Tenho uma pequena duvida sobre a cidadania....

Tenho uma pequena duvida sobre a cidadania....
Ola pessoal meu nome e fabio, minha avo nasceu em portugal ou seja sou descendente e estou muito interessado na dupla cidadania.
Meu tio irmao da minha mae ja conseguiu a dupla cidadania dele porque meu primo esta querendo....

A duvida é....

Como devo proceder a aprtir deste momento... Como meu tio ja tema dupla cidadania acredito que todos os documentos da minha avo ja estao tudo ok em portugal e no consulado portugues do brasil, toda a parte inicial ja esta feita...

Gostaria de saber o que devi fazer para que minha mae possa pegar a dupla cidadania e em seguida eu dar entrada na minha....

Alguem pode me ajudar...

Desde ja obrigado
«13456

Comentários

• Fabio

Voce tem 2 opções:
    1- Sua mãe tira a cidadania por atribuição primeiro, por ser filha de portugues, e depois voce tira a sua por atribuição tambem ou

2- Você tira por naturalização, por ser neto de portugues,
    agora, caso vc tenha filhos e eles não sejam menor de idade,eles so terão direito,
    se voce fizer primeiro a da sua mãe e depois a sua.
    Um abraço.
  • ola sandra obrigado pelas dicas, mas ainda tenho uma duvida..

Seria necessário eu morar em portugal ou passar algum tempo la para que eu possa pegar essa naturalização ou o processo e feito apenas por documentos....

No meu caso qual vc acha ser o melhor caminho ja que meu tio , irmao d eminha mae, ja possui a dupla cidadania....

Obrigado
  • Fabio

Seja bem vindo a nossa comunidade. Primeiro farei uma pergunta e depois te darei respostas.
    Vc tem filhos?
  • ola, obrigado pela recepção,

Respondendo sua resposta, nao possuo filhos....
  • Fabio

É melhor aguardar as dicas do Alex, pois ele sabe bem sobre isso, so respondo pelo que leio aqui, ai passo algumas informações, mais é melhor ver o que ele te diz ou o Paulo, pois são os que mais sabem e ja tem experiencia no assunto.
  • vou aguardar entao sandra obrigado
  • Se o Alex me permitir... É o seguinte, se vc fizer por naturalização só poderá passar a cidadania para seus filhos enquanto eles forem menores. E casamento depois de 3 anos de casado vc porerá passar para sua esposa.
    Atribuição vc pode passar para seus filhos de qualquer idade, é como se vc tivesse nascido em Portugal.
    Vc não precisa morar em Portugal para fazer por Naturalização, basta provar a descendência de 2º grau em linha recta, ou seja, provar q vc é neto de Português.
    O primeiro passo é localizar a certidão de nascimento da sua avô ou avó Portugueses.
  • como eu havia comentado todos s documentos necessarios para obter a dupla cidadania meu tio ja possui, pois ele fez a dupla cidadania dele... no caso ele ja possui a certidao da minha avo mae dele... gostaria de saber qual e o passo apasso q devo faezr e qual o melhor caminho a ser tomado...

vcs estao me ajudando muito

obrigado
  • Calma, primeiro vc tem q dizer se irá fazer por atribuição ou naturalização.
    Por atribuição sua mãe ou pai (quem for o descendente da portuguesa) deverá atribuir a cidadania para depois passar para vc.
    Naturalização vc pode pular os seus pais.
  • E os documentos tem que ter no maximo 180 dias, senão terá que pedir novos.
  • ola serginho, por esperiencia uqal e o mais rapido? ou qual e o menos caro?

obrigado

dizendo isso ai eu decido

moto em apucarana parana
  • Para a naturalização vc precisará dos seguintes documentos:

*Certidão de nascimento ou número do assento, ano da certidão, concelho e freguesia q a sua avó nasceu.

*Certidão de nascimento de inteiro teor do seu pai ou mãe (quem for o descendente da portuguesa) original, legalizada no Itamaraty e com o selo Branco do Consulado

*sua certidão de inteiro teor original, legalizada no Itamaraty e com o selo Branco do Consulado (no máximo 180 dias)

*Antecedentes criminais com firma do escrivão reconhecida (no máximo 90 dias)

*Histórico escolar autenticada

*Requerimento preenchido e autenticado

* mande tbm uma cópia do RG ou passaporte

acho q é isso.

Para atribuição precisa de vários outros documentos além das averbações de casamento.
  • mas sandra no caso por exemplo, meiu tio ja fez a averbação do casamento da avo com brasileiro ja fez todo o processo, se ja faz mais de 180 dias eu perdi isso? terei q refazer estes trambites?
  • Ah tbm 175 Euros se mandar a documentação via sedex para Lisboa.

Se fizer pelo consulado sai em torno de 1000 Reais
  • a averbação dos seus avós já está feita, mas terá q averbar o casamento dos seus pais tbm, pelo processo de atribuição
  • minha mae q e a descendente....

no caso meu pai ja morreu, se for por atribuição precisa averbar o casamento deles?

puxa acho que o fato de meu tiio ter feito a dupla cidadania dele nao vai me ajudar em muita coisa nao... estava tao empolgado rsss
  • é, não ajuda muuuita coisa não, mas não é bixo de 7 cabeças não, vá andando um passo de cada vez q o pessoal aqui ajuda, não desanime... afinal Português nascido no Brasil nãoi desiste nunca!

agora preciso sair, mas o pessoal aqui está presente sempre, todos ajudam.

boa sorte
  • em media demora qt tempo cada processo deste? atribuicao e naturalização....?

e isto que estou na duvida, vcs se estivessem na minha cituação o que fariam??

Avo nasceu em portugal.
    Minha mae esta viva que e a descendente, meu pai ja morreu.
    Meu tio irmao da minhamae ja tirou a dupla cidadania pois meu primo deu entrada na dele.

Sou formado em fisioterapia e tenho interesse emir para europa para fazer cursos etc... mas isso a longo prazo, e é claro conhecer a cidade natal de minha avo.

Resumo de minha situação

obrigado
  • Eu acabei de tirar a minha por Naturalização e minha situação é parecida com a sua, minha mãe é descendente e está viva.

Hoje, após todo processo eu te digo que eu não faria como fiz e teria tirado por atribuição. É um pouco mais cara, mas é mais rápido e a legislação com relação a passar para os seus futuros filhos não é nebulosa como na naturalização.

Sds,

Daniel Gouveia
    http://imigrante.wordpress.com
  • O Serginho te passou os docs para naturalização, agora vou te passar os docs para atribuição de sua mãe.
    - Certidão de nascimentos dos portugueses, com menos de 180 dias
    - Certidão de nascimento de inteiro teor,da sua mãe,com firma reconhecida, autenticada no itamaraty e no consulado.
    -Copia de documentos de identificação(RG,CPF,TITULO)da sua mãe,com firma reconhecida e autenticado no consulado.
    -Formulario modelo 1C ( http://www.rnpc.mj.pt/formcent/impressos/Mod.%201C_ci.pdf ), que deverá ser assinado pela sua mãe,no consulado na presença do funcionario e tambem autenticado lá.
    - Taxa de 175 euros, que pode ser pago via vale postal
    Isso poderá ser enviado via sedex mundi, diretamente para Portugal.

O averbamento do casamento de sua mãe só poderá ser feito após ela receber a cidadania dela.
    Quando voce for fazer a sua, se for por atribuição tambem,serão os mesmo docs de sua mãe, so que a certidão de sua mãe será a portuguesa e mais a do seu pai brasileira de inteiro teor, como a sua tambem deverá ser de inteiro teor.

Todos os documentos, tem que ter no maximo 180 dias.
  • Acho que atribuição so sai mais cara, por ter que averbar o casamento, no restante é o mesmo preço e menos docs.
  • mais caro pq sao tres processos. a averbacao do casamento, a atribuiçao da mae e a atribuicao dele. Mas mesmo assim digo que vale a pena.
  • mesmo meu pai estando morto e necessario a averbacao dela? no caso meu tio ja averbou o casamento de minha avo,nao irei precisar fazer de nov ne?
  • Fabio

Da sua avó, não precisa averbar nada, so precisaria averbar o casamento de sua mãe, caso ela queira fazer a cidadania dela, e mesmo assim, so depois que ela ja tivesse com o processo dela concluido.
  • ok, primeiro passo entao eu vou dar entrada na certidao de nascimento da avo...... ( ond consigo isso?) rsss vcs poderiam passar os locais aond eu consigo os documentos?

gente desculpa minha perguntas ok? acho q todo mundo fic confuso ne...

prometo que vou conversa com meu primo a respeito disso, quem sabe ele me ajuda nos primeiros passos....
  • Voce pode pedir no site do portal do cidadão http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt , mais vc precisa saber todos os dados que pedem la, da uma olhada e ve quais são e depois pede, vc tem que se cadastrar la, para poder acessar o pedido.

E não tem problema em perguntar, pois assim como vc, tambem tive duvidas e vim aqui para esclarecer, e assim tambem outras pessoas irão consultar e ja poderão ver as respostas, uns ajudando aos outros.
  • Fabio

Segredo desse processo. Paciencia. Todos que tiraram aqui podem te dizer isso. Tenha calma e faça passo a passo. Essa é a caminhada. Boa sorte
  • ola, aidna nao tive coragem de ir atraz, neste site q vc me passou nao achei o link aonde eu posso pedir a cerdidao de nascimento de minha avo... no aso se meu tio ja conseguiu ela eu posso usar ne? se eu autenticar de novo claro, pois ja apssou 180 dias

abracos
  • Fabio

Na verdade vc nem precisa da certidao da portuguesa. Basta apenas indicar os dados no requerimento do processo. Nome dela, Distrito, Concelho, Freguesia e numero de acento. Portanto relaxa, suas preocupacoes sao apenas os outros documentos. Boa sorte
  • provavelmente isso meu tio ja deve ter, concelho freguesia etc...

ond eu devo preencher esse requerimento? qual site?

obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.