bom quando chegar, irei para curitiba autenticar tudo no consulado de la... fica muito caro pra autenticar? vcs sabem se o consulado de curitiba pode faze este serviço?
Certidao da portuguesa minha avo em maos, certidao de nascimento de minha mae de inteiro teor toda autenticada aqui e o no itamaraty, documentos pessoais da mae como identidade cpf e titulo todos reconhecidos e autenticados...
Proximo passo pegar todos os documentos elevar em curitiba no consulado pegar o selo branco e depois sedex pra portuga hehe...
bom depois e esperar e comecar tudo denovo so que depois e pra mim ...
abracos e obrigado a todos, sempre que eu puder venho aqui dizer como que ta minha situation...
Não esquece que so pode assinar o requerimento 1C na presença do funcionario do consulado e que tambem deve carimbar esse requerimento, e quando for pagar o vale postal, anotar o numero do vale no requerimento e se possivel, enviar uma copia do vale junto, so para ajudar.
Em Curitiba cada autenticação custa 31,00 reais E você tem que chegar bem cedo Pois eles dão um determinado numero de senhas e os que passarem do numero já era só no dia seguinte. Vc disse que a certidão é de agosto e vc só vai dia 09/01/09 Desculpe te desanimar mais acho que essa certidão naum vai dar Pois vc vai à Curitiba depois manda para Lisboa mais 3 dias para chegar e se vc tiver sorte eles em 1 semana já tem o numero do processo Pode ser que de tempo mais eu naum arriscaria As vezes por causa de uma certidão demora-se bem mais Podendo ajudar só perguntar o consulado que sempre vou é o de Curitiba também ... Bjusssss
Fabio, essa certidão da sua avó portuguesa na verdade nem precisa ser enviada, basta vc colocar os dados da freguesia, concelho e o numero de assento e a conservatória no próprio formulário 1C, assim vc não precisa se preocupar com a data ou em tirar outra. As certidões brasileiras precisam ter no máximo 180 dias de data de expedição no momento que derem entrada na CRC. Outra observação: vc pode economizar com legalizações não legalizando as cópias do título de eleitor e o CPF de sua mãe, pois somente a cópia do RG autenticada e legalizada basta para o processo de atribuição feito direto em Lisboa! Sua mãe já preencheu o formulário 1C? http://www.rnpc.mj.pt/formcent/impressos/Mod.%201C_ci.pdf imprima colorido
a quem bom pois a certidao d eminna mae e mais rscente, bem mais rescente que agosto, o formulario estou imprimindo agora, irei preencher junto com a mae e ja por dentro do envelope dos documentos... Para curitiba irei levar..
Xerox dos docentos da mae autenticados aqui. Certidao de nascimento inteiro teor de minha mae. Formulario 1c preenchido
Serao estes os documentos que terei que pegar o selo branco ou seja 92 reais... confere?
preste atençao, se vc for fazer naturalizaçao,nao esqueça do certifibado antecedente criminal da PF e tbem do historico escolar (os dois autenticados no consulado) e autenticar tbem a certidao de nascimento do filho do portugues, se nao fizer isso ,seu processo vai voltar.
douglas os documenos necessarios vc encontra aqui mesmo neste topico, sobre as outras duvidas nao sei responder...de uma pesquisada na comunidade qe suas duvidas serao resolvidas...
a cidadania portuguesa nada tem haver com a italiana, por exemplo, tanto faz se eh atraves da descendencia materna ou paterna. SE vc for bisneto de portugueses, para o processo de atribuicao, eh necessario q toda a geracao do portugues esteja viva : avo, pai e neto.
Se for por naturalizacao, eh necessario que ao menos o avo ou avo que descende do portugues esteja vivo/a, este pede por atribuicao e o neto pode pedir a naturalizacao ( o pai ou mae da linha do portugues nao precisa estar vivo ).
Fala pra nos se a geracao do portugues esta viva !
Como minha mae esta indo para curitiba assinar e autenticar todos os documentos gostaria de saber se ja é necessario eu dar entrada no processo de averbacao do casamento dela como meu pai (falecido) ou se emelhor esperar ate que a cidadania portuguesa dela esteja pronta...
se for o seu bisavo portugues, mesmo q seu avo seja falecido vc consegue, por ser menor de idade. Sua mae ou pai ( o descendente do portugues ) precisa se naturalizar e depois vc pode tbem se naturalizar, agora corre, fez 18, acabou a festa !
Comentários
Se morasse no Rio seriana hora no Itamaraty de la, mas com certeza nao vai demorar. uns 15 dias em media
Cada autenticação sai em media R$26 no consulado, e no de Curitiba faz sim, ja teve outras pessoas aqui na comunidade aí de Curitiba.
Minha situação:
Certidao da portuguesa minha avo em maos, certidao de nascimento de minha mae de inteiro teor toda autenticada aqui e o no itamaraty, documentos pessoais da mae como identidade cpf e titulo todos reconhecidos e autenticados...
Proximo passo pegar todos os documentos elevar em curitiba no consulado pegar o selo branco e depois sedex pra portuga hehe...
bom depois e esperar e comecar tudo denovo so que depois e pra mim ...
abracos e obrigado a todos, sempre que eu puder venho aqui dizer como que ta minha situation...
abracos
Não esquece que so pode assinar o requerimento 1C na presença do funcionario do consulado e que tambem deve carimbar esse requerimento, e quando for pagar o vale postal, anotar o numero do vale no requerimento e se possivel, enviar uma copia do vale junto, so para ajudar.
abracos
Em Curitiba cada autenticação custa 31,00 reais
E você tem que chegar bem cedo
Pois eles dão um determinado numero de senhas e os que passarem do numero já era só no dia seguinte.
Vc disse que a certidão é de agosto e vc só vai dia 09/01/09
Desculpe te desanimar mais acho que essa certidão naum vai dar
Pois vc vai à Curitiba depois manda para Lisboa mais 3 dias para chegar
e se vc tiver sorte eles em 1 semana já tem o numero do processo
Pode ser que de tempo mais eu naum arriscaria
As vezes por causa de uma certidão demora-se bem mais
Podendo ajudar só perguntar o consulado que sempre vou é o de Curitiba também ...
Bjusssss
certidoes portuguesas nao precisam ser legalizadas no consulado somente as brasileiras !
Fabio, essa certidão da sua avó portuguesa na verdade nem precisa ser enviada, basta vc colocar os dados da freguesia, concelho e o numero de assento e a conservatória no próprio formulário 1C, assim vc não precisa se preocupar com a data ou em tirar outra.
As certidões brasileiras precisam ter no máximo 180 dias de data de expedição no momento que derem entrada na CRC.
Outra observação: vc pode economizar com legalizações não legalizando as cópias do título de eleitor e o CPF de sua mãe, pois somente a cópia do RG autenticada e legalizada basta para o processo de atribuição feito direto em Lisboa!
Sua mãe já preencheu o formulário 1C?
http://www.rnpc.mj.pt/formcent/impressos
imprima colorido
Para curitiba irei levar..
Xerox dos docentos da mae autenticados aqui.
Certidao de nascimento inteiro teor de minha mae.
Formulario 1c preenchido
Serao estes os documentos que terei que pegar o selo branco ou seja 92 reais... confere?
Abracos....
preste atençao,
se vc for fazer naturalizaçao,nao esqueça do certifibado antecedente criminal da PF
e tbem do historico escolar (os dois autenticados no consulado) e autenticar tbem a certidao de nascimento do filho do portugues, se nao fizer isso ,seu processo vai voltar.
A mãe do Fabio vai fazer por ATRIBUIÇÃO e depois ele tb, por atribuição. Então não precisa dos docs que vc mencionou para nenhum dos dois processos.
vlww
soh isso mesmo pra levar e legalizar no consulado.
Nem manda a certidao do portugues se esta fora do prazo, como a Lara falou, anota os dados no formulario.
( Aqui a gente repete todas as informacoes. rsrrs )
Gente estou em busca de Nacionalidade Portuguesa e gostaria de umas informção antes de começar as buscas por documentos e etc.
Quem puder Ajudar eu agradeço mtooo!!
Até qual grau de parentesco pode pedir dupla nacionalidade??
Pode ser por parte de Mãe ou Apenas de Pai???
Meu nome é Douglas Diniz..Não tenho o nome por parte da minha Mãe posso correr atras de cidadania por parte de Mãe tbm??
Quais documentos são necessários meio q por cima so pra ter uma base??
No meu caso é por Bisavô por parte de pai...eu posso solicitar ou tem q ser meu pai???
Por enquanto é só!!
Obrigado a quem ajudar!!
a cidadania portuguesa nada tem haver com a italiana, por exemplo, tanto faz se eh atraves da descendencia materna ou paterna. SE vc for bisneto de portugueses, para o processo de atribuicao, eh necessario q toda a geracao do portugues esteja viva : avo, pai e neto.
Se for por naturalizacao, eh necessario que ao menos o avo ou avo que descende do portugues esteja vivo/a, este pede por atribuicao e o neto pode pedir a naturalizacao ( o pai ou mae da linha do portugues nao precisa estar vivo ).
Fala pra nos se a geracao do portugues esta viva !
Mais uma vez obrigado a todos
Pelo meu Pai acho q não é possível, pois diz o meu pai q é o bisavô dele q é de Portugal!!!
1° Tataravô: Não sei o nome
2° Bisavô: José Joaquim Diniz - Falecido
3° Vô: Manoelino José Diniz - Meu vô faleceu ano passado
4° Pai: Jésus Diniz
5° Eu: Douglas Diniz
Só q eu tenho q confirma se é meu bisavô ou tataravô q veio de portugal!!
Se for bisavô...No caso vai ser vô do meu pai é possível conseguir?? Acho q não neh..por terem falecido?? =//
se eh o seu tataravo portugues vc nao consegue a cidadania.
E mesmo q fosse seu bisavo, vc tbem, soh conseguiria se fosse menor de idade, pq seu avo ja faleceu.
eu acho melhor esperar sair a cidadania.
De qualquer forma, acho q nao eh possivel o consulado aceitar deixar la um processo de transcricao sem sua mae ter recebido a nacionalidade.
Tenho q confirma se é meu Bisavo neh??
Pq se for eu tenho direito??
se for o seu bisavo portugues, mesmo q seu avo seja falecido vc consegue, por ser menor de idade. Sua mae ou pai ( o descendente do portugues ) precisa se naturalizar e depois vc pode tbem se naturalizar, agora corre, fez 18, acabou a festa !
iremos sexta de manha
ja ligou la?
Telefone: (005.541) 323.342.11
Fax: (005.541) 322.211.90
Email: mail@curitiba.dgaccp.pt
Endereço Rua Visconde do Rio Branco
nº 1358, 20º andar
CEP 80420 - 210 Centro Curitiba
Estado do Paraná
Horário de Atendimento
De Segunda a Sexta-feira, das 8.00 às 12.00.