Certidão de nascimento do RJ sem saber o cartório: como encontrar???

1242527293035

Comentários

  • Boa tarde prezados, gostaria de vossa ajuda para saber em que cartório (livro, folha) está a certidão de nascimento da minha avó .

    Nome: Célia Roleiro dos Santos

    Pai: Manoel Roleiro

    Mãe: Cecília da Conceição

    Data de nascimento: 26/11/1925

    Muito obrigado !

  • @Fabsenna

    Aqui está a imagem do livro; corresponde ao atual 10 RCPN. Na época era a "freguesia do Engenho Novo" - sexta pretoria civil.

    O Family Search indexou errado tanto o nome dela, como o do pai (pois o garrancho do escrivão é ruim mesmo). Mas na página seguinte está bem legível pela assinatura que o pai é Manoel Roleiro. Como era mais ou menos comum no Rio de Janeiro na época (já vi muitos casos assim), ela foi registrada apenas como "Célia", sem ter o nome completo registrado no nascimento.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DYFQ-M9Q?i=121&wc=9G51-92W%3A113334201%2C159848701%2C138866201&cc=1582573

    O nome completo dela de solteira (Célia Roleiro) só vai aparecer mesmo na certidão de casamento, e aí ela acrescenta o "dos Santos" do cônjuge:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DZ4W-HMP?i=145&cc=1582573

    https://www.cartoriomeier.com.br/

  • Tudo bem, pessoal?

    Depois de vasculhar muitas dezenas de livros de registro e pagar buscas em diversos cartórios, é hora de enfim apelar a um profissional.


    Alguém aqui pode me indicar um genealogista ou especialista em busca de documento? Se o profissional estiver localizado no estado do RJ, ainda melhor.


    Obrigado por qualquer ajuda.

    Abs,

    Ric.

  • Ola Pessoal, espero que estejam bem! (Desculpe escrever sem assento)

    Estou na busca da Certidao de Obito do Manuel Joaquim Saraiva (portugues) que pelo que uma filha contou, ele separou da sua mae (primeira esposa) em Ouro Preto e formou nova familia no Rio de Janeiro, sendo que ela disse que sempre ouvia sobre ele morar em Deodoro (Rio de Janeiro). Achamos num papel dessa filha (ja falecida) onde estava escrito que ele faleceu em 10/01/1949. Pesquisei na internet sobre qual Cartorio procurar no Rio mas nao consegui concluir, alguem poderia me dar um direcionamento?

    Ele era filho do Jose Antonio Saraiva e Eugenia Teixeira, chegou no Rio de Janeiro em 12/11/1908 no navio Cordillere e tinha 19 anos.

    Pelo que vejo o @Kleber Silva Aguiar e o fera nessa questao...

    Desde ja agradeco qualquer ajuda.

  • @Thaisfragoso

    Se o óbito foi registrado em Deodoro, procuraria no 14 RCPN; e depois no 16 RCPN (que foi desmembrado do 14RCPN e passou a atender no fim de 2021 parte da região que antes era coberta pelo 14 RCPN)

    https://gov-rj.jusbrasil.com.br/legislacao/516493214/lei-7762-17-rio-de-janeiro-rj

    http://cgj.tjrj.jus.br/web/cgj/noticias/noticia/-/visualizar-conteudo/1017893/27451698

  • editado December 2022


  • Muito obrigada @CarlosASP ...

    Vou buscar agora mesmo.

    Abs

  • Olá, pessoal. Só vim dar um relato aqui.


    Desde que minha mãe recebeu o assento, há uns 5 ou 6 meses, eu vinha numa busca frenética pela certidão de nascimento do meu pai, o "nubente estrangeiro" necessário para a transcrição do casamento deles. Segui várias das valiosas dicas daqui. Paguei busca em diversos cartórios do RJ, olhei uns 7 mil registros do SIAN e cheguei até a consultar a escola onde meu pai estudou quando criança.

    Por fim, já descrente por já ter olhado todas as fontes mais óbvias, resolvi apelar a uma genealogista brasileira que me indicaram. Paguei a primeira metade e ainda ofereci um "prêmio" se me conseguisse a o cartório/livro da certidão em 30 dias. Hoje, uns 10 dias depois, ela chegou com a boa notícia! Já encomendei a certidão e considero o investimento sensacional!!

    A intenção aqui não é fazer propaganda, mas confessar que sozinho eu JAMAIS teria conseguido localizar o documento, pois o SIAN ainda não tem o livro digitalizado do bairro em que meu pai nasceu (o 5RCPN do RJ só tem o livro FLG, referente aos registros de Lagoa e Gávea). Aliás, esbarrei com diversas grandes lacunas na base do SIAN ao longo das buscas. Portanto, apesar de eu adorar a filosofia DIY daqui e de ter feito tudo sozinho nos últimos 3 anos, concluo que às vezes o auxílio profissional é uma saída interessante. Fica a dica.


    Abraços e obrigado pela ajuda!

  • Olá mais uma vez a todos. Em novembro postei aqui que estava procura da certidão de meu avô brasileiro, filho do português. Bom, descobri com a ajuda de vcs, que ele nasceu num distrito que era de Salvador, chamado Cotegipe e que agora pertence a região metropolitana de Simões Filho-Ba. Só que o livro não existe mais, neste caso eles me enviaram a certidão negativa. Alguém aqui já passou por essa situação? É possível conseguir via judicial a certidão de nascimento dele? E Portugal aceita? Como proceder? Podem me ajudar? @guimoss

  • Olá,

    Procuro certidão Nascimento no Rio de Janeiro

    Nome:- IRENE FONSECA

    PAI:- FRANCISCO JOSÉ DA FONSECA

    MÃE:- ALTINA VIEIRA DA FONSECA

    DATA NASCIMENTO:- 13/04/1912

    NASCIDA E REGISTRADA NO RIO DE JANEIRO -RJ

    Ja fiz várias buscas sugeridas nos comentários anteriores mas sem sucesso. Se alguém tiver alguma sugestão.....


    @Kleber Silva Aguiar me ajuda......

  • editado January 2023

    @acncunha

    Onde, quando e com quem Irene casou? Dependendo de onde e quando, pode ser possível desarquivar a habilitação do casamento para ver qual documento ela apresentou.

    Imagino já ter visto, mas dois irmãos foram registrados em Mendes: Sylvio 1906 e Alzira 1907. A irmã Alice já nasceu e faleceu no Rio de Janeiro em 1909.

    Tanto o nascimento e óbito de Alice foram feitos na antiga 13a pretoria, que corresponde ao atual 11 RCPN.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6XYQ-9LF?i=30&cc=1582573

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6S2S-D7W?i=81&cc=1582573

    Alguma possibilidade de a família estar de novo em Mendes quando Irene nasceu?


  • @CarlosASP

    Irene casou (26/6/1937) e faleceu (14/9/1986) em Santos. Para o casamento ela apresentou carteira de trabalho, segundo as informações que tive no cartório.

    Pelo que sei, os dois primeiros foram em Mendes, Alice e Irene no Rio de Janeiro, e mais 3 filhos em Santos.

    Tanto na certidão de casamento como no óbito vem "natural do Distrito Federal"

    Pelas "conversas" de família, minha mãe fala sempre em Barra do Pirai mas penso que se fosse lá não sairia DF na documentação dela.

    Agora mudando de assunto, muita gratidão pelos dados que você me forneceu. Não sabíamos da existência da Alice e foi com muita emoção que recebi estes dados. Meu interesse está de fato na historia familiar. Minha bisavó ate chegou a comentar ter tido um filho que faleceu mas sem nenhum detalhe, então nunca comprovamos o fato.

    Muito obrigado, de coração!

  • Boa tarde.

    Tentando localizar as seguintes 2 certidões de nascimento, alguém pode me ajudar?

    1 - Francisco Goudard

    Pai: Francisco Alexandre Goudard

    Mãe: Luiza Lopes Goudard

    Nascimento: 11/02/1925 (tenho essa data de uma certidão de casamento, mas acho o ano estranho) um pouco antes faria mais sentido para algumas coisas)a certidão é de São João de Meriti em 1950.

    Natural do estado do Rio de Janeiro (pode ser São João de Meriti ou Itaperuna)

    Irmãos confirmados:

    - Ignacia Francisca Goudard ( nasceu em 1910)

    - Sebastiao Francisco Goudard (nasceu em 1907)



    2 - Francisco alexandre Goudard

    Data de nascimento: desconhecido:

    Natural de Itaperuna o mais provável

    Cônjuge: Luiza Lopes Goudard (nasceu em 01/01/1889) itaperuna provavelmente

  • editado January 2023

    Procuro certidao de nascimento do meu pai.

    Entramos em contato com o cartorio em que ele casou em 1983, aonde ele deu a certidao de nascimento dele, mas eles informaram que nao possuem mais nada.


    Nome Luiz Claudio Teixeira Martins

    Nasceu proximo/em Bonsucesso

    07/11/1959

    Mae: Ottilia Teixeira Martins

    Pai: Jose Celso Martins


    Qualquer ajuda eh mto valida! Obrigada!

  • Boa tarde.

    Preciso da certidão de inteiro teor da minha mãe, mas como ela não tem mais a certidão dela e nem nenhum documento que tenha essa informação, o cartório não tem como solicitar.

    Alguém consegue me ajudar aonde consigo essa informação, de número de livro, folha e termo?

    Palmyra de Almeida Albuquerque

    15.11.1953

    Pais: Deolinda de Almeida e Antônio Francisco de Albuquerque


    Obrigada a quem puder me orientar

  • @Aleabravim

    Pode arriscar ver se está no 4 RCPN.

    Um irmão Albano foi registrado lá em 14/02/1943 (nasceu em 07/02/1943).


  • @CarlosASP , obrigada, vou tentar achar. Albano é mesmo o nome do meu tio. 🙏

  • CarlosASP


    muito obrigado e perdoe a demora em responder pela sua grata ajuda nesta pesquisa☺️

  • Bom dia, como vão?

    Gostaria de saber se as certidões solicitadas impressas e com apostilamento pelo Registro Civil (https://registrocivil.org.br/) serve para os documentos que são exigidos cópia reprográficas e inteiro teor para atribuição de nacionalidade?


    Deseja já,

    obrigado!

  • @Victor Mattos

    Gostaria de saber se as certidões solicitadas impressas e com apostilamento pelo Registro Civil (https://registrocivil.org.br/) serve para os documentos que são exigidos cópia reprográficas e inteiro teor para atribuição de nacionalidade?

    Cuidado pois a certidões emitidas pelo registrocivil.org.br são somente em BREVE RELATO (a certidão de nascimento "comum" que conhecemos, com os dados principais da pessoa registrada) e que NÃO é o formato exigido para nacionalidade em Portugal.

    Através dos Cartórios de Registro CIvil você até pode pedir certidões em INTEIRO TEOR que sejam de outros cartórios, mas nesse caso somente presencialmente e mesmo assim somente as certidões do normato INTEIRO TEOR DIGITADAS (através do sistema chamado CRC Nacional). As certidões INTEIRO TEOR por CÓPIA REPROGRÁFICA somente podem ser obtidas no cartório detentor do registro, não podem ser obtidas através da CRC Nacional.

    Apenas a titulo informativo: Certidão de Inteiro teor é a transcrição integral do registro (tudo que constou no livro de registro de nascimento), podendo ser DIGITADA (copiado do livro por um funcionário do cartório) ou por CÓPIA REPROGRÁFICA (na qual o cartório digitaliza a folha do livro inteira, geralmente manuscrita, e faz uma certidão com essa imagem).

    Para nacionalidade é exigida a certidão de INTEIRO TEOR por CÓPIA REPROGRÁFICA, sendo que se a caligrafia for ruim de "decifrar" recomenda-se enviar junto também uma certidão de INTEIRO TEOR DIGITADA para auxiliar a leitura do Conservador e evitar que seu processo atrase/caia em exigência.

  • Muito obrigado pela ajuda @AlanNogueira!

  • Bom tarde pessoal. Estou em busca da certidão doeu avô no Rio de Janeiro. Todos seus irmãos fora registrados na antiga 7 pretoria de bonsucesso e penha.

    Nome odayr José barroso

    Data de nascimento 22/02/1931

    Nome do pai José Antônio barroso

    Nome da mãe Estella graciosa barroso

    Qualquer ajuda é bem vinda obrigado!


  • tb preciso de ajuda, nestes mesmos moldes

    Bairro infância Cascadura , não sei em qual cartório procurar 11 , 12 ou 15

    Ele nasceu em 48 mais pode ter sido registrado um pouco mais tarde.

    Nome: Nei Barcellos Rodrigues

    pai: Jose Barcellos Rodrigues

    mãe: Eulina Guimaraes Barcellos

    Nascimento: 19/05/1948 ou dia 20

    Local: Rio de Janeiro/DF

  • Boa tarde

    Estou buscando a certidão de nascimento do meu avô que nasceu no RJ em 1930, o problema é que não sei em qual cartório do rio ele foi registrado.

    Poderiam me ajudar?

    Nome: Affonso VIeira Pereira

    Data de Nascimento: 23/04/1930

    Filiação: João Vieira Pereira e Rosalina Vieira Pereira.

  • @AlineP

    Está no atual 10 RCPN (Engenho Novo).

    O registro foi feito em 28/04/1930.

    Número 2583, folha 278, livro A6

  • Nossa Carlos, muito obrigada mesmo!!!

    O trabalho de voces é incrivel!!!! 🤗🤗🤗


  • Ola boa noite! Estou de volta na busca!

    Já localizei duas certidões de casamento do antepassado e as duas relatam que ele é macaense, porém, depois de buscas nos cartórios de Macae e de municipios vizinhos, sigo sem localizar a certidão de nascimento. E sem ela não avanço.

    Já tentei algumas igrejas, inclusive a principal da epoca, mas nada.

    Alguém tem mais alguma dica? Algum lugar onde eu possar buscar?

    Seguem as informações que tenho para a busca:

    ANTERO SILVA (ou ANTHERO SILVA) 

    Pai: ANTONIO JOAQUIM DA SILVA

    Mãe: CYPRIANA ROSA DA SILVA (ou CIPRIANA/ ou CYPRIANA ROSA DA CONCEIÇÃO - nome de solteira)

    Provável data de nascimento: 18/04/1889 (consta assim na certidão de casamento), porém, por outros registros, pode ser 1887, 1888 ou 1890).

    @CarlosASP tem alguma sugestão para me ajudar? Obrigada 😊

  • @Danielleoli pq não pode avançar sem essa certidão? é por conta da transcrição de um casamento do sr Anthero com uma cidadã portuguesa?

  • Ola @nunogomes Boa noite!

    O Antero é filho do portugês. É brasileiro, nascido em Macaé. Pela lista de documentos que recebi, preciso da certidão dele para continuar.

    E também porque com a certidão dele vou saber o nome dos pais do português - portugueses, avós do Antero - pra buscar as informações do português na terra natal.

    Apesar de já saber que o Antero é macaense, não consigo localizar a certidão de nascimento dele em Macaé, nem nos municípios vizinhos.

    Não sei se falta buscar em algum lugar, se de repente não estou buscando certo... está dificil 😥

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.