@mabego aí ficava a pergunta. Ela tem identidade, CPF, certidão de casamento, mas o processo do casamento onde teria a certidão de nascimento o cartório disse que o processo sumiu. Não tem mais.
Aí eu pergunto: será que com os documentos que a filha dela tem que constar o nome do pai português e da mãe não seria o suficiente para minha prima fazer o processo dela?
Porque minha prima está em busca do registro da mãe dela, pois o pai Annibal que é português e minha prima é neta.
No caso como a mãe Olga falei a dois anos atrás. Ela tem o acento do avô pois outros membros da família já fizeram a cidadania. As outras pessoas tem os registros dos seus pais.
Já foi feito busca no cartório que em que ela deveria está registrada que era o que abrangia onde ela morava que era Ponta da Areia em Niterói.
@mabego Bom dia. Minha prima poderia mandar somente a dela de inteiro teor que tem o nome do avô português? Pois já que a mãe dela é falecida teria necessidade de enviar a de nascimento da mãe ? Minha prima tem a certidão da mãe de óbito, de casamento, só a de nascimento que não acha o cartório.
Em processos de netos é obrigatório enviar as certidões de nascimento (batismo se for da época anterior ao registro civil) para as 3 gerações.
No seu caso, o PT (Annibal), a filha dele (Olga) e de sua prima.
Você disse que buscou em um cartório em Niteroi. A cidade tem mais de um RCPN, já buscou nos outros? Pois, às vezes, por algum motivo que não se sabe, o registro pode ter sido feito em outro cartório.
E, por acaso, a família morou em outras cidades? Em que cidade a Olga se casou?
Esse cartório que procurou, é o mesmo onde foi registrado o óbito do irmão (Annibal) que a mabego achou?
Olga tem mais irmãos? Onde e quando foram registrados? Que idades tinham cada um deles quando foram feitos os registros de nascimento? Outro dia mesmo teve um caso aqui de uma pessoa que também não achava o registro do pai. No fim, o pai só tinha sido registrado aos 12 anos de idade.
@CarlosASP Do meu avô português tem o acento e o certidão de Portugal. Inclusive eu fiz a cidadania da minha mãe.
Em relação aos cartórios, fiz busca em 3, inclusive onde minha mãe foi registrada.
A Olga se casou em Niterói, pedi a certidão digitalizada e reprográfica, mas o processo se perdeu e não tem como ver a certidão de nascimento que fica nesse processo.
Em relação ao cartório do óbito do irmão encontrado não vi qual era o cartório
Tem irmãos e todos nasceram na cidade de Niterói na ponta da Areia .
Nina Henriques de Freitas, Maria Emília Henriques de Freitas, Jorge Henriques de Freitas e Maria das Flores Henriques de Freitas ( Maria das Flores já foi feita a cidadania portuguesa a três anos); ( todos aí estão com o nome de solteiro.
Os pais de Olga se casar em Cabo Frio e vieram morar em Niterói. ( Não sabemos a data do casamento)
Nome dos avós paternos: Francisco de Freitas Gordon e Maria Constancia Henriques (Portugueses)
Nome dos avós maternos; Domingo dos Santos Ferreira e Maria Emília dos Santos Ferreira
Boa noite a todos, só me falta 1 documento pra dar entrada preciso muito de ajuda pra encontrar a certidão de nascimento do meu bisavô, já procurei muito e não consigo achar o cartório que se encontra
Para a Maria Emilia (cuja cidadania já foi feita), devem ter a certidão reprográfica do nascimento dela. Olhe a data que foi feito o registro e compare com a data de nascimento. Isso dará uma ideia se a família registrava logo os filhos ou era caso de registro tardio.
Se possível, faça o mesmo com os outros irmãos de Olga.
Muitas vezes a dificuldade de se achar um nascimento é que só foi feito muito tempo depois do nascimento (como no exemplo que dei de registro só aos 12 anos). Tem gente até que se auto registrou já como adulto, muitas vezes para poder casar, ou por causa de emprego etc.
Perguntei os nomes dos avós, pois, como são mencionados nos registros dos netos, às vezes nas buscas aparece algo. Mas não achei.
Achei o batismo de Leopoldina (mãe da Olga) em Cabo Frio em 1904 (nascida em 1901), mas infelizmente não ajudou a chegar na Olga,
Pelo visto os documentos da Olga indicam que nasceu em Niteroi e não há possibilidade de ela ter nascido em Cabo Frio (onde os pais se casaram), certo?
O óbito do irmão Annibal em 1926 foi registrado na "primeira circunscrição deste município" (Niteroi). Ali diz que ele faleceu com 3 meses. Não apareceu o registro de nascimento dele (pode ser tanto apenas um problema de indexação nos registros no Family Search, mas também pode ser um indicador que a família não registrava os nascimentos logo - por isso a pergunta inicial sobre quanto tempo depois de cada nascimento foram feitos os registros dos irmãos de Olga).
Esse registro foi feito no que na época era a 8a pretoria. setor de Madureira e Bangu.
Por ser Bangu, acho mais provável estar no novo 16 RCPN pois cobre a região de Realengo, Magalhães Bastos, Padre Miguel, Bangu, Senador Camará, Santíssimo, Senador Vasconcelos e uma parte de Campo Grande.
Mas caso seja a de Madureira, seria o 14 RCPN.
Como aí estão todos os dados do registro, é só contatar esses RCPNs e eles vão saber onde está esse livro específico:
Pessoal, estou na busca da certidao do meu pai e nao encontro tambem! A familia dele era de Oswaldo Cruz, achamos que foi registrado em Cascadura mas não tenho certeza. Tentei pedir uma busca no 11 RCPN e me mandaram uma mensagem dizendo que não encontrou. Não sei fazer a busca no SIAN... alguem conseguiria me ajudar? Muito grata!
Esse registro foi feito no que na época era a 14a circunscrição (antiga 8a pretoria; segundo ofício).
Caso não saiba, ele teve um irmão homônimo que nasceu em 1931 e faleceu em 1946. Primeiro eu tinha achado esse outro Carlos e ficado confuso com as datas, mas depois entendi o que aconteceu ao achar o óbito,
Provavelmente o registro do Carlos de 1949 está no atual 14 RCPN.
Se não estiver, busque no 16 RCPN, pois é outro RCPN que surgiu dessa 14a circunscrição. Mas já diga o número do livro, pois assim cada RCPN já vai saber se está lá ou no outro:
Com que idade a Olga casou? Se foi com mais de 20 anos, será que ela se auto registrou para poder casar e por isso não apareceu nas buscas? Já teve casos onde o nascimento de um dos noivos foi registrado justamente para poder dar entrada no pedido de habilitação do casamento.
Sabe onde o Annibal trabalhava? Será que registrou algum filho perto desse local? A família morou em mais algum lugar além de Niteroi depois que os filhos nasceram?
Se você já buscou em todos os cartórios de Niteroi, infelizmente não tenho mais ideias além dessas para onde possa estar o registro de Olga. Talvez alguém mais do fórum tenha alguma.
Ao não conseguir achar os registros dela e de irmãos, parece que ou a família registrava os filhos em lugares diferentes - ou nem sempre registrava cedo. Ou, quem sabe, o pai nunca registrou todos os filhos e as pessoas se auto registraram como adultos.
@CarlosASP o Annibal trabalho de marítimo na Ponta da Areia (Portugal Pequeno), bairro de Niterói onde residia. O cartório mais próximo era o que se encontrou o registro da minha mãe e onde fiz busca.
Segue aí a certidão de casamento dela. Onde não tem mais o processo de casamento.
Eu enviei na mensagem anterior os nomes e datas dos irmãos como você havia perdido.
Não consigo fazer o processo de busca no 3° Cartório RCPN-RJ pois no site próprio deles, exigem n° da folha / livro . E essas informações eu não tenho.
Referente ao 9° Cartório, a busca já está sendo feito porém não recebi retorno ainda no 9° Cartório.
Posso abrir o processo de procura no 10° Cartório sim, não tinha pensado neste cartório até ver a tabela !
Estou precisando de ajuda para conseguir a certidão de nascimento da minha bisavó e posteriormente dos meus trisavós, não consegui até então achar, já pesquisei em alguns sites e não deu em nada. Porém continuo tentando. Se puder me ajudar, ficarei agradecido, se não puder, obrigado mesmo assim!
Nome do meu avô: Ernani da Conceição Leonardo
Bisavó (mãe dele): Maria Isabel Leonardo
Trisavós (pais dela) Lyndolfho Servulo da Silveira / Justina Leonardo da Silveira
Somente consegui chegar até aí, estou fazendo essa pesquisa para poder da entrada na cidadania italiana, e a decência vem por parte materna, minha mãe, meu avô, minha bisavó, acredito que os pais de minha bisavó ou os avós dela tenham vindo da itália durante a guerra, segundo ela mesmo contou. Só lembro se ela disse que foram os pais ou avós, pois eu era criança na época. Hoje moro em Portugal e estou em busca dessas informações para poder obter a cidadania italiana.. Desde já agradeço..
Estou fazendo o processo de fora do Brasil e estava com um parente que esta me ajudando neste exato cartorio (5o) e eles confirmaram que checaram e nao esta la. Dificil.... parece que vc estava adivinhando o "nao encontramos".
Infelizmente a busca em certos cartórios do Rio de Janeiro (e outros lugares) é muito mal feita, ou com má vontade.
Por isso, sempre que acho uma certidão com imagem, aconselho que se imprima uma imagem dela e mostrar no cartório. Pois aí eles tem que se virar para achar.
No seu caso é até meio absurdo, pois é um registro feito apenas 5 dias depois do nascimento e com todos os dados batendo. Se fosse um registro tardio, feito anos depois do nascimento, ou com divergências sérias nos nomes, ainda teria uma desculpa para ser difícil achar.
Sabe que às vezes dá vontade de pedir uma certidão negativa ao cartório (mas tem um custo), esperar que eles emitam isso. Depois voltar lá com essa imagem, pedir a certidão de novo, esperar eles emitirem. Aí depois juntar tudo e mandar uma denúncia para a corregedoria que supervisiona o cartório.
Aproveitando a sua disponibilidade aqui, gostaria de tirar uma duvida rapida que nao esta relacionada a este canal de busca de certidoes.
Agora vendo a certidao de nascimento, que voce encontrou, notei uma pequena inconsistencia.
A pergunta seria. Poderia enviar a certidao de casamento do meu pai (requerente, neto de Portugueses) em vez da de nascimento, para o processo de neto?
Entendido. Quando meu avo registrou o meu pai, no RJ, ele deu o nome da minha bisavo (avo do meu pai) com o ultimo nome do marido "Lopes" (Antonio Maria Lopes), mas em todas as outras certidoes, BR e PT, nao consta o sobrenome do marido, apenas Maria da Purificacao. Vou dar uma investigada. Mas acho que nao vou mudar, tudo mais bate, inclusive, acabei de finalizar duas retificacoes.
Estou buscando a certidão de nascimento do meu avô nascido no Rio de Janeiro (estado), não sei com certeza em qual cidade. Existe a possibilidade de encontrar? Já fiz busca no 18º RCPN que detém os arquivos do cartório "Santo Eduardo" de Campos dos Goytacazes pois fpi o cartório que os pais dele casaram e irmãos foram registrados, não encontraram e o cartório que meu avô casou não guarda processo de habilitação da época. Se alguém conseguir me ajudar, seguem os dados:
Nome: Joaquim Tavares Pedro
Data de nascimento: 15/06/1935
Pai: Adelino Tavares Pedro (português)
Mãe: Palmira Maria das Neves
Naturalidade: Rio de Janeiro
CIC: 156.783.347-00
Cônjuge: Therezinha Motta Pedro
Casamento: 17/06/1959 Cidade do Rio de Janeiro 7ºRCPN
Estou buscando a certidão de nascimento do meu avô nascido no Rio de Janeiro (estado), não sei com certeza em qual cidade. Existe a possibilidade de encontrar? Já fiz busca no 18º RCPN que detém os arquivos do cartório "Santo Eduardo" de Campos dos Goytacazes pois fpi o cartório que os pais dele casaram e irmãos foram registrados, não encontraram e o cartório que meu avô casou não guarda processo de habilitação da época. Se alguém conseguir me ajudar, seguem os dados:
Nome: Joaquim Tavares Pedro
Data de nascimento: 15/06/1935
Pai: Adelino Tavares Pedro (português)
Mãe: Palmira Maria das Neves
Naturalidade: Rio de Janeiro
CIC: 156.783.347-00
Cônjuge: Therezinha Motta Pedro
Casamento: 17/06/1959 Cidade do Rio de Janeiro 7ºRCPN
Comentários
@mabego aí ficava a pergunta. Ela tem identidade, CPF, certidão de casamento, mas o processo do casamento onde teria a certidão de nascimento o cartório disse que o processo sumiu. Não tem mais.
Aí eu pergunto: será que com os documentos que a filha dela tem que constar o nome do pai português e da mãe não seria o suficiente para minha prima fazer o processo dela?
Porque minha prima está em busca do registro da mãe dela, pois o pai Annibal que é português e minha prima é neta.
No caso como a mãe Olga falei a dois anos atrás. Ela tem o acento do avô pois outros membros da família já fizeram a cidadania. As outras pessoas tem os registros dos seus pais.
Já foi feito busca no cartório que em que ela deveria está registrada que era o que abrangia onde ela morava que era Ponta da Areia em Niterói.
@mabego Bom dia. Minha prima poderia mandar somente a dela de inteiro teor que tem o nome do avô português? Pois já que a mãe dela é falecida teria necessidade de enviar a de nascimento da mãe ? Minha prima tem a certidão da mãe de óbito, de casamento, só a de nascimento que não acha o cartório.
@Marciacristina
Em processos de netos é obrigatório enviar as certidões de nascimento (batismo se for da época anterior ao registro civil) para as 3 gerações.
No seu caso, o PT (Annibal), a filha dele (Olga) e de sua prima.
Você disse que buscou em um cartório em Niteroi. A cidade tem mais de um RCPN, já buscou nos outros? Pois, às vezes, por algum motivo que não se sabe, o registro pode ter sido feito em outro cartório.
E, por acaso, a família morou em outras cidades? Em que cidade a Olga se casou?
Esse cartório que procurou, é o mesmo onde foi registrado o óbito do irmão (Annibal) que a mabego achou?
Olga tem mais irmãos? Onde e quando foram registrados? Que idades tinham cada um deles quando foram feitos os registros de nascimento? Outro dia mesmo teve um caso aqui de uma pessoa que também não achava o registro do pai. No fim, o pai só tinha sido registrado aos 12 anos de idade.
Onde e quando os pais de Olga se casaram?
Qual o nome dos avós paternos e maternos de Olga?
@mabego
@CarlosASP Do meu avô português tem o acento e o certidão de Portugal. Inclusive eu fiz a cidadania da minha mãe.
Em relação aos cartórios, fiz busca em 3, inclusive onde minha mãe foi registrada.
A Olga se casou em Niterói, pedi a certidão digitalizada e reprográfica, mas o processo se perdeu e não tem como ver a certidão de nascimento que fica nesse processo.
Em relação ao cartório do óbito do irmão encontrado não vi qual era o cartório
Tem irmãos e todos nasceram na cidade de Niterói na ponta da Areia .
Nina Henriques de Freitas, Maria Emília Henriques de Freitas, Jorge Henriques de Freitas e Maria das Flores Henriques de Freitas ( Maria das Flores já foi feita a cidadania portuguesa a três anos); ( todos aí estão com o nome de solteiro.
Os pais de Olga se casar em Cabo Frio e vieram morar em Niterói. ( Não sabemos a data do casamento)
Nome dos avós paternos: Francisco de Freitas Gordon e Maria Constancia Henriques (Portugueses)
Nome dos avós maternos; Domingo dos Santos Ferreira e Maria Emília dos Santos Ferreira
Boa noite a todos, só me falta 1 documento pra dar entrada preciso muito de ajuda pra encontrar a certidão de nascimento do meu bisavô, já procurei muito e não consigo achar o cartório que se encontra
Nome: Jorge Goes
Nascimento: 01/01/1934 as 9h da manhã
Naturalidade: Serra de Bangu, Rio de Janeiro - RJ
Pai: Joaquim Goes
Mãe: Jesuina Goes
@Marciacristina
Para a Maria Emilia (cuja cidadania já foi feita), devem ter a certidão reprográfica do nascimento dela. Olhe a data que foi feito o registro e compare com a data de nascimento. Isso dará uma ideia se a família registrava logo os filhos ou era caso de registro tardio.
Se possível, faça o mesmo com os outros irmãos de Olga.
Muitas vezes a dificuldade de se achar um nascimento é que só foi feito muito tempo depois do nascimento (como no exemplo que dei de registro só aos 12 anos). Tem gente até que se auto registrou já como adulto, muitas vezes para poder casar, ou por causa de emprego etc.
Perguntei os nomes dos avós, pois, como são mencionados nos registros dos netos, às vezes nas buscas aparece algo. Mas não achei.
Achei o batismo de Leopoldina (mãe da Olga) em Cabo Frio em 1904 (nascida em 1901), mas infelizmente não ajudou a chegar na Olga,
Pelo visto os documentos da Olga indicam que nasceu em Niteroi e não há possibilidade de ela ter nascido em Cabo Frio (onde os pais se casaram), certo?
O óbito do irmão Annibal em 1926 foi registrado na "primeira circunscrição deste município" (Niteroi). Ali diz que ele faleceu com 3 meses. Não apareceu o registro de nascimento dele (pode ser tanto apenas um problema de indexação nos registros no Family Search, mas também pode ser um indicador que a família não registrava os nascimentos logo - por isso a pergunta inicial sobre quanto tempo depois de cada nascimento foram feitos os registros dos irmãos de Olga).
@MaiteProtasio05
Ele foi registrado em 04/01/1934 pelo pai.
Número 8762
Livro 66
Folha 42
Esse registro foi feito no que na época era a 8a pretoria. setor de Madureira e Bangu.
Por ser Bangu, acho mais provável estar no novo 16 RCPN pois cobre a região de Realengo, Magalhães Bastos, Padre Miguel, Bangu, Senador Camará, Santíssimo, Senador Vasconcelos e uma parte de Campo Grande.
Mas caso seja a de Madureira, seria o 14 RCPN.
Como aí estão todos os dados do registro, é só contatar esses RCPNs e eles vão saber onde está esse livro específico:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23164/rio-de-janeiro-rj-cartorios-atuais-x-circunscricoes-x-pretorias
Pessoal, estou na busca da certidao do meu pai e nao encontro tambem! A familia dele era de Oswaldo Cruz, achamos que foi registrado em Cascadura mas não tenho certeza. Tentei pedir uma busca no 11 RCPN e me mandaram uma mensagem dizendo que não encontrou. Não sei fazer a busca no SIAN... alguem conseguiria me ajudar? Muito grata!
NOME: Carlos de Sousa Ferreira da Silva
PAI: Benedito Romão Ferreira da Silva
MÃE: Elza Gonçalves de Souza Silva
NASCIMENTO: 04/02/1949
LOCAL: RIO DE JANEIRO/RJ
(O Sousa dele e da mãe podem estar com s ou z...)
@Resilva1
Ele foi registrado em 07/02/1949 pelo pai.
Número 48250
Livro 1E81
Folha 252
Esse registro foi feito no que na época era a 14a circunscrição (antiga 8a pretoria; segundo ofício).
Caso não saiba, ele teve um irmão homônimo que nasceu em 1931 e faleceu em 1946. Primeiro eu tinha achado esse outro Carlos e ficado confuso com as datas, mas depois entendi o que aconteceu ao achar o óbito,
Provavelmente o registro do Carlos de 1949 está no atual 14 RCPN.
Se não estiver, busque no 16 RCPN, pois é outro RCPN que surgiu dessa 14a circunscrição. Mas já diga o número do livro, pois assim cada RCPN já vai saber se está lá ou no outro:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23164/rio-de-janeiro-rj-cartorios-atuais-x-circunscricoes-x-pretorias
@CarlosASP foi isso mesmo, ele teve um irmão que faleceu e os pais colocaram o mesmo nome!
Muitíssimo obrigada, me salvou!
@mabego
@CarlosASP desculpe mas a cidadania feita foi da Maria das Flores minha mãe e irmã de Olga.Ela nasceu em dia 02 de agosto de 1938.
Maria das Flores Henriques de Freitas
02/08/1938( feita a cidadania)
Na certidão de inteiro teor ela foi registrada no dia 12 de agosto de 1938.
Jorge Henriques de Freitas ( cartório não encontrado)
15/08/1934
Maria Henriques de Freitas
31/10/1931
Nina Henriques de Freitas
14/07/1927
Olga Henriques de Freitas
14/08/1924 ( buscando informações e não consegui )
A busca feita no cartório são de 20 anos a partir da data de nascimento informada.
Segue a certidão de inteiro teor da minha mãe feito a cidadania. Fia busca da Olga nesse cartório e não acharam.
*Poderia me enviar a foto do registro da minha avó, gostaria de ter. Leopoldina dos Santos Ferreira.
@Marciacristina
Aqui está o batismo de Leopoldina:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-DFNZ-V?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6X82-5CH6&action=view&groupId=M93X-72V
E aqui o casamento religioso dos pais dela, Domingos e Maria Emilia:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-VZ9F-FN?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6X8G-TFKD&action=view&groupId=M9SM-RJ8
Com que idade a Olga casou? Se foi com mais de 20 anos, será que ela se auto registrou para poder casar e por isso não apareceu nas buscas? Já teve casos onde o nascimento de um dos noivos foi registrado justamente para poder dar entrada no pedido de habilitação do casamento.
Sabe onde o Annibal trabalhava? Será que registrou algum filho perto desse local? A família morou em mais algum lugar além de Niteroi depois que os filhos nasceram?
Se você já buscou em todos os cartórios de Niteroi, infelizmente não tenho mais ideias além dessas para onde possa estar o registro de Olga. Talvez alguém mais do fórum tenha alguma.
Ao não conseguir achar os registros dela e de irmãos, parece que ou a família registrava os filhos em lugares diferentes - ou nem sempre registrava cedo. Ou, quem sabe, o pai nunca registrou todos os filhos e as pessoas se auto registraram como adultos.
@mabego
@CarlosASP o Annibal trabalho de marítimo na Ponta da Areia (Portugal Pequeno), bairro de Niterói onde residia. O cartório mais próximo era o que se encontrou o registro da minha mãe e onde fiz busca.
Segue aí a certidão de casamento dela. Onde não tem mais o processo de casamento.
Eu enviei na mensagem anterior os nomes e datas dos irmãos como você havia perdido.
É desanimador essa busca, pois é um registro tão recente pra ser ser encontrado.
ALGUÉM PODERIA ME AJUDAR ? Não sei nem aonde mais procurar...
Estou a procura da certidão de Nascimento da minha Bisavó ainda viva , nascida em 1928.
Nome: Dilia Ferreira Veiga
Data de nascimento: 02/11/1928
Pai: Sebastião Ferreira
Mãe: Bellarmina do Espirito S. Ferreira
Naturalidade: Guanabara
Registro Geral: 3.346.275
Nasceu em casa , no bairro de Riachuelo. (Porém não encontro esse bairro na tabela)
Eu já fiz as buscas nos Cartórios: 1° , 8° , 7° Cartório RCPN-RJ . Até agora nada consta.
@mariveigx
Já tentou no 3 RCPN?
Os pais se casaram em 1927 na antiga segunda pretoria. Essa pretoria tinha dois oficios, um gerou o 1 RCPN (onde já procurou) e o outro o 3 RCPN.
Se foi registrada perto de onde nasceu, procuraria no 10 RCPN pois Riachuelo é do lado do Engenho Novo.
Se nenhum desses funcionar, tentaria o 9 RCPN por ser o outro próximo.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23164/rio-de-janeiro-rj-cartorios-atuais-x-circunscricoes-x-pretorias
@CarlosASP
Não consigo fazer o processo de busca no 3° Cartório RCPN-RJ pois no site próprio deles, exigem n° da folha / livro . E essas informações eu não tenho.
Referente ao 9° Cartório, a busca já está sendo feito porém não recebi retorno ainda no 9° Cartório.
Posso abrir o processo de procura no 10° Cartório sim, não tinha pensado neste cartório até ver a tabela !
@mariveigx
ligue pra o 3o rcpn, nao pode desistir so com o que aparece escrito no site!
se vc tivesse o numero do livro e a folha, não seria uma busca…
boa Sorte!
Riachuelo se nao me engano é atendido pelo cartorio de vila isabel
@Marciacristina O vê se está no site meu INSS, lá tem essas informações, pode ser que não tenha. Da uma olhada.
Boa noite @Kleber Silva Aguiar.
Estou precisando de ajuda para conseguir a certidão de nascimento da minha bisavó e posteriormente dos meus trisavós, não consegui até então achar, já pesquisei em alguns sites e não deu em nada. Porém continuo tentando. Se puder me ajudar, ficarei agradecido, se não puder, obrigado mesmo assim!
Nome do meu avô: Ernani da Conceição Leonardo
Bisavó (mãe dele): Maria Isabel Leonardo
Trisavós (pais dela) Lyndolfho Servulo da Silveira / Justina Leonardo da Silveira
Somente consegui chegar até aí, estou fazendo essa pesquisa para poder da entrada na cidadania italiana, e a decência vem por parte materna, minha mãe, meu avô, minha bisavó, acredito que os pais de minha bisavó ou os avós dela tenham vindo da itália durante a guerra, segundo ela mesmo contou. Só lembro se ela disse que foram os pais ou avós, pois eu era criança na época. Hoje moro em Portugal e estou em busca dessas informações para poder obter a cidadania italiana.. Desde já agradeço..
Boa tarde a todos,
Nao consigo encontrar certidao de nascimento do meu pai.
Nome: Carlos dos Anjos Gomes
Nascimento: 15/07/1942
Filiacao: Hildebrando da Silva Gomes e Deolinda dos Anjos Gomes
Rio de Janeiro, RJ.
Muito obrigado!
Carlos
@CarlosGomes
Está no 5 RCPN do Rio de Janeiro (em Botafogo), Já mandaria ou levaria um PDF dessa imagem abaixo para não poderem dizer "não encontramos":
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS55-63SQ-N?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6VJ7-SZSK&action=view
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23164/rio-de-janeiro-rj-cartorios-atuais-x-circunscricoes-x-pretorias
Muito obrigado, @CarlosASP !
Estou fazendo o processo de fora do Brasil e estava com um parente que esta me ajudando neste exato cartorio (5o) e eles confirmaram que checaram e nao esta la. Dificil.... parece que vc estava adivinhando o "nao encontramos".
Muito obrigado!
Carlos
@CarlosGomes
Infelizmente a busca em certos cartórios do Rio de Janeiro (e outros lugares) é muito mal feita, ou com má vontade.
Por isso, sempre que acho uma certidão com imagem, aconselho que se imprima uma imagem dela e mostrar no cartório. Pois aí eles tem que se virar para achar.
No seu caso é até meio absurdo, pois é um registro feito apenas 5 dias depois do nascimento e com todos os dados batendo. Se fosse um registro tardio, feito anos depois do nascimento, ou com divergências sérias nos nomes, ainda teria uma desculpa para ser difícil achar.
Sabe que às vezes dá vontade de pedir uma certidão negativa ao cartório (mas tem um custo), esperar que eles emitam isso. Depois voltar lá com essa imagem, pedir a certidão de novo, esperar eles emitirem. Aí depois juntar tudo e mandar uma denúncia para a corregedoria que supervisiona o cartório.
Exatamente! Absurdo.
Aproveitando a sua disponibilidade aqui, gostaria de tirar uma duvida rapida que nao esta relacionada a este canal de busca de certidoes.
Agora vendo a certidao de nascimento, que voce encontrou, notei uma pequena inconsistencia.
A pergunta seria. Poderia enviar a certidao de casamento do meu pai (requerente, neto de Portugueses) em vez da de nascimento, para o processo de neto?
Qualquer coisa posso postar no canal apropriado.
Obrigado,
Carlos
@CarlosGomes
Não pode.
A de nascimento (ou batismo, se for o caso) é essencial nas 3 gerações: o requerente, seu pai (ou mãe) e avô (ou avó):
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d
Acompanhe o tópico específico de netos:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-lei-37-81-atualizada-2020-22-processos-e-acompanhamento#latest
Muito obrigado, @CarlosASP !
Entendido. Quando meu avo registrou o meu pai, no RJ, ele deu o nome da minha bisavo (avo do meu pai) com o ultimo nome do marido "Lopes" (Antonio Maria Lopes), mas em todas as outras certidoes, BR e PT, nao consta o sobrenome do marido, apenas Maria da Purificacao. Vou dar uma investigada. Mas acho que nao vou mudar, tudo mais bate, inclusive, acabei de finalizar duas retificacoes.
Valeu mais uma vez!
Carlos
Prezados,
Estou buscando a certidão de nascimento do meu avô nascido no Rio de Janeiro (estado), não sei com certeza em qual cidade. Existe a possibilidade de encontrar? Já fiz busca no 18º RCPN que detém os arquivos do cartório "Santo Eduardo" de Campos dos Goytacazes pois fpi o cartório que os pais dele casaram e irmãos foram registrados, não encontraram e o cartório que meu avô casou não guarda processo de habilitação da época. Se alguém conseguir me ajudar, seguem os dados:
Nome: Joaquim Tavares Pedro
Data de nascimento: 15/06/1935
Pai: Adelino Tavares Pedro (português)
Mãe: Palmira Maria das Neves
Naturalidade: Rio de Janeiro
CIC: 156.783.347-00
Cônjuge: Therezinha Motta Pedro
Casamento: 17/06/1959 Cidade do Rio de Janeiro 7ºRCPN
Óbito: 02/06/2020 Serra, Espírito Santo
@CarlosASP @Kleber Silva Aguiar Prezados,
Estou buscando a certidão de nascimento do meu avô nascido no Rio de Janeiro (estado), não sei com certeza em qual cidade. Existe a possibilidade de encontrar? Já fiz busca no 18º RCPN que detém os arquivos do cartório "Santo Eduardo" de Campos dos Goytacazes pois fpi o cartório que os pais dele casaram e irmãos foram registrados, não encontraram e o cartório que meu avô casou não guarda processo de habilitação da época. Se alguém conseguir me ajudar, seguem os dados:
Nome: Joaquim Tavares Pedro
Data de nascimento: 15/06/1935
Pai: Adelino Tavares Pedro (português)
Mãe: Palmira Maria das Neves
Naturalidade: Rio de Janeiro
CIC: 156.783.347-00
Cônjuge: Therezinha Motta Pedro
Casamento: 17/06/1959 Cidade do Rio de Janeiro 7ºRCPN
Óbito: 02/06/2020 Serra, Espírito Santo
@CarlosASP ,
Nao consigo encontrar a seguinte certidao de nascimento:
Carlos de Macedo Silveira Gomes
4/8/1974
Rio de Janeiro (acho que na 8a circunscricao)
Alguma dica?
Obrigado!