Tenho uma pequena duvida sobre a cidadania....
Tenho uma pequena duvida sobre a cidadania....
Ola pessoal meu nome e fabio, minha avo nasceu em portugal ou seja sou descendente e estou muito interessado na dupla cidadania.
Meu tio irmao da minha mae ja conseguiu a dupla cidadania dele porque meu primo esta querendo....
A duvida é....
Como devo proceder a aprtir deste momento... Como meu tio ja tema dupla cidadania acredito que todos os documentos da minha avo ja estao tudo ok em portugal e no consulado portugues do brasil, toda a parte inicial ja esta feita...
Gostaria de saber o que devi fazer para que minha mae possa pegar a dupla cidadania e em seguida eu dar entrada na minha....
Alguem pode me ajudar...
Desde ja obrigado
Ola pessoal meu nome e fabio, minha avo nasceu em portugal ou seja sou descendente e estou muito interessado na dupla cidadania.
Meu tio irmao da minha mae ja conseguiu a dupla cidadania dele porque meu primo esta querendo....
A duvida é....
Como devo proceder a aprtir deste momento... Como meu tio ja tema dupla cidadania acredito que todos os documentos da minha avo ja estao tudo ok em portugal e no consulado portugues do brasil, toda a parte inicial ja esta feita...
Gostaria de saber o que devi fazer para que minha mae possa pegar a dupla cidadania e em seguida eu dar entrada na minha....
Alguem pode me ajudar...
Desde ja obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Voce tem 2 opções:
1- Sua mãe tira a cidadania por atribuição primeiro, por ser filha de portugues, e depois voce tira a sua por atribuição tambem ou
2- Você tira por naturalização, por ser neto de portugues,
agora, caso vc tenha filhos e eles não sejam menor de idade,eles so terão direito,
se voce fizer primeiro a da sua mãe e depois a sua.
Um abraço.
Seria necessário eu morar em portugal ou passar algum tempo la para que eu possa pegar essa naturalização ou o processo e feito apenas por documentos....
No meu caso qual vc acha ser o melhor caminho ja que meu tio , irmao d eminha mae, ja possui a dupla cidadania....
Obrigado
Seja bem vindo a nossa comunidade. Primeiro farei uma pergunta e depois te darei respostas.
Vc tem filhos?
Respondendo sua resposta, nao possuo filhos....
É melhor aguardar as dicas do Alex, pois ele sabe bem sobre isso, so respondo pelo que leio aqui, ai passo algumas informações, mais é melhor ver o que ele te diz ou o Paulo, pois são os que mais sabem e ja tem experiencia no assunto.
Atribuição vc pode passar para seus filhos de qualquer idade, é como se vc tivesse nascido em Portugal.
Vc não precisa morar em Portugal para fazer por Naturalização, basta provar a descendência de 2º grau em linha recta, ou seja, provar q vc é neto de Português.
O primeiro passo é localizar a certidão de nascimento da sua avô ou avó Portugueses.
vcs estao me ajudando muito
obrigado
Por atribuição sua mãe ou pai (quem for o descendente da portuguesa) deverá atribuir a cidadania para depois passar para vc.
Naturalização vc pode pular os seus pais.
obrigado
dizendo isso ai eu decido
moto em apucarana parana
*Certidão de nascimento ou número do assento, ano da certidão, concelho e freguesia q a sua avó nasceu.
*Certidão de nascimento de inteiro teor do seu pai ou mãe (quem for o descendente da portuguesa) original, legalizada no Itamaraty e com o selo Branco do Consulado
*sua certidão de inteiro teor original, legalizada no Itamaraty e com o selo Branco do Consulado (no máximo 180 dias)
*Antecedentes criminais com firma do escrivão reconhecida (no máximo 90 dias)
*Histórico escolar autenticada
*Requerimento preenchido e autenticado
* mande tbm uma cópia do RG ou passaporte
acho q é isso.
Para atribuição precisa de vários outros documentos além das averbações de casamento.
Se fizer pelo consulado sai em torno de 1000 Reais
no caso meu pai ja morreu, se for por atribuição precisa averbar o casamento deles?
puxa acho que o fato de meu tiio ter feito a dupla cidadania dele nao vai me ajudar em muita coisa nao... estava tao empolgado rsss
agora preciso sair, mas o pessoal aqui está presente sempre, todos ajudam.
boa sorte
e isto que estou na duvida, vcs se estivessem na minha cituação o que fariam??
Avo nasceu em portugal.
Minha mae esta viva que e a descendente, meu pai ja morreu.
Meu tio irmao da minhamae ja tirou a dupla cidadania pois meu primo deu entrada na dele.
Sou formado em fisioterapia e tenho interesse emir para europa para fazer cursos etc... mas isso a longo prazo, e é claro conhecer a cidade natal de minha avo.
Resumo de minha situação
obrigado
Hoje, após todo processo eu te digo que eu não faria como fiz e teria tirado por atribuição. É um pouco mais cara, mas é mais rápido e a legislação com relação a passar para os seus futuros filhos não é nebulosa como na naturalização.
Sds,
Daniel Gouveia
http://imigrante.wordpress.com
- Certidão de nascimentos dos portugueses, com menos de 180 dias
- Certidão de nascimento de inteiro teor,da sua mãe,com firma reconhecida, autenticada no itamaraty e no consulado.
-Copia de documentos de identificação(RG,CPF,TITULO)da sua mãe,com firma reconhecida e autenticado no consulado.
-Formulario modelo 1C ( http://www.rnpc.mj.pt/formcent/impressos
- Taxa de 175 euros, que pode ser pago via vale postal
Isso poderá ser enviado via sedex mundi, diretamente para Portugal.
O averbamento do casamento de sua mãe só poderá ser feito após ela receber a cidadania dela.
Quando voce for fazer a sua, se for por atribuição tambem,serão os mesmo docs de sua mãe, so que a certidão de sua mãe será a portuguesa e mais a do seu pai brasileira de inteiro teor, como a sua tambem deverá ser de inteiro teor.
Todos os documentos, tem que ter no maximo 180 dias.
Da sua avó, não precisa averbar nada, so precisaria averbar o casamento de sua mãe, caso ela queira fazer a cidadania dela, e mesmo assim, so depois que ela ja tivesse com o processo dela concluido.
gente desculpa minha perguntas ok? acho q todo mundo fic confuso ne...
prometo que vou conversa com meu primo a respeito disso, quem sabe ele me ajuda nos primeiros passos....
E não tem problema em perguntar, pois assim como vc, tambem tive duvidas e vim aqui para esclarecer, e assim tambem outras pessoas irão consultar e ja poderão ver as respostas, uns ajudando aos outros.
Segredo desse processo. Paciencia. Todos que tiraram aqui podem te dizer isso. Tenha calma e faça passo a passo. Essa é a caminhada. Boa sorte
abracos
Na verdade vc nem precisa da certidao da portuguesa. Basta apenas indicar os dados no requerimento do processo. Nome dela, Distrito, Concelho, Freguesia e numero de acento. Portanto relaxa, suas preocupacoes sao apenas os outros documentos. Boa sorte
ond eu devo preencher esse requerimento? qual site?
obrigado