Certidão de nascimento do RJ sem saber o cartório: como encontrar???

1303133353640

Comentários

  • @Nathaliak

    Os livros originais estão no cartório e foram digitalizados no FS.

    Os livros que foram digitalizados e estão no AN são os livros Talão.

    Veja a imagem 194 do livro 604.

  • @Guilherme Moreira Boas notícias: encontrei, no SIAN, o documento da certidão de casamento com as informações bem claras e legíveis que precisava e de que meu avô era natural de Portugal! Realmente, a numeração do livro estava diferente do Family Search (224) nos arquivos de certidão de casamento do Ofício de Santana, do SIAN, fui pelo ano de 1938, e abri o BR RJANRIO 6M.FST.LTC.38 - Livro de Registro Civil número 604 e encontrei folheando as páginas. VALEU DEMAIS!

  • @Nathaliak

    Eduardo Silvano era português da Freguesia de Albaças, Concelho e Distrito de Vila Real, aqui o batismo dele caso não tenha encontrado ainda: https://www.familysearch.org/tree/person/vitals/G2Q2-YQJ

  • @AlanNogueira , MT obrigada pela resposta tb. O senso de comunidade desse fórum é ímpar! Mas eu já tinha essas informações quando comecei minha busca e tb já identifiquei o batismo dele no CRAV. Agora, tenho mesmo é q pagar a taxa para pedir a emissão do batismo e juntar c a certidão de nascimento da minha mãe, que estou levantando, para dar entrada no proc. com os demais documentos e formulário.

  • @Kleber Silva Aguiar Poderia me ajudarrr???

    Estou a procura da certidao de casamento e nascimento do meu bisavô, sei aonde ele nasceu e aonde foi emitida. Mas ja fui nos locais, nos cartorios corretos, e nao consigo que me mandem! Consegue me ajudar nisso?


    NASCIMENTO

    Nome: Eduardo Esteves

    Nome da mãe: Gregoria Ruy Esteves

    Nome do pai: Francisco Esteves Carrilho

    data de nascimento: 29/04/1914

    local: Bairro da liberdade, São Paulo

    data de óbito: 03/12/1984


    CASAMENTO

    Esposa: Deramilda Texeira Gomes (Nome antes de casada) --> Depois ficou Deramilda Esteves

    Local da emissão da certidão de casamento: 4 RCPN na Rua Corrêa Dutra no Catete Livro de Matrimônio 02 Folhas 109 termo 3221

    Data: 12/11/1938

  • @Biakarolline

    Quanto ao 4 RCPN, nós pedimos certidões pelo site deles e recebemos sem problemas. Aqui o link para pedir casamentos:

    https://segundaviacertidao.com.br/realizarPedido.asp?token=4ff14770-1fb1-409b-a34e-c19bfa8303c1&tipo=2&local=1&idCart=

    Sugiro anexar o PDF abaixo com a imagem do casamento:

    Quanto ao Eduardo, o nome correto da mãe não seria Gregoria Ruiz (ao invés de Ruy)? Mas isso não deveria impedir o cartório da Liberdade achar o nascimento caso ele tenha sido realmente registrado lá. De onde tem o dado que foi registrado na Liberdade?

    E o nome do pai talvez apareça apenas como Francisco Esteves? Digo isso pois há esses registros de possíveis irmãos assim (a não ser que a indexação por computador tenha falhado e omitido o Carrilho; isso acontece):

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6VWP-ZH3P

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6VNF-85HM

    Tem esse registro, com muitos erros na indexação, mas que pode ser de mais um irmão. E esse foi feito na Bela Vista. Será que Eduardo foi registrado na Bela Vista?

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6VFS-TC61

    A indexação desse último registro está muito truncada. Precisaria ver a imagem para ter mais certeza. Para destravar a imagem (é grátis) precisa ir no Centro de História da Família mais próximo:

    https://locations.familysearch.org/pt/search

    Mais uma coisa. Vi a árvore no FS. Ali conecta o Francisco como filho de Manoel Esteves (de PT) e Anna Joaquina. Por outro lado, tem o registro de um possível filho de Francisco e Gregoria que os lista como da Espanha e o nome dos pais de Francisco são outros. Mas como esse registro foi feito por um terceiro, pode ter erros:

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/G8LR-SY3

    Mas tem o registro de Mercedes, feito no Paraná também, onde o próprio Francisco Esteves se declara espanhol:

    https://www.familysearch.org/tree/person/sources/GF32-GZF

    Um dos 2 registros que coloquei o link acima no início, também é para uma filha Mercedes. Não sendo caso de homônimos, pode ser que a família tenha feito dois registros dela, um no Paraná e outro em SP. Só destravando essas imagens todas para ter mais certeza.

    O batismo de Francisco Esteves que o conecta a Manoel Antonio Esteves também está travado, Mas a indexação coloca o nascimento em 1888, o que seria provavelmente muito tarde para ele poder ser o pai de filhos que nasceram a partir de 1901. Seria bom destravar também para verificar os dados dele:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:XV4Q-PVD

    Pessoalmente, eu investiria primeiro em aprofundar a investigação com essas coisas que são gratuitas antes de começar a gastar $ com certidões, caso seu objetivo seja nacionalidade PT (e não ESP).

  • @Kleber Silva Aguiar

    Ja me ajudou Muito com essa certidao de casamento, entao, vou anexar a identidade do Eduardo Esteves e a certidao de óbito

    , nao consigo achar a certidao dele por nada, nem consigo achar nada relacionada a Gregoria.

    Sabe como posso conseguir?


  • @Kleber Silva Aguiar Segundo meus parentes o Francisco e Gregoria sao Espanhois, confesso que agora nessa etapa esta dificil de buscar mais informações sobre os dois, mas me disseram que eles eram de AndaLuzia, na Espanha, e precisava da certidao de nascimento do Eduardo para linkar eles, mas fica dificil, sem pelo menso saber de Francisco e Gregoria eram

  • @Kleber Silva Aguiar o Francisco é Carrilho é filho de Antônio Esteves (não o português Manoel Antônio esteves), e da Dolores Carrillo. A Gregoria Ruiz é filha do Elias Ruiz e da Petra Trucho. Achei esses dados na certidão de nascimento do Luiz Esteves que é irmão do meu bisavô.

    segue o link:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:9396-QZRZ-Y?view=index&action=view

    se conseguir algo a respeito deles com essa informação, me manda? Ainda preciso da certidão de nascimento do eduardo Esteves, e do lugar que o Francisco e a gregoria nasceram na Espanha.


  • editado January 2024

    @Biakarolline

    Primeiro as boas notícias. Acredito que achei o batismo da Gregoria (e de vários de seus irmãos). Está travado; peça para destravar como já explicado:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:HDFR-48W2

    Aqui como cheguei lá. Desde o início, achei que o sobrenome da Petra devia ser Irujo (mas em alguns registros no BR vai aparecer como Irucho e outras variações); muito comum acontecer isso com nomes estrangeiros.

    Com isso, achei o casamento religioso de uma muito provável irmã de Gregoria no Rio de Janeiro: Maria Ruiz Irujo, filha de Elias Ruiz Andres e Petra Irujo Peres.

    Note que aqui os sobrenomes estão todos da maneira tradicional espanhola; todo mundo tem 2 sobrenomes, sendo o primeiro vindo do pai e o segundo da mãe. Por isso é Maria Ruiz (do pai) Irujo (da mãe).

    A beleza de casamentos religiosos no Rio é que em muitos deles (inclusive esse) vem com a freguesia onde os noivos foram batizados. Aqui diz que Maria é da "freguesia de Naburra (?), diocese de Peralta.

    Desconfiei que estavam se referindo a Peralta, na região de Navarra na Espanha. O "v" espanhol soa como "b" aqui no BR; os padres erravam muito ao preencher esses documentos e podem ter invertido a freguesia com diocese. Além disso, Irujo é um sobrenome basco, e parte de Navarra (que é vizinha ao País Basco) também fala basco. Precisa confirmar com quem realmente entende de genealogia espanhola se essa é a sua Gregoria mesmo

    Aqui o casamento de Maria (com Manoel Peres Camãno):

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-RZ38-BS?i=190

    Peralta em Navarra:

    https://aytoperalta.com/sobre-peralta/

    Você terá que pedir ajuda sobre tudo que se refere a ESP em um grupo de nacionalidade ou genealogia espanhola para ir em frente. O conhecimento e objetivo desse grupo é documentos PT.

    Aqui uma árvore com a "Petra Yrujo Peres":

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/G49C-W2T

    Sobre Eduardo. O nome do pai dele pode ser Francisco Esteves Carrilho, mas pode aparecer só como Francisco Esteves (ou de outras formas) nos registros de filhos, netos etc. Fique de olho nisso. A grafia original na ESP deve ser Carrillo. E se a ordem tiver seguido a espanhola, o pai dele é Esteves e a mãe Carrillo.

    Tente o registro de Eduardo no cartório da Bela Vista, pois é próximo da Liberdade (além disso, tem um potencial registro da família lá; você terá certeza se é mesmo da família depois de conseguir destravar a imagem, como já comentado).

    Já deu para ver que Francisco e Gregoria andaram por SP, PR e RJ. Aliás, parece que casaram em Ribeirão Preto - tentaria achar esse casamento. Achando, peça o desarquivamento da habilitação do casamento que pode trazer mais informações sobre os dois.

    Finalmente. sugiro que tente entrar em contato via FS com pessoas que estão colaborando para essa árvore. É a mais completa, mesmo com alguns erros (como o do Manoel). Imagino você ser a Beatriz, mas tem um Custodio que também tem feito modificações:

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/9J9J-491

    Boa sorte!

    P.S. esqueci de incluir o óbito de Gregoria:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:65YN-VLYP

  • FabsennaFabsenna Member
    editado January 2024

    Prezados,


    Boa noite. Atualmente, estou auxiliando minha esposa na busca pelos documentos de sua avó, filha de um português, para dar início ao processo de cidadania de seu pai como neto, visando posteriormente iniciar o processo dela. Contudo, estamos enfrentando dificuldades para localizar a certidão de nascimento dela, pois possuímos apenas a de casamento. Solicito a vossa ajuda para encontrar a certidão de nascimento em nome de Celia Roleiro do Santos, nome de solteira Celia Roleiro. Após alguns contatos com familiares, foi mencionado que possivelmente esteja arquivada no cartório do Méier / Engenho Novo.

    adicionais detalhes:

    nascimento: 26/11/1927

    Agradeço antecipadamente por qualquer assistência.


    Atenciosamente

  • @Fabsenna pesquisei rapidamente e não encontrei. Mas me deparei com o possível óbito do pai dela, que tem os nomes dos avós. Está um pouco diferente do casamento dela, talvez lhe ajude em algo por isso encaminho: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6P3W-GQ?view=index&action=view

  • @Fabsenna mais uma pista a irmã dela Maria dr Lourdes (1936) foi registrada em Madureira na antiga 8a pretoria 2o ofício https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSP8-48WR?view=index&action=view

    Atualmente estaria no 14o RCPN ou talvez no 16o

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23164/rio-de-janeiro-rj-cartorios-atuais-x-circunscricoes-x-pretorias

  • @Fabsenna

    Você já havia procurado aqui no fórum e já foi indicado onde está a certidão (realmente no cartório do Meier). A data certa é 1925, inclusive como consta no casamento de Celia. Por caso não achou lá?

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/16653/certidao-de-nascimento-do-rj-sem-saber-o-cartorio-como-encontrar/p27

  • Bom dia a todos , sim a data correta é 1925, me perdoem o engano..

    eu mandei msg para o cartório do Méier duas vezes e eles informaram “não” ter achado 😞 está ficando complicado saber se buscaram realmente.

  • @Fabsenna

    Mas o registro é esse do link. É bem difícil de ler pela caligrafia, mas um cartório deveria ter gente que sabe lidar com isso.

    Talvez esses dados os ajudem a achar (na verdade, impossível não achar assim!). Também mande uma imagem do registro (baixe a imagem que tem no outro link).

    Esse registro foi feito apenas com o nome de "Célia" (explicado na outra mensagem). Ressalte isso.

    O número do registro é 2427.

    Folha 118 e 118 verso

    Livro 209

    O registro foi feito em 10/12/1925.

    https://www.cartoriomeier.com.br/certidoes/informacoes/57

  • editado January 2024

    @Fabsenna envie um email pra Corregedoria de Justiça: gabcgjrj@tjrj.jus.br, eu já resolvi 2 problemas assim! Anexe o link ou arquivo com a certidão e informe que o cartório não está te atendendo, vc verá q será resolvido!

  • Muito obrigado a todos pelas informações !!

    irei seguir os conselhos e detalhes para tentar novo contato com cartório do Méier !



    agradecido

  • Como que eu desbloqueio documentos no familysearch?

  • @Biakarolline acredito que vc tenha que ir em um dos Centros de História da Família, aqui vc consegue procurar o endereço mais próximo de vc:

    https://locations.familysearch.org/en/br

  • Prezados,

    Bom dia. Estou buscando a certidão de nascimento do meu pai para dar início ao processo de cidadania da nossa família. Porém, estamos com dificuldade de encontrar a certidão de nascimento dele.

    Gostaria de solicitar ajuda para descobrir em qual cartório está a certidão, moro em SP e já solicitei busca nos registros do 8º e 6º RCPN do Rio sem sucesso.

    Nome: José Ricardo Thomaz Alves Matteoli

    Pai: Ricardo Matteoli

    Mãe: Diva Carneiro Thomaz Alves (mudou para DIva Carneiro Thomaz Alves Matteoli na ocasião do casamento)

    Nascimento: 18/11/1955.

    Meu pai cresceu na região da Tijuca mas a certidão de casamento dos meu avós é do 6º.


    Agradeço antecipadamente por qualquer assistência.

  • @AlanNogueira muito obrigado pela certidão da minha tia! Eu já tinha solicitado a busca do registro do meu pai neste cartório, o 8°, mas essa certidão me fez insistir e procurar manualmente nos registros do arquivo nacional.

    Consegui encontrar na raça, meu avô só registrou meu pai em maio do ano seguinte.

    Curiosamente, descobri que meu pai foi registrado como Ricardo Thomaz Alves Matteoli, provavelmente o José foi acrescentando depois, li que é possível averbar essa mudança (mas não sabia que era possível em 1956).

    Então surgiu uma dúvida; eu peço 2° via da certidão dele com o nome original (Ricardo) e se tiver averbação essa sairá? Ou preciso de algum documento específico dessa mudança no nome?

  • @filipe715

    Fico feliz em ter ajudado.

    Sugiro que leve este documento ao cartório para fazer a solicitação indicando este número de livro, folha e termo/registro/assento. Peça para verificar como está no livro de registro, pois estes documentos no Arquivo Nacional não são o livro, são apenas os “livros-talão” (uma espécie de “canhoto” da primeira via da certidão). Como é transcrito manualmente, podem ter esquecido o “José”, há de se averiguar isto, porém é o mais provável.

  • editado February 2024

    @filipe715


    Ótimo que você conseguiu encontrar o registro de nascimento do seu pai.

    Em relação ao nome José: se essa adição foi feita da maneira correta, sim, deveria existir uma averbação na certidão de nascimento dele indicando isso. O problema é se ela foi feita "informalmente" e acabou contaminando os documentos seguintes, por exemplo, certidão de casamento dele, e a sua própria (filipe) certidão de nascimento.

    Como o @AlanNogueira sugeriu, vá ao cartório, ou mande um e-mail, anexando esse documento que você encontrou e pedindo que eles confiram com o que está escrito no livro de registro. Pode ser um simples esquecimento, ou pode ser mesmo que esse nome tenha sido adicionado posteriormente. Peça também ao cartório para verificar quem foi o declarante do nascimento do seu pai - isso é importante.

    ------------

    Outro ponto importante, o seu pai foi registrado vários meses depois do nascimento. A Conservatória quase certamente questionará isso. Infelizmente a explicação de "local remoto" não será válida, já que não faltam cartórios na cidade do Rio de Janeiro. Se o seu avô for vivo, a solução mais simples é ele escrever uma simples carta, dizendo algo como, "Eu, xxxxx, estado civil, naturalidade, CPF, declaro para os devidos fins que registrei meu filho José Ricardo, nascido em xx/xx/xxxx na data tal, no cartório tal, conforme consta de sua certidão de nascimento. O registro foi realizado apenas x meses após os nascimento devido a..." Essa carta deve ser assinada e com firma reconhecida. Guarde ela com você e envie se houver alguma exigência nesse sentido.


    Na explicação, algumas coisas podem ser usadas, mas é importante que sejam verdade. Tentar mentir em um processo de nacionalidade sempre pode dar problema.

    (a) desconhecimento da obrigatoriedade do registro de nascimento

    (b) incapacidade de pagar a taxa de registro de nascimento (antigamente, havia uma taxa a ser paga, e às vezes as pessoas não tinham dinheiro e precisavam juntar)

    (c) desconhecimento do nascimento do filho (por exemplo, se os seus avós não eram casados) - nesse caso é importante o ponto que eu mencionei acima, verificar quem foi o declarante do nascimento do seu pai;

    (d) devido a minha profissão, encontrava-me em viagem quando do nascimento da criança e apenas quando do meu retorno pude fazer o registro

    (e) ...

    enfim, elenquei acima apenas alguns motivos possíveis e plausíveis...

    Se o seu avô já não for mais vivo (assumindo aqui que ele foi o declarante, e que era casado com a sua avó), aí eu recomendaria mandar o processo sem nada e aguardar a exigência. Chegando essa exigência, aí o seu pai, que é o requerente, terá que justificar de alguma maneira, ou dizer que desconhece os motivos do registro (ligeiramente) tardio.

  • @AlanNogueira e @eduardo_augusto obrigado pelas sugestões e comentários! Vou buscar viabilizar isso e conferir o registro.

  • editado February 2024

    Olá,

    @Kleber Silva Aguiar

    Consegue me ajudar a encontrar a certidão de nascimento do meu pai?

    Minha avó era portuguesa e alguns dos filhos e netos dela já conseguiram a nacionalidade portuguesa. Eu, porém, Estou tentando encontrar a certidão nascimento de meu pai, mas ...

    O cartório da cidade onde ele nasceu fez busca e me enviou uma certidão negativa.

    Consultei as habilitações de casamento e descobri que ele se casou com a carteira de trabalho.

    Consultei os arquivos do instituto Pedro Melo, que é o órgão responsável pela emissão das carteiras de identidade dentro do estado da Bahia, mas ele conseguiu esse documento com a certidão de casamento.

    Estou na estaca zero, mas com muita esperança de conseguir, já tenho todos os documentos restantes para dar entrada no meu pedido de cidadania!

    Seguem os dados para a busca:

    NOME UMBERTO AUGUSTO DA SILVA LISBOA

    DATA DE NASC. 13 FEVEREIRO DE 1931

    NA CIDADE DE GUANAMBI ESTADO DA BAHIA

    FILHO DE OCTÁVIO BARAÚNA DA SILVA LISBOA

    E DE MARIA DO CÉU MORAES LISBOA ( PORTUGUESA)

    Agradecerei imensamente!

  • @Ceuzinha verifique se na carteira de trabalho (verso da folha com foto) consta alguma anotacao no campo "documento de origem". GTem chance de ter anotado ai os dados da certidao de nascimento.

    Veja também os cartorios da região/cidades proximas. Ex: O municipio pode ser sido desmembrado e o registro estar em alguma cidade que hoje é emancipada mas na época era distrito...

  • Olá,

    @Kleber Silva Aguiar

    Consegue me ajudar a encontrar a certidão de nascimento do meu pai?

    Minha avó era portuguesa e alguns dos filhos e netos dela já conseguiram a nacionalidade portuguesa. Eu, porém, Estou tentando encontrar a certidão nascimento de meu pai, mas ...

    O cartório da cidade onde ele nasceu fez busca e me enviou uma certidão negativa.

    Consultei as habilitações de casamento e descobri que ele se casou com a carteira de trabalho.

    Consultei os arquivos do instituto Pedro Melo, que é o órgão responsável pela emissão das carteiras de identidade dentro do estado da Bahia, mas ele conseguiu esse documento com a certidão de casamento.

    Estou na estaca zero, mas com muita esperança de conseguir, já tenho todos os documentos restantes para dar entrada no meu pedido de cidadania!

    Seguem os dados para a busca:

    NOME UMBERTO AUGUSTO DA SILVA LISBOA

    DATA DE NASC. 13 FEVEREIRO DE 1931

    NA CIDADE DE GUANAMBI ESTADO DA BAHIA

    FILHO DE OCTÁVIO BARAÚNA DA SILVA LISBOA

    E DE MARIA DO CÉU MORAES LISBOA ( PORTUGUESA)

    Agradecerei imensamente!

  • @AlanNogueira,

    A carteira de trabalho foi extraviada, mas sua ideia de verificar a questão dos cartórios já me deu uma direção!

    Gratidão!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.