@Bruno Lucio, pela minha experiência, não foi necessário a entrega da minuta de requerimento qd dei entrada na transcrição de casamento dos meus avós pessoalmente pela 4ªCRC.
Gente, estou recolhendo os documentos, no caso a minha mãe é a portuguesa, mas ela nasceu aqui no brasil, tenho que enviar a certidão de nascimento dela de inteiro teor e apostilada?? Obrigado pela ajuda até agora pessoal
@Bruno após a atribuição de sua mãe é gerado um registro do nascimento dela em Portugal, independente do local no mundo onde sua mãe nasceu para transcrever o casamento dela para Portugal você vai precisar do assento de nascimento português dela e não do brasileiro.
Para o processo a documentação é: - Requerimento de transcrição de casamento com firma reconhecida em cartório - Certidão de nascimento portuguesa de sua mãe ou indicar os dados dela e número do assento em papel a parte - Certidão de nascimento inteiro teor de seu pai apostilada - Certidão de casamento inteiro teor apostilada - Xerox autenticada do documento de identidade do requerente - Vale postal para pagamento da taxa de 120 euros O modelo do requerimento tem na primeira postagem deste tópico.
Gente, já tenho toda documentação para transcrição na 4ª CRC Porto, porém não consegui a certidão de nascimento do cônjuge. Tenho uma certidão da busca sem sucesso e a certidão de óbito. Será que consigo fazer???
Infelimente, @FLAVIO HENRIQUE, não estão fazendo processos de transcrição de casamento, com supressão da certidão do cônjuge. Tem que achar a certidão. Já pediu ajuda por aqui?
@Marcia Em PD eu sabia que não estavam fazendo a transcrição do casamento com supressão da certidão do cônjuge por estar sem Conservador. Mas nenhuma outra conservatória está fazendo com supressão? Abraços.
@Rafael..o filho pode sim dar entrada no processo de transcrição de casamento dos pais sem procuração. A exigência dos 6 meses nas certidões permanece.
Como o @Vlad informou, o filho pode dar entrada na transcrição de casamento dos pais, sem procuração, mas é necessário levar a certidão de nascimento, para comprovar laços familiares.
A exigência dos 6 meses é somente para a certidão do cônjuge brasileiro. Para a certidão de casamento não há exigências de prazo, como me informaram na mesma CRC em Janeiro deste ano.
Pessoal, uma dúvida.. eu posso dar entrada na transcrição de casamento dos meus pais somente com o número do assento de nascimento, ou seja, sem ter a cópia impressa do mesmo? Obrigada desde já!
Para dar entrada no pedido de cidadania de filho de português ,casado com brasileira, obrigatoriamente preciso fazer a transcrição do casamento dos pais? Posso pedir a atribuição de cidadania pulando a transcrição?
Pessoal, só a título de informação, não é necessário entregar a cópia impressa do assento de nascimento para dar entrada pessoalmente no processo de transcrição de casamento através da 4ªCRC do Porto. Apenas o fornecimento do número do assento já é suficiente.
Pessoal, boa noite! Poderiam me ajudar com essa dúvida por gentileza? Estou indo a Portugal no final deste mês, e gostaria de dar sequência ao processo de atribuição...o da minha avó já está ok, estou com a certidão portuguesa, mas ainda não foi feito a transcrição do casamento...minha dúvida é a seguinte: O meu bisavô( português) foi declarante na certidão da minha avó ( que já consta como portuguesa)...para fazer o processo de atribuição para o meu pai eu preciso fazer a transcrição ou posso seguir com o processo? Desde já agradeço a atenção.
Comentários
Filhos podem requerer a transcrição do casamento dos pais. Leve o requerimento preenchido para facilitar.
Obrigado pela ajuda até agora pessoal
Para o processo a documentação é:
- Requerimento de transcrição de casamento com firma reconhecida em cartório
- Certidão de nascimento portuguesa de sua mãe ou indicar os dados dela e número do assento em papel a parte
- Certidão de nascimento inteiro teor de seu pai apostilada
- Certidão de casamento inteiro teor apostilada
- Xerox autenticada do documento de identidade do requerente
- Vale postal para pagamento da taxa de 120 euros
O modelo do requerimento tem na primeira postagem deste tópico.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
Obrigado pelos esclarecimentos
Abraços.
Rua do Cunha, nº 404
4200-250 – Porto
já foram feitas as retificações das certidões?
O único que achei não abre.
Obrigada
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
Para discussão do processo http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3360/transcricao-de-casamento-por-ponta-delgada#latest
Continuam exigindo que a certidão tenha no máximo 6 meses? gastamos uma fortuna nessas certidões e vivem expirando, complicado.
Como o @Vlad informou, o filho pode dar entrada na transcrição de casamento dos pais, sem procuração, mas é necessário levar a certidão de nascimento, para comprovar laços familiares.
A exigência dos 6 meses é somente para a certidão do cônjuge brasileiro. Para a certidão de casamento não há exigências de prazo, como me informaram na mesma CRC em Janeiro deste ano.
Obrigada desde já!
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Posso pedir a atribuição de cidadania pulando a transcrição?
@Vlad Pen farei isso! Mais seguro, né?! Obrigada!
Farei pelo Porto.
Poderiam me ajudar com essa dúvida por gentileza?
Estou indo a Portugal no final deste mês, e gostaria de dar sequência ao processo de atribuição...o da minha avó já está ok, estou com a certidão portuguesa, mas ainda não foi feito a transcrição do casamento...minha dúvida é a seguinte:
O meu bisavô( português) foi declarante na certidão da minha avó ( que já consta como portuguesa)...para fazer o processo de atribuição para o meu pai eu preciso fazer a transcrição ou posso seguir com o processo?
Desde já agradeço a atenção.