Certidão de nascimento do RJ sem saber o cartório: como encontrar???

1323335373840

Comentários

  • Boa tarde, forum, @AlanNogueira @CarlosASP


    Estou procurando uma certidão de nascimento no Rio de Janeiro, capital. Já mandei ate solicitação de identificação civil pro detran, acharam o rg mas não os dados da certidão.

    Jose Carlos de Barros Peixoto, nascido em 05/10/1922. Filiação: Eduardo de Barros Peixoto e Arlinda Francisca Monsor. Gostaria de saber quais métodos posso usar para procurar. Só encontrei certidão de óbito.

    grato desde já

  • Boa noite. Alguém pode me ajudar com a certidão de nascimento de minha avó?

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6X85-T351

    Como conseguir desbloquear essa imagem?

  • @BrunoPinto0702 voce precisa ir a um Centro da Historia da Familia (do Family Search) mais proximo da sua residencia para que eles possam desbloquear a imagem para você.

  • Olá, alguém pode me ajudar?

    Estou em busca de Informações do meu bisavô italiano. Não estou encontrando informações sobre eles, nem em qual barco chegaram nem a data. o que eu sei são os nomes porque encontrei no familysearch.

    Meu avô Armando Victor Ebraico nasceu no Brasil, tenho a certidão de óbito dele.

    Bisavô: Luiz Francisco Ebraico

    bisavó: Anna Vicencia Zanadellia (assim está escrito na certidão de óbito dele, mas foto do registro em que o nome dela está escrito Ana Vicencia Zanadella.


  • @AlanNogueira fui informado que esse batismo não me servirá, pois ela nasceu em 1938. Estou com muita dificuldade de encontrar a certidão de nascimento. Ja estou há mais de um ano nessa busca!


    Quem puder me ajudar, ficarei eternamente grato.

  • editado April 11

    @BrunoPinto0702 você precisa partir de algum lugar, talvez no batismo possa ter algum elemento capaz de lhe ajudar a encontrar o nascimento que precisa...

    A irmã Amelia tem registro feito em 1925 https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6GR7-ZTQ?view=index&action=view. Este registro foi feito no livro das freguesias da Lagoa e Gavea, atual Cartorio do 5º RCPN você pode tentar buscar lá. Repare que o sobrenome da mae é Santeia.

    A familia tem muitos registros em Nilopolis, talvez valha a pena procurar la também.

    Considere buscar proximo a data do casamento dela e proximo a data do batismo, pode ser que ela tenha sido registrada tardiamente, talvez até para se casar....

  • @BrunoPinto0702

    Como o colega falou, Nilópolis é uma opção.

    Inclusive na certidão de casamento de Alda, que está anexada na árvore no FS, diz que ela nasceu no "estado do Rio de janeiro". Na época, isso não incluía o atual município do Rio de janeiro, então ela foi registrada em algum outro município do estado. Talvez Nilópolis ou outro da Baixada Fluminense.

    Esse batismo aparece como dessa paróquia em Mesquita:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Nossa_Senhora_das_Gra%C3%A7as_(Mesquita)

    Pode tentar ver no RCPN do atual município de Mesquita.

    Se ainda não conseguir, pode tentar ver em RCPNs (cartórios) de Nova Iguaçu, pois Mesquita fazia parte desse município até uns anos atrás:

    Distrito criado com a denominação de Mesquita (ex-povoado), pela Lei Estadual n.º 1.472, de 28-04-1952, subordinado ao município de Nova Iguaçu. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Mesquita permanece no município de Nova Iguaçu. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1997. Elevado à categoria de município com a denominação de Mesquita, pela Lei Estadual n.º 3.253, de 25-09-1999, desmembrado de Nova Iguaçu. Sede no antigo distrito de Mesquita. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-2005.

    Se a indexação do batismo estiver correta (às vezes tem erros; seria bom ir num CHF para ver o original e confirmar as datas), ela aparece como batizada apenas em 1957, muito depois do nascimento de 1938. Se for isso mesmo, levanta a questão se ela também foi registrada bem depois do nascimento.

    Nota; Nilópolis na época do nascimento também era parte de Nova Iguaçu:

    Elevado à categoria de município com a denominação de Nilópolis, por Ato das Disposições Constitucionais Transitórias deste Estado, promulgado em 20-06-1947, desmembrado de Nova Iguaçu. Constituído de 2 distritos: Nilópolis e Olinda. Instalado em 21-08-1947.

  • @AlanNogueira Vou fazer essa buscar no mesmo cartório da Amélia, obrigado pela sugestão.

    O sobrenome correto é Centeio. Com o passar do tempo percebemos que erros foram acontecendo com outros irmãos também (Santeia, Santeio, Sauteia, e por aí vai...).

    Ja fizemos a busca em Nilópolis e Nova Iguaçú, e não foi achada.

  • Boa tarde. Fiz a solicitação dessa certidão. Alguém ja se deparou com isso antes? Alguma luz? Porque vejo que ta quase impossível financeiramente, visto que teria que usar meios judiciais pra resolver.

  • @BrunoPinto0702


    Essencialmente o que foi dito: o RG foi feito com base na certidão de casamento, e não temos em arquivo qualquer informação relativa a certidão de nascimento da pessoa.

    Situação absolutamente comum. Há outros milhares e milhares de casos assim, inclusive tenho parentes na mesma situação.

    Não entendi o que você quis dizer com "teria que usar meios judiciais para resolver". Para resolver o que, exatamente?

  • @BrunoPinto0702 o que você realmente precisa fazer é buscas nos cartórios da região onde a familia vivia. Como dito anteriormente, tem irma registrada na Freguesia da Lagoa/Gavea e a familia tem muitos registros em Nilopolis, que pela epoca pode ser alguma outra cidade da região (como Nova Iguaçu). Infelizmente se não tem indicação do registro de nascimento em nenhum local (como por exemplo em uma carteira de trabalho antiga ou alguma copia que tenha guardado) será necessário fazer busca nestes cartórios possíveis. "Usar meios judiciais pra resolver" sinceramente não vai lhe ajudar de muita coisa, já que por exemplo um registro tardio não seria util para nacionalidade. Foque no mais simples e rápido que é fazer as buscas perante os cartórios prováveis que certamente terá sucesso!

  • Uma dica, para quem está buscando certidões, é consultar os colégios e instituições que a pessoa frequentou.

    Eu também não estava conseguindo localizar a certidão de nascimento da minha avó, pois quando ela casou, ficou somente com a de casamento. Logo, tivemos a ideia de procurar nos arquivos do colégio em que ela estudou quando criança em 1948. Assim que ligamos para lá, eles pediram um tempo para procurar e logo em seguida acharam e me entregaram uma copia da certidão.

  • @eduardo_augusto Minha esperança fosse que o registro de nascimento tardio fosse válida pra nacionalidade, por isso que falei sobre processo judicial. Mas, o @AlanNogueira ja deixou claro acima que ela não será útil. Perdão se me expressei mal e não consegui me fazer entender, sou apenas mais um leigo no assunto precisando de ajuda.

  • @AlanNogueira Existe alguma possibilidade dela ter se casado e nunca ter tido registro de nascimento?

  • @BrunoPinto0702 é uma possibilidade muito remota...

  • @BrunoPinto0702 tentei abrir o batismo que você postou direto do Centro da Historia da Família,  mas a imagem não esta indexada no Family a imagem não existe como pode ver no link que leva aos arquivos.

    https://www.familysearch.org/search/catalog/2815664?availability=Family%20History%20Library

    Acredito que ela se batizou para casar.

  • @AlanNogueira@PH86 É. eu tambem pensei isso. Ela se batizou para casar, por isso perguntei ao @AlanNogueira se existe essa probabilidade de casar sem registro de nascimento.

    Eu não moro no RJ, então fica sempre difícil fazer busca. Tudo que tento fazer é online mesmo.

  • @BrunoPinto0702 @PH86 se ela se batizou para casar (imagino que no religioso), provavelmente deva ter se registrado no civil para casar no civil também... isso pode estender o periodo da sua busca para os anos proximos ao casamento também. Mas observe que nessa epoca nao era incomum a pessoa ser registrada na infancia e no momento de se casar, por nao saber que tinha sido registrada, nao ter o documento ou simplesmente por ser mais dificil obte-lo, preferia declarar que nunca foi registrada e fazer um segundo registro... sao varias possibilidades a explorar!

  • Bom dia!!!


    Pessoa, gostaria de saber se vcs podem me ajudar. Estou a procura da certidão de nascimento do meu pai. Vcs podem me ajudar, por favor?


    Nome: Augusto César Alves E Sá


    Nascimento: 12.09.1955 brasileiro, Rio de Janeiro. Nasceu no hospital escola Laranjeiras


    Filiação: Antônio Augusto de Souza E Sá


    Yolanda Alves




    Só está falando isso para eu tirar a cidadania. Desde já muito obrigada!!!

  • @Bianca2108


    O cartório que atende a região de Laranjeiras: Cartório Catete - Solicite sua segunda via de certidão de qualquer cartório do Brasil (cartoriocatete.com.br)

    O mais comum é que as crianças sejam registradas no cartório mais próximo de onde nasceram.

    Já pediu uma busca nesse cartório?

  • Estarei indo lá. Vou mandar mensagem tb. Muito obrigada! Tomara q tenha sido registrado onde no bairro em que ele nasceu. Mto obrigada

  • @Bianca2108

    Não precisa ir lá, você pode pedir uma busca pela internet mesmo. Consulte o site.

    Mas é claro, se quiser ir, pode também :-)


    Boa sorte!

  • Bom diaa!!! Consegui achar indo na escola rm que ele estudou. Muito obrigada!!!!

  • Prezados, por favor solicito ajuda para buscar a certidão de nascimento de minha avó:


    NOME: Maria Rodrigues Pinheiro (nome de solteira: Maria de Almeida Rodrigues)

    PAI: Jose Rodrigues

    MÃE: Laurinda de Almeida Rodrigues

    NASCIMENTO: 18/03/1934

    LOCAL: RIO DE JANEIRO/RJ

  • @AlanNogueira , muito obrigado! Ajudou demais mesmo!

  • Boa tarde a todos!

    Se alguém puder me ajudar, serei muito grato. Estou buscando um registro de nascimento do meu bisavô João Meruzzi, era o caçula de 5 filhos do meu trisavô italiano. Achei o registro de todos os outros 4 filhos, mas não achei do meu bisavô.

    NOME: João Meruzzi

    PAI: Julio Meruzzi

    MÃE: Maria da Conceição ou Sabina Maria da Conceição

    NASC.: 01/11/1912

    LOCAL: Rio de Janeiro/DF

  • @leandromtav

    Eu achei o registro de um irmão mais novo, Waldemar Meruzzi, que faleceu criança. Primeiro o óbito dele em 1915:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6WLC-HJ?i=157

    Esse óbito diz que o nascimento só foi registrado no mesmo dia que faleceu - para poder ser sepultado.

    Consegui achar o registro de nascimento (não está indexado no FS):

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DCZ7-9GM?i=83

    O registro diz que Waldemar nasceu em 24/04/1914, filho natural de Maria Sabina da Conceição (pois os pais não eram casados) - e não consta o nome do pai. Note que o registro foi feito por um terceiro (João Cordeiro de Castro), e não o pai.

    Esses registros de Waldemar foram feitos em Jacarepaguá.

    Dos outros irmãos, só vi o nascimento de Francisco (no centro, na então 2a pretoria) e Jorge (também no centro, mas na então 8a pretoria).

    Onde os outros irmãos foram registrados e por quem?

    Talvez a família tenha mudado para a zona atendida pelo registro de Jacarepagua (entao 7a pretoria em 1915), entre o nascimento dos irmãos mais velhos e João. Pode tentar lá. Hoje em dia isso é o 6 RCPN.

    Preste atenção no link abaixo, pois as pretorias mudaram de numeração justamente em 1912:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23164/rio-de-janeiro-rj-cartorios-atuais-x-circunscricoes-x-pretorias/p1#google_vignette

    O FS tem muita coisa do Rio de Janeiro, mas nem tudo está indexado, E muitos registros estão com erros na indexação, especialmente quando se tem sobrenome como "Meruzzi". Por isso, a busca no site pode não apontar o registro.

    Mas é para cidadania PT que busca esse registro?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.