Transcrição de casamento - 4ª crc do Porto - informações e requerimento

1202123252630

Comentários

• @Bruno Lucio

Filhos podem requerer a transcrição do casamento dos pais. Leve o requerimento preenchido para facilitar.
  • @Bruno Lucio, pela minha experiência, não foi necessário a entrega da minuta de requerimento qd dei entrada na transcrição de casamento dos meus avós pessoalmente pela 4ªCRC.
  • Bruno LucioBruno Lucio Member
    editado February 2018
    Gente, estou recolhendo os documentos, no caso a minha mãe é a portuguesa, mas ela nasceu aqui no brasil, tenho que enviar a certidão de nascimento dela de inteiro teor e apostilada??
    Obrigado pela ajuda até agora pessoal
  • editado February 2018
    @Bruno se for transcrição de casamento , vc tem q enviar a cópia do assento de nascimento Português dela ou os dados referente a esse assento.
  • Mas ela nao nasceu em portugal, ela nasceu no brasil.
  • editado February 2018
    @Bruno após a atribuição de sua mãe é gerado um registro do nascimento dela em Portugal, independente do local no mundo onde sua mãe nasceu para transcrever o casamento dela para Portugal você vai precisar do assento de nascimento português dela e não do brasileiro.

Para o processo a documentação é:
    - Requerimento de transcrição de casamento com firma reconhecida em cartório
    - Certidão de nascimento portuguesa de sua mãe ou indicar os dados dela e número do assento em papel a parte
    - Certidão de nascimento inteiro teor de seu pai apostilada
    - Certidão de casamento inteiro teor apostilada
    - Xerox autenticada do documento de identidade do requerente
    - Vale postal para pagamento da taxa de 120 euros
    O modelo do requerimento tem na primeira postagem deste tópico.
  • Entendi, o documento de identidade pode ser o rg ou tem que ser o passaporte brasileiro dela?
    Obrigado pelos esclarecimentos
  • @Bruno Lucio pode ser o RG emitido há menos de 10 anos ou passaporte desde que contenha a filiação.
  • Gente, já tenho toda documentação para transcrição na 4ª CRC Porto, porém não consegui a certidão de nascimento do cônjuge. Tenho uma certidão da busca sem sucesso e a certidão de óbito. Será que consigo fazer???
  • Infelimente, @FLAVIO HENRIQUE, não estão fazendo processos de transcrição de casamento, com supressão da certidão do cônjuge. Tem que achar a certidão. Já pediu ajuda por aqui?
  • @Marcia Em PD eu sabia que não estavam fazendo a transcrição do casamento com supressão da certidão do cônjuge por estar sem Conservador. Mas nenhuma outra conservatória está fazendo com supressão?
    Abraços.
  • @Marco vc pode tentar a 4Crc do Porto

Rua do Cunha, nº 404
    4200-250 – Porto
  • Oi, @Marco Madeira,
    já foram feitas as retificações das certidões?
  • Alguém pode disponibilizar o link de transcrição de casamento por PD?
    O único que achei não abre.
    Obrigada
  • Alguém sabe se é possível o filho dar entrada na transcrição do casamento dos pais na 4a CRC do Porto sem procuração?

Continuam exigindo que a certidão tenha no máximo 6 meses? gastamos uma fortuna nessas certidões e vivem expirando, complicado.
  • editado March 2018
    @Rafael..o filho pode sim dar entrada no processo de transcrição de casamento dos pais sem procuração. A exigência dos 6 meses nas certidões permanece.
  • @Rafael Rocha Lima

Como o @Vlad informou, o filho pode dar entrada na transcrição de casamento dos pais, sem procuração, mas é necessário levar a certidão de nascimento, para comprovar laços familiares.

A exigência dos 6 meses é somente para a certidão do cônjuge brasileiro. Para a certidão de casamento não há exigências de prazo, como me informaram na mesma CRC em Janeiro deste ano.
  • @Andreagf muito obrigado!
  • @Rafael Rocha Lima de nada!
  • Pessoal, uma dúvida.. eu posso dar entrada na transcrição de casamento dos meus pais somente com o número do assento de nascimento, ou seja, sem ter a cópia impressa do mesmo?
    Obrigada desde já!
  • editado March 2018
    @Andreagf Não tenho certeza, acho que vai depender da conservatória mas se for como no processo de cidadania, pode sim.
  • Para dar entrada no pedido de cidadania de filho de português ,casado com brasileira, obrigatoriamente preciso fazer a transcrição do casamento dos pais?
    Posso pedir a atribuição de cidadania pulando a transcrição?
  • @Rafael Rocha Lima obrigada!

@Vlad Pen farei isso! Mais seguro, né?! Obrigada!
  • @adrianaian se foi o português a declarar o nascimento do filho não precisa transcrever o casamento se fizer o processo por ACP.
  • Obrigada Vlad.
    Farei pelo Porto.

• AndreagfAndreagf Member
    editado March 2018
    Pessoal, só a título de informação, não é necessário entregar a cópia impressa do assento de nascimento para dar entrada pessoalmente no processo de transcrição de casamento através da 4ªCRC do Porto. Apenas o fornecimento do número do assento já é suficiente.
  • Pessoal, boa noite!
    Poderiam me ajudar com essa dúvida por gentileza?
    Estou indo a Portugal no final deste mês, e gostaria de dar sequência ao processo de atribuição...o da minha avó já está ok, estou com a certidão portuguesa, mas ainda não foi feito a transcrição do casamento...minha dúvida é a seguinte:
    O meu bisavô( português) foi declarante na certidão da minha avó ( que já consta como portuguesa)...para fazer o processo de atribuição para o meu pai eu preciso fazer a transcrição ou posso seguir com o processo?
    Desde já agradeço a atenção.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.