Estou buscando a certidão de nascimento da minha mãe, em Belo Horizonte, mas não sei em qual cartório está. Existe a possibilidade de encontrar? Se alguém conseguir me ajudar, seguem os dados:
@Giulia você precisará entrar em contato com os cartórios de Belo Horizonte para verificar em qual deles ela foi registrada. Procurar pela habilitação de casamento é um caminho quase impossível já que o Rio de Janeiro não conserva esses processos. A boa notícia é que são apenas 4 cartórios de registro civil na capital mineira. Boa sorte!
Estou em busca da certidão de nascimento do meu avô no Rio de janeiro e já entrei em contato com o 16º que é de Realengo e me informaram que não possuem registros anteriores à 1940. Também entrei em contato com de Madureira, que tinha uma sucursal em Realengo à época e me informaram que eles só fazem buscas com os dados completos de folha e número, que não tenho. Alguém consegue me ajudar?
Esses cartórios são engraçados. Se a pessoa já tem todos os dados, não é uma busca, mas já um pedido.
Ou seja, não pague pela busca, já faça direto o pedido puxando os dados da certidão que o colega colocou. Inclua também a data de registro e uma cópia da imagem acima. Assim eles não podem dizer "não achamos" (o que acontece com certa frequência, mesmo quando o registro está lá; as buscas são muitas vezes feitas com pouca eficiência)
Como pode ver pelo documento e pela tabela. foi feita na 8 pretoria - segundo oficio. Até 2021 isso era tudo no 14 RCPN. Em 2021, parte foi para o novo 16 RCPN em Realengo.
Se 16 RCPN diz que não tem antes de 1940, então teria que estar no 14 RCPN.
Me parece que o registro só foi feito pelo pai (é ele o PT?) em 27 de dezembro 1939; por sorte a maioridade na época era 21 anos, pois Carlos já tinha 18 anos no momento do registro, Mas já prepare a explicação para esse registro tardio; muito provavelmente o conservador vai questionar isso.
Nessa época o registro de nascimento era pago e se não fosse feito no prazo legal ainda gerava multa para os pais.
Em 1939 foi editado o Decreto-Lei 1116/1939 que concedia anistia do pagamento para os registros tardios e isso gerou uma grande procura pois o índice de sub registro era muito alto. Esse decreto valeu até 31/12/1939 e está carimbado nessa via da sua certidão, provavelmente também deve ter sido mencionado no texto do assento.
Não é o seu caso, mas a título de informação esse decreto foi prorrogado por mais um ano pelo Decreto-Lei 1929/1939, de 31/12/1939. O pai dele fez o registro em 27/12/1939, ou seja, estava nos últimos dias do prazo e ele deve ter corrido para aproveitar este benefício.
Creio que este seja o motivo de ter sido feito em 1939, agora é apurar porque não foi feito logo que nasceu. Geralmente é porque as pessoas eram muito pobres e não tinham condições de pagar, ou não se importavam com o registro… muitos somente batizavam na igreja e pronto! Se encontrar o batismo dele, é uma linha válida também. Já ouvi gente dizendo que não registravam para não correr risco de ser convocado pra guerra etc…. Mas tente apurar com os mais velhos da família para contar a história real. Nunca minta! Boa sorte!
Esses cartórios são engraçados. Se a pessoa já tem todos os dados, não é uma busca, mas já um pedido.
Concordo contigo. Por outro lado, não conheço nenhum cartório que cobre o valor integral do pedido, após uma busca. Se você solicita uma busca e eles retornam informando que encontraram, paga apenas a diferença para obter a certidão. Pelo menos em todos os casos que precisei de alguma certidão de familiar, foi assim.
Se não souber os nomes dos pais dela, olhe a certidão de nascimento de algum filho/a dela (seu pai ou mãe e seus tios/as). E veja quem são os avós maternos da criança.
Alguém saberia me ajudar com essa informação? Preciso da certidão de NASCIMENTO do meu cunhado do RIO DE JANEIRO, mas não sei o cartório. Como faço essa busca? Obrigado!!!
NOME: PAULO MARCIO RAMOS ENES
PAI: NELSON GOMES ENES
MÃE: RUTH RAMOS ENES
DATA DO NASCIMENTO: 16/05/1966
LOCAL DE NASCIMENTO: ANTIGO HOSPITAL DOS BANCÁRIOS NA LAGOA (RJ) HOJE HOSPITAL DA LAGOA
Estou procurando um certidão de óbito mas só tenho os dados nome (Manoel Carlos de Souza) e os nomes dos pais (José Francisco da Silva Souza e Anna Maria dos Anjos). Entrei com contato com os consórcios de cemitério do Rio de Janeiro para fazer a busca mas eles me informaram que precisam do ano de falecimento para poder fazer a busca. Alguém sabe algum outro lugar que possa fazer a busca ou achar a certidão?
Ficaria muitíssimo grato se pudessem me ajudar a encontrar ou mesmo me dar uma direção, já paguei busca no 1° RCPN e também no 8° RCPN e não foram encontrados os registros de nascimento da minha mãe, Ela é esquizofrênico e não se lembra o cartório de registro e usa os documentos atuais feitos a partir da certidão de casamento e não possui mais a de nascimento.
Eu tenho todos os dados dela CNS,RG,CPF e e fiz pedidos de busca pelo portal extra judicial de certidão eletrônica nas comarcas de nova Iguaçu e RJ Capital, nova Iguaçu deu não encontrada, e RJ capital pedi por duas vezes é o primeiro pedido venceu o tempo de resposta de 8 dias úteis e fiz outro pedido e ainda nada.
Procurei family seach,sian,an e nada
NOME: MARIA LUCIA MARCHECINE LANDEIRA MARTINS
PAI: MANUEL GONZÁLEZ LANDEIRA
MÃE: FRANCISCA MARCHECINE
DATA DO NASCIMENTO: 07/09/1967.
Preciso muito da ajuda de vcs tenho uma CITA marcada para o dia 19/12.
Infelizmente, 1967 já está fora do período coberto pelo que tem cópia no Arquivo Nacional para o atual município do Rio de Janeiro (até 1960).
No Detran consta o casamento dela em Nova Iguaçu. Você tem essa certidão? O que lá diz sobre o local de nascimento dela?
Em que ano ela se casou? Pois se ela nasceu em "Nova Iguaçu", o que era N.I. nessa data pode não ser mais hoje em dia, pois houve desmembramento de partes de N.I., sendo criados novos municípios. Poderia estar nos RCPNs de um deles.
Você sabe pela história da família onde viveram? Vi a árvore que fez no FS. Sabe onde o irmão Jorge, de 1963, foi registrado? E há outros? Onde foram registrados? Esses registros foram feito perto do nascimento ou mais tarde? Pois, se foram registros tardios, indicando que a família demorava para registrar os filhos, teria que estender os períodos de busca.
Aqui os desmembramentos de N.I desde 1967:
Pela Lei Estadual n.º 1.640, de 03-04-1990, desmembra do município de Nova Iguaçu o distrito de Belford Roxo. Elevado à categoria de município.
Pela Lei Estadual n.º 1.773, de 21-12-1990, desmembra de Nova Iguaçu, o distrito de Queimados. Elevado à categoria de município.
Pela Lei Estadual n.º 1.902, de 02-12-1991, desmembra do município de Nova Iguaçu, o distrito de Japeri. Elevado à categoria de município.
Pela Lei Estadual n.º 3.253, de 25-09-1999, desmembra do município de Nova Iguaçu o distrito de Mesquita. Elevado á categoia de município.
@CarlosASP ela nasceu e viveu na tijuca onde meu avô tinha um apartamento, ela foi batizada assim disse meu pai na antiga igreja dos capuchinhos na tijuca ,atual Basílica santuário de São Sebastião perguntei sobre busca pelo zap, achei estranho pois não teve burocracia , e prontamente quem me atendeu pediu os dados e depois de 40 min disse que procuro de 67 a 78 e não achou registros de batismo da minha mãe,o que disse sobre registro tardio e verdade ,mas os cartórios pedem a data exata para busca eu sempre dou nascimento 07/09/1967 como faço pra pedir a busca por um período, o cartório de nova Iguaçu que lavrou a certidão de nascimento disse que por ter mais de 5 anos se livraram do registro, o RG da minha mãe foi feito com a certidão de casamento,na delegacia do trabalho eu conseguiria os dados usados na carteira de trabalho?
como faço pra pedir a busca por um período, o cartório de nova Iguaçu que lavrou a certidão de nascimento disse que por ter mais de 5 anos se livraram do registro
Ou você não explicou direito o que queria, ou o funcionário do cartório não entendeu a sua explicação. Não existe isso de "se livraram do registro".
Quando as coisas começam a enrolar, o melhor é ir no cartório e falar direto com o responsável, e não com o atendente do balcão.
@eduardo_augusto peço desculpa a todos pois me expressei errado o cartório de nova Iguaçu lavrou a certidão de casamento, e no RJ após 5 anos os cartório não são obrigados a reter os documentos arquivados então eles incineram, esse descuido meu foi devido a exaustão mental que estou esse dias faltando apenas 12 dias pra minha cita.
@CamilaMacri cara eu não sei como te agradecer eu só posso pedir com todas as forças que Deus te abençoe muito pq eu estou penando e já estava desesperançoso e pensando em remarcar a cita pra ganhar tempo mas sem saber o que fazer depois hj por um acaso tive uma luz, de além de ter ido ao cartório de casamento tbm procurar a igreja de casamento,ligando pra lá descobri que eles tem a certidão de batismo da minha mãe retida para poder realizar o matrimônio no religioso e eu poderia entregá-la na cita junto a uma certidão negativa de um cartório da minha região meus planos até agora 1:28h era acordar amanhã ir até a igreja ,pedir a de batismo e concluir assim e orar pra ser realmente aceita e tudo dar certo,mas agora que vc me ajudou com a de nascimento eu tô até meio em choque aqui sem acreditar.
Não tem problema, ninguém tem obrigação de ser especialista :) coisa que aliás também não sou.
Mas para explicar melhor: os cartórios do Rio descartavam apenas os documentos "associados" a um processo qualquer. Por exemplo: se você vai se casar, precisa apresentar as certidões de nascimento de ambos os nubentes. Depois de casados e emitida a certidão de casamento, passado um período, o cartório pode descartar aquelas certidões de nascimento. No entanto, a certidão de casamento, essa fica guardada permanentemente.
Aqui estamos falando de uma certidão de nascimento. Alguém nasceu, alguém foi no cartório e comunicou esse nascimento. O cartório emitiu uma certidão de nascimento, e é feito um registro, no "livro de registros" que fica guardado no cartório. Esse livro nunca é simplesmente descartado. Se o funcionário do cartório disse que um livro de registros foi incinerado, ele provavelmente não entendeu o que você pediu.
Mas se de fato o cartório perdeu ou jogou fora, ou deixou que o livro fosse danificado, aí realmente é um problema sério.
De qualquer jeito, a @CamilaMacri já encontrou o documento para você. :-)
Estou procurando uma certidao de nascimento de 1967 e está bem dificil pq nao sei onde foi feito o registro. Alguem com mais experiencia que eu em buscar conseguiria me ajudar?
Sidney Barros Junior
Nascimento 20/12/1967
Pais Sidnei Barros e Antonia da Silva Barros
O RG informa que é natural de Nilopolis-RJ, mas ja paguei por busca nos cartorios de la e nao localizaram. Tentei Nova Iguaçu, onde ele diz que morava na epoca, e nao localizaram. Ele nao tem copia da certidao nem do RG de solteiro, a familia deu poucos detalhes, só disse que ele nasceu na Materindade de Nilopolis. Estou tentando resgatar registros com a Marinha, pois a 1a identidade dela foi feita por la, mas nao sei se vou conseguir exatamente a informacao de cartorio, que é o principal. Alguem ai tem dicas??
A certidão de casamento não trouxe nenhuma informação?
CERTIDÃO DE CASAMENTO
Livro: 00292B
Folha: 205
Termo: 31945
Circunscrição: 8
Municipio: RIO DE JANEIRO
UF: RJ
Verifique também com o cartório se eles ainda tem o processo de habilitação de casamento, que provavelmente traria uma cópia da certidão de nascimento.
@eduardo_augusto obrigada. Já tenho os dados da certidao de casamento pelo DETRAN, mas pedi pelo processo de habilitacao e o cartorio informou que como o casamento foi ha mais de 5 anos, nao tem mais os registros, eles descartam. Acho que RJ é o unico que faz isso, esse é o maior problema.
@RaquelMiranda veja se ele tem carteira de trabalho, pode ser que tenha anotado na página de identificação (geralmente no verso da folha que tem a foto) o "documento de origem", que provavelmente será o nascimento já que as pessoas geralmente tiram a CTPS ainda antes de se casar.
Comentários
Boa Tarde!
Estou buscando a certidão de nascimento da minha mãe, em Belo Horizonte, mas não sei em qual cartório está. Existe a possibilidade de encontrar? Se alguém conseguir me ajudar, seguem os dados:
Nome de solteira: Leticia Ferreira Carlos
Data de nascimento: 26/12/1958
Pai: Sebastião Luiz Carlos
Mãe: Maria José Ferreira Carlos
Naturalidade: Belo Horizonte
Cônjuge: Wilson De Santis Júnior
Casamento: 12/07/1980 Cidade do Rio de Janeiro
@Giulia você precisará entrar em contato com os cartórios de Belo Horizonte para verificar em qual deles ela foi registrada. Procurar pela habilitação de casamento é um caminho quase impossível já que o Rio de Janeiro não conserva esses processos. A boa notícia é que são apenas 4 cartórios de registro civil na capital mineira. Boa sorte!
Boa tarde!
Estou em busca da certidão de nascimento do meu avô no Rio de janeiro e já entrei em contato com o 16º que é de Realengo e me informaram que não possuem registros anteriores à 1940. Também entrei em contato com de Madureira, que tinha uma sucursal em Realengo à época e me informaram que eles só fazem buscas com os dados completos de folha e número, que não tenho. Alguém consegue me ajudar?
Dados
Nome: Carlos de Souza
Data: 09/07/1921
Pai: Manoel Carlos de Souza
Mãe: Albertina Correa da Silva
@Bastos_S
Rio de Janeiro/RJ - Cartórios atuais x Circunscrições x Pretorias
@Bastos_S
Esses cartórios são engraçados. Se a pessoa já tem todos os dados, não é uma busca, mas já um pedido.
Ou seja, não pague pela busca, já faça direto o pedido puxando os dados da certidão que o colega colocou. Inclua também a data de registro e uma cópia da imagem acima. Assim eles não podem dizer "não achamos" (o que acontece com certa frequência, mesmo quando o registro está lá; as buscas são muitas vezes feitas com pouca eficiência)
Como pode ver pelo documento e pela tabela. foi feita na 8 pretoria - segundo oficio. Até 2021 isso era tudo no 14 RCPN. Em 2021, parte foi para o novo 16 RCPN em Realengo.
Se 16 RCPN diz que não tem antes de 1940, então teria que estar no 14 RCPN.
Me parece que o registro só foi feito pelo pai (é ele o PT?) em 27 de dezembro 1939; por sorte a maioridade na época era 21 anos, pois Carlos já tinha 18 anos no momento do registro, Mas já prepare a explicação para esse registro tardio; muito provavelmente o conservador vai questionar isso.
@Bastos_S @CarlosASP
Nessa época o registro de nascimento era pago e se não fosse feito no prazo legal ainda gerava multa para os pais.
Em 1939 foi editado o Decreto-Lei 1116/1939 que concedia anistia do pagamento para os registros tardios e isso gerou uma grande procura pois o índice de sub registro era muito alto. Esse decreto valeu até 31/12/1939 e está carimbado nessa via da sua certidão, provavelmente também deve ter sido mencionado no texto do assento.
Não é o seu caso, mas a título de informação esse decreto foi prorrogado por mais um ano pelo Decreto-Lei 1929/1939, de 31/12/1939. O pai dele fez o registro em 27/12/1939, ou seja, estava nos últimos dias do prazo e ele deve ter corrido para aproveitar este benefício.
Creio que este seja o motivo de ter sido feito em 1939, agora é apurar porque não foi feito logo que nasceu. Geralmente é porque as pessoas eram muito pobres e não tinham condições de pagar, ou não se importavam com o registro… muitos somente batizavam na igreja e pronto! Se encontrar o batismo dele, é uma linha válida também. Já ouvi gente dizendo que não registravam para não correr risco de ser convocado pra guerra etc…. Mas tente apurar com os mais velhos da família para contar a história real. Nunca minta! Boa sorte!
@CarlosASP
Esses cartórios são engraçados. Se a pessoa já tem todos os dados, não é uma busca, mas já um pedido.
Concordo contigo. Por outro lado, não conheço nenhum cartório que cobre o valor integral do pedido, após uma busca. Se você solicita uma busca e eles retornam informando que encontraram, paga apenas a diferença para obter a certidão. Pelo menos em todos os casos que precisei de alguma certidão de familiar, foi assim.
@AlanNogueira @CarlosASP
Muito obrigada pela ajuda!
Ola
preciso localizar a certidão de nascimento da minha avó :
ELVIRA OLGA MACHADO
NASCIMENTO 15/07/1922
NO RIO DE JANEIRO
Eséro que posssam me ajudar
Obrigada Christiane
@ChrisMesquita qual o nome dos pais dela? Tem certeza que é do RJ? Tem uma com mesmo nome que a família toda (esposo e filhos) parece ser do Ceará
@eduardo_augusto a mim, após a busca, me cobraram o valor cheio. Nem um centavo de desconto.
@ChrisMesquita
Se não souber os nomes dos pais dela, olhe a certidão de nascimento de algum filho/a dela (seu pai ou mãe e seus tios/as). E veja quem são os avós maternos da criança.
Alguém saberia me ajudar com essa informação? Preciso da certidão de NASCIMENTO do meu cunhado do RIO DE JANEIRO, mas não sei o cartório. Como faço essa busca? Obrigado!!!
NOME: PAULO MARCIO RAMOS ENES
PAI: NELSON GOMES ENES
MÃE: RUTH RAMOS ENES
DATA DO NASCIMENTO: 16/05/1966
LOCAL DE NASCIMENTO: ANTIGO HOSPITAL DOS BANCÁRIOS NA LAGOA (RJ) HOJE HOSPITAL DA LAGOA
@enescamp
Começaria pelo 5 RCPN:
https://cartoriocopacabana.com/
@enescamp poucos anos antes o pai foi testemunha no Engenho Novo https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6JT2-F7YT
Pessoal,
Estou procurando um certidão de óbito mas só tenho os dados nome (Manoel Carlos de Souza) e os nomes dos pais (José Francisco da Silva Souza e Anna Maria dos Anjos). Entrei com contato com os consórcios de cemitério do Rio de Janeiro para fazer a busca mas eles me informaram que precisam do ano de falecimento para poder fazer a busca. Alguém sabe algum outro lugar que possa fazer a busca ou achar a certidão?
Boa tarde a todos!
Ficaria muitíssimo grato se pudessem me ajudar a encontrar ou mesmo me dar uma direção, já paguei busca no 1° RCPN e também no 8° RCPN e não foram encontrados os registros de nascimento da minha mãe, Ela é esquizofrênico e não se lembra o cartório de registro e usa os documentos atuais feitos a partir da certidão de casamento e não possui mais a de nascimento.
Eu tenho todos os dados dela CNS,RG,CPF e e fiz pedidos de busca pelo portal extra judicial de certidão eletrônica nas comarcas de nova Iguaçu e RJ Capital, nova Iguaçu deu não encontrada, e RJ capital pedi por duas vezes é o primeiro pedido venceu o tempo de resposta de 8 dias úteis e fiz outro pedido e ainda nada.
Procurei family seach,sian,an e nada
NOME: MARIA LUCIA MARCHECINE LANDEIRA MARTINS
PAI: MANUEL GONZÁLEZ LANDEIRA
MÃE: FRANCISCA MARCHECINE
DATA DO NASCIMENTO: 07/09/1967.
Preciso muito da ajuda de vcs tenho uma CITA marcada para o dia 19/12.
😢
@Jottaviktor23
Infelizmente, 1967 já está fora do período coberto pelo que tem cópia no Arquivo Nacional para o atual município do Rio de Janeiro (até 1960).
No Detran consta o casamento dela em Nova Iguaçu. Você tem essa certidão? O que lá diz sobre o local de nascimento dela?
Em que ano ela se casou? Pois se ela nasceu em "Nova Iguaçu", o que era N.I. nessa data pode não ser mais hoje em dia, pois houve desmembramento de partes de N.I., sendo criados novos municípios. Poderia estar nos RCPNs de um deles.
Você sabe pela história da família onde viveram? Vi a árvore que fez no FS. Sabe onde o irmão Jorge, de 1963, foi registrado? E há outros? Onde foram registrados? Esses registros foram feito perto do nascimento ou mais tarde? Pois, se foram registros tardios, indicando que a família demorava para registrar os filhos, teria que estender os períodos de busca.
Aqui os desmembramentos de N.I desde 1967:
Pela Lei Estadual n.º 1.640, de 03-04-1990, desmembra do município de Nova Iguaçu o distrito de Belford Roxo. Elevado à categoria de município.
Pela Lei Estadual n.º 1.773, de 21-12-1990, desmembra de Nova Iguaçu, o distrito de Queimados. Elevado à categoria de município.
Pela Lei Estadual n.º 1.902, de 02-12-1991, desmembra do município de Nova Iguaçu, o distrito de Japeri. Elevado à categoria de município.
Pela Lei Estadual n.º 3.253, de 25-09-1999, desmembra do município de Nova Iguaçu o distrito de Mesquita. Elevado á categoia de município.
@CarlosASP ela nasceu e viveu na tijuca onde meu avô tinha um apartamento, ela foi batizada assim disse meu pai na antiga igreja dos capuchinhos na tijuca ,atual Basílica santuário de São Sebastião perguntei sobre busca pelo zap, achei estranho pois não teve burocracia , e prontamente quem me atendeu pediu os dados e depois de 40 min disse que procuro de 67 a 78 e não achou registros de batismo da minha mãe,o que disse sobre registro tardio e verdade ,mas os cartórios pedem a data exata para busca eu sempre dou nascimento 07/09/1967 como faço pra pedir a busca por um período, o cartório de nova Iguaçu que lavrou a certidão de nascimento disse que por ter mais de 5 anos se livraram do registro, o RG da minha mãe foi feito com a certidão de casamento,na delegacia do trabalho eu conseguiria os dados usados na carteira de trabalho?
@Jottaviktor23
como faço pra pedir a busca por um período, o cartório de nova Iguaçu que lavrou a certidão de nascimento disse que por ter mais de 5 anos se livraram do registro
Ou você não explicou direito o que queria, ou o funcionário do cartório não entendeu a sua explicação. Não existe isso de "se livraram do registro".
Quando as coisas começam a enrolar, o melhor é ir no cartório e falar direto com o responsável, e não com o atendente do balcão.
@Jottaviktor23
Certidão de nascimento livro 486 folha 112 termo 174.627
7 circunscrição
Dados que consegui dela, pode solicitar sem medo
@eduardo_augusto peço desculpa a todos pois me expressei errado o cartório de nova Iguaçu lavrou a certidão de casamento, e no RJ após 5 anos os cartório não são obrigados a reter os documentos arquivados então eles incineram, esse descuido meu foi devido a exaustão mental que estou esse dias faltando apenas 12 dias pra minha cita.
@CamilaMacri cara eu não sei como te agradecer eu só posso pedir com todas as forças que Deus te abençoe muito pq eu estou penando e já estava desesperançoso e pensando em remarcar a cita pra ganhar tempo mas sem saber o que fazer depois hj por um acaso tive uma luz, de além de ter ido ao cartório de casamento tbm procurar a igreja de casamento,ligando pra lá descobri que eles tem a certidão de batismo da minha mãe retida para poder realizar o matrimônio no religioso e eu poderia entregá-la na cita junto a uma certidão negativa de um cartório da minha região meus planos até agora 1:28h era acordar amanhã ir até a igreja ,pedir a de batismo e concluir assim e orar pra ser realmente aceita e tudo dar certo,mas agora que vc me ajudou com a de nascimento eu tô até meio em choque aqui sem acreditar.
@Jottaviktor23
Não tem problema, ninguém tem obrigação de ser especialista :) coisa que aliás também não sou.
Mas para explicar melhor: os cartórios do Rio descartavam apenas os documentos "associados" a um processo qualquer. Por exemplo: se você vai se casar, precisa apresentar as certidões de nascimento de ambos os nubentes. Depois de casados e emitida a certidão de casamento, passado um período, o cartório pode descartar aquelas certidões de nascimento. No entanto, a certidão de casamento, essa fica guardada permanentemente.
Aqui estamos falando de uma certidão de nascimento. Alguém nasceu, alguém foi no cartório e comunicou esse nascimento. O cartório emitiu uma certidão de nascimento, e é feito um registro, no "livro de registros" que fica guardado no cartório. Esse livro nunca é simplesmente descartado. Se o funcionário do cartório disse que um livro de registros foi incinerado, ele provavelmente não entendeu o que você pediu.
Mas se de fato o cartório perdeu ou jogou fora, ou deixou que o livro fosse danificado, aí realmente é um problema sério.
De qualquer jeito, a @CamilaMacri já encontrou o documento para você. :-)
Bom dia a todos
Estou procurando uma certidao de nascimento de 1967 e está bem dificil pq nao sei onde foi feito o registro. Alguem com mais experiencia que eu em buscar conseguiria me ajudar?
Sidney Barros Junior
Nascimento 20/12/1967
Pais Sidnei Barros e Antonia da Silva Barros
O RG informa que é natural de Nilopolis-RJ, mas ja paguei por busca nos cartorios de la e nao localizaram. Tentei Nova Iguaçu, onde ele diz que morava na epoca, e nao localizaram. Ele nao tem copia da certidao nem do RG de solteiro, a familia deu poucos detalhes, só disse que ele nasceu na Materindade de Nilopolis. Estou tentando resgatar registros com a Marinha, pois a 1a identidade dela foi feita por la, mas nao sei se vou conseguir exatamente a informacao de cartorio, que é o principal. Alguem ai tem dicas??
@RaquelMiranda
A certidão de casamento não trouxe nenhuma informação?
CERTIDÃO DE CASAMENTO
Livro: 00292B
Folha: 205
Termo: 31945
Circunscrição: 8
Municipio: RIO DE JANEIRO
UF: RJ
Verifique também com o cartório se eles ainda tem o processo de habilitação de casamento, que provavelmente traria uma cópia da certidão de nascimento.
@RaquelMiranda qual a sua relação com esta pessoa que busca?
@eduardo_augusto obrigada. Já tenho os dados da certidao de casamento pelo DETRAN, mas pedi pelo processo de habilitacao e o cartorio informou que como o casamento foi ha mais de 5 anos, nao tem mais os registros, eles descartam. Acho que RJ é o unico que faz isso, esse é o maior problema.
@AlanNogueira pai da minha filha
@RaquelMiranda veja se ele tem carteira de trabalho, pode ser que tenha anotado na página de identificação (geralmente no verso da folha que tem a foto) o "documento de origem", que provavelmente será o nascimento já que as pessoas geralmente tiram a CTPS ainda antes de se casar.
@AlanNogueira acho que ainda nao foi dessa vez que dei sorte...