Em 1870, teve inicio a povoação do atual território de Guanambi, às margens do rio Carnaíba de Dentro, com a doação de uma parte da fazenda Carnaíba, feita pelo seu proprietário Joaquim Dias Guimarães, à freguesia criada nesse mesmo ano sob invocação de Santo Antônio, subordinada à Paróquia de Palmas de Monte Alto, em cujo local foi erguida a primeira igreja, tomando o lugar o nome de Beija-Flor. A partir dessa data foi crescendo a população da nova freguesia, constituída inicialmente das famílias de João Pereira de Castro, José Pereira da Silva Castro, Gasparino Pereira da Costa, João Dias Guimarães, Inocêncio Pereira de Oliveira e muitos outros, que intensificaram a exploração da agricultura e da pecuária na região. Em 1880, pela lei provincial nº 1979 de 23 de junho, foi criado o Distrito de Paz de Beija-Flor, pertencente ao Município de Palmas de Monte Alto. A sede do arraial de Beija-Flor foi elevada à categoria de vila pela lei estadual nº 1.364 de 14 de agosto de 1919, que também criou o Município com o nome de Guanambi, com o território desmembrado do de Palmas de Monte Alto. A instalação se verificou a 1º de janeiro de 1920. Nesse mesmo ano, a Lei Municipal nº 2 de 8 de janeiro, confirmou a criação do Distrito-Sede de Guanambi (ex-Beija-Flor), ao tempo em que criou para o município o novo Distrito de Mocambo (atual Candiba). A criação de Mocambo, atualmente denominado de Candiba, foi confirmada pela Lei estadual nº 2.219, de 20 de agosto de 1929. Por força do Decreto estadual nº 7.479 de 8 de julho de 1931, o território do Município de Palmas de Monte Alto, extinto pelo mesmo decreto, incorporou-se ao de Guanambi, sendo, entretanto, restaurado pelo Decreto Estadual nº 8.452 de 31 de maio de 1933. Na divisão administrativa do Brasil, concernente a 1933, o município se compõe dos distritos de Guaiambé, Itaguaçu (atual Mutãs), Mocambo (atual Candiba) e Gentio (atual Ceraíma). Segundo o quadro territorial em vigência no quinquênio 1939-1943, estabelecido pelo Decreto-lei estadual nº 11.089 de 30 de novembro de 1933, o Município de Guanambi permanece formado pelos quatro distritos que constituíam no quadro de 1933, devendo-se notar que o distrito de Gentio teve mudado o seu topômio para Ceraíma. De acordo com o quadro territorial vigente em l944-l948, fixado pelo Decreto estadual nº 12.978, de 1º de junho de l944, Guanambi subdivide-se em quatro distritos: o da sede e os de Candiba, Ceraíma e Mutãs, constituição esta que permaneceu até quando Candiba se desmembrou passando à categoria de Município, criado pela Lei estadual nº 1.756 de 27 de julho de 1962.
entrei em contato com cartório do Méier conforme informado aqui, o mesmo informou que o livro 209 pertence ao ano de 1921 e que não seria o cartório deles que possuem tal Livro 209 ou então livro errado para essa consulta:
Esse registro foi feito apenas com o nome de "Célia" (explicado na outra mensagem). Ressalte isso.
Seria possivel estar em outro cartório? Pois nao faz sentido indicar como 10 circuscricao e dizerem q o livro mencionado é de 1921, creio que seja má vontade dos mesmos para buscar por se tratar de um livro antigo, logo devo prosseguir solicitando ajuda da Corregedoria?
Poderia insistir com o cartório, falando para olhar no livro de nascimentos que começa em novembro de 1925, conforme pode ver no Termo de abertura (seja lá qual for o número que hoje em dia eles tem para ele... teoricamente não deveria ter mudado).
Não vejo como estar em outro cartório, já que "freguesia do Engenho Novo" é o 10 RCPN, com o nome fantasia atual de cartorio Meier:
Estive nesse cartório em 2012 para solicitar minha certidão de nascimento, não percebi má vontade dos atendentes, inclusive antes de emitirem a certidão deixaram o livro aberto no balcão e um rascunho da certidão para que eu conferisse se os dados estavam corretos.
No registro nº 2427, consta que compareceu Manoel Roleiro, morador na Rua Miguel Fernandes (parece que é Meier, né) .... . Disse que em sua residência em vinte e (cinco ou seis - não consegui decifrar) de novembro ... nasceu uma criança branca ... nome de Célia ...
Assina o escrivão ... substituto (o que consegui ler) - Raul Pinto de Mendonça
Pois o registro mais próximo no tempo que vi da família foi um óbito de um irmão em 1924 onde diz que os pais moravam na Estrada da Pavuna no que hoje em dia é esse município:
Gente, estou na procura da CERTIDÃO DE NASCIMENTO do meu BISAVÔ (brasileiro nascido no RJ) para poder fazer a transcrição de casamento com a minha Bisavó( portuguesa). Estou na busca para fazer a cidadania portuguesa de bisneto de português.
Desde já agradeço pelo apoio de todos! Gratidão imensa!
@Fábio Barros no casamento menciona que era natural de São João da Barra. Sugiro olhar os cartórios desta localidade, tomando cuidado de verificar também nos cartórios dos distritos e municípios próximos/emancipados. Aqui um histórico da divisão administrativa de São João da Barra: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/sao-joao-da-barra/historico
@Fábio Barros olhe também nos cartórios das cidades proximas, especialmente as cidades que se emanciparam. Tenha em mente que o que era "Sao Joao da Barra" no passado se dividiu e hoje pode estar no cartório de outra cidade que antes era distrito.
Muito obrigado @CarlosASP e @Guilherme Moreira pelas informações e dicas para fazer o cartório reconsiderar a busca e realizar uma busca mais detalhada.
Irei falar com meu sogro e pedir que proceda conforme orientaram e torcer para tudo dar certo!
Boa tarde. Estou a procura da certidão do meu pai no Rio de janeiro. Já paguei taxa em alguns cartórios, mas ainda não encontrei . Já fui no cartório que ele casou e disseram não ter mais os dados dos documentos apresentados na ocasião do casamento. Vocês poderiam me ajudar ?
Nome dele : Fernando Garcia Pereira
Nascimento 08/07/33
Filho de João Garcia Pereira e Maria de Lourdes Garcia
Leia novamente essas certidões onde não aparece o nome do pai.
Dependendo de quem fez a anotação, pode vir escrito de formas diferentes. Por exemplo, pode estar escrito, "Compareceu o Sr. xxx, e informou o nascimento de uma criança, filha sua e de sua esposa Sra. yyyy".
De outra forma, é um pouco estranha (e o IRN não aceitará), simplesmente, "não consta o nome do pai, embora ele tenha sido o declarante."
Sua possível data de nascimento foi 18/06/1900 em Santa Rita da Floresta, porém eu entrei em contato com o Ofício Único de Cantagalo - RJ e não encontraram sua certidão, também não encontrei pelos registros no familysearch.
Vai notar que o nome da mãe aparece como "Bibiana Santafe", sem nome do pai (sendo filho natural).
Notei que no casamento da irmã Candida também só aparece o nome da mãe (como Bibiana de Castro), sendo também filha natural,
No casamento de Antonio, ele também aparece como filho natural (de pais não casados), mas aparece nome do pai e mãe.
Comentei isso para levantar a possibilidade de que talvez no registro original dos filhos só apareça o nome da mãe. No contato com o cartório, pediu para ver se tem algum Antonio (ou Miguel ou Candida) registrados apenas com o nome da mãe?
Os registros de nascimento também podem ser tardios - desde meses até anos após o nascimento, visto se tratar de área rural, com lavradores com pouca instrução etc.
Tentou ver se Antonio se auto registrou pouco antes de casar?
Já arriscou perguntar ao cartório do casamento de Antonio (e também de Candida e Miguel Angelo) se eles podem desarquivar a habilitação do casamento? Isso revelaria que documentos eles apresentaram poder casar.
Infelizmente, isso não funciona muito bem no estado do Rio de Janeiro, pois se permitiu que se incinerassem essas habilitações sem microfilmar. Mas alguns cartórios não fizeram isso; não custa tentar.
Meus amigos, muito boa noite. Estou procurando a certidão de nascimento da minha tia com certa urgência e não consegui encontrar. Existe uma possibilidade dela ter sido registrada no cartório da Ilha do Governador mas pelo visto minha prima não encontrou. Não temos muito tempo e já fizemos buscas em inúmeros cartórios. O processo é relativo a nacionalidade espanhola e temos apenas alguns meses pra encontrar. Se alguém puder dar uma luz agradecerei muito.
Os dados dela são esses:
Júlia Cristina Domingues da Cunha (nome de solteira). Nascimento: 09/03/1957
Julia Cristina Domingues Guerra (nome de casada)
Julia Cristina Domingues Cestari (segundo nome de casada)
Pai: Gilberto da Cunha e Silva
Mãe: Palmyra Domingues da Cunha (nome de solteira era Palmyra Domingues Iglesias).
Estamos correndo contra o tempo porque já temos agendamento com o consulado espanhol. Perdão por tratar de outra nacionalidade aqui mas eu não conheço outro grupo que seja tão solicito quanto esse.
Comentários
@AlanNogueira,
A carteira de trabalho foi extraviada, mas sua ideia de olhar a questão dos cartório já me deu uma direção!
Gratidão!!
@Ceuzinha
https://www.guanambi.ba.gov.br/texto/a_cidade
ASPECTOS HISTÓRICOS
Em 1870, teve inicio a povoação do atual território de Guanambi, às margens do rio Carnaíba de Dentro, com a doação de uma parte da fazenda Carnaíba, feita pelo seu proprietário Joaquim Dias Guimarães, à freguesia criada nesse mesmo ano sob invocação de Santo Antônio, subordinada à Paróquia de Palmas de Monte Alto, em cujo local foi erguida a primeira igreja, tomando o lugar o nome de Beija-Flor. A partir dessa data foi crescendo a população da nova freguesia, constituída inicialmente das famílias de João Pereira de Castro, José Pereira da Silva Castro, Gasparino Pereira da Costa, João Dias Guimarães, Inocêncio Pereira de Oliveira e muitos outros, que intensificaram a exploração da agricultura e da pecuária na região. Em 1880, pela lei provincial nº 1979 de 23 de junho, foi criado o Distrito de Paz de Beija-Flor, pertencente ao Município de Palmas de Monte Alto. A sede do arraial de Beija-Flor foi elevada à categoria de vila pela lei estadual nº 1.364 de 14 de agosto de 1919, que também criou o Município com o nome de Guanambi, com o território desmembrado do de Palmas de Monte Alto. A instalação se verificou a 1º de janeiro de 1920. Nesse mesmo ano, a Lei Municipal nº 2 de 8 de janeiro, confirmou a criação do Distrito-Sede de Guanambi (ex-Beija-Flor), ao tempo em que criou para o município o novo Distrito de Mocambo (atual Candiba). A criação de Mocambo, atualmente denominado de Candiba, foi confirmada pela Lei estadual nº 2.219, de 20 de agosto de 1929. Por força do Decreto estadual nº 7.479 de 8 de julho de 1931, o território do Município de Palmas de Monte Alto, extinto pelo mesmo decreto, incorporou-se ao de Guanambi, sendo, entretanto, restaurado pelo Decreto Estadual nº 8.452 de 31 de maio de 1933. Na divisão administrativa do Brasil, concernente a 1933, o município se compõe dos distritos de Guaiambé, Itaguaçu (atual Mutãs), Mocambo (atual Candiba) e Gentio (atual Ceraíma). Segundo o quadro territorial em vigência no quinquênio 1939-1943, estabelecido pelo Decreto-lei estadual nº 11.089 de 30 de novembro de 1933, o Município de Guanambi permanece formado pelos quatro distritos que constituíam no quadro de 1933, devendo-se notar que o distrito de Gentio teve mudado o seu topômio para Ceraíma. De acordo com o quadro territorial vigente em l944-l948, fixado pelo Decreto estadual nº 12.978, de 1º de junho de l944, Guanambi subdivide-se em quatro distritos: o da sede e os de Candiba, Ceraíma e Mutãs, constituição esta que permaneceu até quando Candiba se desmembrou passando à categoria de Município, criado pela Lei estadual nº 1.756 de 27 de julho de 1962.
Fonte: IBGE
Wow, @AlanNogueira!
Quantas possibilidades!
Grata!
boa tarde prezados, e @CarlosASP
entrei em contato com cartório do Méier conforme informado aqui, o mesmo informou que o livro 209 pertence ao ano de 1921 e que não seria o cartório deles que possuem tal Livro 209 ou então livro errado para essa consulta:
Esse registro foi feito apenas com o nome de "Célia" (explicado na outra mensagem). Ressalte isso.
O número do registro é 2427.
Folha 118 e 118 verso
Livro 209
O registro foi feito em 10/12/1925.
Seria possivel estar em outro cartório? Pois nao faz sentido indicar como 10 circuscricao e dizerem q o livro mencionado é de 1921, creio que seja má vontade dos mesmos para buscar por se tratar de um livro antigo, logo devo prosseguir solicitando ajuda da Corregedoria?
@Fabsenna
Vou deixar aqui a imagem da página do termo de abertura do livro onde está o registro.
Ali no alto você pode ver claramente que é "sexta pretoria civil, freguesia do Engenho Novo" e 1925:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DYFQ-X18?i=1
Esta imagem acima é a número 2. Se voltar para a 1, que mostra a capa do livro, aparece 209:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DYFQ-QWS?cc=1582573
Poderia insistir com o cartório, falando para olhar no livro de nascimentos que começa em novembro de 1925, conforme pode ver no Termo de abertura (seja lá qual for o número que hoje em dia eles tem para ele... teoricamente não deveria ter mudado).
Não vejo como estar em outro cartório, já que "freguesia do Engenho Novo" é o 10 RCPN, com o nome fantasia atual de cartorio Meier:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23164/rio-de-janeiro-rj-cartorios-atuais-x-circunscricoes-x-pretorias
Ou pode seguir o caminho indicado pela @CamilaCamila e já partir para a reclamação.
@Fabsenna
Estive nesse cartório em 2012 para solicitar minha certidão de nascimento, não percebi má vontade dos atendentes, inclusive antes de emitirem a certidão deixaram o livro aberto no balcão e um rascunho da certidão para que eu conferisse se os dados estavam corretos.
No registro nº 2427, consta que compareceu Manoel Roleiro, morador na Rua Miguel Fernandes (parece que é Meier, né) .... . Disse que em sua residência em vinte e (cinco ou seis - não consegui decifrar) de novembro ... nasceu uma criança branca ... nome de Célia ...
Assina o escrivão ... substituto (o que consegui ler) - Raul Pinto de Mendonça
Assina também Manoel Roleiro e outros
fl 118
Brasil, Rio de Janeiro, Registro Civil, 1829-2012; https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DYFQ-M9Q?cc=1582573&wc=9G51-92W%3A113334201%2C159848701%2C138866201
fl 118v
Brasil, Rio de Janeiro, Registro Civil, 1829-2012; https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DYFQ-2D7?cc=1582573&wc=9G51-92W%3A113334201%2C159848701%2C138866201
Aqui a capa do livro 209 (tem uma etiqueta)
Brasil, Rio de Janeiro, Registro Civil, 1829-2012; https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DYFQ-QWS?cc=1582573&wc=9G51-92W%3A113334201%2C159848701%2C138866201
Aqui o termo de abertura - Sexta Pretoria Cível - Freguesia do Engenho Novo
Brasil, Rio de Janeiro, Registro Civil, 1829-2012; https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DYFQ-X18?cc=1582573&wc=9G51-92W%3A113334201%2C159848701%2C138866201
Aqui o livro índice onde consta o nascimento da Célia filha de Manoel "Ribeiro" (errado) - livro 209, fl 118
Brasil, Rio de Janeiro, Registro Civil, 1829-2012; https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6QRW-XSK?cc=1582573&wc=9GRK-3TG%3A113334201%2C159848701%2C159954101
No seu lugar, eu iria ao cartório. (não sei se vc mora no Rio de Janeiro)
@CarlosASP
@Fabsenna
Boa Tarde!
Tudo bem? Poderia me ajudar?
Estou procurando a certidão de nascimento no Brasil de um tio meu porém está muito difícil de localizar.
Irmãos dele todos nasceram no Rio de Janeiro, estado ou até mesmo no antigo distrito federal que era o Rio de Janeiro.
Nome: Nilton Alves alguns informam que o nome seria Nilton Alves Augusto( brasileiro)
Filiação: Luis Augusto ( português) e Conceição Alves Rosas (brasileira).
Ano possível do nascimento: 1928
Faleceu em 2006 no RJ
Agradeço
@Ceuzinha tente concentrar tudo em um unico topico isso facilita os demais foristas a entenderem o seu caso e consequentemente aumenta as chances de que você obtenha ajuda para o seu caso https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/337862#Comment_337862
@RSA
Você já tentou em São Joao de Meriti?
Pois o registro mais próximo no tempo que vi da família foi um óbito de um irmão em 1924 onde diz que os pais moravam na Estrada da Pavuna no que hoje em dia é esse município:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6WK3-HDV?i=79
Show pela orientação, @AlanNogueira!
@Fabsenna
Boa Tarde!
Tudo bem?
Poderia dar uma ajuda?
Estou procurando a certidão de nascimento de um tio porém estou com dificuldades de encontrar.
Seria apenas para a história familiar, um estudo.
Nome: Nilton Alves Augusto
Filiação: Luis Augusto (portugues) e Conceição Alves (brasileira)
Provável ano de nascimento: 1928
Os irmãos nasceram ou no Estado do RJ ou na antiga Capital Federal que era no Rio de Janeiro.
Falecimento:
Boa Tarde!
@Kleber Silva Aguiar
@CarlosASP
@Fabsenna
Tudo bem? Poderia me ajudar?
Gente, estou na procura da CERTIDÃO DE NASCIMENTO do meu BISAVÔ (brasileiro nascido no RJ) para poder fazer a transcrição de casamento com a minha Bisavó( portuguesa). Estou na busca para fazer a cidadania portuguesa de bisneto de português.
Desde já agradeço pelo apoio de todos! Gratidão imensa!
Bisavô
Nome: Domingos Vianna Rangel
Nascimento: 16/06/1909 (Junho)
Local de Nascimento: RIO DE JANEIRO/RJ
Morava rua conde de bonfim 20- RJ
Pai: João Baptista Rangel.
Mãe: Julia Ribeiro Vianna.
Falecimento provavelmente: 06/01/1997
Sepultado: no cemitério municipal de Campos.
Data do casamento: 23/02/1935
Registro civil:
Quinta Pretoria do Distrito Federal
Freguesia do Engenho Velho número:
Livro:
Folha:. 41 V°
foi registrado em vosso cartório no
Número: 7.707
Página: 095056
Bisavó
Nome bisavó:Carminda de Lima.
Nascimento: 27/agosto/ 1913.
Pai: Camillo de Lima
Mãe: Esmelinda Pereira de Lima
Falecimento bisavó: 06/12/1994
Nome pós-casamento.
Carminda de Lima Rangel.
Obrigado pela ajuda! :)
@Fábio Barros no casamento menciona que era natural de São João da Barra. Sugiro olhar os cartórios desta localidade, tomando cuidado de verificar também nos cartórios dos distritos e municípios próximos/emancipados. Aqui um histórico da divisão administrativa de São João da Barra: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/sao-joao-da-barra/historico
@Fabsenna
Boa Tarde!
Tudo bem?
Poderia dar uma ajuda?
Estou procurando a certidão de nascimento de um tio porém estou com dificuldades de encontrar.
Seria apenas para a história familiar, um estudo.
Nome: Nilton Alves Augusto
Filiação: Luis Augusto (portugues) e Conceição Alves (brasileira)
Provável ano de nascimento: 1928
Os irmãos nasceram ou no Estado do RJ ou na antiga Capital Federal que era no Rio de Janeiro.
Falecimento:
@AlanNogueira
Boa tarde. Vou fazer uma busca pelos cartórios de São João da Barra. Sou de Brasília, acredito que consiga uma comunicação através de email.
Sabe me dizer se consigo uma busca pelo family search? É fácil de usar?
Desde já te agradeço.
@Fábio Barros pode tentar tbm mas nem tudo é está no FS. Mas é um ótimo sistema e bem simples de usar 🙏🏻
@AlanNogueira
Maravilha. Desde já agradeço. Irei essa semana em busca. Obrigado 🙏🏻
@Fábio Barros olhe também nos cartórios das cidades proximas, especialmente as cidades que se emanciparam. Tenha em mente que o que era "Sao Joao da Barra" no passado se dividiu e hoje pode estar no cartório de outra cidade que antes era distrito.
@AlanNogueira
Maravilha. Desde já agradeço.
mandei um email para os cartórios de São João da Barra- RJ. Vou aguardar notícias. Assim que tiver volto para comunicar. Mto obrigado pelas dicas 🙏🏻🙏🏻
Bom dia a todos!
Muito obrigado @CarlosASP e @Guilherme Moreira pelas informações e dicas para fazer o cartório reconsiderar a busca e realizar uma busca mais detalhada.
Irei falar com meu sogro e pedir que proceda conforme orientaram e torcer para tudo dar certo!
Atenciosamente
Boa tarde. Estou a procura da certidão do meu pai no Rio de janeiro. Já paguei taxa em alguns cartórios, mas ainda não encontrei . Já fui no cartório que ele casou e disseram não ter mais os dados dos documentos apresentados na ocasião do casamento. Vocês poderiam me ajudar ?
Nome dele : Fernando Garcia Pereira
Nascimento 08/07/33
Filho de João Garcia Pereira e Maria de Lourdes Garcia
A informação que tenho é que ele nasceu em Irajá
@ReginaSumar irmao Harding de 1929 foi registrado no Engenho Velho já olhou neste cartório? https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DYJQ-4LK?view=index&action=view
@ReginaSumar
Fernando: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSBR-SS78-7?view=index&action=view
Estou a procura da Certidão da minha bisavó no Rio de janeiro
As informações que tenho são essas:
Maria Luiza da Conceicao
Filha de
João Francisco de Abreu e Luiza Maria da Conceição
Nascida em 09/08/1891
Algumas observações importantes:
Ela tem irmãos que nasceram antes e depois dela e que os registros encontram-se no cartório . (6RCPN).
Alguns não consta o nome do pai , embora ele tenha sido o declarante .
Então pode ser que esteja declarado, ou não, o nome do pai .
Maria Luiza da Conceicao
Filha somente de Luiza Maria da Conceição ,
Ou:
Filha de João Francisco de Abreu e Luzia Maria da Conceição
Porque o nome do pai pode aparecer ou não na certidão ..
@AlanNogueira
A certidão do meu pai Fernando, eu já havia encontrado. De qlqr forma, agradeço imensamente por sua ajuda.
Agora estou a procura dessa certidão da minha bisavó, para cidadania da minha tia. Será q consegue me ajudar ?
@ReginaSumar
Leia novamente essas certidões onde não aparece o nome do pai.
Dependendo de quem fez a anotação, pode vir escrito de formas diferentes. Por exemplo, pode estar escrito, "Compareceu o Sr. xxx, e informou o nascimento de uma criança, filha sua e de sua esposa Sra. yyyy".
De outra forma, é um pouco estranha (e o IRN não aceitará), simplesmente, "não consta o nome do pai, embora ele tenha sido o declarante."
Boa tarde, estou a procura da certidão de nascimento de um antepassado, o seu registro mais antigo que achei foi o de casamento https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGVM-48H1.
Sua possível data de nascimento foi 18/06/1900 em Santa Rita da Floresta, porém eu entrei em contato com o Ofício Único de Cantagalo - RJ e não encontraram sua certidão, também não encontrei pelos registros no familysearch.
https://www.familysearch.org/tree/person/details/GG4T-D9S
Nome: Antonio Angelo Longobuco
Esposa: Emilia Diniz Longobuco
Casamento: 28/06/1924
Nascimento: 18/06/1900
Pai: Miguel Angelo Longobuco
Mãe: Bebiana
Poderiam estar me ajudando?
@mmarlonsodre
Eu achei o casamento do irmão Miguel Angelo em 1917:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6SQ7-B6?i=23
Vai notar que o nome da mãe aparece como "Bibiana Santafe", sem nome do pai (sendo filho natural).
Notei que no casamento da irmã Candida também só aparece o nome da mãe (como Bibiana de Castro), sendo também filha natural,
No casamento de Antonio, ele também aparece como filho natural (de pais não casados), mas aparece nome do pai e mãe.
Comentei isso para levantar a possibilidade de que talvez no registro original dos filhos só apareça o nome da mãe. No contato com o cartório, pediu para ver se tem algum Antonio (ou Miguel ou Candida) registrados apenas com o nome da mãe?
Os registros de nascimento também podem ser tardios - desde meses até anos após o nascimento, visto se tratar de área rural, com lavradores com pouca instrução etc.
Tentou ver se Antonio se auto registrou pouco antes de casar?
Já arriscou perguntar ao cartório do casamento de Antonio (e também de Candida e Miguel Angelo) se eles podem desarquivar a habilitação do casamento? Isso revelaria que documentos eles apresentaram poder casar.
Infelizmente, isso não funciona muito bem no estado do Rio de Janeiro, pois se permitiu que se incinerassem essas habilitações sem microfilmar. Mas alguns cartórios não fizeram isso; não custa tentar.
Meus amigos, muito boa noite. Estou procurando a certidão de nascimento da minha tia com certa urgência e não consegui encontrar. Existe uma possibilidade dela ter sido registrada no cartório da Ilha do Governador mas pelo visto minha prima não encontrou. Não temos muito tempo e já fizemos buscas em inúmeros cartórios. O processo é relativo a nacionalidade espanhola e temos apenas alguns meses pra encontrar. Se alguém puder dar uma luz agradecerei muito.
Os dados dela são esses:
Júlia Cristina Domingues da Cunha (nome de solteira). Nascimento: 09/03/1957
Julia Cristina Domingues Guerra (nome de casada)
Julia Cristina Domingues Cestari (segundo nome de casada)
Pai: Gilberto da Cunha e Silva
Mãe: Palmyra Domingues da Cunha (nome de solteira era Palmyra Domingues Iglesias).
Estamos correndo contra o tempo porque já temos agendamento com o consulado espanhol. Perdão por tratar de outra nacionalidade aqui mas eu não conheço outro grupo que seja tão solicito quanto esse.
Espero que entendam. Obrigado.
Edit: Esqueci de avisar a data de nascimento da minha tia Júlia Cristina Domingues da Cunha: 09/03/1957.
Obrigado novamente
Estou a procura da Certidão da minha bisavó no Rio de janeiro
As informações que tenho são essas:
Maria Luiza da Conceicao
Filha de
João Francisco de Abreu e Luiza Maria da Conceição
Nascida em 09/08/1891
Algumas observações importantes:
Ela tem irmãos que nasceram antes e depois dela e que os registros encontram-se no cartório . (6RCPN).
Alguns não consta o nome do pai , embora ele tenha sido o declarante .
Então pode ser que esteja declarado, ou não, o nome do pai .
Maria Luiza da Conceicao
Filha somente de Luiza Maria da Conceição ,
Ou:
Filha de João Francisco de Abreu e Luzia Maria da Conceição
Porque o nome do pai pode aparecer ou não na certidão ..
@AlanNogueira
@Carlawck