Procura nos tópicos de transcrição os detalhes do procedimento. A transcrição via consulado tem sido mais rapida no RJ, para quem é residente no RJ ou no ES (média de 1 mes). Recomendo procurar saber como está a situação no consulado de sua residencia (se não for RJ/ES) e comparar com o envio para ACP.
Uma vez que você tenha toda a documentação, tudo já com apostila, formulário assinado e reconhecido, etc., o que você precisa fazer é botar em um envelope e mandar para a conservatória (ACP, no caso).
Não há segredo nenhum, não compreendo o que o funcionário do correio não saberia fazer, ele vai simplesmente receber o envelope, pesar, colocar o selo e você vai pagar.
Pois é, pensei também que seria simples como você mencionou.
Mas no correio o funcionário fez uma série de perguntas que eu não soube respondê-lo, como por emxemplo como devo pagar o $175E, endereço e caixa postal do ACP.
É para maior de idade, melhor pagar e imprimir os 175E via cartão de crédito do que o vale postal, acho que foi nessa que causou a confusão no correio. Pago, imprimo e coloco o comprovante no envelope.
o endereço correto de Envio é:
Arquivo Central do Porto
Rua do Cunha, 404
4200-270 Porto - Portugal
É Isso né?
Aviso o correio que devo enviar com aviso de entrega e seguro, certo?
Desculpe por tantas perguntas que as vezes parecem tolas.
É para maior de idade, melhor pagar e imprimir os 175E via cartão de crédito do que o vale postal, acho que foi nessa que causou a confusão no correio. Pago, imprimo e coloco o comprovante no envelope. ---> quase isso.quando você pagar com o cartão de crédito, em algumas horas/dias, receberá um e-mail informando que o pagamento foi aceito, e com uma cópia do formulário contendo o código do pagamento. suponho que você já preencheu um formulário e já fez o reconhecimento de firma, certo? se foi esse o caso, então imprima o formulário que receber por email, imprima uma cópia do comprovante do pagamento do cartão de crédito e mande tudo junto.
o endereço correto de Envio é: --> se é esse o endereço que está no link que eu mandei, sim
Aviso o correio que devo enviar com aviso de entrega e seguro, certo? --> isso
Pessoal, eu fiz a transcrição do casamento do meu pai no Consulado de BH "na hora". Fiz um duplo agendamento, no mesmo dia da solicitação do passaporte. Apresentei os documentos conforme solicitados, apostilados e tudo mais. O funcionário validou e já inseriu no mesmo instante. Até cumprimentou meu pai "parabéns, agora o senhor está casado também em Portugal, só que 50 anos depois, rs...".
Bom dia, pessoal! Minha documentação foi entregue dia 2/09 e na sexta-feira, recebi a senha 12/10 bolinha 2 início de Junho e hoje finalizou. Nem acreditoooo
É isso mesmo; está levando esse tempo todo. Nem vale a pena perder seu tempo ligando na linha de registros se só tem 3 meses.
O meu processo (chegou lá´no fim de agosto) levou 8 meses e meio para sair da bola 1.
O dos meus 2 irmãos, que chegaram lá no fim de outubro, só saíram da bola 1 semana passada - 8 meses depois,
O bom da ACP é que, depois que sai da bola 1, vai bem rápido até a bola 6.
Mas, como pode ver pelos últimos comentários aqui e na planilha, aí engasga de novo para a criação do assento de nascimento (bola 7 verde). Tem levado uns 2 meses. Para sermos justos, esta última etapa não é feita na ACP, mas em Lisboa.
Se nada melhorar, pode contar com uns 10-11 meses para um processo desde o início até a criação do assento.
Boa noite!! Excelente notícia! Meu processo 2107xx/22, cuja entrega se deu em 14/11/2022, teve sua primeira movimentação no dia de hoje, passando direto à Bolinha 4! Planilha já atualizada.
Boa tarde!! Não é possível.. desde o dia 11/05 com o pedido de nacionalidade aprovado e ainda não emitiram o assento... Alguém sabe dizer o motivo pela demora ? Oi tem que aguardar os 60 dias mesmo...
Como vc fez o agendamento para a transcrição de casamento no consulado de BH? Toda vez qeu entro no pordal do mne e solicito esse serviço dá agendamento indisponível.
@leonardocouto, bom dia, é isso mesmo... as vagas estão esgotadas! Tem que olhar todos os dias para ver se há alguma desistência ou esperar que eles abrem a agenda, ato que ocorre de 3 em 3 meses.
@leonardocouto, é isso mesmo que o @Marceugenio falou... Eu esperei abrir a janela de agendamentos e sapequei os dois serviços no mesmo dia. Tem que ter paciência e conferir sempre.
@JohnA, recebi hoje a resposta do e-mail que enviei para a conservatória:
“Caso não consiga comprovar o estabelecimento da filiação em relação ao progenitor português através do casamento dos progeniotres, o processo poderá ser indeferido.
Em alternava, poderá apresentar documento legal comprovativo do reconhecimento da filiação materna na menoridade (v.g. escritura, testamento, documento escolar assinado pela mãe, certidão de baptismo onde também intervenha a mãe); a prova documental terá que permitir concluir pela existência de uma relação de filiação materna materialmente existente na menoridade do requerente, que configure como que uma posse de estado, sob pena do processo ser indeferido por falta da verificação do pressuposto para atribuição da nacionalidade.”
Agora vou enviar a matrícula escolar em que minha avó assina e também uma nova declaração.
Espero que seja o suficiente para o deferimento!
Assim que receber uma resposta, atualizo vocês sobre o caso do meu pai.
o caso de seu pai é muito importante para ajudar outros na mesma situação onde a mãe é a portuguesa, o pai brasileiro foi o declarante e eles não foram casados. Aparentemente o certidão de batismo que você mencionou no início, que havia sido enviado, não foi o suficiente juntamente com a declaração de maternidade.
E também pela resposta ao seu email a declaração de maternidade por si só não basta. Pelo que tem sido informado aqui no fórum se a mãe é viva, bastaria fazer a declaração de maternidade. Parece que não é bem assim.
O meu processo estava no mesmo step desde o dia 04/12/22, apenas há duas semanas atrás teve uma pequena modificação e ao invés do registro ser criado no AC de Porto, foi enviado para Alenquer, mas ainda estou na espera. Espero que nao aconteça contigo tbm :(
Comentários
@Valeria_nudi
Parabéns pela finalização!!
Não tem tabela de transcrição.
Procura nos tópicos de transcrição os detalhes do procedimento. A transcrição via consulado tem sido mais rapida no RJ, para quem é residente no RJ ou no ES (média de 1 mes). Recomendo procurar saber como está a situação no consulado de sua residencia (se não for RJ/ES) e comparar com o envio para ACP.
@Ric
É isso mesmo
Em caso de problema voce e eles só vão descobrir quando chegar na bolinha 4.
Bom dia a todos,
Desculpem-me se meu questionamento é tolo, mas sou novo por aqui e estou aprendendo ainda:
Tenho meu processo de atribuição de pai pra filho e pelo que percebi a Conservatória de ACP é a melhor opção correto?
Alguem poderia me ajudar por favor a me informar um Passo a passo de como enviar a documentação pelo correio?
Obs: Já tenho os documentos necessários só preciso saber como enviá-los pelo correio
@Reinaldo_nogueiro
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#latest
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22900/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-menor-de-idade-1c
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao/p1
@eduardo_augusto Muito obrigado por seu pronto retorno,
A documentação já estou com ela toda pronta e agora preciso levar ao corrreio e encaminhar para ACP. Fui ao correio e o funcionário não soube fazer.
Você pode me orientar por favor como é o procedimento para que eu possa repassar essas informações ao fncionário do correio?
@Reinaldo_nogueiro
Não sei se entendi bem a pergunta.
Uma vez que você tenha toda a documentação, tudo já com apostila, formulário assinado e reconhecido, etc., o que você precisa fazer é botar em um envelope e mandar para a conservatória (ACP, no caso).
Não há segredo nenhum, não compreendo o que o funcionário do correio não saberia fazer, ele vai simplesmente receber o envelope, pesar, colocar o selo e você vai pagar.
@eduardo_augusto ,
Pois é, pensei também que seria simples como você mencionou.
Mas no correio o funcionário fez uma série de perguntas que eu não soube respondê-lo, como por emxemplo como devo pagar o $175E, endereço e caixa postal do ACP.
@Reinaldo_nogueiro
aahhhhh!!!
consulte os links que eu postei acima, tem a resposta para essas perguntas lá.
Muito obrigado meu amigo!!!!
Que Deus lhe abençoe pela ajuda e tenha uma ótima semana.
Voltarei essa semana ao correio, depois lhe passo se deu tudo certo.
Abraços
@Reinaldo_nogueiro
Veja bem qual é o link apropriado para você, dependendo se o filho é maior ou menor de idade, pois há algumas pequenas diferenças no processo.
O pagamento é por cartão de crédito, no link acima também está descrito como pagar.
No correio, você vai apenas postar o envelope. Recomendação: envie com aviso de entrega e seguro.
Existe a opção de usar os serviços da DHL, que é uma empresa privada de entregas, mas talvez fique mais complicado para você.
Ahhhh entendi Eduardo,
É para maior de idade, melhor pagar e imprimir os 175E via cartão de crédito do que o vale postal, acho que foi nessa que causou a confusão no correio. Pago, imprimo e coloco o comprovante no envelope.
o endereço correto de Envio é:
Arquivo Central do Porto
Rua do Cunha, 404
4200-270 Porto - Portugal
É Isso né?
Aviso o correio que devo enviar com aviso de entrega e seguro, certo?
Desculpe por tantas perguntas que as vezes parecem tolas.
Ahhhh entendi Eduardo,
É para maior de idade, melhor pagar e imprimir os 175E via cartão de crédito do que o vale postal, acho que foi nessa que causou a confusão no correio. Pago, imprimo e coloco o comprovante no envelope. ---> quase isso. quando você pagar com o cartão de crédito, em algumas horas/dias, receberá um e-mail informando que o pagamento foi aceito, e com uma cópia do formulário contendo o código do pagamento. suponho que você já preencheu um formulário e já fez o reconhecimento de firma, certo? se foi esse o caso, então imprima o formulário que receber por email, imprima uma cópia do comprovante do pagamento do cartão de crédito e mande tudo junto.
o endereço correto de Envio é: --> se é esse o endereço que está no link que eu mandei, sim
Aviso o correio que devo enviar com aviso de entrega e seguro, certo? --> isso
Pessoal, eu fiz a transcrição do casamento do meu pai no Consulado de BH "na hora". Fiz um duplo agendamento, no mesmo dia da solicitação do passaporte. Apresentei os documentos conforme solicitados, apostilados e tudo mais. O funcionário validou e já inseriu no mesmo instante. Até cumprimentou meu pai "parabéns, agora o senhor está casado também em Portugal, só que 50 anos depois, rs...".
Muito obrigado.
Farei conforme sua orientação.
Valeu de verdade.
Bom dia, pessoal! Minha documentação foi entregue dia 2/09 e na sexta-feira, recebi a senha 12/10 bolinha 2 início de Junho e hoje finalizou. Nem acreditoooo
@badjess Não está rápido :(
O meu processo foi aprovado dia 11/05 e até agora nada de assento.
Bom dia, nenhum sinal da emissao dos assentos? Aparentemente estao parados desde final de abril..
@Ric
É isso mesmo; está levando esse tempo todo. Nem vale a pena perder seu tempo ligando na linha de registros se só tem 3 meses.
O meu processo (chegou lá´no fim de agosto) levou 8 meses e meio para sair da bola 1.
O dos meus 2 irmãos, que chegaram lá no fim de outubro, só saíram da bola 1 semana passada - 8 meses depois,
O bom da ACP é que, depois que sai da bola 1, vai bem rápido até a bola 6.
Mas, como pode ver pelos últimos comentários aqui e na planilha, aí engasga de novo para a criação do assento de nascimento (bola 7 verde). Tem levado uns 2 meses. Para sermos justos, esta última etapa não é feita na ACP, mas em Lisboa.
Se nada melhorar, pode contar com uns 10-11 meses para um processo desde o início até a criação do assento.
Boa noite!! Excelente notícia! Meu processo 2107xx/22, cuja entrega se deu em 14/11/2022, teve sua primeira movimentação no dia de hoje, passando direto à Bolinha 4! Planilha já atualizada.
Boa tarde!! Não é possível.. desde o dia 11/05 com o pedido de nacionalidade aprovado e ainda não emitiram o assento... Alguém sabe dizer o motivo pela demora ? Oi tem que aguardar os 60 dias mesmo...
@FernandoPolarco
Motivos: falta de pessoal, equipamento ultrapassado, desmotivação, etc.
Sim, é só esperar! :-( uma hora sai.
@FernandoPolarco sugiro bastante paciencia, o meu esta aprovado desde 26/04 e nada de assento ainda (hoje ja estou com 62 dias de espera)
@Eduardo Alvim
Bom dia
Como vc fez o agendamento para a transcrição de casamento no consulado de BH? Toda vez qeu entro no pordal do mne e solicito esse serviço dá agendamento indisponível.
@leonardocouto, bom dia, é isso mesmo... as vagas estão esgotadas! Tem que olhar todos os dias para ver se há alguma desistência ou esperar que eles abrem a agenda, ato que ocorre de 3 em 3 meses.
@leonardocouto, é isso mesmo que o @Marceugenio falou... Eu esperei abrir a janela de agendamentos e sapequei os dois serviços no mesmo dia. Tem que ter paciência e conferir sempre.
Bom dia! Alguem sabe o prazo para ‘analisar/apreciar/ Pedido d Urgência em Porto!
fiz pedido via email e estou aguardando respostas se foi aprovado ou nao!
Motivo Doença
e meu processo já está na Fase 4 ha 7 meses !
obrigado
@JohnA, recebi hoje a resposta do e-mail que enviei para a conservatória:
“Caso não consiga comprovar o estabelecimento da filiação em relação ao progenitor português através do casamento dos progeniotres, o processo poderá ser indeferido.
Em alternava, poderá apresentar documento legal comprovativo do reconhecimento da filiação materna na menoridade (v.g. escritura, testamento, documento escolar assinado pela mãe, certidão de baptismo onde também intervenha a mãe); a prova documental terá que permitir concluir pela existência de uma relação de filiação materna materialmente existente na menoridade do requerente, que configure como que uma posse de estado, sob pena do processo ser indeferido por falta da verificação do pressuposto para atribuição da nacionalidade.”
Agora vou enviar a matrícula escolar em que minha avó assina e também uma nova declaração.
Espero que seja o suficiente para o deferimento!
Assim que receber uma resposta, atualizo vocês sobre o caso do meu pai.
Obrigada
@ni_salinas ,
o caso de seu pai é muito importante para ajudar outros na mesma situação onde a mãe é a portuguesa, o pai brasileiro foi o declarante e eles não foram casados. Aparentemente o certidão de batismo que você mencionou no início, que havia sido enviado, não foi o suficiente juntamente com a declaração de maternidade.
E também pela resposta ao seu email a declaração de maternidade por si só não basta. Pelo que tem sido informado aqui no fórum se a mãe é viva, bastaria fazer a declaração de maternidade. Parece que não é bem assim.
Quanto tempo esta levando em média a criação do assento de nascimento ?
@FernandoPolarco
O meu processo estava no mesmo step desde o dia 04/12/22, apenas há duas semanas atrás teve uma pequena modificação e ao invés do registro ser criado no AC de Porto, foi enviado para Alenquer, mas ainda estou na espera. Espero que nao aconteça contigo tbm :(