@mclararocha regime de comunhão de bens é diferente de pacto antenupicial. Pacto antenupicial é aquele contrato feito em cartório que determina, em caso de separação, quais os direitos de cada um, pode responder que não foi precedido.
Olá. Eu vi aqui que tem pessoas que conseguiram contato com o 4 CRC do porto.
Um amigo meu, advogado, deixou os documentos para mim é em 05/12/2017. Documentos que foram devolvidos por Ponta Delgada, pois estão sem conservador lá.
E meu processo de transcrição de casamento, inclui o suprimento de certidão da nubente brasileira.
Eu ja escrevi um email para lá. Porém nunca me responderam. Vi aqui no fórum que tiveram pessoas com email respondido.
Como faço para saber se o processo de transcrição com suprimento de certidão foi aceito ou não? Quanto tempo em média demora um processo desse?
No dia que esse meu amigo advogado deixou la as certidões e formulários preenchidos por meu pai (que foram enviado a ponta delgado por correio e eles devolveram), a atendente informou que se tivesse algum problema no processo iriam entrar em contato com o requerente (meu pai) por carta.
Alguém pode me dar alguma informação de como é o 4 CRC porto para transcrição de casamento com suprimento de certidão?
@Dayana quando você tiver uma resposta, se puder, poste aqui, por favor. Estou pra mandar o processo de transcrição pra 4CRC também, mas só poderei mandar em fevereiro ou março, infelizmente. Abraços.
Surgiu mais uma última dúvida, no início do requerimento, quado coloco " Eu, Maria Clara..., nascida em (......), residente à ***** " eu devo colocar meu atual endereço (de casada) ou o de solteira? Pois quando inseri os dados do meu marido, ele entra como solteiro e com o endereço antigo de solteiro dele...
@mclararocha não sei qual modelo de requerimento você está usando mas normalmente no começo vão os dados de quem está requerendo com o endereço atual, é para esse endereço que vão enviar cópia do assento depois. Na parte que diz quem são os noivos é que vai o endereço na época do casamento, tanto do noivo como da noiva.
@Vlad obrigado por sua resposta, contudo eu já havia visto esse link e nele consta a informação para envio somente por correios, minha dúvida é a respeito de dar entrada no processo de forma presencial
@Andre Vieira, eu enviei um e-mail para a 4ªCRC há dois meses com as mesmas dúvidas. Segue a resposta da Conservatória:
Exmª Senhora
Poderá requerer a transcrição do casamento por intermédio desta Conservatória.
Para o efeito deve reproduzir a minuta do requerimento que enviamos em anexo, efectuar o reconhecimento presencial de assinatura no Consulado português mais próximo da sua cidade, ou em Cartório Notarial e enviá-lo a esta Conservatória, acompanhado de um Vale Postal internacional no valor de 120€, dirigido ao Instituto dos Registos e do Notariado, IP, com a morada desta Conservatória. Se tiver sido outorgado pacto antenupcial acrescem 30€.
O requerimento deve vir acompanhado com a certidão de casamento de inteiro teor, legalizada com a apostilha, certidão de nascimento do cônjuge se for brasileiro, também de inteiro teor, expedida há menos de 6 meses devidamente legalizada. Igualmente certidão do pacto antenupcial se existir e cópia certificada do documento de identificação do requerente.
Deve ainda indicar onde está lavrado o registo de nascimento em Portugal, ou enviar uma simples fotocópia de alguma certidão que possua.
Chamamos ainda a atenção para a circunstância de que, se esse não for o primeiro casamento, deve ser previamente transcrito o anterior.
Para a transcrição deve fazer agendamento
Com os melhores cumprimentos.
4ª Conservatória do Registo Civil do Porto www.irn.mj.pt Rua do Cunha, 404 - 4200-250 Porto VOIP: 723601| Telefone: 225088826/27 | Fax: 225021275 E-mail: civil4.porto@irn.mj.pt
Li informações aqui que me ajudaram a começar a entender o processo. Tento ligar ou agendar o Consulado RJ, e não tenho sucesso. Meu caso é que minha mãe é portuguesa. Possui a certidão de nascimento original e um RNE da policia federal. Meu pai é brasileiro, e pro meu azar, pelo que li, ele foi o declarante na minha certidão de nascimento. O problema é que não sei o paradeiro do meu pai. Nem sei se está vivo. Minha mãe possui a certidão de casamento e um papel escrito a mão, que seria a separação. Como posso conseguir minha atribuição? Será necessária a transcrição? Consigo fazer sem depender do consulado, pois nao consigo agendar. Pois vi que preciso reconhecer algumas informações no consulado. Esse serviço não necessita agendamento?
Olá pessoal. Ontem estive pessoalmente na 4ªCRC do Porto para dar entrada na transcrição de casamento dos meus avós. Os docs que entreguei foram os seguintes:
- Cópia simples da certidão de nascimento da minha avó portuguesa (não ficaram com a cópia simples, me devolveram ao final); - Certidão de nascimento do meu avô brasileiro, de inteiro teor, emitida há menos de 6 meses e apostilada em cartório de notas (a certidão do cônjuge brasileiro TEM que ter sido emitida há menos de 6 meses, esta é uma exigência desta Conservatória); - Certidão de casamento dos meus avós, de inteiro teor, apostilada em cartório de notas (eu perguntei se tem alguma restrição com a data de emissão da certidão de casamento tbm e me informaram que NÃO); - Pediram minha certidão de nascimento (não ficaram com minha certidão, pediram somente para comprovar laços familiares) - Tiraram uma cópia do meu passaporte; - Levei a tal minuta do requerimento, que a própria conservatória havía me enviado por e-mail, mas não foi necessária.
Me informaram que a entrega dos docs para dar entrada no processo de transcrição de casamento, SIM, precisa ser agendada anteriormente. O agendamento é feito presencialmente (eles não estão atendendo telefone e nem estão conseguindo responder todos os e-mail, pq estão com muito trabalho).
Qd cheguei na conservatória tinha umas 14 pessoas na minha frente. A pessoa que me atendeu foi super amável e aducada.
Ahh! A transcrição de casamento fica pronta de um dia para o outro.
Pessoal, alguem recentemente enviou os documentos do Brasil para a 4ª? Além dos documentos citados no relato acima, o que é necessário ? alguém tem cópia da minuta? Já enviei dois emails para eles e não tive retorno ainda.
Me surgiu uma outra duvida. Eu me casei em 2012. E a minha naturalização portuguesa como filho de portuguesa, recebi o registro e número do assento agora no incio de 2018. No requerimento disponibilizado pelo @Vlad Pen, devo informar que nasci no Brasil mesmo ou em Portugal? ou informo os dois?
Eu fiz o minha transcrição de casamento, enviei dia 18/12 e segundo informações do cartório foi concluído no dia 15/01, porém ainda não chegou a certidão pelo correio, não sei se foi extraviado ou se o correio esta com demora de entrega. Vocês sabem se podem pedir uma segunda via da certidão de casamento pelo 4 CRC, alguém sabe o tramite ou somente pelo consulado??
Gente pretendo levar pessoalmente na 4ª crc do porto o pedido de transcrição do casamento de minha mãe, estou com duvida no formulario se eu preciso reconhecer a assinatura no consulado ou apenas apostilar ja resolve, moro longe do consulado e é meio complicado ir até o consulado.
Comentários
Um amigo meu, advogado, deixou os documentos para mim é em 05/12/2017.
Documentos que foram devolvidos por Ponta Delgada, pois estão sem conservador lá.
E meu processo de transcrição de casamento, inclui o suprimento de certidão da nubente brasileira.
Eu ja escrevi um email para lá. Porém nunca me responderam. Vi aqui no fórum que tiveram pessoas com email respondido.
Como faço para saber se o processo de transcrição com suprimento de certidão foi aceito ou não?
Quanto tempo em média demora um processo desse?
No dia que esse meu amigo advogado deixou la as certidões e formulários preenchidos por meu pai (que foram enviado a ponta delgado por correio e eles devolveram), a atendente informou que se tivesse algum problema no processo iriam entrar em contato com o requerente (meu pai) por carta.
Alguém pode me dar alguma informação de como é o 4 CRC porto para transcrição de casamento com suprimento de certidão?
351 225088826
@marco Assim que souber alguma coisa do meu processo lá, aviso aqui no fórum.
Surgiu mais uma última dúvida, no início do requerimento, quado coloco " Eu, Maria Clara..., nascida em (......), residente à ***** " eu devo colocar meu atual endereço (de casada) ou o de solteira? Pois quando inseri os dados do meu marido, ele entra como solteiro e com o endereço antigo de solteiro dele...
Desde já, obrigada!!
Quais são os documentos necessários para dar entrada pessoalmente na transcrição de casamento na 4CRC do Porto?
Sabem dizer se precisa agendar horário?
Muito obrigado!
Não sei te informar se a 4 CRC exige agendamento.
por correios, minha dúvida é a respeito de dar entrada no processo de forma presencial
Exmª Senhora
Poderá requerer a transcrição do casamento por intermédio desta Conservatória.
Para o efeito deve reproduzir a minuta do requerimento que enviamos em anexo, efectuar o reconhecimento presencial de assinatura no Consulado português mais próximo da sua cidade, ou em Cartório Notarial e enviá-lo a esta Conservatória, acompanhado de um Vale Postal internacional no valor de 120€, dirigido ao Instituto dos Registos e do Notariado, IP, com a morada desta Conservatória. Se tiver sido outorgado pacto antenupcial acrescem 30€.
O requerimento deve vir acompanhado com a certidão de casamento de inteiro teor, legalizada com a apostilha, certidão de nascimento do cônjuge se for brasileiro, também de inteiro teor, expedida há menos de 6 meses devidamente legalizada. Igualmente certidão do pacto antenupcial se existir e cópia certificada do documento de identificação do requerente.
Deve ainda indicar onde está lavrado o registo de nascimento em Portugal, ou enviar uma simples fotocópia de alguma certidão que possua.
Chamamos ainda a atenção para a circunstância de que, se esse não for o primeiro casamento, deve ser previamente transcrito o anterior.
Para a transcrição deve fazer agendamento
Com os melhores cumprimentos.
4ª Conservatória do Registo Civil do Porto
www.irn.mj.pt
Rua do Cunha, 404 - 4200-250 Porto
VOIP: 723601| Telefone: 225088826/27 | Fax: 225021275
E-mail: civil4.porto@irn.mj.pt
Meu caso é que minha mãe é portuguesa. Possui a certidão de nascimento original e um RNE da policia federal.
Meu pai é brasileiro, e pro meu azar, pelo que li, ele foi o declarante na minha certidão de nascimento. O problema é que não sei o paradeiro do meu pai. Nem sei se está vivo. Minha mãe possui a certidão de casamento e um papel escrito a mão, que seria a separação. Como posso conseguir minha atribuição? Será necessária a transcrição? Consigo fazer sem depender do consulado, pois nao consigo agendar. Pois vi que preciso reconhecer algumas informações no consulado. Esse serviço não necessita agendamento?
Desde já agradeço a quem puder me ajudar.
Thiago Ribeiro.
- Cópia simples da certidão de nascimento da minha avó portuguesa (não ficaram com a cópia simples, me devolveram ao final);
- Certidão de nascimento do meu avô brasileiro, de inteiro teor, emitida há menos de 6 meses e apostilada em cartório de notas (a certidão do cônjuge brasileiro TEM que ter sido emitida há menos de 6 meses, esta é uma exigência desta Conservatória);
- Certidão de casamento dos meus avós, de inteiro teor, apostilada em cartório de notas (eu perguntei se tem alguma restrição com a data de emissão da certidão de casamento tbm e me informaram que NÃO);
- Pediram minha certidão de nascimento (não ficaram com minha certidão, pediram somente para comprovar laços familiares)
- Tiraram uma cópia do meu passaporte;
- Levei a tal minuta do requerimento, que a própria conservatória havía me enviado por e-mail, mas não foi necessária.
Me informaram que a entrega dos docs para dar entrada no processo de transcrição de casamento, SIM, precisa ser agendada anteriormente. O agendamento é feito presencialmente (eles não estão atendendo telefone e nem estão conseguindo responder todos os e-mail, pq estão com muito trabalho).
Qd cheguei na conservatória tinha umas 14 pessoas na minha frente.
A pessoa que me atendeu foi super amável e aducada.
Ahh! A transcrição de casamento fica pronta de um dia para o outro.
Espero ter ajudado com meu relato
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
P.S.Pq vc não envia para Ponta Delgada?
A certidao de casamento que entregou na 4ª foi reprografica?
Não.. de Inteiro Teor somente, apostilada em cartório.
Assine o requerimento na Conservatória.