui começou na sexta. Estranho eles não terem resolvido isso ainda... será que os consulados começaram a receber muitos pedidos de agendamento por causa dos assentos emitidos recentemente?

  • editado March 19

    @JohnA

    Não sei se mudou, mas até recentemente (ano passado), depois de receber o CC e a carta PIN a pessoa precisava ir ao consulado fazer a ativação do cartão e já aproveitava para coletar foto e biometria para o PEP (quando a pessoa tinha interesse no PEP).

    Sobre assinatura de contrato de trabalho em países da UE, acredito que o procedimento varie de empresa para empresa, mas como evidência anedótica: estou trabalhando na segunda empresa desde que vim para Europa (ambas multinacionais grandes, portanto cheias de processos e sujeitas a todo tipo de fiscalização que vc possa imaginar) e nas duas a assinatura eletrônica foi via Docusign. A primeira empresa assinei os contratos ainda morando no Brasil em 2020, na empresa atual assinei no final de 2022 já como residente.

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