Tenho uma pequena duvida sobre a cidadania....

1356

Comentários

• ana , vc sbae t tempo mais ou menos demora pra certidao chegar? por correio normal?
  • Demora em torno de 30 dias.

Vc pode acompanhar pelo site do portal do cidadao.
    La constará quando eles enviarem para vc.

boa sorte.
  • naturalização

Olá, gostaria de saber se eu tiver minha cidadania portuguesa por naturalização minhas filhas de 4 e 9 anos não tem direito?

obrigado
  • forma mais rapida

Qual forma mais rapida de tirar minha cidadania portuguesa,
    Meu avô ja é falecido, mas casou aqui no Brasil, e minha avó ainda é viva graça a DEUS, e não tenho a menor noção como buscar a certidão de nascimento dele, pq não tenho a unica coisa q tenho são alguns documentos de certidão de militar que consta o lugar onde nasceu e data de nascimento isso me ajuda em alguma coisa?
    tenho só a certidão de obito onde so consta o falecimento.
    como faço pra pedir os documento que vou precisar e o custo.
  • Luciene

Por naturalização, seus filhps já nascidos não tem direito, agora se seu pai/mãe (filho do português) for vivo..você pode fazer por atribuição, que é o processo que passa do seu avô para seu pai/mãe...e depois para você, primeiro você deve fazer essa escolha, depois passamos para o próximo passo que são os documentos...pois variam de acordo com o processo, se fizer por naturalização por exemplo, não precisa da certidão de nascimento do seu avô, mas se for por atribuição precisa....
  • Se fizer por atribuição, suas filhas tem direito, assim o processo passaria, do seu avô para seu pai/mãe, para você e suas filhas
  • Por naturalização seus filhos tem direito desde que prove ligação efetiva com portugal como por ex: ter conta em banco português, morar ou estudar em Portugal.
  • Atribuição

Obrigado pelas respostas, mas prefiro então ja que tenho duas filhas menores vou fazer por atribruição pra que elas tenham direito tbm, o que tenho do meu por parte de mãe é o nome que Arthur Lopes e data de nascimento 13/03/1912 - em Forno d'algodres - nesse documento tem esses dados, mas meu avô casou aqui, tenho que ter a certidão de casamento da minha avó tbm, e ela tem que fazer a cidadania dela tbm? por onde começar.
  • Luciene

Basta averbar o casamento de seus avos em primeiro lugar. Mas antes tens que saber se vc tem o numero do assento da certidao de nascimento do seu avo portugues. Por que e na conservatoria detentora da certidao dele e que vc vai fazer a averbacao. O Consulado Portugues faz isso para vc. Isso e apenas a preparacao para sua mae pedir a atribuicao dela. Boa sorte...depois tem mais
  • assento

olá, muito obrigada pela ajuda que tem dado pra poder tirar minha cidadania portuguesa, mas agora tenho uma duvida caso eu não tenha o numero do assento da certidão de nascimento do meu avô, posso buscar em outro lugar, nesse caso como posso fazer.
  • Luciene

Entra no site do portal do cidadão e faz o pedido da certidão, informando o nome, filfiação, data e local completo de nascimento, faz pedido pra atribuição de menor, que é de graça, ai vc vai saber o numero do assento, depois faz a atribuição.
  • opa, la no portal consta como certidao enviada, logo logo chega agora e com os correios. quando ela chegar vo ver o numero de acento e vo da entrada nos documentos de minha mae

vlwww
  • opa, a certidao da avo chegou... estou com ela em maos, agora vou atraz dos documentos de minha mae vlwww
  • Fabio

Que bom que ja chegou, agora, esta ficando mais perto a sua cidadania.
  • Oi sou filha de portugues gostaria muito de tirar a cidadania portuguesa.Quero saber aonde tiro?Quais os documentos q eu preciso levar?Meu pai se naturalisou será q pode?Aguardo resposta obrigada bjs.Meu pai é faleceu tem 28 anos.
  • ola rose, veja neste mesmo topico la no inicio tem as resposats para suas perguntas, vc tera sua cidadania portuguesa por atribuição. e so procurar neste topico quais serao os docmentos necessarios
  • De acordo com o post da sandra estes sao os documentos que vc precisara

- Certidão de nascimentos dos portugueses, com menos de 180 dias
    - Certidão de nascimento de inteiro teor,da sua mãe,com firma reconhecida, autenticada no itamaraty e no consulado.
    -Copia de documentos de identificação(RG,CPF,TITULO)da sua mãe,com firma reconhecida e autenticado no consulado.
    -Formulario modelo 1C ( http://www.rnpc.mj.pt/formcent/impressos/Mod.%201C_ci.pdf ), que deverá ser assinado pela sua mãe,no consulado na presença do funcionario e tambem autenticado lá.
    - Taxa de 175 euros, que pode ser pago via vale postal
    Isso poderá ser enviado via sedex mundi, diretamente para Portugal.

O averbamento do casamento de sua mãe só poderá ser feito após ela receber a cidadania dela.
    Quando voce for fazer a sua, se for por atribuição tambem,serão os mesmo docs de sua mãe, so que a certidão de sua mãe será a portuguesa e mais a do seu pai brasileira de inteiro teor, como a sua tambem deverá ser de inteiro teor.

Todos os documentos, tem que ter no maximo 180 dias.
  • Atribuição ou Naturalização?

se alguém puder me orientar agradeço, sou filho de portugueses, meus país já faleceram, tenho filhos, e tenho 1 irmão Português, que vive aqui no Brasil, no meu caso o que seria melhor tirar: Atribuição ou Naturalização,? se meus filhos um dia resolverem tirarem a cidadania, qual seria a minha melhor opção?
  • Eu esqueci de escrever q minha mãe já faleceu a cidadania é pra mim q sou filha e pra minha filha q é neta obrigada bjs.
  • Português

A melhor opção para você é Atribuição...Naturalização é boa quando é pra passar de avô para neto...e filhos ja nascidos perdem o direito...no seu caso, Atribuição é bem mais recomendado
  • ROSE

Tire por atribuição, mas não mencione no formulário C1 que seu pai naturalizou brasileiro
  • Portugues

Seu Portuga, voce e portugues de origem. Nao tem que fazer por aquisicao. Vc apenas vai pedir ao governo que reconheca sua originalidade, isto e Atribuicao
  • entendi

agradeço pela orientação, sorte a todos!
  • Exatamente, acho que o seu caso nem da para fazer por naturalização, como disse o Alex é apenas para reconhecerem a sua originalidade.
    Seu caso é muito simples se correr atrás, vc será Português de origem ainda esse ano.
  • ola, gostaria de saber se o processo no itamarati e muito demorado, ja estou com a certidao de inteiro teor d amae autenticada no cartorio, junto com a certidao de minha avo portuguesa e os documentos pessoais de minha mae... o que devo fazer agora eviar tudo para o itamaraty? devo enviar o formulario tb?

abracos
  • Fabio

Para o Itamaraty so manda a certidão de nascimento de sua mãe.Veja se tem algum topico explicando como enviar, ou pergunta pro Serginho, pois ele enviou, é que aqui no Rio tem posto do Itamaraty, fica mais facil.
  • Quem é de Sampa tem q mandar para Brasília, a do meu pai demorou uns 15 dias para devolverem.
  • Endereço para Legalização Consular de Documentos

Ministério das Relações Exteriores
    Divisão das Comunidades Brasileiras no Exterior
    Setor de Legalização
    Esplanada dos Ministérios - Bloco H
    Anexo I - Térreo
    Brasília/DF - Brasil
    CEP: 70170-900

Não esqueça de mandar no mesmo envelope as informações abaixo:

1) o tipo: Legalização
    2) a quantidade:
    3) o país para onde se destinam os documentos a serem legalizados: Portugal
    4) nome e endereço completo com indicação do CEP do destinatário:
    5) número telefônico ou endereço eletrônico para eventual contato:
  • mandarei hj a certidao de minha mae
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.