Neto de português precisa fazer transcrição de casamento ou óbito para dar entrada no processo?

12346

Comentários

  • editado September 2021

    @marcelo1987

    A bisavó é brasileira ou portuguesa? Onde se casou? Quem foi o declarante na certidão de sua avó?

    Entenda que você precisa comprovar o nome do bisavô português usado na maioridade (a certidão só traz o primeiro nome), e para isso pode precisar mandar uma certidão de casamento ou óbito.

    Onde esse bisavô se casou? A esposa era brasileira ou portuguesa? Quem foi o declarante na certidão de sua avó e com que idade? Sua avó ainda está viva?

    leia aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/260765/#Comment_260765

  • @marcelo1987 , seu avô casou em Portugal?

    Quem foi o declarante do nascimento do filho(a) que nasceu no Brasil?

  • @gandalf e @Leticialele

    A bisavó era brasileira. Casaram no Brasil. O declarante da minha avó foi o pai dela, meu bisavô português. Portanto, os documentos serão os que seguem abaixo, certo?

    Certidão de bastismo do bisavô, que estou solicitando junto ao arquivo distrital de Viseu - Original narrativa certificada;

    Certidão de casamento do bisavô, para constar o nome completo - Inteiro Teor - digitada e apostilada;

    Transcrição de casamento, pois a bisavó era brasileira e o casamento foi no Brasil - Solicitada junto ao Consultado do RJ ou Santos.

  • @marcelo1987

    Tendo a transcrição do casamento, pode mandar somente a transcrição, onde já consta o nome completo na maioridade.

    Por ser somente para comprovação do nome, a certidão de casamento do bisavô não precisa ser apostilada. O apostilamento é opcional, mas nesse caso não precisa nem a certidão.

  • marcelo1987marcelo1987 Member
    editado September 2021

    @gandalf

    Sobre a certidão de batismo do bisavô, eu entendi que precisa ser enviada, pois ela encontra-se nos arquivos distritais, por isso estou solicitando.

    Agora para os documentos da minha avó, preciso da Certidão de Casamento - Inteiro teor transcrita, digitada e apostilada, seria isso? e para encerrar, a minha mãe, neta do português, precisa enviar a Certidão de Nascimento - Inteiro Teor Digitada - Reprográfica - apostilada.

    Somente uma observação sobre a minha mãe. Ela é separada judicialmente, mas pelo que pesquisei a transcrição do casamento e da separação, faremos após a atribuição ter sido realizado, correto? Pois não faz sentido realizar sem ela ainda ter se tornado portuguesa.

    Mais uma vez, muito obrigado!

  • @marcelo1987

    Sim, você precisa enviar os originais que receberá do Arquivo Distrital. Assinado a tinta pelo AD, e com carimbo em relevo.

    Antes de iniciar a nacionalidade, você deveria fazer a transcrição do casamento dos bisavós. Se houver algum problema com isso, você fica sabendo em 2-3 semanas. Se não houver (o mais provável), você limpa a área.

    Sendo o bisavô português o declarante antes de 1 ano, e a bisavó sendo brasileira, cai numa excessão. Se quiser tentar nacionalidade sem a transcrição pode ser que consiga, mas não aconselho. Os critérios de dispensa da transcrição não são bem estabelecidos. Pode ser que consiga, mas serão pelo menos 2 anos na dúvida. E se houver exigência pra transcrição, ficará bem mais caro: você terá que pedir outra certidão (porque a que tem já foi no processo de nacionalidade). Terá que fazer a transcrição e pagar nova remessa para PT para mandá-la. O processo atrasará 2-3 meses. Se nesse tempo de 3 anos sua mãe vier a falecer antes da nacionalidade dela, você perdeu o direito a sua.

    Sua mãe irá nascer em PT. O que aconteceu na vida dela depois, só importa até o seu nascimento. Como uma foto na data de seu nascimento. Se ela era casada com seu pai, basta ela transcrever o casamento dela (obrigatório). Assim ela passa a estar casada em PT. A transcrição é sempre um processo separado. Primeiro consegue a nacionalidade. Depois faz a transcrição do casamento para dar o direito a você. Só faz o divórcio em PT se precisar. O divórcio que ocorreu depois do seu nascimento não afeta a sua nacionalidade, e pode ficar sem fazer. Como custa mais de €1000 em advogados e custas de processo, poucos fazem. Só se sua mãe tivesse filhos de um 2º casamento.

  • @gandalf

    Ótimo. Estou em contato com o arquivo distrital de Braga para agilizar a certidão do meu bisavô e após isso, irei dar entrada na transcrição do casamento, que pelo que andei acompanhando, o pessoal tem sugerido fazer em Santos ou no RJ, pois tem sido mais ágil.

    Mais uma vez, muito obrigado!

  • Bom dia.

    Estou com algumas dúvidas quanto a documentação que preciso para neto de português e gostaria de confirmá-las:

    . certidão de nascimento inteiro teor reprográfica do requerente + apostilamento

    . cópia autenticada do RG + apostilamento

    . antecedentes criminais + autenticação da certidão emitida

    . cópia autenticada histórico escolar fundamental e médio + apostilamento

    . certidão de nascimento inteiro teor reprográfica do pai do requerente + apostilamento

    . certidão de nascimento cópia simples do português (avô do requerente)

    . formulário 1D pago por cartão de crédito

    O envio só pode ser feito para Lisboa?


    Obrigada!

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado December 2021

    @RCS não precisa mais de histórico escolar, se o requerente nasceu no BR ou outro país que tenha o português como língua oficial

    sim, envio apenas para lisboa

  • Não se se já foi respondido a alguém, mas do meu avô português, só encontrei o assento de batismo, que tenho comigo, há mais de um ano. Ele casou-se no Brasil, somente na igreja, tenho a certidão. Pergunta:

    1. Preciso fazer a transcrição do casamento religioso dos meus avós? Se sim, segue a mesma fórmula?
    2. O assento de batismo ainda é válido?
    3. Se for preciso mandar junto, o assento de batismo, mando cópia ou original?
    4. Precisa de cópia da certidão de nascimento da minha avó brasileira tb, simples ou apostilada?
    5. Todos os documentos que vou enviar para a transcrição do casamento, vou precisar refazê-los qdo for fazer a solicitação da minha cidadania?
  • editado April 2022

    @BernadeteRocha , depende de quem foi o declarante do nascimento do filho.

    Se foi seu avô , português, o declarante do nascimento do filho, até que este tenha completado 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento.

    Mas, se precisar transcrever, pode, sim, transcrever o casamento religioso. Terá que mandar os documentos originais. A certidão de sua avó tem que ser a original, apostilada. Os documentos portugueses não têm validade.

    Se fizer por um Consulado no Brasil, eles devolvem os documentos após a transcrição.

  • @Leticialele , o declarante do nascimento do meu pai, não foi meu avô, foi um terceiro, porém, no registro consta os nomes de meu avô, português e minha avó brasileira, como pais legítimos, o registro foi feito 9 dias depois do nascimento de meu pai.

    Nota: tanto meu avô, nascido no ano de 1889, quanto meu pai, nascido em 1916, são falecidos.

    Qto à minha outra dúvida, preciso pedir um assento de batismo recente para mandar de volta para Portugal ou o que tenho, apesar de ter mais de um ano ainda serve? Se eu mandar apenas os dados, como livro, folha, pág, não serve?

    Por enquanto, muito obrigada pelo retorno.

  • @BernadeteRocha , se foi um terceiro, terá que transcrever o casamento de seus avós em Portugal.

    Em que Estado você mora?

    Se for em SP ou MS, faça pelo Consulado de Santos;

    No RJ ou ES, Consulado do Rio;

    MG, mediante agendamento prévio, fica pronto na hora.

    Sim, o assento de batismo que você tem, se estiver certificado, mesmo emitido há mais de um ano, ainda está válido. Não adianta mandar livro, folha, página, pois os Conservadores não têm acesso direto a esses registos.

  • @Leticialele , sim, moro em SP, farei pelo Consulado de Santos.

    O Assento de Batismo que tenho veio do Arquivo Central de Ponta Delgada, Portugal, devidamente certificado, o único problema é que ficou guardado mais tempo do que esperado por conta da lei antiga.

    Mais uma vez obrigada pelo retorno.

  • @Leticialele , boa tarde!

    Além da transcricão do casamento do meu avô português, preciso fazer tb a transcrição de seu óbito, ele faleceu no Brasil em 1971? E da minha avó ?

  • @BernadeteRocha , não há necessidade de averbar o óbito para o pedido de nacionalidade. Mas a averbação é gratuita. Pode fazer, se desejar.

  • ARFDFARFDF Member

    @Leticialele, Oi Letícia, tudo jóia. Você e outros colegas já me ajudaram bastante em meu processo de nacionalidade que está em andamento em Vila do Conde.

    Eu trago uma dúvida de uma pessoa do grupo do Facebook (Pryscila Miranda):

    Ela é neta de português por parte de mãe. O pai dela já é falecido.

    Já solicitei pra ela a certidão de batismo do avô dela junto ao arquivo distrital de Bragança.

    Ela me relatou que o avô dela português se casou duas vezes no Brasil, tendo a primeira esposa falecido, do qual deste relacionamento tiveram dois filhos. Ela não tem informação se este primeiro casamento teve sua transcrição realizada em Portugal.

    Ela descende da segunda união do avô Álvaro Luiz Miranda com sua avó Aracy Souto Miranda.

    Ela quer dar entrada em seu processo de cidadania portuguesa.

    Aconselhei ela a fazer primeiro o processo de nacionalidade de sua mãe que é filha do português ( tendo que realizar antes a transcrição de casamento dos avós) e depois fazer o dela em seguida.

    Mas ela quer saber se teria como fazer direto o processo de nacionalidade na qualidade de neta?

    Fico no aguardo,

    Atenciosamnte

    Anderson

  • @ARFDF , eu entendo que, se constar que o português era viúvo ao casar com a avó, basta transcrever o segundo casamento.

    Seria obrigação do português transcrever seus casamento e averbar o óbito da primeira esposa. É um ônus que não cabe ao neto do segundo matrimônio.

    Verifique se foi o avô português o declarante do nascimento da filha. Se foi, não precisa transcrever o casamento.

  • flor1flor1 Member

    Olá, tenho uma dúvida,

    Meu avô português casou apenas na igreja em 1921. Caso ele tenha sido declarante do nascimento da filha antes de 1 ano, existe necessidade ou possibilidade de transcrever casamento na igreja? Caso conste que ele era casado Na certidão de nascimento da filha, penso em enviar o documento do casamento religioso (nesse caso o documento do Brasil teria validade la?)

    Muito obrigada.

  • @flor1 , se ele foi o declarante da filha antes que ela tenha completado 1 ano, não precisa transcrever o casamento

  • ARFDFARFDF Member

    @Leticialele, OI Leticia

    Já localizei e solicitei a certidão de batismo do português junto ao arquivo distrital seguindo o link abaixo:

    Roteiro para solicitar certidões nos Arquivos Distritais

    Até 1911, os nascidos eram registrados com assentos de batismo. Os livros correspondentes encontram-se nos Arquivos Distritais, alguns disponíveis para visualização, outros ainda não.

    Em conversa com a requerente, ela disse estar em dúvidas sobre qual nacionalidade irá requerer, se na qualidade de neta ou para a mãe como filha. Caso ela faça para a mãe primeiro e depois venha a fazer a dela, não precisará então transcrever o casamento dos avós ( avô português, avó brasileira), pois o avô dela foi o declarante na certidão de nascimento de sua mãe. E qual a Conservatória ela deve escolher?

    E quantos assentos de batismo do avô português ela deve solicitar junto ao Arquivo Distrital? Um, dois...? Pois diferente do civil online, uma cópia simples basta para instruir quaisquer processos, sejam eles de transcrição de casamento ou de nacionalidade.




    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

  • @ARFDF , o melhor seia pedir para a mãe, como filha. O processo é muito mais rápido! Seis meses, pelo ACP, contra 3 anos para o processo de netos pela CRCentrais.

    Faça o processo de filha, primeiro, pelo ACP. Não precisa transcrever o casamento dos avós, pois o português foi o declarante do nascimento.

    Peça apenas uma via do assento de batismo, é a que vai usar para o processo de nacionalidade pelo art 1C.

    Depois que a cidadania portuguesa da mãe sair, ela terá que transcrever o casamento dos pais, a não ser que a mãe tenha sido a declarante de seu nascimento até que ela tivesse 1 ano de idade. Mas vai usar a certidão portuguesa da mãe, a certidão brasileira do pai e a certidão de casamento.

  • ARFDFARFDF Member

    @Leticialele, muito obrigado Leticia.

    Será que o assento de batismo que data de 1902 já está informatizado pelo civil online?

    Tem como consultar?

    Att

    Anderson

  • @ARFDF , alguns assentos de batismo foram informatizados. Mas, nestes casos, aparece o batismo como "Cancelado" por ter sido transcrito na data tal...

    Chegou a consultar como está no livro?

  • ARFDFARFDF Member

    @Leticialele, Fiz a consulta no livro. Eles me cederam as imagens e então fiz o pedido do assento narrativo, certificado, postagem com registro etc.

  • @ARFDF , está correto. Agora, vão fazer um orçamento, que você tem que aprovar e pagar.

  • ARFDFARFDF Member

    @Leticialele, Segue uma foto do pedido. Está correto?


  • @ARFDF , sim, está correto!!

  • Boa tarde!

    Tenho uma dúvida, é necessário fazer a transcrição de casamento nesse caso?

    Português (o avô do processo) casou-se no Brasil com uma brasileira em 1926. Registrou o filho (o pai do processo) quando o mesmo nasceu em 1929. O cartório não encontrou o registro de nascimento da mãe dele (a avó), apenas a certidão de casamento, estima-se que a mesma casou sem possuir registro de nascimento, já que era muito comum naquela época. Da avó encontrei apenas um registro de batismo da igreja católica.

    Em caso positivo, de que seja necessária a transcrição do casamento, posso solicitar apenas com esse registro de batismo impresso tal como consta no livro de Batismos? Ou é indispensável o registro de nascimento brasileiro da esposa (avó)?

  • @edualvesi , se o português foi o declarante do nascimento do filho até que este tivesse completado 1 ano, não precisa transcrever o casamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.