meu conselho: mesmo que os noivos tenham apresentado APENAS uma declaração, peça ao cartório para obtê-la. Pode mencionar "uma virgula" que muda todo o rumo da procura.
Procure na igreja Matriz, no casamento do religioso, algum documento apresentado ao se casar... ou declaração, pelo mesmo motivo, o "pelo" do (ou no) ovo pode fazer toda a diferença.
Enquanto isso... vou procurando também. Ao achar... tem uma logística "chatinha" (e que já passei por isso), para conseguir a certidão do jeito que tem que ser para vc conseguir retificar por aqui.
Parabéns pela paciência e eficiência na pesquisa pelos registros.
===
Esse casamento religioso é mais uma prova de que o erro deve ser no "Biancosi" na certidão do filho do português.
Mas, sempre é melhor ter a certeza procurando os registros italianos no FS ou CHF.
===
Vc tb tem a opção de retificar o nascimento do filho com ambos os casamentos (civil e religioso).
E depois disso, retificar a certidão do neto com os casamentos + a certidão retificada do filho.
É algo a se verificar no cartório, a meu ver.
Mas, primeiro, é sempre bom pesquisar a tese do aportuguesamento de nome (em comunidades sobre cidadania italiana, por exemplo) ou a tese de ser uma irmã, por exemplo, o que eu acho menos provável.
Graças aos achados da @mabego , acho que ficou definido que o sobrenome da italiana é Bianchon que, eu acredito que tenha o mesmo som de Bianconi.
@Cinthialemos se vir no assento de casamento católico, fala habilitados canonicamente, procure junto do pároco dessa paroquia, saber se ainda tem a habilitação canonica, quem sabe está la o batismo da teresa/pierina
Muito obrigada pelo esforço e atenção no meu caso, vocês são ótimos.
Então com relação a declaração, na verdade o que o cartório quis dizer é que somente declararam, eles não tem arquivado nada daquela época, infelizmente.
Referente a irmãos, também não sabemos se ela teve ou não.
tente sim com a igreja de Amparo. Se não me engano Amparo faz parte da Diocese de Campinas.
Minha avó era portuguesa e meu avô italiano.
Vc vai precisar, para retificar as subsequentes, a certidão de nascimento italiana emitida pelo comune (ou archivio di stato) e apostilada pela prefettura (órgão que não é a prefeitura apesar da semelhança do nome).
Vc vai precisar traduzir e juramentar. Registrar essa documentação estrangeira no CDT (se vc estiver em São Paulo), para só depois conseguir retificar.
Retifiquei 15 certidões... trabalhoso, mas necessário.
Ou... se vc tiver MUITA sorte e o oficial do cartório ser muito legal e retificar com outras certidões... improvável mas não impossível.
Boa noite a todos. Abri um novo tópico desnecessariamente. Depois que achei esse. Solicitarei a moderação o fechamento do mesmo. Eis minha dúvida: meu pai é filho de português, mas não foi registrado. No documento de identidade dele, em filiação, o nome do pai está em branco. Único documento que ele possui é essa certidão em anexo. Gostaria de saber, se nesse caso é possível ele solicitar a cidadania portuguesa e quais seriam os primeiros passos. Não sei por onde começar. Agradeço a ajuda de todos antecipadamente.
Eis minha dúvida: meu pai é filho de português, mas não foi registrado.
Vc tem certeza disso?
Pode ser um caso de registro tardio ou um batismo.
Casos de ausência (total) de registros são raros.
Informe o município/bairro onde o seu pai cresceu, que podemos te dar opções de busca.
Com isso, vc pode buscar por algum registro no Familysearch ou em um CHF da sua região.
===
O português não é mencionado de nenhuma forma no nascimento do filho?
Quem declarou o nascimento? Quem é mencionado no registro? Quem ficou de fora?
Se realmente foi um caso de ausência total, creio que não terá direito à nacionalidade, por não conseguir conprovar o elo.
Mas, é um caso raro. Eu nunca vi um caso desses pir squi.
Há casos de registros tardios - feitos por obrigação legal, como casamento ou trabalho.
Se for o seu caso e houve um registro tardio feito na menoridade do registrado (até 21 anos), de acordo com a lei brasileira da época (Código Civil de 1916), o uso é possível e Portugal deve pedir uma justificativa para o registro tardio.
Caso não haja registro ou se ele foi feito na maioridade, vc terá que acompanhar os projetos de lei que visam a revogação ou flexibilização do art.14 da Lei da Nacionalidade portuguesa.
Se tais eventos ocorrerem, é possível que haja uma chance no pedido, mesmo com um registro tardio.
@guimoss Obrigado pela resposta. Meu pai nasceu e cresceu na cidade de Piratini, interior do Rio Grande do Sul, região da campanha. Ele não tem certidão de batismo até onde eu saiba. Vou ter que correr atrás disso também. Única coisa que tenho dele é a identidade, e nela consta PAI AUSENTE. Creio que quem declarou o nascimento dele, foi a mãe, brasileira e já falecida e que até onde sei, nunca foi casada com o português, meu avô, no caso.
@guimoss Muito obrigado pela atenção. Conversando com meu pai, ele disse não tem nenhum vínculo documentado com meu "avô". Que ele e a irmã, foram filhos fora do casamento, e nada foi registrado, por causa de herança, segundo ele. Batismo dele foi feito pela madrinha. Ele disse que tem a certidão de nascimento e batismo mas em nenhum desses documentos, o português é mencionado. Então acho que é caso perdido. Mesmo assim, fico agrecido pela ajuda. Alguma novidade, volto a postar. Abraços!!!
@emanoelmadruga Se algum dos irmãos do seu pai, filhos legítimos tirar a nacionalidade portuguesa, e o seu pai conseguir comprovar que é filho dele, ele conseguirá a nacionalidade portuguesa, mas só por meio de um processo judicial. Isto porque em 1977 saiu uma lei que proibiu qualquer distinção entre filhos nascidos dentro ou fora do casamento, que alguns tribunais entendem que prevalece sobre aquela determinação que o filho tem se ser reconhecido na menoridade.
Como alguns de vocês sabem, estou em processo de cidadania portuguesa. Contudo o Consulado de Portugal aqui em Recife / PE. Solicitou a Certidão de Casamento dos meus avós e a Certidão de Nascimento de minha Avó (Já falecida). Pois, meu avô Português (Já falecido) nunca informou a Portugal que era casado aqui no Brasil e que havia constituído família aqui. Com isso, o Consulado esta solicitando esses documentos.
Porem eu já estou com a Certidão de Casamento dos meus avós, mas o impasse é que não estou encontrando a Certidão de Nascimento de minha avó. (Ninguém da minha família tem esse documento). A única pessoa que poderia ajudar é a minha tia, que encontra-se viva, mas ela tem esquecimento e não se lembra, pois, esses documentos foram perdidos no decorrer dos anos, devido a diversas mudanças de casa em casa. Alguém poderia me ajudar?Por Favor! É muita Burocracia.
Eu sou neto legítimo, estou com todos os documentos que comprovam que sou neto e tenho direito a cidadania portuguesa, por causa dessa informação de casamento deles, esta acontecendo essa burocracia toda. onde ao meu ver, o que importa é que meu avô teve filhos aqui no Brasil, teve netos e que os netos tem direito a cidadania conforme comprovação de documentos, então, porque tanta burocracia? Onde na Relação de Cidadania Portuguesa para Neto, não pede em nenhum momento Certidão de Casamento dos avós e Certidão de Nascimento da Cônjuge Brasileira.
Consulado pede mais documentos e é mais burocrático... Faça direto em Portugal, como todos aqui.
A documentação deve estar de acordo com o que Portugal pede. Certidão de casamento é para estabelecer a filiação nas certidões subsequentes. Precisa ver como está sua documentação.
@mabego eu fui da entrada no processo no Consulado de Portugal em Recife / PE. Pois, tudo pra mim é novo, estou fazendo conforme diversas pesquisas e ajuda de vocês.
Porem, todas as documentações, formulário e a taxa de 175,00 € euros paga está comigo ainda. O consulado ainda não iniciou o processo, pois, quando eu fui dar entrada na documentação, o consulado solicitou a certidão de casamento de meu avô com minha avó: Alfeu Augusto Magalhaes Taveira (Português já falecido) e a de nascimento de minha avó Nadir Ferreira de Magalhaes Taveira (Nome de Casada) (Já falecida) Brasileira.
Porem na certidão de nascimento de minha mãe Graça Maria Magalhães Taveira (Também já falecida), a declarante foi minha avó, pois, meu avô era comerciante na época e quem foi registrar a minha mãe foi a minha avó Nadir Taveira quando minha mãe já tinha 10 anos de idade, pois a minha avó teve no total de 14 filhos, no entanto apenas 5 resistiram, os outros faleceram ainda recém nascidos, por isso que demorou tanto pra registrar a minha mãe. por esse motivo minha mãe só foi registrada aos 10 anos de idade, até que tiveram que pagar uma taxa para registrar minha mãe na época devido ao atraso.
Por isso, estou vindo aqui pedir a ajuda de vocês para encontrar essa certidão de nascimento de minha avó conforme dados abaixo:
Nadir Ferreira Magalhaes Taveira (Nome de Casada)
Nadir Bandeira Ferreira Magalhaes (Nome de Solteira)
Data de Nascimento: 28/02/1916
Cidade: Recife / PE.
*Se eu tivesse o CPF seria também mais fácil, contudo, como não tenho, fica mais difícil a busca. Vocês sabe como consigo o CPF de alguém que já faleceu? para eu pesquisar e encontrar o cpf de minha avó.
Você acha devo enviar a documentação direto pra Portugal? E como faço isso?
@mabego verifiquei todas as pessoas 1 delas é casado com minha prima. Os demais eu não conheço mas enviei mensagem. Contudo gostaria de um conselho seu: Você acha devo enviar a documentação direto pra Portugal? E como faço isso?
"verifiquei todas as pessoas 1 delas é casado com minha prima. Os demais eu não conheço mas enviei mensagem. Contudo gostaria de um conselho seu: Você acha devo enviar a documentação direto pra Portugal? E como faço isso?"
que ótimo... fale com ele.
Aqui, recomendamos que o processo seja enviado direto para Portugal. Poucas pessoas o fazem pelo consulado, já que ele é mais burocrático e só serve de intermediador entre o requerente e Portugal.
@JaimeRodrigues se não encontrar mesmo o nascimento da sua avó, faça a transcrição em Portugal, com o processo de supressão de nascimento do nubente estrangeiro. paga 120 eur da transcrição + 100 da supressão
Comentários
@mabego
A certidão de casamento não tenho comigo, apenas os dados que o Cartório me passou,
Casaram dia 24/09/1904 em Amparo
Eles casaram e tiveram os filhos em Amparo SP
Ela não mudou o nome de solteira
Pierina Bianconi como na certidão
Pai: Antonio Bianconi
Mãe: Anna Bianconni
Consta apenas a nacionalidade Italiana
Nascimento em 15/09/1886
Falecimento em 15/06/1974 em Embu das Artes
Caso estas informações ajudem.
Agradeço,
Cinthia
@Cinthialemos
casamento:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-HM9J-VY?i=130&cc=2177299&cat=183081
imagem 131
Ela é de Treviso, ainda tentando descobrir a localidade do nascimento
@mabego
São eles sim, que ótimo que conseguiu achar, obrigada! O nome esta Pierina Bianconi também.
Acredito que Thereza esteja errado ou "aportuguesado" nas outras certidões
@Cinthialemos
meu conselho: mesmo que os noivos tenham apresentado APENAS uma declaração, peça ao cartório para obtê-la. Pode mencionar "uma virgula" que muda todo o rumo da procura.
Procure na igreja Matriz, no casamento do religioso, algum documento apresentado ao se casar... ou declaração, pelo mesmo motivo, o "pelo" do (ou no) ovo pode fazer toda a diferença.
Enquanto isso... vou procurando também. Ao achar... tem uma logística "chatinha" (e que já passei por isso), para conseguir a certidão do jeito que tem que ser para vc conseguir retificar por aqui.
o óbito dela... menciona Veneza.
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS6Z-799J-9?i=86&cc=2765317&cat=2658559 imagem 87
@mabego https://it.wikipedia.org/wiki/Provincia_di_Treviso veja o menu "comuni" o que acha que está escrito antes de provincia de Trevisi?
@mabego
Grande achado!
Parabéns pela paciência e eficiência na pesquisa pelos registros.
===
Esse casamento religioso é mais uma prova de que o erro deve ser no "Biancosi" na certidão do filho do português.
Mas, sempre é melhor ter a certeza procurando os registros italianos no FS ou CHF.
===
Vc tb tem a opção de retificar o nascimento do filho com ambos os casamentos (civil e religioso).
E depois disso, retificar a certidão do neto com os casamentos + a certidão retificada do filho.
É algo a se verificar no cartório, a meu ver.
Mas, primeiro, é sempre bom pesquisar a tese do aportuguesamento de nome (em comunidades sobre cidadania italiana, por exemplo) ou a tese de ser uma irmã, por exemplo, o que eu acho menos provável.
Graças aos achados da @mabego , acho que ficou definido que o sobrenome da italiana é Bianchon que, eu acredito que tenha o mesmo som de Bianconi.
Abraços às duas.
@Cinthialemos se vir no assento de casamento católico, fala habilitados canonicamente, procure junto do pároco dessa paroquia, saber se ainda tem a habilitação canonica, quem sabe está la o batismo da teresa/pierina
@nunogomes
graças à letra HORROROSA do pároco (sempre eles... pro bem ou pro mal, rsrsrs) não consigo decifrar o comune.
Mas... vamos achar
@Cinthialemos
Ela teve irmãos homens???
@mabego
Muito obrigada pelo esforço e atenção no meu caso, vocês são ótimos.
Então com relação a declaração, na verdade o que o cartório quis dizer é que somente declararam, eles não tem arquivado nada daquela época, infelizmente.
Referente a irmãos, também não sabemos se ela teve ou não.
@nunogomes
Estou tentando contato com a igreja de Amparo para ver o que consigo também.
@guimoss
Estou em contato com o cartório para saber o que preciso para retificar as certidões nascimento de meu avô e do meu pai.
Vou ver se é possível retificar somente com estas certidões casamento civil e religioso.
E neste caso se conseguir retificar, posso usar a certidão de casamento para fixar o nome dos pais? Dai nem precisaria do óbito?
Abraços e obrigada!
@Cinthialemos
tente sim com a igreja de Amparo. Se não me engano Amparo faz parte da Diocese de Campinas.
Minha avó era portuguesa e meu avô italiano.
Vc vai precisar, para retificar as subsequentes, a certidão de nascimento italiana emitida pelo comune (ou archivio di stato) e apostilada pela prefettura (órgão que não é a prefeitura apesar da semelhança do nome).
Vc vai precisar traduzir e juramentar. Registrar essa documentação estrangeira no CDT (se vc estiver em São Paulo), para só depois conseguir retificar.
Retifiquei 15 certidões... trabalhoso, mas necessário.
Ou... se vc tiver MUITA sorte e o oficial do cartório ser muito legal e retificar com outras certidões... improvável mas não impossível.
(vc tem a inteiro teor do casamento?)
@Cinthialemos
Vc pesquisou no CHF?
Com as informações que a @mabego forneceu a busca deve ficar mais fácil.
===
Eu tb procuraria o batismo do filho da portuguesa em uma margem de erro de 1 ano para mais e para menos do registro civil.
Busque na igreja do casamento.
Se o nome dela constar como pierina, a retificação fica bem mais provável.
E vc diminuiria as demais burocracias do lado italiano.
===
Vc pode usar o casamento religioso, para fixar o nome, se ele nao for divergente com o batismo do português.
Me parece a opção mais adequada.
Peça uma versão narrativa na igreja, reconheça a firma do pároco em cartório e apostile*.
* Geralmente não seria necessário o apostilamento, mas como é uma certidão diferente, eu nao correria o risco.
Por favor, nos deixe informados sobre o seu caso.
Abraços
Boa noite a todos. Abri um novo tópico desnecessariamente. Depois que achei esse. Solicitarei a moderação o fechamento do mesmo. Eis minha dúvida: meu pai é filho de português, mas não foi registrado. No documento de identidade dele, em filiação, o nome do pai está em branco. Único documento que ele possui é essa certidão em anexo. Gostaria de saber, se nesse caso é possível ele solicitar a cidadania portuguesa e quais seriam os primeiros passos. Não sei por onde começar. Agradeço a ajuda de todos antecipadamente.
@emanoelmadruga
Eis minha dúvida: meu pai é filho de português, mas não foi registrado.
Vc tem certeza disso?
Pode ser um caso de registro tardio ou um batismo.
Casos de ausência (total) de registros são raros.
Informe o município/bairro onde o seu pai cresceu, que podemos te dar opções de busca.
Com isso, vc pode buscar por algum registro no Familysearch ou em um CHF da sua região.
===
O português não é mencionado de nenhuma forma no nascimento do filho?
Quem declarou o nascimento? Quem é mencionado no registro? Quem ficou de fora?
Se realmente foi um caso de ausência total, creio que não terá direito à nacionalidade, por não conseguir conprovar o elo.
Mas, é um caso raro. Eu nunca vi um caso desses pir squi.
Há casos de registros tardios - feitos por obrigação legal, como casamento ou trabalho.
Se for o seu caso e houve um registro tardio feito na menoridade do registrado (até 21 anos), de acordo com a lei brasileira da época (Código Civil de 1916), o uso é possível e Portugal deve pedir uma justificativa para o registro tardio.
Caso não haja registro ou se ele foi feito na maioridade, vc terá que acompanhar os projetos de lei que visam a revogação ou flexibilização do art.14 da Lei da Nacionalidade portuguesa.
Se tais eventos ocorrerem, é possível que haja uma chance no pedido, mesmo com um registro tardio.
Mas, nesse ponto, é só especulação.
Boa sorte no seu caso!
Abraços
@guimoss Obrigado pela resposta. Meu pai nasceu e cresceu na cidade de Piratini, interior do Rio Grande do Sul, região da campanha. Ele não tem certidão de batismo até onde eu saiba. Vou ter que correr atrás disso também. Única coisa que tenho dele é a identidade, e nela consta PAI AUSENTE. Creio que quem declarou o nascimento dele, foi a mãe, brasileira e já falecida e que até onde sei, nunca foi casada com o português, meu avô, no caso.
@emanoelmadruga
Deixe os dados com filiação das pessoas que vc precisa achar que o fórum olha para vc.
Informe datas rb e cuidado com dados privados.
Enquanto isso, pesquise em um CHF, os registros civis da cidade:
https://www.familysearch.org/search/catalog/results?count=20&placeId=210927&query=%2Bplace%3A%22Brazil%2C%20Rio%20Grande%20do%20Sul%2C%20Piratini%22
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/20352/centros-historicos-da-familia-o-que-fazer-com-os-registros-bloqueados#latest
Se vc informar o seu municipio, eu vejo os mais proximos dd vc.
Eu entraria em contato com a Diocese e igrejas locais tb.
Olhe o um dos topicos fixos sobre a marcação de foristas.
Abraços
@guimoss Muito obrigado pela atenção. Conversando com meu pai, ele disse não tem nenhum vínculo documentado com meu "avô". Que ele e a irmã, foram filhos fora do casamento, e nada foi registrado, por causa de herança, segundo ele. Batismo dele foi feito pela madrinha. Ele disse que tem a certidão de nascimento e batismo mas em nenhum desses documentos, o português é mencionado. Então acho que é caso perdido. Mesmo assim, fico agrecido pela ajuda. Alguma novidade, volto a postar. Abraços!!!
@emanoelmadruga Se algum dos irmãos do seu pai, filhos legítimos tirar a nacionalidade portuguesa, e o seu pai conseguir comprovar que é filho dele, ele conseguirá a nacionalidade portuguesa, mas só por meio de um processo judicial. Isto porque em 1977 saiu uma lei que proibiu qualquer distinção entre filhos nascidos dentro ou fora do casamento, que alguns tribunais entendem que prevalece sobre aquela determinação que o filho tem se ser reconhecido na menoridade.
Pessoal, Boa Noite / Bom Dia.
Como alguns de vocês sabem, estou em processo de cidadania portuguesa. Contudo o Consulado de Portugal aqui em Recife / PE. Solicitou a Certidão de Casamento dos meus avós e a Certidão de Nascimento de minha Avó (Já falecida). Pois, meu avô Português (Já falecido) nunca informou a Portugal que era casado aqui no Brasil e que havia constituído família aqui. Com isso, o Consulado esta solicitando esses documentos.
Porem eu já estou com a Certidão de Casamento dos meus avós, mas o impasse é que não estou encontrando a Certidão de Nascimento de minha avó. (Ninguém da minha família tem esse documento). A única pessoa que poderia ajudar é a minha tia, que encontra-se viva, mas ela tem esquecimento e não se lembra, pois, esses documentos foram perdidos no decorrer dos anos, devido a diversas mudanças de casa em casa. Alguém poderia me ajudar? Por Favor! É muita Burocracia.
Eu sou neto legítimo, estou com todos os documentos que comprovam que sou neto e tenho direito a cidadania portuguesa, por causa dessa informação de casamento deles, esta acontecendo essa burocracia toda. onde ao meu ver, o que importa é que meu avô teve filhos aqui no Brasil, teve netos e que os netos tem direito a cidadania conforme comprovação de documentos, então, porque tanta burocracia? Onde na Relação de Cidadania Portuguesa para Neto, não pede em nenhum momento Certidão de Casamento dos avós e Certidão de Nascimento da Cônjuge Brasileira.
Bom Dia
Alguém poderia me ajudar na solicitação da informação acima?
@JaimeRodrigues
Está fazendo o processo pelo consulado?
Consulado pede mais documentos e é mais burocrático... Faça direto em Portugal, como todos aqui.
A documentação deve estar de acordo com o que Portugal pede. Certidão de casamento é para estabelecer a filiação nas certidões subsequentes. Precisa ver como está sua documentação.
( @Admin o link fixo da lista básica de netos?)
Alguém poderia me ajudar na solicitação da informação acima?
sim, poderíamos... mas vc tem que colocar os dados de quem vc procura.
@mabego todos os links estão no tópico fixo na página de entrada.
@mabego eu fui da entrada no processo no Consulado de Portugal em Recife / PE. Pois, tudo pra mim é novo, estou fazendo conforme diversas pesquisas e ajuda de vocês.
Porem, todas as documentações, formulário e a taxa de 175,00 € euros paga está comigo ainda. O consulado ainda não iniciou o processo, pois, quando eu fui dar entrada na documentação, o consulado solicitou a certidão de casamento de meu avô com minha avó: Alfeu Augusto Magalhaes Taveira (Português já falecido) e a de nascimento de minha avó Nadir Ferreira de Magalhaes Taveira (Nome de Casada) (Já falecida) Brasileira.
Porem na certidão de nascimento de minha mãe Graça Maria Magalhães Taveira (Também já falecida), a declarante foi minha avó, pois, meu avô era comerciante na época e quem foi registrar a minha mãe foi a minha avó Nadir Taveira quando minha mãe já tinha 10 anos de idade, pois a minha avó teve no total de 14 filhos, no entanto apenas 5 resistiram, os outros faleceram ainda recém nascidos, por isso que demorou tanto pra registrar a minha mãe. por esse motivo minha mãe só foi registrada aos 10 anos de idade, até que tiveram que pagar uma taxa para registrar minha mãe na época devido ao atraso.
Por isso, estou vindo aqui pedir a ajuda de vocês para encontrar essa certidão de nascimento de minha avó conforme dados abaixo:
Nadir Ferreira Magalhaes Taveira (Nome de Casada)
Nadir Bandeira Ferreira Magalhaes (Nome de Solteira)
Data de Nascimento: 28/02/1916
Cidade: Recife / PE.
*Se eu tivesse o CPF seria também mais fácil, contudo, como não tenho, fica mais difícil a busca. Vocês sabe como consigo o CPF de alguém que já faleceu? para eu pesquisar e encontrar o cpf de minha avó.
Você acha devo enviar a documentação direto pra Portugal? E como faço isso?
Conto com a ajuda de vocês.
@JaimeRodrigues
entre em contato com o dono desta árvore...
https://www.familysearch.org/tree/person/details/LCPD-S8Z
@mabego o dono dessa árvore sou eu mesmo. Porém não encontro a certidão de nascimento.
@JaimeRodrigues
existe várias pessoas que indexaram documentos. Já falou com cada uma delas?
@mabego verifiquei todas as pessoas 1 delas é casado com minha prima. Os demais eu não conheço mas enviei mensagem. Contudo gostaria de um conselho seu: Você acha devo enviar a documentação direto pra Portugal? E como faço isso?
@mabego Você sabe como consigo o CPF de alguém que já faleceu? Para eu pesquisar e encontrar o cpf de minha avó.
@JaimeRodrigues
"verifiquei todas as pessoas 1 delas é casado com minha prima. Os demais eu não conheço mas enviei mensagem. Contudo gostaria de um conselho seu: Você acha devo enviar a documentação direto pra Portugal? E como faço isso?"
que ótimo... fale com ele.
Aqui, recomendamos que o processo seja enviado direto para Portugal. Poucas pessoas o fazem pelo consulado, já que ele é mais burocrático e só serve de intermediador entre o requerente e Portugal.
Tem posts fixos dentro deste tópico abaixo...
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17610/guias-e-informacoes-uteis-comece-aqui#latest
"Você sabe como consigo o CPF de alguém que já faleceu? Para eu pesquisar e encontrar o cpf de minha avó."
que eu saiba, o CPF é cancelado no momento do falecimento.
@JaimeRodrigues se não encontrar mesmo o nascimento da sua avó, faça a transcrição em Portugal, com o processo de supressão de nascimento do nubente estrangeiro. paga 120 eur da transcrição + 100 da supressão
@guimoss dê uma olhada aqui