Certidão de nascimento do RJ sem saber o cartório: como encontrar???

13436383940

Comentários

• @CarlosASP

Obrigado por sua ajuda, Carlos!

Na realidade esse registro do Waldemar eu já tinha encontrado. Eu já sei que ele não era casado com a Maria da Conceição, mas ele registrou todos os filhos dele, e acho estranho não ter registrado meu bisavô. Eu acheo-i no FS o registro da filha mais velha, Laura, mas não com sobrenome Meruzzi, o que é uma outra dificuldade do site, pois existem diversas variações, porém no registro dela, o pai é o declarante. A proxima filha se chamava Julia, e apesar de não ter achado o registro dela, eu tenho a identidade dela. E depois vem o Jorge e Francisco que vc tbm deve ter visto que o pai registrou.

A dica sobre a RCPN pode ser válida, vou buscar saber alguma coisa, mas pelo que sei, quando ele nasceu, eles moravam em Jardim Botanico, mas não custa procurar por lá, já que na 5ª RCPN não achei nada.

De qualquer forma agradeço demais sua ajuda!

• @leandromtav

João autodeclarou o nascimento em 19/02/1936 na 4a. Pretoria- Lagoa e Gávea, atual 5RCPN.

Registro 567, fl. 17v, livro 215

• @Guilherme Moreira

Boa noite, Guilherme!

Tenho posse dessa certidão de nascimento, mas acredito que existe algum registro anterior a esse em que o pai possa ser o declarante. Acredito nisso por dois motivos: primeiro que ele estudou e trabalho no Porto do Rio de Janeiro a partir de 1929, e acredito que tanto para estudar e para trabalhar, precisaria de uma certidão ou documento. E o outro motivo é que o irmão dele, Francisco, também tem uma certidão de nascimento em que ele declarou seu nascimento em 1934, porém tem o registro de 1907, ano em que nasceu, com o pai declarando, inclusive o registro e essa certidão são de Pretorias diferentes.

Então tenho esperança de sim existir um registro do João em que o pai tenha declarado e estou procurando e pedindo ajuda!

• Prezados, por favor solicito ajuda para buscar a certidão de nascimento de minha avó:

NOME: Irene Fernandes Aguiar Corrêa (nome de solteira: Irene Fernandes Correia)

PAI: Affonso Fernandes Corrêa

MÃE: Anna Caires Corrêa

NASCIMENTO: 25/10/1942

HOPISTAL NASCIMENTO: Hospital Pró - Matre ( Centro ) . Avenida Venezuela, Praça Mauá, 153, RJ

LOCAL: RIO DE JANEIRO/RJ

• @jvviibr

Ela foi registrada pelo pai no atual 1RCPN (Centro e Ilha do Governador) em 05/11/1942

número 24.404

livro A48

folha 56 verso

https://1rcpn.com/somos-o-1o/

• Estou muito agradecido pela ajuda de todos, muito obrigado

Surgiu no momento uma nova duvida, se não for incomodar, poderiam me ajudar a descobrir qual o cartorio foi essa certidão de nascimento. Estou na duvida se foi para o 11° rcpn ou 15° rcpn, qual me recomendariam ?

e novamente muito obrigado por toda ajuda sou muito agradecido por vocês.

12° circunscrição da 6° zona , freguezia de irajá

MARCO AURÉLIO FERNANDES AGUIAR CORRÊA

PAI: ISRAEL AGUIAR CORRÊA FILHO

MÃE: IRENE FERNANDES AGUIAR CORRÊA

• @jvviibr deve estar no 11o... pro 15o foram os registros da freguesia da Penha... se não achar em nenhum dos dois pode tentar no 6o tbm, essa região é um pouco confusa... https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23164/rio-de-janeiro-rj-cartorios-atuais-x-circunscricoes-x-pretorias/p1

• @jvviibr meu avo tb foi registrado na 12 e foi para o 6 RCPN em Jacarepagua, Rua Gemerario Dantas. Mande e-mail para la com os dados que eles confirmam

• Muito obrigado a todos novamente.

• editado May 16

Boa tarde, será que alguem poderia me ajudar a encontrar a certidão da minha avó ? Estou a 1 ano tentando encontrar e nada.

Avó: Elcy Sarmento

Data de nascimento da minha avó: 10/06/1938

pai da minha avó: Pedro Sarmento

mãe da minh avó: Maria Augusta Sarmento 

nascida: Rio de Janeiro/RJ

Cpf-[removido]

• Ela é do Rio de Janeiro/RJ , esqueci de informa

• @marcofer os pais dela se casaram em 1937 na Freguesia do Sacramento, já olhou nos cartorios nessa área? Comece pelo 3o RCPN

• @marcofer

Além da dica do colega, tem o registro do irmão Wilson em 1942.

Esse foi feito em Inhaúma, que deve ser o atual 11 RCPN:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23164/rio-de-janeiro-rj-cartorios-atuais-x-circunscricoes-x-pretorias/p1#google_vignette

• Boa noite a todos!

Peço desculpas pela insistência, é que só está faltando esse documento para abrir o processo, tô meio desesperado! O meu bisavô João Meruzzi nasceu em 01/11/1912, mas a certidão de nascimento que tenho dele é de 1936, com ele autodeclarando seu nascimento. Peço a ajuda de vocês pois tenho esperança que ele tenha um registro anterior a esse, uma vez que ele trabalhou no Porto do Rio de Janeiro a partir de 1929. Se alguém puder me ajudar, serei eternamente grato, pois já não sei mais onde buscar.

• Tô tentando achar as certidões de nascimento dos meu avós. Só encontrei a certidão de casamento.

Daí seguem os dados.

Pelo que pesquisei tudo leva a crer que os 2 são da área de Campos-RJ. São fedelis, italva e etc..

Mas já olhei todos os livros página por página.

Passei vários dias olhando tudo.

Francisco Goudard

11-02-1925

Pai: Francisco Alexandre Goudard

Mae: Luiza Lopes Goudard

Gesi Mendes da Silva

18-06-1933

Pai: Altamiro Mendes da Silva

Mãe: Julia Mendes da Silva

• editado June 2

Oi pessoal, depois de longos + de 2 anos de pesquisa finalmente consegui encontrar a certidão de obito de meu bisavo.

Porém, nao consigo localizar em qual cartório esses livros estão localizados.

Alguem poderia me ajudar, por gentileza?

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6LF7-SV9

• @gmaferreira pelo que você passou está na coleção de Barra de Macaé.

Mande um email para o RCPN do 2º Distrito de Macaé, perguntando se esse termo de obito está lá.

Mande em anexo a folha também.

Cuidado com as respostas dos cartórios, se você puder ir pessoalmente é o ideal.

• @Cleyton obrigado! Voce saberia me dizer onde tem os livros de matrimonio deste cartorio?

• Obrigado @AlanNogueira ha mais de 2 anos me dando dicas! Já tenho a "tarefa" para os próximos meses haha

• Esse cartório nao responde de jeito nenhum... Tento contato com eles desde 2021... Qual seria o próximo passo? Entrar em contato com a Corregedoria? Como fazer isso?

• @gmaferreira veja se esta ligando nos telefones certos, os mais atualizados são os dessa pagina https://www4.tjrj.jus.br/MapaExtrajudicial/mapa.aspx

• Obrigado @AlanNogueira ! É essa msm q tento contato desde 2021... Eles me disseram q a certidao nao estava lá.... Isso teve um impacto GIGANTESCO nas minhas pesquisas, po 3 anos! Impacto dentre de custos e tempo. Registrei uma reclamaçao com + de 20 paginas junto a corregedoria ... vao ter q se explicar agora! Absurdo!

Voce ja tinha visto algo do tipo? P/ mim é inédito

• @gmaferreira pessoalmente acredito que atraves do dialogo a coisa se resolve melhor...

• editado June 4

@AlanNogueira concordo 100%, mas infelizmente nao ha dialogo da parte deles... Tenho diversos prints nos ultimos 3 anos pedindo varias informaçoes... e nada.... No Google é consenso, sao mais de 30 reclamacoes (https://g.co/kgs/R44KLs1) do profissionalismo desse cartório...

Teve uma época q até cheguei a usar a minha prima q trabalhava em um cartório uma época para pedir, ja q nao me respondiam... Entao presumi q nao estava la, ate pq me disseram isso. Foram mais de 30 cartórios pesquisados, mais de 10 paróquias, comprei e-book, entrei em grupos de face, indices de genealogia pesquisados, passei a ser mais ativo no community.familysearch... Enchi o saco de Deus e o mundo (até o seu, nos falamos várias vezes)

E até que bingo! Estava lá... infelizmente eu nao gostaria de entrar c/ essa reclamaçao, mas de fato me afetou... e TODA MINHA FAMILIA (q sequer entraram c/ o processo).... Eu nao moro mais no Brasil e precisava dessa cidadania, eles me atrasaram em mais de 3 anos.... Triste isso

E mesmo apontando o registro no cartório deles, de maneira educada estao ha mais de 20 dias sem me responder....

• Olá,

estou a procura do cartório de registro de nascimento da minha avó, nascida no Rio de Janeiro na época Distrito Federal.

Vou deixar as informações abaixo caso alguém possa me ajudar :)

nome de batismo: Laura Nazareth Pereiranome de casada: Laura Pereira de Oliveira

pai: Arnaldo Augusto Pereira

mae: Maria Nazareth Tirada Pereira

nascimento: 13/08/1932 - Distrito Federal (Rio de Janeiro), nasceu e morou na zona norte, bairro da Penha.

obs. Em pesquisas localizei cartório de nascimento dos irmãos da Laura, eles foram registrados no cartório da Penha, apenas a certidão da minha avó que não localizei.

agradeço desde já :)

• editado June 5

@Carololvv

Tem um irmão de 1931 na Freguesia do Engenho Velho/Espirito Santo (deve ser o 8o RCPN atualmente), já deu uma olhada neste cartorio?

Se não achar por lá eu tentaria no 11o ou talvez no 6o...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.