O processo da minha mãe estava com 15 dias na fase 4. Eu fiquei com receio de ter caído em exigência e enviei o e-mail para lá. Responderam-me às 2h da manhã (horário de Brasilia) com a decisão favorável e atualizaram o site no mesmo dia.
Em 2021 já não tinha prioridade para idoso, o processo da minha avó de 85 anos correu no ACP normalmente como qualquer processo de pessoa maior de idade
@Joaopcaro , pior é que, a muitos dias, ninguém está manifestando o recebimento do assento nas redes. Até parece que o serviço de Registros está parado.
Boa Tarde! Gratidão pelas informações hoje que dei uma olhada na planilha e percebi que os prazos para menores realmente esta entre 7 e 8 meses idosos também .
Passando pra atualizar vocês, o processo 1C do meu pai chegou na ACP no dia 31/10/22 e ontem no dia 16/06/23 no periodo da manha mudou para a segunda bolinha, e no fim da tarde passou direto para a 4 com a cor marrom.
Estou com meu processo aprovado esperando pra criar registro (bolinha 7 marrom) desde abril, ontem mandei um e-mail pra eles e a resposta foi essa:
“Exm Sr
Em resposta ao e-mail infra, informo que o seu pedido de nacionalidade, já se encontra decidido favoravelmente, aguardando apenas a feitura do respetivo registo de nacionalidade será lavrado por ordem de ata do despacho favorável, não sendo possível determinar prazo para o efeito.
Eu enviei 3 processos de atribuição para o ACP, mas recebi e-mail com a chave de acesso para apenas dois. Devo me preocupar? rsrs No site do Correios consta como recebida a documentação. Há algo que posso fazer?
Além disso, alguém pode me auxiliar em dizer se existe algum tópico que fale sobre o procedimento e documentos para realização da transcrição de casamento? Procurei, mas não encontrei. Quando coloco na busca aparece muitas coisas, mas são informações de diversos membros do fórum.
O processo do meu pai foi enviado para ACP e caiu em exigência.
Ele nasceu em 1969, minha vó é portuguesa, solteira e meu avô foi declarante na certidão de nascimento.
Segui as instruções do fórum, enviei certidão de batismo e também uma declaração onde minha vó informa não ser casada com meu avô, porém meu pai recebeu uma notificação solicitando a transcrição do casamento (que não existe).
envie um e-mail a conservatória e aguardo informações, mas gostaria de saber se alguém consegue me auxiliar com mais alguma dica para eu conseguir prosseguir com o processo.
Boa tarde. Gostaria que me tirassem a seguinte dúvida: minha mãe conseguiu a nacionalidade portuguesa recentemente, por atribuição, devido o pai dela ser português. Eu estou querendo solicitar a minha nacionalidade portuguesa, devo requerer por meio do formulário 1C? Também tenho direito da atribuição, mesmo eu tendo nascido antes da minha adquirir a nacionalidade portuguesa? Desde já grato pela atenção. Obrigado.
Comentários
@eduardo_augusto
me recomenda ligar via skype para ACP ? Meu processo foi entregue a mais cedo que alguns outros e estes já passaram da bola 4.
@NUNES90
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23737/obter-informacoes-sobre-o-andamento-do-processo-linha-registos/p1
Boa tarde á todos !
Por gentileza ! Alguém saberia informar se os prazos para processos de filhos menores se igualou aos demais ? Entre 7 a 9 meses
E se os prazos para idosos entre 85 á 90 ou mais antes considerados prioritários continuam ou hoje todos os prazos ( filhos) se igualaram ?
Obrigada
@RoseMoraes
processo de filhos menores costumam ser rápidos, menos que este tempo que vc mencionou.
Não se tem prioridade nos processos, a não ser em casos humanitários = guerra da Ucrânia
@NUNES90
Boa tarde,
O processo da minha mãe estava com 15 dias na fase 4. Eu fiquei com receio de ter caído em exigência e enviei o e-mail para lá. Responderam-me às 2h da manhã (horário de Brasilia) com a decisão favorável e atualizaram o site no mesmo dia.
Eu enviaria um e-mail para ACP.
Abcs
Fabio
@Fabio_mlima
Obrigado pela atenção. Enviei ontem um email do email cadastrado no formulário. Vamos ver se respondem...
@RoseMoraes
Em 2021 já não tinha prioridade para idoso, o processo da minha avó de 85 anos correu no ACP normalmente como qualquer processo de pessoa maior de idade
Atualizando para vocês terem uma noção da velocidade do processo de vceis...
31/10 - Bolinha 1
16/06 - Pulou direto para a Bolinha 4
Cerca de 8 meses em Porto! Agora é aguardar ansiosamente pelas próximas etapas 😅
@Crespo
Poderia por favor incluir o seu processo na nossa planilha colaborativa?
É bem fácil e ajuda todo mundo na comunidade.
Novo Processo - Planilha Cidadania Portuguesa
Se tiver alguma dúvida ou dificuldade é só me avisar.
Obrigado!
Prezados, bom dia!
Vou encaminhar o meu pedido hoje (1C) para a ACP de Porto , que acredito que seja a mais rápida.
Contudo, estou com dúvidas para qual endereço encaminhar.
Se puderem me esclarecer qual é o atual endereço, agradeço.
@thalesmq
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#latest
@ccschultz pois é, desde 05/05 em 'despacho' daqui a 3 semanas fará 2 meses. E nada de assento criado...
obs: passagem comprada pra Agosto e processo enviado em Julho do ano passado, nem no pior pesadelo levaria 1 ano.
Obrigado, @Crespo! Meu processo 1C foi recebido dia 14/11/2022, está quase na hora de se movimentar então! 🙏
@Joaopcaro , pior é que, a muitos dias, ninguém está manifestando o recebimento do assento nas redes. Até parece que o serviço de Registros está parado.
@Bru_ @mabego
Boa Tarde! Gratidão pelas informações hoje que dei uma olhada na planilha e percebi que os prazos para menores realmente esta entre 7 e 8 meses idosos também .
Obrigada
@RoseMoraes
os processos de meus filhos menores foram concluidos na ACP agora dia 12.06 e totalizaram 5 meses, do protocolo à lavratura fo assento.
Passando pra atualizar vocês, o processo 1C do meu pai chegou na ACP no dia 31/10/22 e ontem no dia 16/06/23 no periodo da manha mudou para a segunda bolinha, e no fim da tarde passou direto para a 4 com a cor marrom.
Pessoa boas novas !!
Meu processo chegou hoje ao final bola 7 marrom !!! 1752XX/2022.
Atualizei a planilha e coloquei mais um dígito do meu processo para saberem em que pé esta.
Estou com meu processo aprovado esperando pra criar registro (bolinha 7 marrom) desde abril, ontem mandei um e-mail pra eles e a resposta foi essa:
“Exm Sr
Em resposta ao e-mail infra, informo que o seu pedido de nacionalidade, já se encontra decidido favoravelmente, aguardando apenas a feitura do respetivo registo de nacionalidade será lavrado por ordem de ata do despacho favorável, não sendo possível determinar prazo para o efeito.
Logo que concluído será comunicada via email”
ou seja, sem previsão.. só resta esperar mesmo! 😔
Galera o endereço da ACP é:
Rua do Cunha, nº. 404, 4200-250 Porto?
Sou filha de português e gostaria de saber se estou enviando minha documentação para o local correto.
@anapguerra_gomes
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#latest
@Gabriela Fernanda falaram falaram e nao disseram nada. So resta aguardar
😅
Pessoal, boa tarde,
Eu enviei 3 processos de atribuição para o ACP, mas recebi e-mail com a chave de acesso para apenas dois. Devo me preocupar? rsrs No site do Correios consta como recebida a documentação. Há algo que posso fazer?
Além disso, alguém pode me auxiliar em dizer se existe algum tópico que fale sobre o procedimento e documentos para realização da transcrição de casamento? Procurei, mas não encontrei. Quando coloco na busca aparece muitas coisas, mas são informações de diversos membros do fórum.
Obrigado!
@outrolucas
não há problema, os processos são distribuídos entre conservadores diferentes.
Sobre transcrição, se vc mora no RJ, envie para o consulado de lá, pois esta bastante rápido. Se não mora, sugiro enviar para Portugal:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23255/lista-basica-para-transcricao-de-casamento-em-portugal-pela-crc-do-porto/p1
Boa tarde pessoal, preciso de uma ajuda!
O processo do meu pai foi enviado para ACP e caiu em exigência.
Ele nasceu em 1969, minha vó é portuguesa, solteira e meu avô foi declarante na certidão de nascimento.
Segui as instruções do fórum, enviei certidão de batismo e também uma declaração onde minha vó informa não ser casada com meu avô, porém meu pai recebeu uma notificação solicitando a transcrição do casamento (que não existe).
envie um e-mail a conservatória e aguardo informações, mas gostaria de saber se alguém consegue me auxiliar com mais alguma dica para eu conseguir prosseguir com o processo.
Obrigada 😊
@mabego Consta pra mim que os documentos foram entregues em 10.04.2023. É normal esse tempo todo para recebimento do e-mail?
Obrigado pela prontidão.
@outrolucas
demoram um pouquinho.
Pode ligar na linha de registos: (+351) 211 950 500
@ni_salinas
quando nasceu o seu pai e em que data ele foi registrado no cartorio?
Ola @eduardo_augusto, ele nasceu no dia 30/09/69 e foi registrado em 11/11/69
Boa tarde. Gostaria que me tirassem a seguinte dúvida: minha mãe conseguiu a nacionalidade portuguesa recentemente, por atribuição, devido o pai dela ser português. Eu estou querendo solicitar a minha nacionalidade portuguesa, devo requerer por meio do formulário 1C? Também tenho direito da atribuição, mesmo eu tendo nascido antes da minha adquirir a nacionalidade portuguesa? Desde já grato pela atenção. Obrigado.