Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1133613371339134113421460

Comentários

  • @simoesm

    O processo do meu pai foi enviado em agosto de 22 (159xx) e tá na mesma etapa que a sua. Tem processo enviado dois meses depois do dele que já foi aprovado...

    Só o que resta é esperar mesmo

  • @texaslady bom dia!

    Observei na planilha de filhos menores que somos vizinhos. Vc está com 02 processos (R) e (G), com cerca de 80 dias, como o meu.

    Pelo visto, a conclusão célere aventada por aqui não irá ocorrer, postos estarmos todos ainda na B1.

    Reparei que a planilha, estritamente em relação a filhos menores, está totalmente desatualizada. (Marco aqui o @Admin e o @eduardo_augusto, que tem colaborado com as atualizações, até onde observei, para análise)

    Tens alguma ideia/notícia/expectativa de prazo?

  • @antoniocesarpires

    Eu só consulto a planilha de netos :-/

  • @antoniocesarpires ,

    estes dois processos que você mencionou não podem ser comparados com o seu, pois eles fazem parte de uma apensação. Eles estão apensados ao da mãe, também como filha, que está em curso. Somente após o dela finalizar, o dos filhos vão caminhar. Se o dela terminar em 8-10 meses, o deles só vai movimentar depois de novembro.

    Pela planilha, os processos de filhos menores finalizados variam entre 100-180 dias, tendo um caso que levou 230 dias. Mas já se foi o tempo que os processos de filhos menores levavam 2 meses. Agora parece que está mais para 4-6 meses.

  • Pessoal, uma dúvida:

    No lugar da cópia autenticada do RG físico, não poderia ser o RG Digital exportado do App, impresso, autenticado e com Apostila?

    Ele é a representação perfeita do RG original.

    Caso alguém tenha essa experiência, por favor, me avise.

  • Muito obrigado, @carlosasp e @texaslady. @mabego, eu consto como declarante na certidão do meu filho, declaração feita no primeiro mês de nascimento. Vou mandar para o ACP, então.

  • @cesarcaprioli não foi a sua chave que parou de funcionar, mas sim o sistema deles. Volta e meia isso acontece... Em até uma semana isso se resolve.

  • @cesarcaprioli

    estão atualizando o site.

  • Pessoal, o que acontece com os documentos que foram enviados para o ACP (Porto) no endereço antigo?

  • @gigiiastrid

    Eu nao sei o que acontece, mas penso que esses processos serao registados no AC Porto (fase 2) e lá seguirão até a comclusao (fase 7).

    Bom domingo.

  • @texaslady, boa noite!

    Em um tópico anterior, no mês 03/2023, você disse que poderia passar as informações de como reconhecer a assinatura no formulário 1-C através do notário.

    Estou precisando dessas informações, pois minha sobrinha está tendo dificuldade em agendar o serviço no consulado de Portugal em Washington DC. Estão exigindo a apresentação de toda a documentação, inclusive a transcrição do casamento do meu irmão, agora português, que foi o declarante do nascimento dela.

    Poderia me ajudar?

    Grato.

  • @SABarreira ,

    então muita coisa tem mudado atualmente. Não sei se é o caso, mas acredito que a embaixada em DC estaria pedindo toda documentação para dar entrada no pedido através da embaixada. No caso de apenas autenticar uma assinatura no formulário não deveriam pedir a documentação toda, se sua sobrinha vai enviar por correio para Portugal. Confirme com ela se ela explicou que quer apenas a autenticação da assinatura no formulário, que ela está aguardando outros documentos e enviará diretamente para Portugal. Porque seria muito melhor se ela conseguisse esta autenticação por um consulado/embaicada de Portugal.

    No caso de fazer pelo notário, ela precisa ir até um notário certificado, assinar na frente dele e enviar ao departamento de autenticacões do estado que ela mora para autenticação, não é apostila de Haia.

    Vou deixar o link aqui em baixo para ela pesquisar.

    https://os.dc.gov/service/authentications

    Tudo pode ser feito pelo correio ou pessoalmente. Nào posso afirmar se os requerimentos serão todos como aqui do Texas. Aqui além de assinar o formulário, foi preciso assinar o certificado abaixo juntamente com a assinatura do formulário, o que aliás contou como 2 documentos notarizados. Este certificado tivemos que imprimir e levar ao notário a pedido do departamento de autenticacões aqui do Texas. Então seria bom primeiro sua sobrinha ligar lá primeiro e explicar que tipo de documento ela quer autenticar e o que eles pedem. Se ela mora perto seria interessante passar por lá com uma cópia do formulário e indagar. Inclusive sobre que documento de identificação vai apresentar, se aceitam driver's license ou passaporte brasileiro. Mas, mais especificamente se exigem um certificado do tipo abaixo.


    CERTIFICATE OF ACKNOWLEDGEMENT

     

     

    The State of Texas

    County of Dallas

     

    Before me, ___________________________, on this __________________________________, personally appeared __________________, proved to me on the oath of Passport of United States of American # ___________________, to be the person whose name is subscribed to the foregoing instrument and acknowledged to me that he executed the same for the purposes and consideration therein expressed.

     

    Given under my hand and seal of office this _____ day of ____________________________.

     

     

     

    Notary Public, State of Texas

     

    My Commission Expires: ________________

    Notary ID# ____________________

  • @SABarreira

    Talvez eles não estejam entendendo o que está sendo pedido. Se possível, tente ligar para o consulado, é mais fácil explicar.

    Tem que deixar claro que voce quer apenas assinar o formulario na frente de um funcionario do consulado, que vai entao reconhecer aquela assinatura. Explique que você não entregará o processo no Consulado, mas que o enviará, assinado, diretamente para uma conservatória em Portugal.

  • @texaslady @eduardo_augusto

    Bom dia!

    Vou passar essas informações para minha sobrinha.

    Obrigado!

  • Prezado @Conceição_pinheiro80,


    Muito obrigada pelo seu tempo.

    No caso, eu enviei a documentação nessa semana para o endereço antigo.

    Saberia me dizer o que acontece? Eles encaminham automaticamente para o endereço atualizado?

  • Bom dia Pessoal,

    Quero fazer a atribuição da minha filha que vai completar 8 anos agora em agosto/2023. Eu já tenho a minha atribuição portuguesa consegui a mesma em 2020. Sou casado com uma Brasileira mas não transcrevi meu casamento e nem fiz a atribuição da minha esposa ainda. Quero fazer o da minha filha pois entendo que é mais simples no momento. Quais documentos tenho que preencher e qual a melhor conservatória para mandar os documentos? Muito obrigado a todos e uma boa semana.

  • Pessoal, eu enviei um processo de filho art 1C, enviei todos os documentos, porém o assento de batismo q eu enviei e pedi foi copia analogica e ele veio ao invés de todo reescrito por eles veio foto do livro de registros, não sei porque porque pedi igual aos outros. Agora o processo consta exigencia ligamos para linha de registros e depois de 40minutos informaram q a exigencia é o nascimento do progenitor portugues, obito e casamento do portugues tb, sendo q eles nunca pedem obito e casamento do portugues por exemplo na cidadania da minha mae enviei o batismo do meu avô nascimento da minha mae etc etc nao pediram casamento dos meus avós e obito do meu avô. Mas enfim, estamos esperando a carta e paralelamente dando entrada na documentação exigida. Qnd tivermos é para enviar por DHL para ACP porto ou tem q preencher algum papel ?

  • @Joaopcaro

    De fato normalmente não é exigida documentação de óbito. Com toda certeza, o conservador está com dúvidas em relação aos documentos que foram apresentados e por isso pediu documentos adicionais - é um direito e uma obrigação dele(a).

    Não fique esperando a carta, pode ser que ela nunca chegue. Recomendo ligar novamente e confirmar exatamente o que estão pedindo. Peça para eles lerem a carta do conservador e anote palavra por palavra. Pergunte se eles podem mandar uma cópia da carta por e-mail. Providencie os documentos solicitados. No caso de documentos brasileiros, pergunte se basta enviar os documentos emitidos pela autoridade brasileira, autenticados e apostilados, ou se a exigência é que os eventos civis sejam ainda transcritos.

    Você deve enviar os documentos para a Conservatória que está processando o pedido. Se é na ACP, então envie para a ACP.

    Além dos documentos, envie junto uma cartinha (não precisa reconhecer firma nem nada, é só para não irem documentos soltos em um envelope), detalhando o número do processo e nome do requisitante, os termos da exigência e os documentos que estão no envelope.

    Boa sorte!

  • Pessoal,

    Os processos que foram enviados incorretamente para o endereço antigo nesta semana são enviados para o endereço novo e correto automaticamente? Ou eles devolvem a documentação para o remetente?

  • @gigiiastrid

    Até bem recentemente os documentos eram reencaminhados para o endereço novo.

    Acredito que em algum momento no futuro isso possa mudar.

    Acompanhe a entrega pelo número da DHL...

  • Bom dia, favor uma dúvida

    Enviei 2 processos de Menor para Porto no mesmo envelope, 2 crianças gemeas, um deles eles me enviaram a chave de acesso por e-mail (mandaram duplicado, duas vezes o mesmo e-mail, mesma criança), e não mandaram a outra, penso que confundiram no e-mail.

    Como faço para pedir a chave de acesso da criança que faltou? telefonar? e-mail?

  • @RIBEIRORENATOS

    Minha sugestao: ligar na Linha Registos. O numero e as dicas para ligar voce encontra aqui no forum.

  • @RIBEIRORENATOS

    normalmente, não é o mesmo conservador que analisa processos de mesmo envelope, mesmo que parentes.

    Aguarde... ou ligue na linha de registo

  • Boa tarde. No caso para enviar dos documentos (RG) autenticada e apostilada Pai e Mãe eu tendo o CC eu preciso mesmo assim mandar a cópia autenticada e apostilada do meu RG? Caso não mando só uma cópia simples do meu CC é isso? Obrigado.

  • @eduardo_augusto @mabego Obrigado, vou tentar ligar lá.

  • @LuizFerrao

    pode enviar cópia simples do CC

  • editado June 2023

    O site tem apresentado problema....

    e até agora nada do meu processo 175xxxx que esta na bola 4 desde 17.05.23

  • @NUNES90 , os prazos na ACP aumentaram bastante ultimamente.

    Se observar a tabela, verá que algumas pessoas estão aguardando a emissão do registro de nascimento mais de 30 dias.

    Não sei se agora com a transferência de alguns processos de netos da CRC Lisboa para a ACP Porto estes prazos não irão aumentar ainda mais.

    A única coisa que dá para fazer e manter a paciência. Uma hora o processo finaliza.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.