Transcrição de Casamento - CRC do Porto

145791021

Comentários

  • @mabego, muito obrigado

    De fato faltou atenção de minha parte.

    forte abraço

  • @Ferpalhas

    Não,

    Vai precisar mandar o nascimento (ou batismo) dos 2 nubentes.

  • Boa noite,

    Alguém fez transcrição do casamento meses últimos meses (março, abril e maio) e já concluiu ou ainda está esperando?

    Quero ter uma ideia de quanto tempo está levando ultimamente.

    Obrigado.

  • @ericvinicius Mandei uma transcrição para lá na segunda semana de abril. Ainda estou esperando o link para pagamento. Questionei por e-mail e a resposta que obtive é que pelo volume que estão recebendo eles podem levar até a metade de junho para chegar no meu caso, portanto pela situação atual a previsão é de 2 meses.

  • Olá @ericvinicius e @ecoutinho

    Eu enviei uma transcrição de casamento com o suprimento da certidão de um dos nubentes e chegou lá no dia 18/04, até agora não recebi o link para fazer o pagamento. Recebi respostas dos emails que enviei para civil.porto@irn.mj.pt e casamento.civil.porto@irn.mj.pt dizendo a mesma coisa, que tinha que esperar devido ao grande volume que estão recebendo, que os processos são analisados por ordem de entrada.

  • @ericvinicius @ecoutinho @gialex10

    Para informação, permaneço no aguardo da conclusão do processo de transcrição do meu casamento junto à CRC Porto. O processo chegou em março 2023. O link para pagamento veio em 21/04/23, dia em que efetuei tbe o pagamento. Uma Oficial de Registos de lá informou-me que, quando concluído, enviarão a certidão por email e tbe pelos correios. Dois meses se passaram até agora.

  • @GiovanaCosta

    Oi Giovana, também sou Giovanna rsrs

    Obrigada pela informação.

    Você chegou a escrever um email ou ligar para a CRC do Porto para perguntar sobre o seu caso?

    Eu sou nova aqui, mas também vi casos de gente que entrou no Civil Online e solicitou a certidão e já constava lá. É só uma ideia!

  • editado May 2023

    Oi, xará @gialex10 !

    Como completei dois meses de processo, quis enviar um email à CRC Porto para ter notícias. Responderam de pronto.Para minha surpresa, nem concluído ainda estava o processo. E eu a olhar todos os dias a caixa de correios achando q a certidão já teria sido postada e entregue. Kkkkkk Brincadeiras à parte, realmente aumentou muito a demanda àquela Conservatória. O jeito é aguardar com toda a paciência.

  • Sim, xará @GiovanaCosta

    Vamos aguardar e rezar para ser rápido.

    Obrigada outra vez pelo seu relato.

  • Não precisa agradecer, xará @gialex10 ! Darei novas notícias, assim que as tiver. Este Fórum nos ajuda muito a ter informações seguras e a tentar controlar a ansiedade. Boa sorte p todos nós!

  • Boa tarde Pessoal, tudo bem?

    Uma duvida simples.

    O processo da minha avó como neta está em andamento. O nome na solicitação dela já esta com o nome de casada, inclusive junto com o processo de cidadania eu ja enviei a certidão de casamento dela em copia repografica, porem não tenho certeza se o advogado repassou isso junto com o processo. Existe a possibilidade da transcrição do casamento juntamente com a solicitação de cidadania? ou são processos a parte? inclusive quando eu consulto o processo dela no site do governo Portugues ja é exibido com o nome de casada.


    Se alguem puder me esclarecer, eu agradeço.

  • @RodrigoMartorano

    O processo da minha avó como neta está em andamento. O nome na solicitação dela já esta com o nome de casada, inclusive junto com o processo de cidadania eu ja enviei a certidão de casamento dela em copia repografica, porem não tenho certeza se o advogado repassou isso junto com o processo.

    Ela vai "nascer" solteira em Portugal. Vai constar o nome da certidão de nascimento.

    Existe a possibilidade da transcrição do casamento juntamente com a solicitação de cidadania? ou são processos a parte? inclusive quando eu consulto o processo dela no site do governo Portugues ja é exibido com o nome de casada.

    A transcrição é feita depois, pois vc transcreve o casamento de uma portuguesa.

    Não há como transcrever o casamento de uma brasileira.

    O nome no site será atualizado depois.

  • ok @mabego muito obrigado pelo suporte!.

  • editado May 2023

    Boa tarde pessoal!

    Eu recebi a nacionalidade portuguesa recentemente e estou querendo solicitar o cartão cidadão! Parece que tenho que transcrever o meu casamento antes disso!

    Estou com algumas dúvidas:

    1º: Qual o valor cobrado atualmente para fazer a transcrição ?

    2º Eu casei em comunhão parcial de bens, devo fazer alguma solicitação a mais?

    3º Quais os documentos e pode ser enviado para qualquer CRC?

    @carolinepferreira , Boa tarde! Pode me dar uma orientada nessa questão?

  • @Anderson Nataria Bom dia!

    Você pode fazer as solicitações de casamento e Cartão do Cidadão em paralelo. Eu fiz primeiro o casamento e depois o pedido do CC, mas não influencia em nada. Descobri que a pessoa que transcreveu meu casamento no Porto não averbou o casamento no meu assento de nascimento. Quando fui ao consulado presencialmente solicitar, ainda constava solteiro no assento. Mas não fui impedida de fazer a solicitação do CC.

    Sugiro que você informe por email ou envie junto dos seus documentos, um pedido para que seja feita a averbação também no assento de nascimento, além da transcrição. - Eu estou solicitando agora por email e sem custo.

    Meu casamento possui acordo pré nupcial de separação de bens, que aqui no Brasil precisa de um documento a mais. Imagino que o comunhão parcial seja o regime "padrão" então talvez para você fique mais barato e mais rápido.

    Enviei os docs por DHL - Certidão de nascimento inteiro teor do meu marido (não português) apostilada e recente, certidão de casamento apostilada e recente, cópia do acordo pré nupcial apostilado, requerimento assinado no cartório com reconhecimento de firma, e cópia simples do meu assento de nascimento. Enviei para o Porto por causa deste tópico.

    14/02/2023 - Chegou em Portugal via DHL

    09/03/2023 - Recebi o link para pagamento da transcrição - 120 Euros

    29/03/20263 - Recebi o link para pagamento da taxa de Registo do pacto Antenupcial - 30 Euros

    15/04/2023 - Recebi o assento de casamento por correio na minha casa

  • Uma dúvida. Para a transcrição de casamento, a certidão solicitada de inteiro teor deve ser reprográfica ou digitada?

  • @xanderhang

    Cópia digitada. Apostilada. Com firma reconhecida do escrivão.

    pelo menos. Assim que enviei.

  • leonardocouto

    Muito Obrigado.

  • Boa tarde, pessoal, td bem com vocês?

    FIz o envio do pedido de transcrição do casamento dos meus pais para Conservatória do Registo Civil do Porto.

    Segundo informado no fórum, a média para finalização do processo, com base em relatos recentes, estava em torno de 2 meses.

    De acordo com o procedimento, após o envio dos documentos à Conservatória, eles entrariam em contato via email informando o valor e modo de pagamento. Como já fazem dois meses que meus documentos chegaram lá e até hoje não entraram em contato.

    Saberiam orientar em como proceder nesse caso?


    Agradeço de antemão a ajuda.

  • @olivalrodrigues tente enviar um email para casamento.civil.porto@irn.mj.pt

    Foi desde email que eu recebi o contato após enviar por correio. Verifique também sua caixa de spam!

  • @xanderhang Já vi relatos que a cópia reprográfica precisa estar acompanhada da digitada, caso esteja ilegível.

  • Bom dia, pessoal. Eu dei entrada pessoalmente na transcrição de casamento do meu avô na Conservatória de Registro Civil do Porto e foi super rápido! Dei entrada no dia 05/05/23 e ontem 29/05/23 já recebi o e-mail informando que estava pronto!

  • @ecoutinho @gialex10 @GiovanaCosta

    Obrigado pelas respostas pessoal. Nossa transcrição foi paga, se não me engano, também no dia 21/04.

    Qualquer novidade aviso vcs também.

  • editado May 2023

    @Pri_Corcao

    Que maravilha! Pelo visto, a entrega pessoalmente faz toda a diferença na CRC Porto. A minha transcrição e a de alguns colegas do Fórum, enviadas desde o Brasil, já passaram de dois meses ainda sem conclusão.

    @ericvinicius Parece que estamos no mesmo cronograma. Darei notícias tbe.

  • Oi Pessoal! Tudo bem?

    Andei buscando algumas informações para não fazer o processo errado, mas não encontrei nenhum caso próximo ao meu.

    Fiz a cidadania do meu pai (processo de filho) e saiu no ano passado, em seguida apliquei para o meu e fezlimente tudo certo inclusive já fiz a solicitação do CC e do PEP no consulado de SP.

    Agora minha missão é fazer a cidadania para minha mãe (casada com meu pai), sei que tenho que fazer a transcrição do casamento para alterar o status civil dele e aí sim solicitar o processo dela. Minhas dúvidas são:

    • Minha mãe pode solicitar essa transcrição ou tem que ser obrigatóriamente meu pai?
    • Se minha mãe é a solicitante, entendo que as certidões de nascimento que deve ser enviadas é a dela e a de casamento ja vai constar as informações do meu pai, certo? Ou mesmo ela sendo a solicitante no requerimento a documentação deve ser do meu pai?
  • @Anapahr

    Agora minha missão é fazer a cidadania para minha mãe (casada com meu pai), sei que tenho que fazer a transcrição do casamento para alterar o status civil dele e aí sim solicitar o processo dela. Minhas dúvidas são:

    • Minha mãe pode solicitar essa transcrição ou tem que ser obrigatóriamente meu pai?

    qualquer pessoa, desde que seja parente, pode solicitar a transcrição deste casamento.

    • Se minha mãe é a solicitante, entendo que as certidões de nascimento que deve ser enviadas é a dela e a de casamento ja vai constar as informações do meu pai, certo? Ou mesmo ela sendo a solicitante no requerimento a documentação deve ser do meu pai?

    tem que enviar nascimento dela, o nascimento português dele, e o casamento.

    Vai fazer por onde? enviar para Portugal ou fazer no consulado? Pois dependendo desta resposta, a documentação é um pouquinho diferente

  • editado June 2023

    Bom dia!

    Com alegria, informo a conclusão do processo de transcrição do meu casamento junto à CRC Porto. O cronograma foi o seguinte:

    13/03/2023 - Processo enviado pelos Correios

    22/03/2023 - Processo recebido na CRC Porto

    21/04/2023 - Pagamento efetuado pelo link enviado desde Portugal

    02/06/2023 - Documento recebido por email. O original e todas as demais certidões enviadas para o processo de transcrição virão pelos Correios, conforme informado pela CRC Porto.

    Mais uma etapa cumprida! Espero ajudar aos demais com estas informações. Boa sorte a todos!

  • @GiovanaCosta

    Parabéns!

    Aqui concluiu também, recebemos o email hoje.

    Vamos pra etapa dos filhos da portuguesa agora!

  • Parabéns, @ericvinicius ! Sucesso nos demais processos!

  • Oi pessoal,

    Voltei para falar do andamento do meu processo.

    Mandei por DHL. Foi recebido em Porto no dia 31/03. Recebi o e-mail com o link para pagamento no dia 31/05. Não falava se estava tudo certo com os documentos ou não. Paguei e vou aguardar nova comunicação.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.