Transcrição de casamento - 4ª crc do Porto - informações e requerimento

1212224262730

Comentários

  • Boa noite, pesquisei no fórum e não encontrei uma resposta para minha dúvida.
    Preciso descobrir se um casamento já foi transcrito, a CRC que tem o registro do assentamento não responde os e-mails. Existe alguma outra maneira de descobrir esta informação?
  • @deborahaquino sendo sua avó a portuguesa é obrigatória a transcrição de casamento.
  • Tem alguma forma de saber se a transcrição foi feita sem precisar ligar para a conservatória?
  • @pessoALL a 4ª CRC aceita via CTT? Entre Tondela - 4ªCRC e a velha conhecida Ponta Delgada, qual é a mais rápida? Todas são o mesmo padrão?
  • Alguém vai hoje ou amanhã (06/04/2018) na 4crc? Preciso de um favor!
  • Alguém sabe dizer, se a 4ª Conservatoria deixa para resgatar o vale postal no último dia? Meu vale vence amanhã e até agora eles nao retiraram na CTT.
    O que acontece se passar a validade?
    Estou tentando ligar para 4CRC mas eles não atendem!
  • @danielgpb ja tentou enviar um e-mail.?

    civil4.porto@irn.mj.pt
  • @vlad Pen já mandei e-mail e liguei.l, porém o CTT (correios de Portugal) me informou que eles sacaram hoje o vale postal. Deixaram para sacar no último dia de validade.
  • @Andreagf em quantos dias a 4° CRC te agendou, da data do seu comparecimento?
  • @Alessa, da última vez que estive lá (final de março/2018) estavam agendando para 1 semana depois.
  • @Andreagf em quanto tempo ficou pronto? Conhece alguma conservatória que atenda sem agendamento ? Tenho 2 semanas e ainda pretendo dar entrada na atribuição.
  • @Alessa ja tentou enviar e-mail para 4Crc ou ligar?

    4.ª Conservatória do Registo Civil do Porto. Rua do Cunha, n.º 404 4200-250 Porto. HORÁRIO. Das 9h às 16h. CONTACTOS. civil4.porto@irn.mj.pt · (351)225088826.
  • AndreagfAndreagf Member
    editado April 2018
    @Alessa, depois que vc dar entrada na transcrição, a mesma fica pronta de um dia para o outro. É bem rápido!
  • @Vlad Pen, antes de ir pela primeira vez na 4ªCRC, eu tentei ligar mil vezes e nunca ninguém atendeu. Também enviei vários emails, inclusive solicitando o agendamento para o dia que eu chegaria lá em Porto, pq estava na mesma situação que a @Alessa, queria dar entrada na transcrição e na atribuição da minha mãe e não tinha mt tempo, mas nunca responderam meu e-mail.
    Ao ser atendida na Conservatória, comentei com a sra que me atendeu e ela me pediu desculpas e me informou que não estavam atendendo telefone e nem respondendo e-mails, pq estavam com mt trabalho. E que o agendamento está sendo feito somente de maneira presencial na conservatória.
    De qq maneira, acho que vale a pena tentar contato com a Conservatória, @Alessa, como o @Vlad Pen sugeriu... seja por e-mail ou por telefone.
  • AndreagfAndreagf Member
    editado April 2018
    @Alessa eu acho que 2 semanas é um tempo muito bom! Se vc conseguir agendar na 4ªCRC para uma semana depois, está super tranquilo! Depois que vc der entrada na transcrição, no dia seguinte você já pode pegar a mesma e pode dar entrada na atribuição no mesmo dia, se for dar entrada pelo ACP. As duas conservatórias são mt próximas e no ACP vc não precisa agendar. Muito tranquilo! :)
  • É, realmente tentei por e-mail e telefone e não consegui, mas foi super útil seu relato, Andrea, me tranquilizou. Muito obrigada, @andreagf e @Vlad pen
  • @Alessa por nada!
    Vai dar td certo! ;)
  • Mandei email para a 4a crc do Porto perguntando se poderia fazer a transcrição de meu casamento por correio, ao que me responderam positivamente. Providenciei oas certidões e já paguei o vale postal.
    Ocorre q enviei outros 2 emails p informar o pgto do vale postal e questionar se poderia aproveitar a oportunidade para dar entrada tb no pedido de cidadania de minha filha, mas não obtive resposta. Tentei ligar para lá diversas vezes e ninguém atende... Enfim, estou com tudo pronto p enviar mas fiquei insegura. O que me aconselham?
  • @deniwh a 4ªCRC do Porto não faz processo de cidadania, pelo que sei...
    Para processo de cidadania, envie os documentos para ACP que está bem rápida no momento.
  • Pípou67Pípou67 Member
    editado April 2018
    Bom dia, li o tópico todo e me foi muito útil. Parece que a falta de agenda para transcrição de casamentos no Consulado do RJ está obrigando a todos a ter que recorrerem diretamente a Portugal.
    Mas fiquei com algumas dúvidas. Se alguém puder se dispor a respondê-las, de ante-mão, me desculpo pelo trabalho, mas muito agradeceria.

    1- Sou filho de portugueses e tirei minha nacionalidade nos anos 90, mas não sei o número nem o local do assentamento. Imagino que seja em Lisboa. Posso informar o número do meu cartão cidadão no lugar do assentamento? Se não puder, como faço para descobrir essa informação?

    2- Aqui no Brasil, do site do consulado de SP, consta que as certidões de nascimento e casamento podem ter até um ano de emitidas. Vi que no Porto, a Conservatória pede com 6 meses. A certidão com 9 meses de emitida é motivo de indeferimento ou será que passa?

    3- O que seria legalizar as certidões de inteiro teor no consulado? Mesmo emitidas com o protocolo de Haia, é preciso fazer isso? Se necessário, como fazê-lo? Nos serviços on line do consulado do RJ não vejo nenhum link com esse serviço.

    4- o vale postal é nominal? Se for, basta informar que é em favor da 4ª CONSERVATÓRIA DO REGISTO CIVIL DO PORTO?

    5- Por último, se não estou enganado, ouvi afirmações discrepantes sobre ser ou não necessário averbar o casamento para poder atribuir a cidanania ao filho. No consulado, me informaram que é necessário.

    6- Moro não RJ. Mas se eu não estiver com pressa, vale a pena fazer por São Paulo? Parece que lá também é possível enviar a documentação pelos correios... Não consegui ver se precisaria comparecer no Consulado para averbar o casamento.
  • @Pipou67

    1-oO nr do cartão cidadão nao serve.Envie um e mail para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt

    2-Na 4a Crc é exigida q tenha até 6 meses ,vc pode enviar para Ponta Delgada tb.o

    3-Não precisa legalizar no consulado.

    4-O Vale vai para IRN,IP e o endereço da Conservatória

    5-Sendo o pai o português e fazendo pela conservatória ACP , não é necessário.

    6 Vc pode enviar a documentação pelo Correio de qualquer região.
  • Vlad Pen
    Muito agradecido pelos esclarecimentos.
  • Eu e minha esposa tentamos a transcrição de casamento na 4 crc com uma certidão de nascimento com 7 meses, negaram.

    Tive que fazer outra no Brasil. Segundo a conservadora, o prazo de 6 meses é uma orientação que o Consulado do Brasil dá para eles (palhaçada).

    A certidão de casamento segundo eles não tem validade.

    A única vantagem que ela fez depois de "chorarmos" é que poderíamos tirar uma nova sem apostilar, ela usaria o apostilamento da certidão "vencida" para validar.
  • @Pipou67, com relação à validade das certidões, é exatamente como o @Rafael Rocha Lima comentou acima.

    A certidão de nascimento do cônjuge brasileiro deve ter sido emitida, necessariamente, há menos de 6 meses. E sim, este é um motivo de indeferimento.

    A certidão de casamento, segundo me informaram na mesma conservatória, não tem validade.
    A minha experiência foi que dei entrada na transcrição de casamento dos meus pais, pessoalmente nesta CRC, no mês passado, com uma certidão de casamento emitida há 11 meses e tudo bem!
  • bom dia, estou querendo fazer a transcricao do casamento dos meus bisavos pessoalmente na 4a CRC...minha avo (filha deles) que vai assinar o documento, eu só vou entregar...minha duvida é: preciso da certidao de obito deles tambem??ou basta as de nascimento e casamento junto com o rg da minha avo?obrigada
  • @BrunaAndrade não é necessária a certidão de óbito. A 4Crc pede agendamento. Uma dica é vc tentar em Amarante..parece q a transcrição fica pronta em 2 dias.
  • dayanapsdayanaps Member
    editado April 2018
    @marcia

    Ola. Estou ainda tentando fazer a transcrição do casamento de meus bisavós.

    a 4 CRC porto, me enviou o seguinte email, contendo a seguinte resposta em anexo


    EMAIL RECEBIDO DO 4CRC PORTO
    ____________________________________________________
    4a Conservatória do Registo Civil Porto
    Despacho

    Processo Preliminar de publicações n° 473/2018
    - Da certidão de casamento a transcrever consta que o nubente Eduardo Lopes dos Santos
    nasceu a 11 de fevereiro de 1901. enquanto que do Registo Civil Português decorre que o indicado nubente nasceu a 20 de janeiro de 1901. Assim, deverá o interessado pronunciar-se sobre tal divergência , declarando o que lhe houver por conveniente e/ou juntar documentos a esclarecer o indicado.
    - Decorre do certificado de notoriedade emitido no âmbito do processo de suprimento de certidão n.° 472/2018, associado ao presente processo, que a nubente Deolinda Moura é filha de Antonio Moura e de Emilia Martins. Confrontada a certidão de casamento, ora junta, que baseará a presente transcrição de casamento, verifica-se que a indicada nubente é filha de Antonio Moura e de Emilia Pedro Martins. Assim, deverá o interessado pronunciar-se sobre tal divergência , declarando o que lhe houver por conveniente e/ou juntar documentos a esclarecer o indicado.

    Notifique.
    Data: 8 de Fevereiro de 2018
    O/A Conservador-Auxiliar, Maria Vitória G. Andrade e Silva, Em substituição legal
    ________________________________________________

    Eu enviei um email com a seguinte resposta, porém eles nao responderam. Talvez nem tenha lido o email.
    Devo enviar essa resposta por carta para lá?

    Eles nao respondem email e nao atendem telefone. E duas pessoas me confirmaram que o 4 CRC Porto so atende por correio ou pessoalmente. Nada de telefone ou emails.



    SEGUE MINHA RESPOSTA A ELES POR EMAIL. HÁ MAIS DE 1 MES.
    ________________________________________________-
    Prezado, bom dia

    Segue a resposta a notificação do processo n. 473/2018


    - Em se tratando de hierarquia de documentos, a data de nascimento 20 de janeiro de 1901 conforme na certidão de nascimento portuguesa de Eduardo Lopes dos Santos, é o que deve constar na transcrição do casamento. Visto se tratar de um documento mais antigo a celebração.

    - Deolinda Moura é filha de Antonio Moura e Emilia Martins. Em todos os documentos anteriores e posteriores a data do casamento, sua mãe se apresentou como Emilia Martins. Envio em anexo a certidão de nascimento portuguesa de sua irmã mais velha Maria Emília, filha de Antonio Moura e Emilia Martins. Envio também a certidão de óbito de Deolinda Moura, e de seu filho Joaquim Lopes dos Santos.

    - O casamento celebrado em Nova Iguaçu - RJ, em 1928. Possuía o código civil brasileiro vigente de 1916. Segundo o Art. 180 Os nubentes poderiam se casar apresentado uma prova equivalente a certidão de idade. Sendo assim, bastava uma declaração como prova dos dados pessoais e a declaração de duas testemunhas para que o casamento fosse celebrado.



    Com os melhores cumprimentos
    Roberto da Silva Santos



    Alguem pode me dar uma luz? O processo de suprimento de certidao foi aceito. Agora estou nesse impasse para resolver a transcriçao do casamento
  • Boa tarde,
    o que quer dizer no formulário da 4a do Porto "Declara ainda ter conhecimento de que, relativamente aos casamentos celebrados após o dia 1 de Junho de 1967, poderá ser aplicado ao casamento o regime imperativo da separação de bens."
    Que tipo de impacto isso tem para os nubentes?
    Obrigada
  • @Juliana...não tem impacto algum
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.