Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1143914401442144414451556

Comentários

  • @Roberta236 nesse caso agora é aguardar, logo seu assento deve ser gerado. No momento a ferramenta está gerando os assentos pendentes. Assim que seu assento ficar pronto, deve recebê-lo por e-mail. Eu diria que isso deve acontecer no mês de Abril, mas isso é uma sugestão minha, pode ser antes.

    Você poderia compartilhar qual artigo e os 3 primeiros número do processo para podermos acompanhar? Ele mudou para 7 no dia de hoje?

    Obrigado

  • Pessoal,

    o ACP está respondendo emails com o assento. Basta mandar um email pedindo se seu processo já está aprovado há algum tempo (o meu estava ok desde outubro de 2023). Não precisa pagar 10 euros no civil online.


    sorte a todos!

  • Olá, pessoal!

    Alguém com processos de junho ou julho/23? Sabem informar se esses processos (início 6 e 7) já começaram a andar (sair da bolinha 1)?

    Obrigada :)

  • @Fabio_mlima

    O assento veio com asteriscos. Todos estão vindo assim.

    Solicitei a correção pois veio o nome completo e ACP transferiu para Barreiro fazer a correção...


    Até agora nada.

  • @Luiz__123 poderia compartilhar qual artigo e os 3 primeiros números do processo para acompanhamento da comunidade?

    Obrigado

  • @NUNES90


    Sim....veio completo mas o próprio ACP já consertou antes que tivesse que solicitar a retificação.


    Mas os dados referentes aos pais (filiacao) só constam os nomes e nada mais. Queria saber se só aconteceu comigo ou com os demais colegas e estão pedindo a retificação.



    Saberia me dizer se o seu veio assim?

  • Segue a foto com os detalhes que menciono que estão faltando no campo da

    filiação (nome dos pais)


    @NUNES90 e demais colegas

  • Por favor, atribuição de nacionalidade pra menor, pais não casados, mãe portuguesa, pode enviar formulário com assinatura por autenticidade de ambos os pais? É melhor pro ACP?

  • @Rosane Almeida siga este guia Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Menores Formulário 1C ambos os pais assinam, reconhecem firma e envie para a ACP que é mais rapido.

  • @AlanNogueira muito obrigada!

  • para menores o formulário é 1C?

  • editado March 14

    @geluk você mencionou que o novo sistema já está emitindo os assentos de forma recorrente e “ sem pausas “


    Mas a nova questão é: ela já está comunicando/notificando de forma automática pelo e-mail do requerente quando termina o processo ??!


    Pergunto, porque dos 3 processos que acompanho, 2 já tiveram os assentos emitidos, mas tive que pedir no Civil Online.


    Não chegaram automaticamente no email.


    Agora aguardo o ultimo, que apesar de ter ido no mesmo pacote, ele aparentemente não finalizou e caiu em outro conservador.


    Mando email quase toda semana para o ACP( processos de netos ) e não obtive resposta!

  • @jpvecchi sim, reforço, a automação continua a emitir assentos de forma supervisionada (está sendo faseada), qual o número emitido por dia aí eu não sei…

    Não está comunicando, recebi a informação somente que nos próximos dias as pessoas começariam a ser notificadas nos e-mail cadastros em seu processo com o IRN. Pelas contas, isso deveria estar já ocorrendo está semana ou no máximo na próxima.

    Mas é como eu postei a última informação que recebi, eles estão trabalhando na implementação e algumas coisas atrasaram, outras estão sendo ajustadas, o que faz parte desse processo de implementação.

    Acredito que até o final do mês você terá já o último assento.

  • @geluk


    Obrigado pelas informacoes.

    Eu também tinha um bom contato no IRN, mas nao tenho mais obtido resposta, infelizmente.

    Pra mim a questao sistema já está resolvida: está funcionado, ao longo do tempo será aperfeicoado. Como nao há divulgacao de cronograma de trabalho, ficar atormentando o pessoal do IRN perguntando quando vai acontecer isso ou aqui, me parece desnecessário - embora obviamente eu entenda a frustracao e ansiedade dos requerentes.

    O que está em aberto, pra mim, sao dois pontos: o que está sendo feito em relacao aos milhares de processos (de netos, de sefarditas, de tempo de residência, etc) que ficaram represados aguardando a resposta dos órgaos externos; e se criacao um processo para que todas as requisicoes enviadas em papel (ou seja, sem usar um advogado) fossem enviadas para apenas 1 conservatoria (eg. CRC), para digitalizacao. Isso encerraria aquele monte de gente perguntando "pra qual conservatoria é mais rápido enviar"...

  • O processo do meu filho caiu em exigência, estou tentando falar com a central para saber o que é, mas não consigo, sempre ocupado.

    Alguém sabe outro meio de descobrir isso, sem ter que esperar pela carta.

  • @Fabio_mlima

    Isso mesmo, vem o nome dos pais e em.seguida *.

  • @Larissajade - msg padrão para estes casos. Eles copiam e colam.

    @Fabio_mlima - os dados de filiação entre outros, são suprimidos, não sabemos por que. Creio que seja por questões de segurança das informações. Porém, é uma realidade dentro do atual momento das conservatórias.

    @Roberta236 - Se vc está se referindo a bolinha 7, envie um e-mail para a conservatória, perguntando se o processo foi concluído e, caso afirmativo, solicite a cópia do assento de nascimento. Informe no e-mail o nome do interessado e numero do processo/ano. Eles normalmente respondem em até 3 dias! Boa sorte!

  • Bom dia Pessoal!

    A pedido do meu primo estou a ajuda-lo com sua cidadania. Eu fiz sozinha através de muita ajuda deste forum e deu tudo certo, ou seja, segui todas as orientações e foi maravilhoso. Gratidão e a palavra certa.

    Como tem alguns anos, gostava de saber se ainda pode-se fazer o processo solo ou tem que ser atraves de advogado? Vi que já é possível online e tambem gostava de saber se ainda a acp é a mais rápida.

    Muito obrigada

  • @Nandalobao

    Este período agora vai ter uma avalanche de e-mails.

    Creio que podem não responder a grande maioria.

    Mas deve tentar enviar e-mail para ACP: arquivocentral.porto@irn.mj.pt

    Mas sugiro que use a Linha de Registos. Quem mora em PT ligue diretamente. Quem mora no BR, ou outro país, siga a instrução abaixo:

    Via Skype pré-pago: +351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1 (Ponha R$15 pelo cartão)

    Lembrando que o atendimento da LR é das 9h às 17h, horário de Lisboa. As 17:00 todas as ligações em espera são terminadas. Ligue com tempo de folga para ser atendido, pelo menos 2h antes. Demora 90 minutos na linha de espera, mas sairá da ligação com a resposta. Se ligar exatamente na hora que abrem, pode conseguir falar em 10-20 minutos.

    Só falam com o requerente, ou o representante legal (ou o requerente, ou quem assina o form).

    É uma ligação telefônica de VoIP pelo computador ou pelo App do celular. Pratique antes ligando para um telefone fixo qq. Quando escolhe o país de destino, se selecionar PT ele já põe o +351, (ou +55 se for BR).

    Se o sistema percebe que a pessoa levará mais de 90 minutos de espera, ele nem completa a ligação, e tem que tentar até conseguir. Final de semana ou fora do horário acima, uma msg gravada só permite cancelar CC.

  • @viniciusmrocha

    Esta avalanche de e-mails e caos para a conservatória, poderia ser ou ter sido facilmente evitada, se o sistema enviasse de forma automática, após a conclusão, e-mails com o assento anexado para todos os processos concluídos. Simples, só que não.

  • @ronaldorj

    Sim. Mas não foi assim que ocorreu ou está a ocorrer. Então, temos que nos adaptar.

  • Bom dia, atribuição de menores, melhor mandar pra ACP?

  • editado March 14

    Bom dia, conforme informei aqui entrei com o pedido de nacionalidade dos meus sobrinhos menores (são gêmeos e têm 3 anos) diretamente no ACP em meados de agosto de 2023. Andei lendo os comentários desde meados de fevereiro/24. O processo se encontra na bolinha 4 vermelha, sem exigências desde novembro de 2023. Vi alguns comentários, dos quais capitei: a) questionamento se o sistema de bolinhas não estaria sendo atualizado (mormente comentários de emissão de registros sem atualização no sistema de bolinhas com "6" verde e "7" marrom), b) a resposta de uma consulta informando que estavam obedecendo a ordem de chegada com informações dos processos que estavam sendo analisados pelos conservadores (maio de 2023 na época do relato, se não me engano), todavia, sem especificar nada sobre o sistema de bolinhas; c) relato de aprovação de uma maior com ingresso em junho de 2023, sem falar sobre o sistema de bolinhas; d) relato de bolinha "7" marrom posterior a 21/02/2024 (data dos primeiros relatos de assentos emitidos automaticamente em massa) questionando se bolinhas "7" posteriores a 21/02/2024 possivelmente já estariam com os assentos emitidos também.

    Fiquei em dúvida:

    1) O sistema de bolinhas está sendo atualizado até a bolinha 6, ou eles pararam de atualizar?

    2) Alguém teve atualização da bolinha 4 a partir de novembro de 2023, se sim quando ingressou com o processo?

    2) Alguém que não estivesse chegado na bolinha 6 ou 7 arriscou pedir certidão no civil on line?

  • editado March 14

    Bom dia,

    @NUNES90 e @ronaldorj

    Obrigado.

    Vcs já fizeram a transcrição do casamento? Se sim, houve algum problemas com essas informações suprimidas?


    Vou fazer pelo Consulado do RJ e tenho receio de cobrarem.

    Abcs

  • Outra questão, meu pai é o Português. Já concluí o meu pedido e dos meus dois irmãos germanos (de mesmo pai e mãe) por filho, inclusive tirei o da minha mãe pelo item "X" por casamento (para casados anteriormente a outubro de 81). Todavia, tivemos que transcrever o casamento dos nossos pais tanto para meu irmão mais novo, cujo registro de nascimento foi feito pela minha mãe na constância do casamento, quanto para obtenção de nacionalidade para minha mãe. Meus pais são divorciados judicialmente, não fizemos o reconhecimento do divórcio em Portugal. Meu irmão por parte de pai quer fazer o pedido de nacionalidade dele, o nosso pai (o português) e mãe dele não são casados. Meu pai que registrou o nascimento do meu irmão dez dias após o nascimento dele em março de 1999. Para fazer a nacionalidade 1 C do meu irmão por parte de pai. Gostaria de saber:

    1) Se há necessidade de averbar o divórcio dos meus pais para dar entrada na nacionalidade do meu irmão por parte de pai, já que consta no registro português o casamento?

    2) Não havendo necessidade já que meu pai quem declarou o nascimento do filho dez dias após o nascimento, eu teria que fazer uma declaração da mãe dele de que o filho foi concebido sem que houvesse qualquer casamento (li sobre a declaração anteriormente)?

    3) alguém já teve alguma situação deste tipo?

  • @viniciusmrocha muito obrigado, fiquei 1h30min na espera e não consegui ser atendida, liguei novamente e fiquei quase 40 min sem sucesso também.

    Vou tentar mais tarde...

  • @Damasceno_de_Castro

    1) Se há necessidade de averbar o divórcio dos meus pais para dar entrada na nacionalidade do meu irmão por parte de pai, já que consta no registro português o casamento?

    Não precisa, porque os registro civil nesse caso é irrelevante, considerando que o português foi quem registrou o filho, com menos de 1 ano.

    2) Não havendo necessidade já que meu pai quem declarou o nascimento do filho dez dias após o nascimento, eu teria que fazer uma declaração da mãe dele de que o filho foi concebido sem que houvesse qualquer casamento (li sobre a declaração anteriormente)?

    Não há necessidade

    3) alguém já teve alguma situação deste tipo?

    Isso é bem comum, mas não aconteceu comigo.

  • @Nandalobao tente assim que começa o atendimento, às 9:00, como instruído na mensagem anterior. Mas lembre-se que é horário de Lisboa.

  • editado March 14

    @Damasceno_de_Castro, processos de menores (ACP) estão sendo finalizados os que receberam senha em julho/23... pelo visto na planilha as fases estão sendo atualizadas sim até o "6 verde" ou "7 marron".

    Tenho dois processos de menores com senhas em outubro... vou aguardar o andamento normal. Imagino que o deferimento deles saiam no final de maio... vou aguardar até lá, ou seja, não vou pagar os 10€ antes disso.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.