Documentos e valores para cidadania

Olá pessoal, tudo bem?

Depois de muita espera e com a ajuda de várias pessoas queridas deste fórum, já faz um tempo que consegui a minha tão sonhada cidadania.

Hoje estou tentando ajudar a minha irmã tirar a dela.

Gostaria de saber se o procedimento continua o mesmo e estou com algumas dúvidas, se alguém conseguir me ajudar ficarei muito grato.

  • ainda preciso pagar via vale postal nos correios ou já é possível pagar por cartão de crédito?
  • qual o valor que preciso pagar atualmente?
  • é melhor enviar os documentos para Ovar ou outro lugar?

Esses são os documentos que estou pensando em pedir pra ela enviar:

  • cópia do assento do nosso pai
  • formulário 1C assinado por autenticidade
  • certidão de nascimento em inteiro teor reconhecido firma e apostilada
  • certidão de nascimento por cópia reprográfica reconhecido firma (precisa dele? precisa ser apostilada?)
  • certidão de nascimento do nosso pai em inteiro teor reconhecido firma e apostilada

Na minha época era dessa forma, ainda são esses documentos ou está faltando ou sobrando algum?

Muito obrigado!

Comentários

  • @Eli Rigobeli

    • ainda preciso pagar via vale postal nos correios ou já é possível pagar por cartão de crédito? cartão de crédito
    • qual o valor que preciso pagar atualmente? 175 euros
    • é melhor enviar os documentos para Ovar ou outro lugar? processo de filhos está sendo analisado pela ACP

    Check list para a atribuição filho maior de idade – Artigo 1C

    (   ) Cópia simples do assento de nascimento do português, com casamento transcrito

    (   ) Certidão de nascimento do requerente de inteiro teor em cópia reprográfica + apostila de Haia

    (   ) Xerox autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação. (documento com menos de 10 anos)

    (   ) Formulário 1C preenchido e assinado por autenticidade no cartório, imprimir frente e verso colorido

    (   ) Pagamento da taxa de 175 euros

    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

  • Olá, muito obrigado @mabego!

    Envio para ACP é Porto, correto?

    No meu caso, meu pai foi casado com minha mãe e eu já consegui o meu assento.

    No caso dela (minha meia irmã), nosso pai não chegou a se casar com a mãe dela, só o assento dele não é suficiente?

    Eu também não lembro de ter feito a transcrição dele pois ele é o declarante em nossa certidão de nascimento.

    Att.

  • @Eli Rigobeli , se seu pai português foi o declarante do nascimento de sua irmã, não tem problema algum se é ou não casado com a mãe dela.

    Mande o processo normalmente para o ACP.

  • @mabego gostaria de tirar uma duvida ... os envios dos documentos para a acp é feito pelos correios mesmo? e o pagamento de 175 euros pode ser realizado no link que vc enviou acima? não precisa mais pagar o vale postal? tenho essa duvida ainda

  • editado July 2022

    @Vinicius Rodrigues

    Qual o tipo de processo? O link fornecido é para processo de filhos de português (1C).

    Também o ACP só pode tramitar certas modalidades de nacionalidade, geralmente filhos (1C), e Sefarditas (6.7), e mais alguns poucos.

    Netos seria 1D, outro link, e outra conservatória. ACP não faz de netos.

    Ainda pode pagar com VP, mas já está em desuso há alguns anos, desde meados de 2019, por vários motivos. Se quiser VP ainda pode, mas 99% prefere o conforto de pagar pela plataforma do IRN (tem um link diferente para cada modalidade), porque o pagamento não tem prazo de validade curto como VP tinha. Pode demorar meses, (mais de 1 ano) para enviar, e continua valendo.

    Pode agarrar para validação do pagamento, mas uma vez pago, não terá mais problemas com o pagamento. Recebe por e-mail, o form personalizado com o nome e pagamento.

    Você não deu prosseguimento no processo em 2018 por que? Naquela época teria feito em 30 dias. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/170249/#Comment_170249

  • editado July 2022

    @Vinicius Rodrigues

    é recomendável enviar por DHL, pois tem seguro e é mais rápido.

    E também é recomendável pagar por cartão de crédito no link enviado. Não se recomenda o vale-postal

    (lembrando que o link acima é para processos de filho - artigo 1C. Para netos (e outros) o link é diferente)

  • @mabego @gandalf isso, o processo será para filho. No caso vou fazer o processo para o meu pai e depois o meu. No caso o meu pai é filho de portuguesa. Obrigado pelas informações

  • @mabego @gandalf só mais uma dúvida. A acp de porto ainda é a melhor opção para fazer a atribuição para filhos?

  • @Vinicius Rodrigues

    teoricamente, pode ser feito em conservatórias menores.

    Mas é um risco a correr, pois como são pequenas, o conservador pode ficar doente, se aposentar ou super lotar.

    Almada precisou fechar pq não deu conta.

    Melhor enviar para ACP, que está andando com certa celeridade...

  • @mabego muito obrigado!!

  • @ViniciusCorrea

    ACP é a opção mais rápida e segura. Atendem a processos de filhos, e algumas outras modalidades.

  • Pessoal, uma dúvida:

    No lugar da cópia autenticada do RG físico, não poderia ser o RG Digital impresso autenticado e com Apostila?

    Ele é a representação perfeita do RG original.

    Caso alguém tenha essa experiência, por favor, me avise.

  • @Alexian

    Os conservadores em Portugal são bastante "conservadores" quanto a análise de documentos... pode dar certo, mas por prudência eu recomendaria você enviar da forma tradicional (cópia autenticada do RG original/físico ou passaporte válido com filiação, devidamente apostilada em cartório). Não acho que valha a pena o "risco" de cair em exigência por algo tão simples.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.