Certidão de nascimento do RJ sem saber o cartório: como encontrar???

1232426282940

Comentários

• É inacreditável como conseguimos achar as certidões em Portugal com mais facilidade do que as brasileiras! Tenho todos os documentos, menos a bendita certidão de nascimento de meu avô (filho do português). Até a certidão de casamento dele, pedi para desarquivar e o cartório onde ele casou aqui em Salvador não achou a certidão). Já pedi a busca em alguns outros e nada. Na certidão de casamento e óbito constam o nome do pai, então imagino que ele tenha declarado o filho. Minha última tentativa foi pedir a um site de busca online em todos os cartórios de Salvador, estou aguardando a resposta, afff....

• @Taminhagn

Vc já chegou a ir no CHF?

Deixe o seu município, que eu posto os locais para vc.

===

Vc já deixou os dados do seu antepassado por aqui?

Pode ser útil.

Abraços

• Bom dia, pessoal.

Preciso localizar a certidão de nascimento do meu pai, que faleceu h'alguns anos. Já pedi buscas nos cartórios da Tijuca/RJ, local onde ele nasceu, mas o resultado foi "nada consta". Outra busca num cartório do Centro teve o mesmo resultado.

Já procurei no FamilySearch, mas sem sucesso. Também gastei muitas horas no Sian à cata disso, mas confesso que não tenho muita habilidade com aquela plataforma.

Seguindo os conselhos dos colegas @CarlosASP e @Jaqueline Moraes, compartilho aqui embaixo os dados pessoais dele. Se alguém puder me ajudar, agradeço desde já.

Nome: Claudio de Salles Ribeiro.

Nascimento: 25 / Junho / 1950

Local: Rio de Janeiro, capital (bairro da Tijuca, provavelmente).

Filiação: Antonio Alves Ribeiro e Sylvia de Salles Ribeiro.

Obrigado por qualquer auxílio.

• Olá @guimoss !

Não entendi, CHF???

Eu busquei em alguns cartórios próximos a residência dele. Busquei também o desarquivamento da habilitação de casamento no cartório onde ele casou e nada. Imagino que para casar, ele apresentou a certidão de nascimento. Sou de Salvador-Ba.

O nome dele é Reginaldo Gonçalves dos Santos, nasc: 30/10/1921, falec: 20/01/1990, filho de José Gonçalves dos Santos (o português) e Maria Procópia (não eram casados no papel).

Nas certidões de casamento e de óbito dele constam o nome do pai, mas pelo que vi aqui não adiantam nada para o processo de neta de minha mãe, se eu não conseguir a certidão de nascimento com o pai declarante.😥

Se o cartório tiver perdido a certidão, eu consigo uma 2ª via com os documentos que possuo?

• @Taminhagn

O nome dele é Reginaldo Gonçalves dos Santos, nasc: 30/10/1921, falec: 20/01/1990, filho de José Gonçalves dos Santos (o português) e Maria Procópia (não eram casados no papel).

Essas pessoas tb são de Salvador, Bahia?

Vc procurou o batismo religioso?

Vc terá que ver se o português registrou o filho durante a menoridade.

Como os pais não eram casados, é bom procurar por documentos médicos, escolares, jurídicos ou religiosos, caso o português n tenha registrado o filho.

E olhe no guias úteis pela decisão judicial sobre o artigo 14. Há várias coisas que podem te ajudar lá.

===

O batismo pode ajudar, no mínimo, a achar o registro civil.

===

Se o cartório tiver perdido a certidão, eu consigo uma 2ª via com os documentos que possuo?

Uma coisa é o cartório ter perdido.

Outra é n ter encontrado.

Eu imagino que o 2° caso seja o mais comum, cabendo vc folhear os livtos.

===

Aqui entra o CHF.

Nele, vc pode olhar documentos do seu Estado.

Confirme o município dos seus antepassados.

===

Os CHFs perto de vc:

1) Salvador Brazil Liberdade FamilySearch Center

Rua Padre Brayner 195 SALVADOR Bahia 40320-480

55 71-3242-7428

Domingo das 15:00 às 19:00h

Notes

14 de abril às 16h - Gincana para a Juventude / 28 de Julho às 16h - Tarde de Indexação / 08 de Dezembro às 15:00h - Dia da Família até o Outro Lado do Véu / 15 de Dezembro às 18:00h - Natal Branco

2) Salvador Brazil North FamilySearch Center

Rua Silveira Martins, 460 SALVADOR Bahia 41150-000

55 71-9 9243 4034

Domingo das 12:30 as 14:00; sábado das 18:00 as 20:00 horas

3) Salvador Brazil FamilySearch Center

Avenida Amaralina, 599 SALVADOR Bahia 41900-020

Agendar com o Consultor (71)9 986781497

4) Salvador Brazil Imbuí FamilySearch Center

Avenida Dorival Caymmi, 1136SALVADOR Bahia 41620-152

+55 71-3248-9552

17h às 19h

===

Os registros de Salvador:

https://www.familysearch.org/search/catalog/results?count=20&placeId=208266&query=%2Bplace%3A%22Brazil%2C%20Bahia%2C%20Salvador%22

Há varias possibilidade de busca por lá.

Se o município for outro, deixe o link por aqui.

Abraços

• editado November 2022

@Ric

Umas dúvidas para tentar limitar a área de buscas, já que numa busca inicial não apareceu a certidão de Claudio. Há uma base de dados do que está no Arquivo Nacional, mas ela não funciona 100% por vários motivos.

Um é que nem tudo para todos os cartórios do Rio foi inserido manualmente na base de dados. Outro é que a busca só funciona se está "idêntico" (diferente do Family Search que tenta "adivinhar" um possível "match"). Por exemplo, se quem inseriu o nome pôs Salles com um L só, Silvia com I e não Y, ou qualquer outra coisa ou erros da digitação, o sistema é "burro" e não vai achar. Eu já levo isso em consideração e tento de várias formas, mas não achei. Provavelmente por este período do cartório dele não ter sido entrado na base de dados. O AN só tem certidões para o atual município do Rio de Janeiro entre 1929 e 1960. Mas há muitas certidões que estão no AN e não se acha pela base de dados; se acha "no braço".

Eu vi a árvore que imagino você ter criado no Family Search, mas não tem essas coisas que podem ajudar a "cercar" onde Claudio foi registrado:

Onde e quando os pais se casaram?

O casal teve outros filhos? Tem acesso às certidões deles para ver esses dados abaixo?

onde foram registrados; data de nascimento; data em que o registro de nascimento foi feito; o endereço do local de nascimento (muitas vezes era em casa ainda); a grafia exata do nome dos pais em cada uma dessas certidões (há variações?)

Essas informações de datas é para tentar ver se a família era "rápida" (no máximo umas poucas semanas) para fazer registros. Ou se era o caso de registros tardios. Registros tardios são um pesadelo para se achar, pois podem ter sido feitos até mesmo décadas depois - às vezes a própria pessoa se auto registrou para poder casar, emprego etc. Mas isso seria mais raro numa área como a Tijuca em 1950.

O ideal seria saber do irmão/irmã que nasceu antes e o/a depois de Claudio, pois isso amarra mais o provável local de registro que a família usava na época do nascimento dele. Não precisa por aqui os detalhes disso (imagino que algumas dessas pessoas estejam vivas), mas só as conclusões (tipo "irmãos registrados todos no cartório da Tijuca nos anos tais e tais"; "família registrou x e y dias depois do nascimento"; "moravam no bairro x e y quando do registro").

Sabendo isso, aí é partir para folhear as imagens que estão no AN. É bem mais rápido do que parece a princípio. Cada livro está em ordem cronológica; cada página um registro; cada livro tem uns 200. Se olha um livro todo em menos de 15 minutos, pois só precisa ler o nome do registrado a princípio. Por isso é importante saber se a família era "rápida" ou era o caso de registro tardios. Pois, se é rápida, folheando alguns livros a partir da data do nascimento, em geral se acha a pessoa. Já para registro tardio, aí só se tiver muita sorte mesmo.

Pode se compartilhar esse trabalho de busca com familiares interessados na cidadania, pois todos vão aproveitar dela se quiserem.

O que dá mais trabalho é o site do AN, que é muito temperamental. Se conseguir entrar uma hora, sugiro aproveitar para baixar os PDFs com vários livros talão de nascimento para um período razoável e depois olhar com calma. Nunca se sabe quando o site do AN vai travar e quanto tempo leva para conseguir baixar algo novamente.

Na primeira página de cada livro tem as datas, Por exemplo, o livro 253 do Engenho Velho (hoje 8 RCPN da Tijuca) é o que tem registros a partir de 27/06/1950 até 10/07/1950:

http://imagem.sian.an.gov.br/acervo/derivadas/BR_RJANRIO_12/FEV/LTN/0253/BR_RJANRIO_12_FEV_LTN_0253_d0001de0001.pdf

• Obrigada @guimoss. Vou verificar com esses CHFs. A família não sabe muita coisa. Eu sei que essa Maria Procópia (a mãe) tirou outra certidão de nascimento de meu avô em Cotegipe-Ba, em 1937, após a morte do português (em 1936), que havia ido embora para Portugal alguns anos antes. Nessa certidão, só consta o nome dela (não sei se ela não colocou o nome do pai por estar chateada porque ele foi embora e deixou a família....). Então, não sei se ela é de Salvador ou Cotegipe, pois só fala em natural de Bahia...Cheguei a procurar a dele em Cotegipe também, de 1921, mas não tinham. (cidade pequena, só tem um cartório). Mas, o estranho é que nas certidões de casamento e óbito constam o nome do pai...

• @CarlosASP,

O Claudio era filho único.

Com relação à certidão de casamento dos pais dele, não faço ideia da data nem do local. O que você viu no FamilySearch são as informações mais fiés possíveis, considerando os dados e documentos que a família tem.

Com relação ao AN, já estou na busca. Devo ter visto entre 8 e 10 livros, de acordo com o que o tempo permite. Sei como funciona essa busca "no braço", foi assim que descobri o registro do meu antepassado português (olhando grafia do séc. XIX, o que foi bem pior). Mas, neste caso, estou com menos esperanças. Se fosse para o registro aparecer, acho que já teria aparecido.

É capaz de tanto a certidão de nascimento dele quanto a de casamento dos pais dele apareçam um dia, quando o FamilySearch INDEXAR os registros digitalizados dos 1940s e 1950s. Para mim, ele foi registrado com 1 ano de idade ou mais, e isso sai do "radar" de busca dos cartórios, que pegam de 3 a 6 meses depois do nascimento, salvo engano. Eu mesmo estou me limitando a olhar até 5 semanas depois do nascimento, por ora. Ou então vira uma busca interminável.

Obrigado pela ajuda, mesmo assim.

• @Ric

Eu vi na árvore que a mãe dele (se não me engano) era do interior do estado do Rio. Será que os pais se casaram lá? Ele poderia ter nascido lá? Sabe quando ela se mudou para a capital?

O AN não tem as certidões fora do atual município do Rio.

Pelo Detran, vi que ele usou a certidão de casamento para emitir o RG. Parece que era da antiga 1a circunscrição, é isso? Foi nesse do centro que você procurou?

Ao que eu saiba, os cartórios podem fazer buscas por períodos maiores, mas isso envolve mais custos.

Quando eu tive que fazer buscas no braço em Portugal, em várias freguesias e anos, eu criei uma planilha no excel com todas as freguesias e cada ano. Ia marcando o que já tinha sido feito. pois depois de um tempo começa a ficar tudo confuso.

Comecei olhando um período de 3 anos em cada freguesia; depois voltava e olhava mais um ano para trás e para frente e assim por diante. conforme tinha tempo.

No seu caso, é só para frente, pois tem a data de nascimento.

Mas se tiver sido registrado fora do município do RJ, aí não vai aparecer no AN.

Realmente, registros feitos "fora do prazo" são mais difíceis de se achar no braço.

Espero que alguém do fórum tenha mais ideias para te ajudar.

• @Taminhagn

Os dados de Cotegipe:

https://www.familysearch.org/search/catalog/results?count=20&placeId=208125&query=%2Bplace%3A%22Brazil%2C%20Bahia%2C%20Cotegipe%22

Infelizmente, os civis estão trancados e os religiosos vão até 1916.

Mas, nestes últimos, vc pode procurar familiares da antepassada.

Abraços

• @Ric @CarlosASP

Busque os livros de outros municípios possíveis.

Eu tb olharia os registros religiosos do município do Rio e de outros municípios.

Boa sorte!

• Boa tarde a todos,

Gostaria de pedir a ajuda de voces, para tentar localizar a certidão de nascimento da minha avó.

Nome: Emília Rosa

Nascimento: 24 / Abril / 1915

Local: Rio de Janeiro / DF

Filiação: Maria da Encarnação

Antecipadamente, agradeço.

• @CarlosASP, ele certamente nasceu e foi registrado no Rio de Janeiro. Mas por via das dúvidas, pedi busca em dois cartórios fora da capital, o que não deu em nada. Um deles foi esse em que ele se casou.

Já procurei na 1a RCPN, deu "nada consta". Depois vi no SIAN que eles não têm registro de nascimento algum para o ano de 1950, o que achei muito estranho. Pulam de 02/12/1949 para 23/07/1951.

Sim, eu montei uma tabelinha e umas listas no Notion para controlar a pesquisa. Estou vendo se tem mais gente da minha família interessada em ajudar, porque é muito trabalho.

Estou pensando em concentrar os esforços na 8, 7 e 14 RCPN. São as que tem maior probabilidade de ter o registro. A 8, principalmente. O problema é que a 8 era mais movimentada que as demais. Então cada livro pega um período de apenas duas semanas. Ainda vou ter que olhar mais uns 15 livros ali.

Obrigado!

• @Ric

Sim, há algumas lacunas do que há no AN para alguns períodos em alguns cartórios, por motivos diversos. Felizmente, são poucas no conjunto de todo o município e para o período de 31 anos.

• Pois é, @CarlosASP. O 1RCPN me cobrou a busca mesmo sabendo dessa lacuna. E foi incapaz de me comunicar que eles não têm os registros de 1950. E agora não respondem ao e-mail.

Como faço contato com a corregedoria?

• Pessoal,

Estou com muita dificuldade em localizar a certidão de nascimento do meu pai (já falecido). O local de nascimento dele foi Rio de Janeiro, capital, em 24/08/1947. Já solicitei busca em vários cartórios daqui e nada.

Será que alguém poderia me dar uma luz?

Muito obrigada!

• @Ric

Esse lacuna é no AN. Não no RCPN.

O AN tem os chamados "livro talão", que não são a mesma coisa que o livro de registros - esses últimos não saem do cartório. O RCPN tem os livros desse ano, salvo raríssimas exceções (perdido em inundações, incêndios, coisas desse tipo).

Não é caso de corregedoria aqui.

• Tem razão, @CarlosASP.

Resposta da 1RCPN:

"Nosso acervo tem registros de nascimento do ano de 1950, sim. A questão é que nem tudo que está no Arquivo Nacional está correto. O acervo real é nosso.

O senhor poderá solicitar uma Certidão Negativa, com base no seu pedido de busca não localizado. 

Qual seria a finalidade da certidão negativa? Segue em anexo "esclarecimento ao oficial" para que seja informado quanto a finalidade da certidão. O documento deverá ser impresso, preenchido, datado e assinado e depois encaminhado através desse email para verificação. Feito isso será informado o valor da certidão negativa, que será cobrado o valor de uma certidão conforme tabela de emolumentos, calculada na data mais antiga solicitada como período de busca. "

Responderam assim pq, se houvesse extravio da parte deles, eu ia pedir a certidão negativa.

• @Faluz

A sua avó teve irmãos?

Em que bairro ela morava?

Nas certidões de descedentes aparece o nome do pai?

Vc tem alguma outra certidão da Emília?

Só com esses dados, fica difícil de achar.

===

@Flaviamsouza

Deixe o dados da pessoa + o nome dos pais, bem como o máximo de dados não-privados relacionados ao seu pai.

Abraços a tds.

• Boa noite, pessoal. Minhas buscas travaram.

Busco a certidão de nascimento de

ANTERO SILVA (ou ANTHERO)

PAI: ANTONIO JOAQUIM DA SILVA

MÃE: CYPRIANA ROSA DA SILVA

Provavel data de nascimento: 18/04/1889 (consta assim na certidão de casamento), porém, pode ser 1887, visto que o obito declarado em 1970 diz que o Antero morreu com 73 anos)

Ele foi casado primeiro com Elzira (Ercilia) Taveira e teve os primeiros filhos no municipio de Santa Maria Madalena e Trajano de Moraes, depois viveu com Rosa Vieira já no Rio de Janeiro e, por ultimo, se casou com Clotildes Ximenes Silva

Já descobrimos que é natural de Macae, mas depois de buscas em todos os cartorios de lá, não tivemos sucesso. E sem a certidão de nascimento dele a gente não consegue avançar para as buscas sobre o casamento dos pais dele e principalmente sobre o pai dele, o português Antonio Joaquim da Silva.

@CarlosASP e @guimoss ou mais alguém tem como ajudar nessa pesquisa?

Desde já, agradeço.

• @Danielleoli

Como o nascimento ocorreu perto da criação do Registro Civil no Brasil ou um pouco antes, eu sugiro vc buscar pelo registro religioso dos envolvidos.

===

Macaé:

https://www.familysearch.org/search/catalog/results?count=20&placeId=210515&query=%2Bplace%3A%22Brazil%2C%20Rio%20de%20Janeiro%2C%20Maca%C3%A9%22

Eu sugiro vc buscar as igrejas ou arquivos religiosos dessas localidades.

Nao achei nada de Trajano de Moraes, nem de Santa Maria Madalena no Fs.

Boa sorte!

• @guimoss Obrigada pela dica.

Acessei o link que me passou e localizei alguns livros de registro da época@CarlosASP.

Esses arquivos paroquiais consigo no Fs tb?!

Caso tenha mais alguma dica, pode passar pq não estou conseguindo avançar mais.

• @guimoss 

Olá... obrigado pela resposta...

Minha avó morava em Ramos...

Tinha irmãos... Margarida e João... vou ver se consigo oa.nomes completos...

Vou pegar uma cópia da certidão de casamento dela... parece que foi no Cartório de Registro Civil da 13a Circunscrição - Terceira Zona - Distrito Federal... em 1942... Substituto Licínio Gonçalves de Pinho... Oficial José Fortes

• @guimoss 

Boa noite,

Será que vc poderia me ajudar...

A Certidão de Casamento da minhacavó sera do Cartório de Registro Civil da 13a Circunscrição - Terceira Zona - Distrito Federal... em 1942... Substituto Licínio Gonçalves de Pinho... Oficial José Fortes...

Vc saberia ondeveunpoderiacencintrar o acervo desse cartório ?

• Pessoal, sou de Brasília e iniciante nos trâmites para aquisição da cidadania portuguesa. Criei uma conta no Family Search mas não encontrei nada pois não sei direito como usar a plataforma.

Necessito encontrar o cartório no qual foi registrada minha avó (filha de português) e descobrir se o pai dela foi o declarante. Seguem os dados:

Nome: MARLENE CANDIDA SARAIVA (solteira) / (MARLENE SARAIVA DE OLIVEIRA casada com WILSON ANTÔNIO DE OLIVEIRA)

Data de nascimento: 03/02/1941

Local: Rio de Janeiro - RJ

Filiação: JOÃO MARQUES SARAIVA (português) e ANÁLIA GOMES SARAIVA (brasileira)

Essa certidão de óbito retificada em 1981 é o único documento que tenho do meu bisavô.

Se alguém puder ajudar, ficarei imensamente grata!!! @guimoss @CarlosASP @Kleber Silva Aguiar

• @ingridsbl

Joao e Analia se casaram em Nova Iguaçu em 29/06/1940. Segundo o casamento, ambos residiam em Nova Iguaçu na data do casamento.

Já viu se por acaso Marlene foi registrada no mesmo lugar?

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9SF-FXMV?i=328&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AH1PC-5BW2

Se quiser tentar no RCPN atual que corresponde a onde o óbito de Joao foi registrado (na época era a 12 circunscrição), eu buscaria nesses lugares: 11 RCPN, 15 RCPN, 6 RCPN, 12 RCPN,

A antiga 12a circunscrição é uma das mais complexas, pois se subdividiu com o tempo nesses quatro RCPNs atuais. Talvez o 6 RCPN tenha mais chance, pois o endereço do óbito me parece ser mais na área de Jacarepaguá que na de Irajá. Por outro lado, a certidão de óbito fala que foi registrado freguesia de Irajá (e não Jacarepaguá), o que levaria para 15 ou talvez 11 RCPN,

• Muito obrigada pela ajuda, @CarlosASP !!! Que Deus te abençoe!

• @guimoss @CarlosASP @Kleber Silva Aguiar

Boa noite,

Será que vcs poderiam me ajudar...

A Certidão de Casamento da minha avó é do Cartório de Registro Civil da 13a Circunscrição - Terceira Zona - Distrito Federal... em 1942... Substituto Licínio Gonçalves de Pinho... Oficial José Fortes...

Queria saber onde encontrar essa cerridão de casamento dela... para ver se consigo a cwrtidão de nascimento...

• @Faluz

A 13a circunscrição em 1942 hoje em dia é o 2 RCPN em Santa Cruz.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.