Cartão cidadão e passaporte

1161719212231

Comentários

  • editado March 2023

    Olá @Jmsfjunior88

    Que boa notícia! Eu continuo no aguardo da minha. Dei entrada no pedido em 30/01 e até agora sem notícias...deve estar parada em algum ponto nos correios.

    Tem algum conteúdo relevante nessa tal carta? Tipo previsão de despacho do CC, por exemplo.

  • editado March 2023

    @loRdY_JG obrigado!


    Pessoal, estou tentando agendar para fazer o Cartão Cidadão no site do consulado aqui do RJ, mas sempre aparece a msg dizendo que nao tem vagas e tentar mais tarde. Tem alguma dica de horário e dia melhor para tentar agendar para ver se aparecem vagas???


    Outra dúvida: Ao tentar agendar no site diz que precisarei levar : "Certidão de nascimento actualizada, emitida há menos de 12 meses (exceto as referentes a menores de 16 anos que não estão sujeitas a qualquer prazo de validade). "

    Essa certidão seria o Assento que fizemos para a Atribuição da nacionalidade Portuguesa, ou tenho que pagar novamente uma 2ª via da minha certidão de nascimento no cartório???


    Obrigaadoo!!

  • @Yuri também tenho a mesma dúvida quanto á certidão, se seria o assento e qual melhor dia e horário para agendar CC+passaporte, mas para o consulado de SP. Ainda não consegui agendar porque sempre aparece sem vagas. Também precisava de uma dica qual melhor dia e horário de se conseguir.

    Se alguém do fórum conseguir nos ajudar, seria de grande valia! :)

  • @tatimns , parece que funciona mais ou menos como comentam aqui no fórum. No primeiro dia de cada mês, o consulado aqui em SP libera algumas vagas que chamam de médio prazo.

    Eu consegui agendar uma ontem era 10h55. O jeito é sempre no dia 01 abrir o site e manter a janela aberta, ir tentando toda hora mesmo.

    Consegui vaga para 02/maio logo de manhã, era a única opção que apareceu aqui, e pelo que vi não tinha nenhuma outra data mais pra frente.

  • @Monteiro_70 a carta é somente o número que vem NIF. Não vem mais informações.

  • Opa! @Jmsfjunior88

    Finalmente chegou a minha. De fato, só tem mesmo o número de NIF. Pelo que observei, essa tal carta serve pra informar que nós temos esse numero de identificação fiscal criado, porém o não virá impresso no CC (a nao ser que a pessoa se manifeste a tempo da emissão do CC indicando um domicílio ou representante (contador, etc) em Portugal.

  • nao encontrei este numero NIF na carta que recebi, fica aonde?

  • @Felipe Cestari obrigada pela informação!

    Outra dúvida, não sei se saberia me dizer, eu gostaria de agendar o meu atendimento junto com do meu filho menor, é possível realizar um único agendamento ou eu terei que fazer separadamente pra mim e para ele?

  • @tatimns nesse novo sistema de agendamento não tenho certeza, mas creio que tenha que ser atendimentos separados. Pelo menos na época que fiz os passaportes para minha esposa e enteado foram 2 agendamentos separados.

  • Bom dia!

    Moro em São Paulo e consegui fazer agendamento para o cartão cidadão e o passaporte no Rio de Janeiro, então queria perguntar se é possível fazer esses documentos no Rio de Janeiro ou se devo aguardar uma vaga em São Paulo?


    Muito obrigado pela atenção

  • @MarcelomgDias Eu estou na mesma situação. Não sei o que fazer.. viajo na segunda feira para meu intercambio na Irlanda e estava contando em entrar com os documentos portugueses na Europa para facilitar minha vida.

    Esse consulado de São Paulo deveria ser interditado, eles são ridículos.

    Mandei e-mails, tô ligando lá faz mais de semanas e simplesmente não atendem ou fala que estão com falha técnica.

    Estou pensando em abrir um B.O de furto, não sei .. para poder tirar a segunda via lá na Irlanda. Mas os 1.000 reais que paguei para a porcaria desse consulado irei perder...

  • DICA: SE NÃO QUISEREM TER DOR DE CABEÇA, NÃO FAÇA NADA NO CONSULADO DE SÃO PAULO GENTE.

    Eles não respondem e-mail, não atendem telefone, não te deixam entrar lá pessoalmente! Simplesmente você fica a deriva de receber seus documentos. Prazo? não cumprem e você não consegue nem ter ideia se vai receber daqui dias, meses ou anos, seus documentos, mesmo pagando taxa de urgência.

  • @ingridhernandes , preocupante isto, principalmente porque pagamos taxa de urgência. vc levou quanto tempo para receber a carta pin?

    outra coisa, já verificou no site recenseamento.mai.gov. pt se já consta seu nome como eleitora?

  • Boa noite, pessoal! Como estão?

    Para quem tem urgência dos doucmentos para viajar, talvez uma solução seja fazer os documemtos em Portugal com urgência. Vi alguns vídeos de gente que pegou no mesmo dia. Tendo em vista qie se pode entrar em Portugal somente com o assento de nascimento e o passaporte brasileiro, isso pode ser uma saída.

  • @vsqjunior

    recebi a carta pin depois de 7 dias que fui ai consulado. Entrei em contato com o registro central em Portugal e meu cc já foi emitido e enviado para o consulado geral de sp no dia 10 de Janeiro… ou seja, estão com meu documento lá com eles quase dois meses!

    acredito que terei que gastar dinheiro para voar de dublin para Portugal, hotel, e tirar a segunda via do meu cc e passaporte lá com urgência! Só que puta custo que não estava contando.

    o consulado de dublin só tem vaga para daqui um mês, então teria que ficar sem trabalhar lá 1 mês e meio praticamente, pq demora uns 15 dias pra chegar o cc lá.

  • @vsqjunior,

    O NIF é a primeira informação. Está licalizado logo acima do seu nome, na mesma linha que a data de emissão da carta.

  • @monteiroepm , como sabe que é o NIF? pelo que vi é um numero em código de barras acima do destinatário da carta, é isto?


    de qualquer maneira, muito sério o relato da @ingridhernandes , o CC dela já está há meses no consulado e nada, e pelo jeito cabe ao consulado levantar ou ativar o CC antes de remetê-lo, para ativar a emissão do PEP de Portugal. Então vc acaba ficando sem documento algum, mesmo tendo pago taxa de urgência. deve ter um jeito de resolver isto. talvez indo lá no fim do expediente.

  • @vsqjunior olha, vou tentar ir lá na segunda e conto pra vocês, mas pelo atendimento que tive da portaria no dia que fui fazer o cc e passaporte, imagino que não vão me deixar entrar. O porteiro de lá é extremamente arrogante e quase me deixou pra fora porque cheguei com antecedência, falou “você só vai ser atendida no seu horário, tem que esperar”, e ficou criando caso comigo… Difícil viu!

  • editado March 2023

    Oi @vsqjunior. Na correspondência veio indicado NIF: XXX (9 dígitos). Mas observando melhor, percebi que o me mandaram não é a carta PIN e sim um comunicado da área de autoridade tributária e aduaneira. Acredito que isso seja enviado apenas para aqueles cuja residência informada é fora da UE. Tem um procedimento a ser feito em algumas condições, conforme informado neste comunicados.

  • Boa noite pessoal!

    Consegui o agendamento para emissão do primeiro Cartão Cidadão no Consulado aqui no RJ. Porém ainda estou com a dúvida sobre a documentação para tal.

    No diz essa documentação:

    • Certidão de nascimento actualizada, emitida há menos de 12 meses (exceto as referentes a menores de 16 anos que não estão sujeitas a qualquer prazo de validade). Esta certidão pode ser obtida oficiosamente no posto, sem custos para o utente.
    • Um documento complementar de identificação (Autorização/Título de Residência, Carta de Condução, Passaporte ou documento de inscrição no Consulado)

    Essa certidão de nascimento atualizada seria o assento português ou tenho que fazer uma nova certidão de nascimento no cartório?? Não entendi a parte que diz que "esta certidão pode ser obtida sem custos". Lá eles emitem a nossa certidão??

    Por favor, o atendimento se aproxima e estou às escuras.


    Obrigado!

  • Pessoal estou fazendo meus papéis para enviar para Portugal.

    estou enviando o Formulario 1C, com dados do meu passaporte, junto com meu passaporte apostilado... mas no meu passaporte ainda havia meu nome de casado do primeiro casamento. hoje ja me divorciei e assino com nome igual de solteiro.

    tem problema eu enviar copia do passaporte assim?

    estou enviando tambem uma via apostilada da minha certidão de casamento, com averbação do primeiro divorcio e o segundo casamento, com meu nome atual.

  • editado March 2023

    Pessoal, boa tarde,

    Dei entrada no meu cartão cidadão em fevereiro/2023 e recebi hoje, foi bem rapido, cerca de 20 dias.


    Fiquei com uma dúvida, o meu cartão cidadão ja veio com o numero de identificação fiscal, segurança social e utente de saúde, achei que teria que solicitar, nomear representante fiscal e etc..mais alguem recebeu assim? Foi o meu primeiro cartão cidadão.


    vem uma carta junto com vários codigos também, sabem para que servem? Hehehe

  • @gustavoalmeida_ que dia você solicitou CC e qual cidade solicitou?

  • Boa tarde @CarlosASP, tentei contado com consulado de Coritiba para vê a opção de marcar em Florianópolis já que resido aqui, porém me pediram para enviar essa solicitação por e-mail e assim o fiz, até Índia se hoje não recebi resposta mas assim que tiver postarei aqui no fórum. Grato a você e a todos os colaboradores.

  • @ingridhernandes recebi o meu passaporte na sexta feira , dia 03.

    Foram cerca de 50 dias úteis no total. Passou do prazo, mas foi pouco

  • @ingridhernandes, estou na mesma situação que você.

    Preciso do documento para poder ser contratado. Em Portugal me informaram que está disponível no Consulado de SP desde 27 de Janeiro mas é impossível contatá-los. Só não fui pessoalmente no Consulado.

    Vou para Portugal tirar o CC provisório em Lisboa porque quando me atenderam lá questionei se era possível e confirmaram que sim.

    Se tiver alguma outra ideia, me avise, por favor.

  • Alguém mais esperando o cartão de cidadão, feito no Vice-consulado de Porto Alegre? O meu atendimento foi um pouco antes do natal de 22, recebi a carta PIN umas duas semanas depois, e até agora, segunda semana de março de 23, nada... Tenho agendamento do passaporte em junho, espero que até lá fique pronto. Se não tiver chegado, poderei fazer o passaporte, com os dados da carta PIN?

  • Boa noite, @Leiras , como você fez para saber que já estava disponível o CC no consulado de SP? Poderia nos informar o site ou telefone para as informações?

  • Boa noite a todos, alguém saberia dizer quanto tempo demora para receber a carta pin em casa após a solicitação no consulado? Fiz a solicitação do cartão cidadão em 27/02/23 no consulado de SP. Agradeço muito quem puder informar

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.