Qual forma mais rapida de tirar minha cidadania portuguesa, Meu avô ja é falecido, mas casou aqui no Brasil, e minha avó ainda é viva graça a DEUS, e não tenho a menor noção como buscar a certidão de nascimento dele, pq não tenho a unica coisa q tenho são alguns documentos de certidão de militar que consta o lugar onde nasceu e data de nascimento isso me ajuda em alguma coisa? tenho só a certidão de obito onde so consta o falecimento. como faço pra pedir os documento que vou precisar e o custo.
Por naturalização, seus filhps já nascidos não tem direito, agora se seu pai/mãe (filho do português) for vivo..você pode fazer por atribuição, que é o processo que passa do seu avô para seu pai/mãe...e depois para você, primeiro você deve fazer essa escolha, depois passamos para o próximo passo que são os documentos...pois variam de acordo com o processo, se fizer por naturalização por exemplo, não precisa da certidão de nascimento do seu avô, mas se for por atribuição precisa....
Por naturalização seus filhos tem direito desde que prove ligação efetiva com portugal como por ex: ter conta em banco português, morar ou estudar em Portugal.
Obrigado pelas respostas, mas prefiro então ja que tenho duas filhas menores vou fazer por atribruição pra que elas tenham direito tbm, o que tenho do meu por parte de mãe é o nome que Arthur Lopes e data de nascimento 13/03/1912 - em Forno d'algodres - nesse documento tem esses dados, mas meu avô casou aqui, tenho que ter a certidão de casamento da minha avó tbm, e ela tem que fazer a cidadania dela tbm? por onde começar.
Basta averbar o casamento de seus avos em primeiro lugar. Mas antes tens que saber se vc tem o numero do assento da certidao de nascimento do seu avo portugues. Por que e na conservatoria detentora da certidao dele e que vc vai fazer a averbacao. O Consulado Portugues faz isso para vc. Isso e apenas a preparacao para sua mae pedir a atribuicao dela. Boa sorte...depois tem mais
olá, muito obrigada pela ajuda que tem dado pra poder tirar minha cidadania portuguesa, mas agora tenho uma duvida caso eu não tenha o numero do assento da certidão de nascimento do meu avô, posso buscar em outro lugar, nesse caso como posso fazer.
Entra no site do portal do cidadão e faz o pedido da certidão, informando o nome, filfiação, data e local completo de nascimento, faz pedido pra atribuição de menor, que é de graça, ai vc vai saber o numero do assento, depois faz a atribuição.
opa, la no portal consta como certidao enviada, logo logo chega agora e com os correios. quando ela chegar vo ver o numero de acento e vo da entrada nos documentos de minha mae
Oi sou filha de portugues gostaria muito de tirar a cidadania portuguesa.Quero saber aonde tiro?Quais os documentos q eu preciso levar?Meu pai se naturalisou será q pode?Aguardo resposta obrigada bjs.Meu pai é faleceu tem 28 anos.
ola rose, veja neste mesmo topico la no inicio tem as resposats para suas perguntas, vc tera sua cidadania portuguesa por atribuição. e so procurar neste topico quais serao os docmentos necessarios
De acordo com o post da sandra estes sao os documentos que vc precisara
- Certidão de nascimentos dos portugueses, com menos de 180 dias - Certidão de nascimento de inteiro teor,da sua mãe,com firma reconhecida, autenticada no itamaraty e no consulado. -Copia de documentos de identificação(RG,CPF,TITULO)da sua mãe,com firma reconhecida e autenticado no consulado. -Formulario modelo 1C ( http://www.rnpc.mj.pt/formcent/impressos/Mod.%201C_ci.pdf ), que deverá ser assinado pela sua mãe,no consulado na presença do funcionario e tambem autenticado lá. - Taxa de 175 euros, que pode ser pago via vale postal Isso poderá ser enviado via sedex mundi, diretamente para Portugal.
O averbamento do casamento de sua mãe só poderá ser feito após ela receber a cidadania dela. Quando voce for fazer a sua, se for por atribuição tambem,serão os mesmo docs de sua mãe, so que a certidão de sua mãe será a portuguesa e mais a do seu pai brasileira de inteiro teor, como a sua tambem deverá ser de inteiro teor.
Todos os documentos, tem que ter no maximo 180 dias.
se alguém puder me orientar agradeço, sou filho de portugueses, meus país já faleceram, tenho filhos, e tenho 1 irmão Português, que vive aqui no Brasil, no meu caso o que seria melhor tirar: Atribuição ou Naturalização,? se meus filhos um dia resolverem tirarem a cidadania, qual seria a minha melhor opção?
A melhor opção para você é Atribuição...Naturalização é boa quando é pra passar de avô para neto...e filhos ja nascidos perdem o direito...no seu caso, Atribuição é bem mais recomendado
Seu Portuga, voce e portugues de origem. Nao tem que fazer por aquisicao. Vc apenas vai pedir ao governo que reconheca sua originalidade, isto e Atribuicao
Exatamente, acho que o seu caso nem da para fazer por naturalização, como disse o Alex é apenas para reconhecerem a sua originalidade. Seu caso é muito simples se correr atrás, vc será Português de origem ainda esse ano.
ola, gostaria de saber se o processo no itamarati e muito demorado, ja estou com a certidao de inteiro teor d amae autenticada no cartorio, junto com a certidao de minha avo portuguesa e os documentos pessoais de minha mae... o que devo fazer agora eviar tudo para o itamaraty? devo enviar o formulario tb?
Para o Itamaraty so manda a certidão de nascimento de sua mãe.Veja se tem algum topico explicando como enviar, ou pergunta pro Serginho, pois ele enviou, é que aqui no Rio tem posto do Itamaraty, fica mais facil.
Ministério das Relações Exteriores Divisão das Comunidades Brasileiras no Exterior Setor de Legalização Esplanada dos Ministérios - Bloco H Anexo I - Térreo Brasília/DF - Brasil CEP: 70170-900
Não esqueça de mandar no mesmo envelope as informações abaixo:
1) o tipo: Legalização 2) a quantidade: 3) o país para onde se destinam os documentos a serem legalizados: Portugal 4) nome e endereço completo com indicação do CEP do destinatário: 5) número telefônico ou endereço eletrônico para eventual contato:
Comentários
Vc pode acompanhar pelo site do portal do cidadao.
La constará quando eles enviarem para vc.
boa sorte.
Olá, gostaria de saber se eu tiver minha cidadania portuguesa por naturalização minhas filhas de 4 e 9 anos não tem direito?
obrigado
Qual forma mais rapida de tirar minha cidadania portuguesa,
Meu avô ja é falecido, mas casou aqui no Brasil, e minha avó ainda é viva graça a DEUS, e não tenho a menor noção como buscar a certidão de nascimento dele, pq não tenho a unica coisa q tenho são alguns documentos de certidão de militar que consta o lugar onde nasceu e data de nascimento isso me ajuda em alguma coisa?
tenho só a certidão de obito onde so consta o falecimento.
como faço pra pedir os documento que vou precisar e o custo.
Por naturalização, seus filhps já nascidos não tem direito, agora se seu pai/mãe (filho do português) for vivo..você pode fazer por atribuição, que é o processo que passa do seu avô para seu pai/mãe...e depois para você, primeiro você deve fazer essa escolha, depois passamos para o próximo passo que são os documentos...pois variam de acordo com o processo, se fizer por naturalização por exemplo, não precisa da certidão de nascimento do seu avô, mas se for por atribuição precisa....
Obrigado pelas respostas, mas prefiro então ja que tenho duas filhas menores vou fazer por atribruição pra que elas tenham direito tbm, o que tenho do meu por parte de mãe é o nome que Arthur Lopes e data de nascimento 13/03/1912 - em Forno d'algodres - nesse documento tem esses dados, mas meu avô casou aqui, tenho que ter a certidão de casamento da minha avó tbm, e ela tem que fazer a cidadania dela tbm? por onde começar.
Basta averbar o casamento de seus avos em primeiro lugar. Mas antes tens que saber se vc tem o numero do assento da certidao de nascimento do seu avo portugues. Por que e na conservatoria detentora da certidao dele e que vc vai fazer a averbacao. O Consulado Portugues faz isso para vc. Isso e apenas a preparacao para sua mae pedir a atribuicao dela. Boa sorte...depois tem mais
olá, muito obrigada pela ajuda que tem dado pra poder tirar minha cidadania portuguesa, mas agora tenho uma duvida caso eu não tenha o numero do assento da certidão de nascimento do meu avô, posso buscar em outro lugar, nesse caso como posso fazer.
Entra no site do portal do cidadão e faz o pedido da certidão, informando o nome, filfiação, data e local completo de nascimento, faz pedido pra atribuição de menor, que é de graça, ai vc vai saber o numero do assento, depois faz a atribuição.
Boa
vlwww
Que bom que ja chegou, agora, esta ficando mais perto a sua cidadania.
- Certidão de nascimentos dos portugueses, com menos de 180 dias
- Certidão de nascimento de inteiro teor,da sua mãe,com firma reconhecida, autenticada no itamaraty e no consulado.
-Copia de documentos de identificação(RG,CPF,TITULO)da sua mãe,com firma reconhecida e autenticado no consulado.
-Formulario modelo 1C ( http://www.rnpc.mj.pt/formcent/impressos
- Taxa de 175 euros, que pode ser pago via vale postal
Isso poderá ser enviado via sedex mundi, diretamente para Portugal.
O averbamento do casamento de sua mãe só poderá ser feito após ela receber a cidadania dela.
Quando voce for fazer a sua, se for por atribuição tambem,serão os mesmo docs de sua mãe, so que a certidão de sua mãe será a portuguesa e mais a do seu pai brasileira de inteiro teor, como a sua tambem deverá ser de inteiro teor.
Todos os documentos, tem que ter no maximo 180 dias.
se alguém puder me orientar agradeço, sou filho de portugueses, meus país já faleceram, tenho filhos, e tenho 1 irmão Português, que vive aqui no Brasil, no meu caso o que seria melhor tirar: Atribuição ou Naturalização,? se meus filhos um dia resolverem tirarem a cidadania, qual seria a minha melhor opção?
A melhor opção para você é Atribuição...Naturalização é boa quando é pra passar de avô para neto...e filhos ja nascidos perdem o direito...no seu caso, Atribuição é bem mais recomendado
Tire por atribuição, mas não mencione no formulário C1 que seu pai naturalizou brasileiro
Seu Portuga, voce e portugues de origem. Nao tem que fazer por aquisicao. Vc apenas vai pedir ao governo que reconheca sua originalidade, isto e Atribuicao
agradeço pela orientação, sorte a todos!
Seu caso é muito simples se correr atrás, vc será Português de origem ainda esse ano.
abracos
Para o Itamaraty so manda a certidão de nascimento de sua mãe.Veja se tem algum topico explicando como enviar, ou pergunta pro Serginho, pois ele enviou, é que aqui no Rio tem posto do Itamaraty, fica mais facil.
Ministério das Relações Exteriores
Divisão das Comunidades Brasileiras no Exterior
Setor de Legalização
Esplanada dos Ministérios - Bloco H
Anexo I - Térreo
Brasília/DF - Brasil
CEP: 70170-900
Não esqueça de mandar no mesmo envelope as informações abaixo:
1) o tipo: Legalização
2) a quantidade:
3) o país para onde se destinam os documentos a serem legalizados: Portugal
4) nome e endereço completo com indicação do CEP do destinatário: