@Marceugenio Chuto que final de abril/Começo de maio já que processos 1C Menor com 100 dias já estão na bolinha 4, parece que o prazo para os processos de menores melhoraram mas não teve efeito algum no de maior sendo que é o mesmo processo... 9-10 meses para o processo ir para bolinha 4 enquanto processo de menor entre 3-4 meses já esta na bolinha 4.
@Marceugenio Se o que o @geluk falou for verdade então esses processos que já estão em verificação de documentos com 100 dias terão assentos emitidos até o final do mês que vem já que a verificação leva em média 1 mês para concluir e ser despachado, provavelmente voltará a ter processo de menor concluído em menos de 200 dias como foi em 2021, agora minha dúvida é, e os de maior? estão a Deus dará? o mesmo tipo de processo e com tempo 3x maior para ser analisado é difícil de aceitar...
@arthurcunha você precisa aguardar agora. Deve receber o assento até final de abril. No momento a ferramenta não estäo aprovando e ja emitindo assento, isso deve acontecer somente depois que as pendências de assentos forem concluídas.
Poderia compartilhar qual o seu artigo e os 3 primeiros números do processo?
@Marceugenio nada por enquanto. Mandei msg perguntando mas não fui respondido. À expectativa que até final de Abril esteja funcionando, mas isso são só hipóteses. Recebendo alguma resposta compartilho aqui.
Pessoal, caso recebam seu assento por favor não deixem de compartilhar as informações. Isso ajuda o fórum.
Não estou generalizando, mas existem casos que depois que a pessoa pega o assento, esquece do fórum que lhe ajudou por tanto tempo, é importante mantermos essa corrente de informação para que os demais que estão aguardando possa ter ideia de como andam às coisas.
Só me pergunto porque é que depois do despacho as pessoas com artigos differentes não esão tratados igual e por ordem de despacho para assentos? Porque por exemplo sefarditos or quem passa via casamento precisam experar um assento mais do que outros? Excluindo minors
É muito estranho e injusto, não é? Espero que o sistema novo corrija este absurdo
@Seagu77 sim, futuramente essa é a intenção da ferramenta. Mas a prioridade de filhos e netos é um direito de sangue, serfadita é considerado um benefício jurídico para retratar Portugal.
Acredito que aos poucos vai se tornar mais transparente e justo.
Bom dia! Me tirem uma dúvida. Eu cheguei a pedir a certidão via civilonline na segunda feira, por causa do boato de que todos os artigos tinham sido registados, O meu artigo é 6.1 tempo de residência. Hoje recebi a resposta que não, mas alegaram que existe o processo a espera do registo. Neste caso tenho duas dúvidas:
Se eu esperar sair o assento, a certidão virá a partir desse pedido que fiz, visto que é bem isso que eu percebo no email de resposta?
Ou peço os 10 euros de volta pra pedir a certidão quando o assento for emitido? Como seria a forma de requerer o dinheiro de volta?
As coisas estão a andar logo logo tá tudo mundo de assento. Eu acredito que até o final de mês muitas pessoas vão receber o assentos e mais tardar Abril para os que estão menos tempo esperando
@geluk eu fiz o pedido no civil online baseado naquilo que vc falou na segunda feira, mas depois vi sua mensagem de que o boato podia ser falso e já não adiantava mais pq já tinha feito o pedido kkkkkkk.
@erikamachadoturismo eu tbm concordo contigo, isso parece tratamento de silênciaofeito por pessoas com transtorno de personalidade. Mas aqui neste caso, o transtorno de personalidade é institucional do IRN.
@ddosoares A certidão tem o prazo de 1 ano após ser solicitado no civilonline e pelo que consta na própria mensagem o seu pedido sera concluído quando o assento for emitido e enviado para você.
Li seu comentário anterior de uma resposta que você teve de um "conhecido", pelo que entendi dos 25 mil assentos que prometeram, eles emitiram 10(ou 15 mil) e vão fazer a outra metade agora final do mês, seria isto?
Pergunto, porque estou na mesma situação que a erikamachadoturismo, estou na bolinha 7 marrom desde o dia 19/06/23. Em Janeiro foi transferido pra Barreiro, algumas pessoas que foram transferido, foi feito na leva automática do dia 22/02 e outras não(meu caso rsrs). Eu pedi via Civil online no começo do mês e não tinha sido emitido, também mandei e-mail esta semana e ainda nada. E ai que ficamos no escuro, como algumas pessoas na mesma leva que o nosso processo, teve o assento emitido e outras não?
E desde já agradeço seu imenso apoio aqui no fórum, sempre compartilhando tudo que está acontecendo.
@jserralheiro boa tarde! O número é de 23 mil. Sim, imaginávamos que o número era maior, mas a última resposta que recebi é que foram 10 mil. Acredito que agora eles estejam corrigindo o sistema referente aos problemas na emissão de alguns assentos. Acredito que seu assento seja emitido até o final de Março, mas tudo depende do andamento das coisas, por isso precisamos acompanhar.
Aproveito aqui para dividir novamente a última informação que recebi na quarta feira se não me engano:
Palavras da pessoa que me passou informação e não a minha:
1 - O processo já fez mais de 10 mil assentos de nascimento automatizados, tem estado sempre a ser monitorizado para assegurarmos que não tem erros.
2 - Foram, com eventualmente já saberá, detectadas situações de incoerência de informação nos processos de nacionalidade que ainda impedem que se processem todos os despachos de nacionalidade. No entanto, há cerca de 10 mil processos que já estão finalizados e os requerentes podem ir tirar o seu cartão de cidadão. Se nessa altura forem detectadas incoerências nos dados serão certamente prontamente corrigidos, sem dramas ou alarmismos desnecessários.
3 - Esta área da nacionalidade e análise dos processos tem demasiada pressão que pretendemos com novas soluções tecnológicas diminuir. Isto demora tempo e não está isento de falhas, que tentamos sempre corrigir rapidamente. Tem também um forte peso emotivo que temos que saber gerir, quer dos lados dos requerentes, quer dos mandatários, quer dos trabalhadores. Se todos compreendermos isso ajudamo-nos mutuamente.
@geluk não faz mal, as suas informações são preciosas aqui e sempre muito certeiras. Mas neste dia quando vi que disse que todos os artigos foram emitidos eu fui louco pedir logo a certidão, até com medo de o sistema cair. Conter a ansiedade é preciso, mas nem sempre é possível. Ainda mais quando é algo que já espera há sete meses. Isso não é normal!
Enfim, vamos continuar com suas informações preciosas que foram todas certas, com certeza quando você chegar a dizer que os assentos dos artigos 6.1 e outros já foram emitidos é porque foram. Obrigado.
@welinty foi isso mesmo que entendi. Vi um caso duma moça num outro forum que o dela foi imediatamente recusado e já enviaram o formulario de retorno de dinheiro. Mas a colega ainda tava na bolinha 4. Daí é meio complicado mesmo esperar por uma certidão que vai ainda depender da ação do conservador.
O que nos resta é torcer para que seja emitido ainda este mes. E novamente muito obrigado pela suas informações, como dito acima, elas são bem preciosas para todos nós.
@ddosoares É muito tristo ver que ACP não ainda feito registo para um processo aprovado em augosto. Eu tambem espero registo via artigo 6.1 mas o meu processo só foi approvado neste ano.
Vivemos em um mundo totalmente diferente do que foi Portugal a vida toda, hoje eles começaram a se digitalizar e já estão anos luz na frente do Brasil. Eles sempre foram mais tranquilos do que as pessoas exigiam dele. Sempre foi um lugar de descanso, de aposentados, de pessoas que iram para lá curtir sua vida de forma tranquila.
Todos devem lembrar que as coisas por aqui sempre foram muito engessadas, principalmente por causa de fraudes e falsificações. O cuidado de Portugal ao lidar com o assunto, não é de se estranhar é justamente o contrário do que deveria ser, ou seja, de que todos estão de boa fé. O sentimento lá, apenas opinião, é justamente que todos estão tentando enganar o sistema dele. Por isso uma análise mais minuciosa é necessária. E isso gasta tempo.
O ponto é que eles não previram algo que eles não contavam que aconteceria. "Do nada" (sim, tivemos alteração legislativa), milhões de pessoas resolvem pedir nacionalidade... Houve uma facilitação, sim. Houve. Só que eles não estavam preparados. No entanto, ao invés de voltar com a lei anterior, eles mantiveram a norma e estão tentando resolver o problema em que eles estão. E isso leva tempo. Portugal não quer resolver o seu problema especificamente, mas sim resolver o problema dele, não o problema de qualquer indivíduo. O pensamento é sempre coletivo. Lógico que cada um tem a sua urgência, mas estava na cara também que uma conservatória ser mais rápida que a outra iria levar ao seu colapso. Estamos nessa fase. Vai melhorar.
Eu gosto muito dessa temática relativa a registros públicos. Muito mesmo. Inclusive a parte histórica. E na minha humilde opinião, o sistema de registro público do Brasil é muito inferior ao português. O sistema português consegue ser prática e de fácil acesso, como todo registro público deve ser.
Não estou falando que não podem reclamar, pelo contrário. Reclamem no lugar certo. Reclamem diretamente lá. Isso faz o ajuste se feito também. Porque se não há reclamação, pode haver um comodismo deles. Aqui, toda vez que alguém reclamar, dependendo da reclamação, vai recebendo críticas também. E isso é normal. Não é normal é agressões verbais ou outros tipos de manifestações pessoais. Não é uma crítica a ninguém, apenas uma reflexão. Sigo aqui torcendo por dias melhores.
Em primeiro lugar eu considero um privilégio a concessão da cidadania portuguesa. Não é uma obrigação. E temos que aceitar as regras e prazos deles. Muitos fatores contribuiram para ests atrasos, o grande número de processos e o despreparo deles para manualmente processar os pedidos, as fraudes e a implantação de uma nova plataforma. Eles tinham que dar uma freada e se reorganizar. Eu também acredito que tudo será para melhorar.
Por outro lado, não se pode esquecer que nenhum país abrirá suas portas eternamente para imigração. Quantos imigrantes Portugal será capaz de absorver? Vejam a crise de moradia. Esta concessão foi dada e poderá ser retirada no futuro. É o que eu penso que vai acontecer nos próximos anos. Da mesma maneira que se restringiu para os sefarditas, pode-se restringir para os netos também. Como se sabe o parlamento nesta última eleição mudou consideravelmente e vai haver com certeza maior número de parlamentares que não é a favor das leis da nacionalidade da forma que está agora.
Quem está tendo esta oportunidade agora já pode se considerar privilegiado. Basta um pouco de paciência.
Saiu meu despacho dia 03/10/2023 (bolinha 7 marrom) concedendo s cidadania e quando entro pra verificar onde tá o processo, ainda aparece que está no Porto. Li em alguns lugares que os registros estão sendo enviados para serem criados em outras conservatórias. Devo me preocupar por já ter passado 5 meses e estar constando ainda no Porto?
Talvez se eles conseguissem ativar a prometida conferência em tempo real do processo seria bem mais fácil para nós e para eles.
A dúvida sobre o site das bolinhas estar ou não atualizado causa muita ansiedade na maioria dos que estão esperando o assento. Foi por causa dos relatos de pessoas que receberam o assento e o site não mudou a informação que começaram a tentar ver se pagando os 10 Euros conseguiam o assento também, em vez de esperar o site ser atualizado.
Comentários
Pessoal bom dia. Meu processo de cidadania foi aprovado recentemente mas ainda aguarda o registro. Gostaria de saber:
1) É possivel solicitar o registro no civilonline?
2) Quanto tempo demora p solicitar cartão cidadão e passaporte no consulado em São Paulo?
obrigado
@Marceugenio Chuto que final de abril/Começo de maio já que processos 1C Menor com 100 dias já estão na bolinha 4, parece que o prazo para os processos de menores melhoraram mas não teve efeito algum no de maior sendo que é o mesmo processo... 9-10 meses para o processo ir para bolinha 4 enquanto processo de menor entre 3-4 meses já esta na bolinha 4.
@Marceugenio Se o que o @geluk falou for verdade então esses processos que já estão em verificação de documentos com 100 dias terão assentos emitidos até o final do mês que vem já que a verificação leva em média 1 mês para concluir e ser despachado, provavelmente voltará a ter processo de menor concluído em menos de 200 dias como foi em 2021, agora minha dúvida é, e os de maior? estão a Deus dará? o mesmo tipo de processo e com tempo 3x maior para ser analisado é difícil de aceitar...
@arthurcunha você precisa aguardar agora. Deve receber o assento até final de abril. No momento a ferramenta não estäo aprovando e ja emitindo assento, isso deve acontecer somente depois que as pendências de assentos forem concluídas.
Poderia compartilhar qual o seu artigo e os 3 primeiros números do processo?
@geluk, bom dia/tarde! Alguma novidade sobre o novo sistema de acompanhamento online das fases do processo em tempo real?
@Marceugenio nada por enquanto. Mandei msg perguntando mas não fui respondido. À expectativa que até final de Abril esteja funcionando, mas isso são só hipóteses. Recebendo alguma resposta compartilho aqui.
ASSENTOS!
Pessoal, caso recebam seu assento por favor não deixem de compartilhar as informações. Isso ajuda o fórum.
Não estou generalizando, mas existem casos que depois que a pessoa pega o assento, esquece do fórum que lhe ajudou por tanto tempo, é importante mantermos essa corrente de informação para que os demais que estão aguardando possa ter ideia de como andam às coisas.
Obrigado e Abraço!
Só me pergunto porque é que depois do despacho as pessoas com artigos differentes não esão tratados igual e por ordem de despacho para assentos? Porque por exemplo sefarditos or quem passa via casamento precisam experar um assento mais do que outros? Excluindo minors
É muito estranho e injusto, não é? Espero que o sistema novo corrija este absurdo
Bom dia,
Planilha atualizada!
Abraços
@Seagu77 sim, futuramente essa é a intenção da ferramenta. Mas a prioridade de filhos e netos é um direito de sangue, serfadita é considerado um benefício jurídico para retratar Portugal.
Acredito que aos poucos vai se tornar mais transparente e justo.
Bom dia! Me tirem uma dúvida. Eu cheguei a pedir a certidão via civilonline na segunda feira, por causa do boato de que todos os artigos tinham sido registados, O meu artigo é 6.1 tempo de residência. Hoje recebi a resposta que não, mas alegaram que existe o processo a espera do registo. Neste caso tenho duas dúvidas:
Se eu esperar sair o assento, a certidão virá a partir desse pedido que fiz, visto que é bem isso que eu percebo no email de resposta?
Ou peço os 10 euros de volta pra pedir a certidão quando o assento for emitido? Como seria a forma de requerer o dinheiro de volta?
Obrigado.
Tô super ansiosa e triste ao mesmo tempo....meu processo foi aprovado desde 19/06/2023 e até agora nada de assento :(
calma gente! Hahaha
As coisas estão a andar logo logo tá tudo mundo de assento. Eu acredito que até o final de mês muitas pessoas vão receber o assentos e mais tardar Abril para os que estão menos tempo esperando
@geluk eu fiz o pedido no civil online baseado naquilo que vc falou na segunda feira, mas depois vi sua mensagem de que o boato podia ser falso e já não adiantava mais pq já tinha feito o pedido kkkkkkk.
@erikamachadoturismo eu tbm concordo contigo, isso parece tratamento de silênciaofeito por pessoas com transtorno de personalidade. Mas aqui neste caso, o transtorno de personalidade é institucional do IRN.
@ddosoares vamos torcer… mas nesses caso compartilhei o que a advogada falou ai sempre temos que ter cautela.
Quando eu recebo as informações das minhas fontes eu normalmente comento.
Mas fica tranquila que logo logo está com eles na mão.
@ddosoares A certidão tem o prazo de 1 ano após ser solicitado no civilonline e pelo que consta na própria mensagem o seu pedido sera concluído quando o assento for emitido e enviado para você.
@geluk boa tarde!
Li seu comentário anterior de uma resposta que você teve de um "conhecido", pelo que entendi dos 25 mil assentos que prometeram, eles emitiram 10(ou 15 mil) e vão fazer a outra metade agora final do mês, seria isto?
Pergunto, porque estou na mesma situação que a erikamachadoturismo, estou na bolinha 7 marrom desde o dia 19/06/23. Em Janeiro foi transferido pra Barreiro, algumas pessoas que foram transferido, foi feito na leva automática do dia 22/02 e outras não(meu caso rsrs). Eu pedi via Civil online no começo do mês e não tinha sido emitido, também mandei e-mail esta semana e ainda nada. E ai que ficamos no escuro, como algumas pessoas na mesma leva que o nosso processo, teve o assento emitido e outras não?
E desde já agradeço seu imenso apoio aqui no fórum, sempre compartilhando tudo que está acontecendo.
@jserralheiro boa tarde! O número é de 23 mil. Sim, imaginávamos que o número era maior, mas a última resposta que recebi é que foram 10 mil. Acredito que agora eles estejam corrigindo o sistema referente aos problemas na emissão de alguns assentos. Acredito que seu assento seja emitido até o final de Março, mas tudo depende do andamento das coisas, por isso precisamos acompanhar.
Aproveito aqui para dividir novamente a última informação que recebi na quarta feira se não me engano:
Palavras da pessoa que me passou informação e não a minha:
1 - O processo já fez mais de 10 mil assentos de nascimento automatizados, tem estado sempre a ser monitorizado para assegurarmos que não tem erros.
2 - Foram, com eventualmente já saberá, detectadas situações de incoerência de informação nos processos de nacionalidade que ainda impedem que se processem todos os despachos de nacionalidade. No entanto, há cerca de 10 mil processos que já estão finalizados e os requerentes podem ir tirar o seu cartão de cidadão. Se nessa altura forem detectadas incoerências nos dados serão certamente prontamente corrigidos, sem dramas ou alarmismos desnecessários.
3 - Esta área da nacionalidade e análise dos processos tem demasiada pressão que pretendemos com novas soluções tecnológicas diminuir. Isto demora tempo e não está isento de falhas, que tentamos sempre corrigir rapidamente. Tem também um forte peso emotivo que temos que saber gerir, quer dos lados dos requerentes, quer dos mandatários, quer dos trabalhadores. Se todos compreendermos isso ajudamo-nos mutuamente.
@geluk não faz mal, as suas informações são preciosas aqui e sempre muito certeiras. Mas neste dia quando vi que disse que todos os artigos foram emitidos eu fui louco pedir logo a certidão, até com medo de o sistema cair. Conter a ansiedade é preciso, mas nem sempre é possível. Ainda mais quando é algo que já espera há sete meses. Isso não é normal!
Enfim, vamos continuar com suas informações preciosas que foram todas certas, com certeza quando você chegar a dizer que os assentos dos artigos 6.1 e outros já foram emitidos é porque foram. Obrigado.
@welinty foi isso mesmo que entendi. Vi um caso duma moça num outro forum que o dela foi imediatamente recusado e já enviaram o formulario de retorno de dinheiro. Mas a colega ainda tava na bolinha 4. Daí é meio complicado mesmo esperar por uma certidão que vai ainda depender da ação do conservador.
geluk muito obrigado pelo retorno.
O que nos resta é torcer para que seja emitido ainda este mes. E novamente muito obrigado pela suas informações, como dito acima, elas são bem preciosas para todos nós.
@ddosoares É muito tristo ver que ACP não ainda feito registo para um processo aprovado em augosto. Eu tambem espero registo via artigo 6.1 mas o meu processo só foi approvado neste ano.
@Seagu77 e teve gente ainda que me criticou por não ter paciencia. hahahahah. Cumulo da petulancia.
Assim, apenas como reflexão, não me entendam mal.
Vivemos em um mundo totalmente diferente do que foi Portugal a vida toda, hoje eles começaram a se digitalizar e já estão anos luz na frente do Brasil. Eles sempre foram mais tranquilos do que as pessoas exigiam dele. Sempre foi um lugar de descanso, de aposentados, de pessoas que iram para lá curtir sua vida de forma tranquila.
Todos devem lembrar que as coisas por aqui sempre foram muito engessadas, principalmente por causa de fraudes e falsificações. O cuidado de Portugal ao lidar com o assunto, não é de se estranhar é justamente o contrário do que deveria ser, ou seja, de que todos estão de boa fé. O sentimento lá, apenas opinião, é justamente que todos estão tentando enganar o sistema dele. Por isso uma análise mais minuciosa é necessária. E isso gasta tempo.
O ponto é que eles não previram algo que eles não contavam que aconteceria. "Do nada" (sim, tivemos alteração legislativa), milhões de pessoas resolvem pedir nacionalidade... Houve uma facilitação, sim. Houve. Só que eles não estavam preparados. No entanto, ao invés de voltar com a lei anterior, eles mantiveram a norma e estão tentando resolver o problema em que eles estão. E isso leva tempo. Portugal não quer resolver o seu problema especificamente, mas sim resolver o problema dele, não o problema de qualquer indivíduo. O pensamento é sempre coletivo. Lógico que cada um tem a sua urgência, mas estava na cara também que uma conservatória ser mais rápida que a outra iria levar ao seu colapso. Estamos nessa fase. Vai melhorar.
Eu gosto muito dessa temática relativa a registros públicos. Muito mesmo. Inclusive a parte histórica. E na minha humilde opinião, o sistema de registro público do Brasil é muito inferior ao português. O sistema português consegue ser prática e de fácil acesso, como todo registro público deve ser.
Não estou falando que não podem reclamar, pelo contrário. Reclamem no lugar certo. Reclamem diretamente lá. Isso faz o ajuste se feito também. Porque se não há reclamação, pode haver um comodismo deles. Aqui, toda vez que alguém reclamar, dependendo da reclamação, vai recebendo críticas também. E isso é normal. Não é normal é agressões verbais ou outros tipos de manifestações pessoais. Não é uma crítica a ninguém, apenas uma reflexão. Sigo aqui torcendo por dias melhores.
Boa sexta a todos!
@Destefano ,
Em primeiro lugar eu considero um privilégio a concessão da cidadania portuguesa. Não é uma obrigação. E temos que aceitar as regras e prazos deles. Muitos fatores contribuiram para ests atrasos, o grande número de processos e o despreparo deles para manualmente processar os pedidos, as fraudes e a implantação de uma nova plataforma. Eles tinham que dar uma freada e se reorganizar. Eu também acredito que tudo será para melhorar.
Por outro lado, não se pode esquecer que nenhum país abrirá suas portas eternamente para imigração. Quantos imigrantes Portugal será capaz de absorver? Vejam a crise de moradia. Esta concessão foi dada e poderá ser retirada no futuro. É o que eu penso que vai acontecer nos próximos anos. Da mesma maneira que se restringiu para os sefarditas, pode-se restringir para os netos também. Como se sabe o parlamento nesta última eleição mudou consideravelmente e vai haver com certeza maior número de parlamentares que não é a favor das leis da nacionalidade da forma que está agora.
Quem está tendo esta oportunidade agora já pode se considerar privilegiado. Basta um pouco de paciência.
@texaslady concordo... Penso que as suas palavras complementam bem as minhas.
@Destefano concordo plenamente contigo.
Boa tarde, pessoal!
Saiu meu despacho dia 03/10/2023 (bolinha 7 marrom) concedendo s cidadania e quando entro pra verificar onde tá o processo, ainda aparece que está no Porto. Li em alguns lugares que os registros estão sendo enviados para serem criados em outras conservatórias. Devo me preocupar por já ter passado 5 meses e estar constando ainda no Porto?
Tomara que até o fim de Abril estejam todos com seus assentos! Vai dar tudo certo!
Talvez se eles conseguissem ativar a prometida conferência em tempo real do processo seria bem mais fácil para nós e para eles.
A dúvida sobre o site das bolinhas estar ou não atualizado causa muita ansiedade na maioria dos que estão esperando o assento. Foi por causa dos relatos de pessoas que receberam o assento e o site não mudou a informação que começaram a tentar ver se pagando os 10 Euros conseguiam o assento também, em vez de esperar o site ser atualizado.